Grupos de pesquisas / UNOESC
63 registro(s) encontrado(s)
Biociências no Processo Saúde-Doença
Este grupo de pesquisa tem como objetivo investigar os múltiplos fatores biológicos que possam influenciar no processo saúde/doença. A interface entre a saúde ambiental e a humana é abordada de forma interdisciplinar, com pesquisas relacionadas às neurociências, oncologia e toxicologia. As diferentes investigações objetivam fornecer subsídios para compreensão de mecanismos biológicos e fisiopatológicos incluindo a análise de biomarcadores com potencial diagnóstico.
Clique aqui e acesso mais informações.
Biotec - bioética e direitos fundamentais
O Grupo de Estudo e Pesquisa “BIOTEC: Direitos Fundamentais e Bioética”, objetiva pesquisar, estudar e publicar, prioritariamente os temas e problemas que compreendem a interpretação e aplicação de Direitos Fundamentais, da Dignidade Humana, e da Bioética (Biodireito), referente a temas que envolvem à vida e a saúde, a integridade física, a morte digna, e outras questões que envolvem o direito de morrer, personalidade, questões familiares e de planejamento familiar, liberdade científica, autodeterminação, no contexto do desenvolvimento de novas tecnologias, e biotecnologias, no âmbito jurídico, ético e científico. Todas as pesquisas e demais atividades buscam a efetivação dos Direitos Humanos e Fundamentais, com realização de pesquisa analítica, bibliográfica, legislativa, jurisprudencial, decisões administrativas, estudos de casos e empírica.
Clique aqui e acesse mais informações.
Biotecnologia Ambiental
O Grupo de pesquisas trabalha com a caracterização e tratamento de efluentes, aplicação de processos oxidativos avançados (POAs), caracterização e tratamento de resíduos sólidos diversos, gestão da qualidade aplicada aos prestadores de serviços da área do saneamento ambiental e desenvolvimento de processos de tratamento biotecnológicos. Também trabalha com a aplicação de tecnologias ambientais em empresas visando à melhoria dos processos ambientais aplicados e colaborando na difusão de práticas limpas de produção.
Clique aqui e acesse mais informações.
Biotecnologia aplicada a agroindústria e saúde
Este grupo de pesquisa de "Biotecnologia" visa suprir esta necessidade regional através da ótica interdisciplinar na abordagem dos problemas. Os trabalhos desenvolvido pelo grupo primam pelo desenvolvimento de processos biotecnológicos aplicados à produção, transformação e conservação de produtos de origem agroalimentar e agroindustrial. Tem como prioridade a qualidade, sob o aspecto das propriedades nutricionais, nutracêuticas, sensoriais, segurança de alimentos, segurança ambiental, relacionados à matéria-prima, insumos e produtos. Avaliação do potencial de moléculas bioativas sintéticas e naturais de origem mineral, vegetal, animal e microbiana.
Clique aqui e acesse mais informações.
Biotecnologia e divulgação científica
O grupo de pesquisa em Biotecnologia e Alimentos conta com a colaboração de pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas afins. As linhas de pesquisa do Grupo estão voltadas à qualidade microbiológica de alimentos e bebidas e às alternativas tecnológicas de controle de patógenos em alimentos.
Clique aqui e acesse mais informações
Ciência Animal
O grupo investiga três linhas de pesquisa, a sanidade animal, a produção animal e a saúde pública. A linha de pesquisa em sanidade animal tem por objetivo o estudo, diagnóstico, controle e prevenção das principais enfermidades que acometem aves, suínos e ruminantes, além de doenças emergentes. As pesquisas em saúde pública são essenciais para a prevenção e controle de enfermidades e contaminações que podem acometer toda a população humana e animal. A linha de pesquisa em Produção Animal abrange dois grupos de pesquisas. A reprodução e melhoramento genético animal, aspectos essenciais para a competitividade e eficiência dos sistemas de produção. As pesquisas com manejo, nutrição, aprimoramento tecnológico e de inovação, os quais são fundamentais para a boa resposta dos animais.
Clique aqui e acesse mais informações.
Ciências Agrárias
Desenvolver pesquisas nas áreas de manejo do solo, nutrição vegetal, fisiologia de plantas, manejo de plantas cultivadas, tecnologia de sementes, produção e saúde animal; Estimular acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de pesquisa científica; Contribuir para a geração de pesquisa, e fortalecer a Unoesc como instituição de pesquisa e extensão na área de ciências agrárias; Fomentar a difusão dos resultados de pesquisa e extensão na instituição de ensino e no estado de Santa Catarina; Melhorar a qualidade da formação acadêmica, possibilitando a participação prática dos alunos em experimentos desenvolvidos na própria instituição de ensino.
Clique aqui e acesse mais informações.
Ciências Biológicas
O grupo buscará desenvolver pesquisas interdisciplinares, associando os pesquisadores num primeiro momento para, posteriormente, ampliar a abrangência das pesquisas, incluindo diferentes áreas de atuação com o objetivo de observar e intervir nas necessidades regionais. Outra atividade é a realização de encontros entre docentes e discentes para discussão dos projetos, de artigos e de assuntos ligados as pesquisas, com o objetivo de estimular a participação e a dedicação à pesquisa, estimular a participação dos acadêmicos e professores em congressos e seminários para divulgação de seus resultados, assim como a realização de um intercâmbio com pesquisadores.
Clique aqui e acesse mais informações.
Ciências da Vida em Pesquisa - CViP
O CViP possui como missão desenvolver trabalhos interdisciplinares entre as áreas da Educação Física, Piscologia, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação e Administração nos diferentes níveis acadêmicos, e principalmente, promovendo o desenvolvimento da tecnologia com vistas à inovação nas ciências da vida.
Clique aqui e acesse mais informações.
Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
O grupo de pesquisa "Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano" participa de um debate recente da ciência psicológica que objetiva compreender as idéias, representações e modelos mentais que são construídos pelos indivíduos a partir de suas interações com os diferentes ambientes ecológicos no qual estão inseridos; os conteúdos abstraídos dos eventos, fenômenos do cotidiano e a organização destes em seu pensamento. Possui como objetivo possibilitar aos componentes do grupo a interface da discussão teórica das áreas da psicologia cognitiva, da aprendizagem e do desenvolvimento humano, visando conhecer e compreender as diversas esferas de construção do conhecimento social, escolar, moral.
Clique aqui e acesse mais informações
Comunicação, Mídia e Sociedade
O grupo de Pesquisa pretende discutir as contribuições da comunicação social na sociedade contemporânea, especialmente aquelas ligadas à emergência de novos processos de divulgação, consumo e disseminação de ideais e produtos ligados à convergência dos meios de comunicação. As novas dinâmicas comunicacionais, pautadas pela interatividade e novas possibilidades de interação marcam uma nova compreensão da realidade baseada em uma economia da informação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Constitucionalismo Pós-Moderno, Hermenêutica e Processo: direitos humanos e novas tecnologias
O grupo, nesse contexto, formado por pesquisadores habilitados, dentre eles os que compreendem o NDE do Curso, reestruturando as linhas de pesquisa busca fomentar a formação continuada dos docentes, discentes e egressos do Curso. Para tanto, o intento é a busca de parceria com outras IES, o que será feito objetivando não restar endógeno. O objetivo atual (2019) do grupo vem a ser a compreensão da sociedade complexa, do constitucionalismo pós-moderno e da efetivação e proteção dos direitos humanos pelo processo civil frente a globalização e as novas tecnologias.
Clique aqui e acesse mais informações.
Desenvolvimento e avaliação de produtos e processos agroalimentares
Estudo dos aspectos bioquímicos e funcionais dos componentes e sua influência na qualidade de produtos, co-produtos e resíduos de origem agropecuária. Busca a aplicação de tecnologias sustentáveis por meio do desenvolvimento, monitoramento (incluindo tecnologias de processo analítico) e controle de processos biotecnológicos destinados a indústria de alimentos e bebidas.
Clique aqui e acesso mais informações.
Desenvolvimento Local e Cidadania Participativa
O GEP tem como objetivo prioritário estudar e pesquisar temas relacionados à efetividade do Direitos Fundamentais Civis e Sociais, com os recortes do desenvolvimento local sustentável e da tutela democrática de tais direitos.
Clique aqui e acesse mais informações.
Desenvolvimento Organizacional
Além de acreditarmos que o Desenvolvimento Organizacional é uma das formas de alcançar o Desenvolvimento Regional, a proposição deste grupo de pesquisa vai ao encontro dos objetivos e metas da UNOESC, que é - Formar pessoas, produzir conhecimento e prestar serviços voltados para o desenvolvimento humano e sócio-econômico do Oeste de Santa Catarina. Este grupo de pesquisa, permitirá a efetiva interligação entre o ensino, pesquisa e extensão de forma multidisciplinar envolvendo os cursos de nível superior pertencentes à área de ciências sociais aplicadas, de forma intrínseca e organizada, auxiliando a universidade no atendimento às demandas regionais. Tem-se como Objetivo Geral: Realizar pesquisas científicas de cunho teórico-empírico, que se constituam em possibilidades concretas de contribuir, direta ou indiretamente, com a efetivação do desenvolvimento regional. Neste sentido, está fundamentado nos seguintes objetivos específicos: a) Elaborar pesquisas integradoras que atendam as necessidades da comunidade regional; b) Pesquisar no âmbito da economia agrícola, meios de sustentabilidade dos atores envolvidos; c) Buscar formas inovadoras de gerenciamento empresarial; d) Pensar meios de desenvolvimento tecnológico que atendam às necessidades da sociedade; e) Promover estudos, pesquisas e intervenções no âmbito da gestão organizacional.
Cique aqui e acesse mais informações.
Diagnóstico e Intervenção na saúde
Este grupo de pesquisa busca integrar e aplicar diferentes aspectos de investigação em saúde humana, considerando as pesquisas básicas, translacionais e aplicadas, no intento de possibilitar a qualificação e inovação de prognósticos, diagnósticos e intervenções nas doenças crônicas não transmissíveis e na performance humana. Os diferentes saberes aqui construídos possibilitarão a formação de pesquisadores e docentes com característica interdisciplinar, a fim de promover o desenvolvimento institucional e regional.
Clique aqui e acesso mais informações.
Direito, Justiça e Democracia
A criação do Grupo de Pesquisa DIREITO, JUSTIÇA E DEMOCRACIA, visa fundamentalmente organizar formas de trabalho dos Cursos de Direito da Unoesc, alinhando as produções científicas e fortalecendo os currículos dos pesquisadores, no sentido de se obter sucesso nas avaliações internas e externas dos cursos de graduação em Direito, fortalecendo também a interação com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito, bem como para melhorar as condições para a captação de recursos financeiros através dos editais das agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, estadual e federal.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direitos Fundamentais
Trata-se de investigar os fundamentos, o âmbito de protieção e as condições analítics, normativas e práticas dos Direitos Fundamentais.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direitos fundamentais e proteção da família, criança, adolescente e idoso
O Grupo de Estudo e Pesquisa sobre "DIREITOS FUNDAMENTAIS E PROTEÇÃO DA FAMILIA, CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO" possui como linha de pesquisa: Dignidade da pessoa humana, família e sociedade contemporânea, ou seja, objetiva pesquisar prioritariamente os temas e problemas que compreendem o desenvolvimento humano e família na sociedade contemporânea, necessários para poder desenhar políticas públicas com perspectiva nos direitos humanos fundamentais (...) realizar intervenções de defesa e proteção dos direitos das famílias, das crianças, adolescentes e idosos. Portanto, estão pautados em adquirir formação específica e apresentar resultados sobre mecanismos de proteção dos direitos fundamentais. Desta forma, criar um ambiente de pesquisa interdisciplinar e multidimensional (...) um diálogo de revisão de literaturas e amplo compartilhamento de informações legislativas e jurisprudenciais, de metodologias de pesquisa e de interesses investigativos convergentes, bem como a aproximação entre pesquisadores.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direitos Fundamentais em Saúde Coletiva
Contribuir para a consolidação da pesquisa voltada aos Direitos Fundamentais em Saúde Coletiva, através de reflexão, discussão e proposições políticas e jurídicas adequadas às necessidades da população.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direitos Fundamentais Sociais e Desenvolvimento Sustentável: Teorias do Direito e Políticas Públicas
O GEP tem como objetivo prioritário estudar e pesquisar temas pertencentes ao âmbito da efetividade do Direitos Fundamentais, que estejam interligados com os desafios eficaciais dos Direitos Sociais e do Desenvolvimento Sustentável. Assim, o GEP pesquisará teorias do direito e políticas públicas que sejam capazes de fornecer mecanismos de efetivação desses Direitos. Como objetivos específicos, relacionamos o seguinte: * realizar pesquisa bibliográfica, documental, jurisprudencial e aplicada; * integrar a Universidade e a Comunidade, por meio da oferta de cursos de capacitação, orientações jurídicas, elaboração de projetos de lei e minutas de ações para a defesa e promoção de direitos de cidadania; * estudar e pesquisar as construções filosóficas, legislativas, jurisprudenciais e doutrinárias dos direitos sociais em espécie, dentre outros objetivos específicos que dizem respeito ao direito internacional e novas tecnologias.
Clique aqui e acesse mais informações.
Empreendedorismo, Empresas Familiares e Inovação
O grupo de pesquisa busca desenvolver estudos e pesquisas voltados ao processo de criação e desenvolvimento de pequenos negócios e de empresas familiares, a inovação em contextos e organizações e, ao fenômeno da liderança em contextos e organizações, de forma a contribuir com a linha de pesquisa “Sustentabilidade e Organizações” do Mestrado Profissional em Administração e a linha de pesquisa “Sustentabilidade, Empreendedorismo e Dinâmicas territoriais” do doutorado em Administração.
Clique aqui e acesse mais informações.
Engenharia e Meio Ambiente
O grupo de Pesquisa Engenharia e Meio Ambiente é constituído de professores pesquisadores dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de computação que buscam levantar, avaliar e propor soluções para os problemas da região meio Oeste de Santa Catarina. O grupo tem quatro linhas de pesquisa, sendo: Monitoramento de dados ambientais: desenvolvimento de pesquisas de monitoramento de recursos hídricos e uso e ocupação do solo; Materiais de construção: estudo das propriedades de estruturas utilizadas na construção civil e reaproveitamento de materiais da construção civil; Processos químicos: aprimoramento de processos na agroindústria, metal-mecânica e celulose e papel; Controle e automação.
Clique aqui e acesse mais informações
Estigma, diversidade e praticas sociais de inclusão
A expectativa são de que a produção do grupo possa ampliar o conhecimento sobre o estigma e as práticas sociais de inclusão e contribuir na formação de educadores e pesquisadores acerca dos processos de inclusão social. Entre as metas a serem atingidas é possível destacar: 1) Participação nos editais de pesquisa da Universidade, CNPq, FAPESC e demais agencias de fomento; 2) Subsidiar instituiçõs de ensino da região do Meio Oeste de Santa Catarina na formação de recursos humanos e processos de educação inclusiva; 3) Compor linhas de pesquisa nos programas de pós-graduação da Área de Ciências das Humanidades e Sociais da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.
Clique aqui e acesse mais informações
Estratégia e Competitividade
Este grupo investiga as estruturas produtivas, e as estratégias empregadas para a competitividade e geração de vantagem competitiva, concorrência, recursos, capacidades, dinâmicas de mercado, redes, desempenho econômico-financeiro no que envolve questões relacionadas com custos, rentabilidade e lucratividade no contexto das organizações e das cadeias produtivas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Formação Docente e Práticas de Ensino
Desenvolver investigações considerando os processos pedagógicos, de ensino e de aprendizagem envolvendo sujeitos dos diferentes cenários e níveis educacionais. Contribuir com reflexões e estudos sobre a constituição e os constituintes da docência e os processos de formação teórica e prática de professores/educadores. Dialogar com diferentes dimensões do desenvolvimento humano implicadas em processos educativos.
Clique aqui e acesse mais informações
Gente - segurança social, trabalho decente e desenvolvimento
Este grupo desenvolve estudos e pesquisas em 3 linhas investigativas, integrando pesquisa teórica e pesquisa empírica. Dedica-se a produzir pesquisa básica a partir de análises, críticas e inovações conceituais e metodológicas. A primeira linha dedica-se prioritariamente à pesquisa da TEORIA CONSTITUCIONAL e da teoria da SEGURANÇA SOCIAL, tendo como objeto problemas de desenvolvimentos teóricos no campo da teoria constitucional e suas relações com a Segurança Social, com particular atenção ao tema do âmbito de proteção do direito humano à segurança social. A linha 2 dedica-se às relações entre SEGURANÇA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, por isso concentra-se em pesquisas empíricas de políticas públicas de segurança social, particularmente relativas ao desenho institucional, ao desempenho de órgãos públicos, à execução orçamentária, à regulação infraconstitucional, à inovação tecnológica e à convergência de ações entre SUS, INSS, SUAS. A linha 3, por sua vez, dedica-se ao TRABALHO DECENTE, INTERSECCIONALIDADE E NOVAS EPISTEMOLOGIAS, com pesquisas teóricas e empíricas orientadas para os temas da igualdade e opressões no mercado de trabalho, cuidado e políticas públicas voltadas a amparar responsabilidades familiares, trabalho decente, bem como novos olhares e novas epistemologias para o Direito do Trabalho.
Clique aqui e acesse informações.
Gestão do Agronegócio
Este grupo desenvolve pesquisas na área de agronegócio e de inovações relacionadas, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável do setor, por meio da investigação de fatores da competitividade, dos arranjos institucionais e organizacionais, da agricultura empresarial, da agricultura familiar e suas configurações, e dos fatores de sustentabilidade. Os resultados esperados são as avaliações para orientação ou suporte na formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento das atividades relacionadas ao agronegócio.
Clique aqui e acesse mais informações.
Gestão Organizacional
O grupo Gestão Organizacional está constituído de forma institucional por docentes que atuam na pesquisa ACH - Área de Ciências das Humanidades, e que a partir da linha de pesquisa desperte a pesquisada nos acadêmicos inter-relacionando a pesquisa com o ensino, bem como com a comunidade externa, dando suporte as organizações para um melhor gerenciamento e crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da região, missão da Unoesc. O grupo tem como objetivo de ampliar o desenvolvimento da pesquisa científica, especialmente a pesquisa aplicada, fortalecendo o relacionamento com a comunidade regional e possibilitando o envolvimento dos acadêmicos e a melhoria do processo pedagógico dos cursos de graduação.
Clique aqui e acesse mais informações
Gestão Organizacional *
O grupo de pesquisa em Administração, desenvolvimento regional e Estratégias Organizacionais, visa desenvolver pesquisa nas áreas estratégica para o curso de graduação e a comunidade regional. Busca desenvolver pesquisas científicas, de forma colaborativa e coletiva, a partir de temas de estudos referentes as linhas de pesquisa do curso.
Clique aqui e acesso mais informações.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicofisiologia do Exercício - GEPSE
O GEPsE tem como missão fortalecer as pesquisas no Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó, fortalecendo o vínculo do ensino-pesquisa e da extensão-pesquisa previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física. A área de atuação do grupo envolve os aspectos Psicológicos e Fisiológicos relacionados ou não com o exercício físico. Para atender tal objetivo o GEPsE se estrutura em quatro linhas de pesquisa, com professores experientes com a PESQUISA, o ENSINO e a EXTENSÃO.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de estudo e pesquisa no processo de cuidado em enfermagem e saúde (GEP-PCES)
O Grupo de Estudos e Pesquisa no Processo de Cuidado em Enfermagem e saúde (GEP-PCES) apresenta como objetivos: desenvolver estudos e pesquisas focadas nos cuidados em saúde nos diferentes cenários de atuação; nas condições crônicas de saúde; na área da saúde e do cuidado em todas as fases da vida e nos diferentes níveis de atenção, além de promover atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando as questões educativas, culturais, sociais, políticas, econômicas e espirituais, difundindo o conhecimento na sociedade; proporcionar aos acadêmicos da área de Enfermagem uma experiência nas atividades de pesquisa e extensão e promover a produção científica na área de Enfermagem.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de estudos e pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Educação Física Escolar contribui positivamente para as problemáticas regionais pautadas em comprrender o papel da Educação Física na escola e nos demais contextos profissionais com foco na educação e promoção da saúde e estilos de vida ativos e saudáveis além de compreender os aspectos saúde doença e como a prática regular de atividade física contribui efetivamente, mediate, a testagem de inúmeros protocolos de exercícios, sobre aspectos de saúde e qualidade de vida tanto de criaças, adolescentes, adultos ou idosos.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de estudos e pesquisa sobre estado, políticas e práticas sociais - GEPEPPS
O GEPEPPS reúne professores, alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas que buscam produzir conhecimento científico e, torná-lo acessível aos interessados em temáticas da política social e da saúde. Possui a finalidade de integrar a pesquisa com atividades de ensino e extensão, frente aos desafios da contemporaneidade, que envolvam a dinâmica nas relações entre o estado e a sociedade. Sustenta-se como premissa a necessidade de formar em cursos de graduação e pós-graduação, profissionais habilitados para a pesquisa, com a compreensão multidisciplinar de assuntos que se apresentam no contexto social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Patrimônio Cultural - GEPEPAC
A sociedade contemporânea, caracterizada pelo desenvolvimento cada vez mais acelerado de novas tecnologias e pelo intenso fluxo de informações, vivencia as tensões entre o presente e o passado de um mundo que, até bem pouco tempo, era relativamente estável e previsível. A análise crítica dessas tensões converteu o Patrimônio Cultural num campo temático de estudo interdisciplinar no qual as dinâmicas que caracterizam os processos de transformação das especificidades produtivas, das particularidades geográficas e naturais de determinada região, ou ainda, das peculiaridades históricas dos espaços urbanos e rurais, que ganharam significativo relevo ao longo das duas últimas décadas. O Patrimônio cultural associado ao tangível ou intangível, surge como uma referência com elevado grau de estabilidade em um contexto, caracterizado pela velocidade das transformações e tradicionalmente, os conceitos de patrimônio confunde-se com os de propriedade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (GEPEFE)
Elaboração de referencial teórico que possa servir de orientação para ações pedagógicas em termos teórico-metodológicos e ético-formativos - Qualificação dos profissionais vinculados à educação básica, através de pesquisas tanto em nível de graduação, quanto no mestrado e doutorado em Educação. - Intensificação dos estudos dedicados ao tema da escola e da formação, ambos considerados à luz das problemáticas filosóficas. - Melhora da compreensão da origem dos fenômenos perturbadores dos processos educativos. - Ampliação do diálogo interinstitucional a partir dos pesquisadores participantes do grupo de pesquisa, gerando acordos e convênios entre as IES. - Inserção dos docentes pesquisadores e estudantes nas principais sociedades de pesquisas do Brasil (SOFIE e ANPED).
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latin
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Avaliação Educacional e Accountability na América Latina
O Grupo foi criado em 2019, com a finalidade de fortalecer parcerias interinstitucionais entre pesquisadores da Unoesc e de outras instituições nacionais e da América Latina, de modo a ampliar o espectro institucional em torno de programas e ações de internacionalização no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Por meio de pesquisas interinstitucionais, busca o fortalecimento do campo de estudos das temáticas de pesquisa que se vinculem às políticas nacionais e internacionais de avaliação educacional, bem como das relações acadêmicas e de programas de mobilidade com instituições de ensino superior no âmbito da América Latina. Conta, atualmente, com a participação de pesquisadores e colaborados de três países, além do Brasil: Chile, Colômbia e México.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da Região Sul - GEPPES UNOESC/SUL
O GEPPES UNOESC/ SUL é um grupo de estudos e pesquisas sobre educação superior da região Sul vinculado ao GIEPES cuja sede está na Faculdade de Educação FE da Unicamp. É um grupo em rede que, além da matriz, está articulado a outros GEPES aos quais denominamos de GEPINHOS Nacionais e Internacionais. O GEPES SUL está vinculada ao desenvolvimento de pesquisas sobre as Políticas de Educação Superior que poderão resultar em livros e artigos científicos. Na Unoesc, o GEPPES insere-se no Nupe (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), que compreende uma estrutura de apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas vinculados à linha Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Assim, o NUPE passa a comportar dois grupos de pesquisa: GEPEC e o GEPPES além de uma Rede Iberoamericana de Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - RIPPES que está sediada no Programa da UNOESC e articulada em rede a RIESup - UNICAMP
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de pesquisa de odontologia clínica
Os trabalhos desenvolvidos pelas duas linhas de pesquisa visam estudar as manifestações orais das doenças sistêmicas e tratamento oncológico, conduzindo estudos epidemiológicos e ensaios clínicos sobre os assuntos, além disso desenvolvem-se estudos sobre práticas integrativas e complementares em saúde, com ênfase em homeopatia, laserterapia, fitoterapia, acupuntura e auriculoterapia. Os pesquisadores desenvolvem ainda estudos laboratoriais com materiais odontológicos e de armazenamento utilizando os recursos disponíveis no laboratório de pesquisa em odontologia e no biobancos de dentes humanos da UNOESC.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisa em Ambiente e Saúde
O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas interdisciplinares, visa estimular a participação e a dedicação à pesquisa, estimular os acadêmicos e professores para participarem em congressos e seminários para divulgação de seus resultados de pesquisa. Sendo um grupo multidisciplinar, possui várias linhas de pesquisa, como: atividade biológica de produtos naturais; Biodiversidade e Ecologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Cuidado em saúde nos diferentes cenários de atuação; Desenvolvimento e avaliação da qualidade de produtos farmacêuticos; Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Marcadores moleculares para diagnóstico de doenças oncológicas humanas; Microbiologia; Qualidade Ambiental e Saúde Humana; Saúde Animal; Segurança de alimentos.
Clique aqui e acesse maiores informações.
Grupo de pesquisa em aplicações tecnológicas industriais
Pesquisar soluções tecnológicas da área da Engenharia Elétrica para a indústria regional. Criar conhecimento e tecnologia aplicada a indústria da região meio-oeste de Santa Catarina. Estreitar os laços Universidade e o processo produtivo regional. Formar profissionais capacitados para atuação na indústria regional. Desenvolver a internacionalização das pesquisas correlatas desenvolvidas pelo grupo.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisa em Estudos da Saúde, Ambiente, Esporte e Sociedade
O "Grupo de Pesquisas em Estudos da Saúde, Ambiente, Esporte e Sociedade - "GPESAES" trata-se de um grupo de projetos de pesquisa com abordagem qualitativa e/ou quantitativa, que privilegiam o trabalho interdisciplinar, com objetivo de estudar e pesquisar sobre saúde e doença, contexto ambiental, cultura, sociedade, esporte e educação, bem como as desigualdades sociais que atravessam o campo da saúde e da educação: gênero, classe, etnia e geração. SUS e os serviços de saúde como respostas sociais ao processo de saúde e doença. Assim, pretende-se contribuir com o conhecimento científico por meio de pesquisa e extensão aprimorando a qualidade do ensino em saúde.
Clique aqui e acesse maiores informações.
Grupo de pesquisa em treinamento desportivo (Getede)
O grupo de pesquisa desenvolve pesquisas e atividades de extensão voltadas ao estímulo dos estudantes de ensino superior no desenvolvimento e transferência de novas tecnologias, inovação e iniciação científica. Nesse contexto, é dada continuidade a projetos que já estão em andamento e foram aprovados em programas fomentadores de pesquisa. Além disso, são submetidos para apreciação novos projetos, em editais relacionados ao CNPq, FAPE, FAPESC e UNIEDU. O objetivo é formar recursos humanos capacitados em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e extensão, contribuindo para o acréscimo de conhecimentos em temas relevantes, como aqueles relacionados com Engenharia de Recursos Hídricos, Solos; Ecotecnologias e Proteção Ambiental e Arquitetura e Urbanismo.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisas em Ciências da Saúde (GPECS)
O Grupo de Pesquisas em Ciências da Saúde (GPECS) intenciona estimular o desenvolvimento de pesquisas em saúde individual, coletiva e interdisciplinar para possibilitar a qualificação e inovação de intervenções diagnósticas, preventivas e terapêuticas em saúde. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm o intuito de fortalecer os canais de integração entre a universidade, a comunidade e o setor de saúde, no sentido de contribuir para o desenvolvimento de técnicas e métodos capazes de fortalecer as intervenções resolutivas em saúde e a consolidação do SUS.
Clique aqui e acesse mais informações.
Inovação e Tecnologias em Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - ITEAU
Com a criação deste grupo de pesquisa, visa-se o incremento no desenvolvimento de pesquisas, o aprimoramento na elaboração de projetos tanto nas áreas de Engenharia quanto em Arquitetura, fomentar a pesquisa interdisciplinar, isto é, desenvolver projetos vinculando esses cursos e agregando conhecimento, com a preocupação voltada às necessidades da sociedade e das empresas. Promover o encaminhamento para publicação (eventos, revistas e livros) dos resultados de pesquisas desenvolvidas através de fomento de órgãos institucionais e do governo, produzidos conjuntamente entre docentes e discentes.
Clique aqui e acesse mais informações.
Interculturalidade, identidade de gênero e personalidade
Nosso GEP tem como proposta de pesquisa o estudo das violências estruturais e simbólicas que permeiam as trajetórias dos segmentos sociais excluídos, quer em razão de gênero, orientação sexual, raça, etnia. Essas violências promovem exclusão social, afetam profundamente a construção das intersubjetividades e repercutem na eficácia do Direito Fundamental ao Próprio Corpo para além de inviabilizar a construção do Direito à Identidade pessoal de forma autônoma. Nesse sentido, nos propomos à reconfiguração do Direito ao próprio Corpo, sob a ótica de uma Autonomia Decisória, buscando uma interface com a psicanálise, na linha 1. Na linha 2, abordaremos a Cidadania e os Direitos Humanos através das perspectivas Decoloniais e da Interculturalidade, sob o enfoque do Colonialismo; Colonialidade do Poder e do Saber x Cultura Jurídica; Descolonização Jurídica e Insurgência(s) do Sul.
Clique aqui e acesse mais informações
Linguagem e Expressão do Design Urbano
Os pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo e do Design pretendem desenvolver uma produção acadêmica interdisciplinar, visando a reafirmar a valorização do design da cidade para a cultura material de um local e como indutor da melhoria dos espaços sejam eles públicos ou privados.
Clique aqui e acesse mais informações.
Núcleo de pesquisa em direitos fundamentais e constitucional
Os discentes envolvidos no grupo de pesquisa realizaram fichamentos de obras jurídicas no ano de 2018 como: O judiciário e as políticas públicas: entre a transformação social e o obstáculo à realização dos direitos sociais, de Virgílio Afonso da Silva; Existem direitos sociais?, de Fernando Atria; Aspectos políticos e culturais constitutivos dos direitos fundamentais sociais, de Rogério Gesta Leal; Proibição de retrocesso, dignidade da pessoa humana e direitos sociais: manifestação de um constitucionalismo dirigente possível, de Ingo Wolfang Sarltet. Nos anos de 2019 e 2019 novos membros adentraram com bolsa de pesquisa do artigo 170 e 171.
Clique aqui e acesse mais informações.
O LIVRE DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE: IDENTIDADE DE GÊNERO E INCLUSÃO SOCIAL
O direito ao Livre Desenvolvimento da Personalidade pressupõe o direito à construção da identidade pessoal de forma autônoma e propõe a retomada do direito à Autonomia Privada em bases distintas às do Liberalismo Clássico, enquanto - direito de estar só - em sua singularidade, com vistas à construção do direito à Autonomia Privada Decisória: direito ao Próprio Corpo (nos aspectos: físico, mental, etc.) e Direito à Informação, necessários à escolha pessoal.
Clique aqui para maiores informações.
Oncologia
A busca de um melhor entendimento do câncer, de novos tratamentos e de um melhor cuidado com o paciente oncológico tem sido alvo de intensos esforços no mundo científico nas últimas décadas. A Universidade do Oeste de Santa Catarina, através do Hospital Universitário Santa Terezinha é referência em oncologia no Meio-Oeste de Santa Catarina, atendendo em média 1200 pacientes/mês, de 54 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 600.000 habitantes. A pesquisa na área de oncologia vinculada aos cursos de graduação e pós graduação da Unoesc, permitirá uma melhor compreensão dos aspectos genéticos, fisiopatológicos e epidemiológicos dos pacientes com câncer em nossa região.
Clique aqui e acesse mais informações.
Produção Animal
A linha de pesquisa em Produção Animal abrange dois objetivos principais: 1. Os estudos em reprodução e genética animal cada vez mais se tornam importantes em função de novos desafios a que os animais são submetidos para atender a demanda de produção animal. Neste sentido, os sistemas de criação mais intensivos e a seleção genética de animais para maior produção, a melhor eficiência da alimentação animal, entre outros fatores, criaram uma necessidade de melhoramento de técnicas e procedimentos, bem como geração de novos conhecimentos em todas estas áreas. 2. Favorecer o desenvolvimento de produtos e processos relacionados a práticas de manejo, emprego de aditivos zootécnicos e tecnológicos no intuito de aumentar o aproveitamento dos nutrientes, diminuir a excreção ambiental e melhorar a lucratividade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Produção Vegetal
O grupo de pesquisa em Produção Vegetal será o único grupo ligado ao Curso de Agronomia da Unoesc. O grupo desenvolverá trabalhos de pesquisa relacionados às mais diversas áreas da produção vegetal, sendo constituído por professores e acadêmicos do curso de Agronomia da UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste, Campus Aproximados de São José do Cedro e Maravilha. No Estado de Santa Catarina, especialmente o oeste catarinense, a base da economia está ligada ao setor agrícola. Dentre as áreas da Agronomia, a Produção Vegetal, destaca-se por tratar dos processos de produção de grãos, frutos e hortaliças, além de processos básicos ligados à genética, solos, fisiologia, ecofisiologia e fitosanidade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Produção Vegetal e Meio Ambiente
A região Oeste de Santa Catarina é dependente essencialmente da agricultura. As suas principais culturas são o milho, a soja e o feijão. Como a região apresenta relevo acidentado, o reflorestamento tem se tornado um bom investimento, tanto pelo retorno econômico, como ambiental. Muitas agroindústrias têm se instalado na região, o que promove um aumento no consumo de milho e soja, para alimentação animal, principalmente para aves e suínos. A criação de um grupo de pesquisa que busque melhoria da produtividade e da qualidade de produtos vegetais é um requisito de suma importância para desenvolver ações efetivas voltadas para o desenvolvimento sustentado do agronegócio, e por conseqüência, da qualidade de vida da população da região Oeste de Santa Catarina. A missão da Unoesc é formar pessoas, produzir conhecimentos e oferecer serviços voltados ao desenvolvimento humano, sócio-econômico e cultural do Oeste de Santa Catarina. Esse grupo de pesquisa se propõe a contribuir com essa missão.
Clique aqui e acesse mais informações.
Projetos na Área de Arquitetura, Urbanismo, Design e Tecnologias Associadas
O objetivo deste grupo de pesquisa é investigar fatores que envolvam os processos e tecnologias, construtivos, arquitetônicos, urbanos, socioculturais, ambientais e históricos das edificações e das cidades. Ênfase é dada acerca das edificações inovadores e inteligentes além das cidades inteligentes e sustentáveis.
Clique aqui e acesse maiores informações.
Promoção e Gestão em Saúde
Essa linha realiza estudos epidemiológicos, bioéticos, análise de sistemas, gestão, intervenção e planejamento de políticas de saúde no âmbito das doenças crônicas e neurodegenerativas. Mobiliza conhecimentos e metodologias interdisciplinares para a compreensão ampliada dos fatores condicionantes, determinantes e de vulnerabilidade na saúde.
Clique aqui e acesso mais informações.
Proteção das liberdades na sociedade do controle
O grupo possui três linhas de pesquisa. A Linha 1 -"Liberdades e devido processo na sociedade punitiva"- problematiza as práticas e discursos punitivos que configuram toda a estrutura social. O mal-estar em torno dessa dimensão humana e seus efeitos para as liberdades e os direitos humanos é a questão central desta linha de pesquisa. A Linha 2 - " Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Privacidade" - desenvolve seus projetos com o objetivo geral de demonstrar que a articulação entre privacidade, vigilância e consumo na sociedade digital há de ser examinada tendo como fundamentos os direitos fundamentais de liberdade, de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. A Linha 3 - "Servidão voluntária" - pesquisa o fenômeno da servidão voluntária como negativo da liberdade propõe os seguintes problemas: como o controle é exercido sob o discurso das liberdades e como gera percepções subjetivas de autonomia decisória? Como a sociedade tecnológica vem incrementando essa nova subjetividade da servidão?
Clique aqui e acesse mais informações.
Psicologia e Processos de Saúde
Os estudos em Psicologia e Saúde constituem-se em uma das formas para se compreender as estratégias de prevenção e promoção de saúde, e o adoecimento humano. Trata-se de um campo com diversidade em termos teóricos e práticos, cujas contribuições são oriundas de diferentes áreas do conhecimento e especialidades.Na contemporaneidade, o contexto de mudanças intensas no ambiente de vida e nas relações humanas, tem demandado à Psicologia um olhar atento à compreensão dos vários fenômenos relacionados à saúde, geralmente polissêmicos, multideterminados e interdependentes, bem como a construção continuada de intervenções para a melhoria e manutenção do bem-estar humano. Este Grupo tem o objetivo de realizar pesquisas em Psicologia e Saúde vinculadas às necessidades e particularidades regionais de atuação, contribuindo à compreensão científica das estratégias de promoção do bem-estar e dos processos de adoecimento humano.
Clique aqui e acesse mais informações.
Rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior
A criação desta rede iberoamericana de pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior tem como objetivo integrar diferentes pesquisadores que estudam esta temática nas Universidades dos paises que fazem parte do espaço iberoamericano. A rede reúne pesquisadores do Brasil, Portugal, Espanha, México, Chile, Colombia, Venezuela, Uruguai e Argentina trazendo a possibilidade de intercambio entre atividades de pesquisa e produção, fortalecendo os vínculos acadêmicos.Toda discussão para a formação desta rede se deu no segundo semestre de 2014 a partir de pesquisadores do GIEPES UNICAMP e do GEPPES SUL / UNOESC-UNICAMP que preocupados em discutir a questão da Educação Superior para além do Ensino decidiram desenvolver pesquisas entre as Universidades dos paises envolvidos no territorio iberoamericano. A RIEPPES dialoga com o GIEPES UNICAMP e é parceira do GEPPES SUL UNOESC UNICAMP.
Clique aqui e acesse mais informações.
Sanidade Animal
A linha de pesquisa em sanidade animal tem por objetivo o estudo, diagnóstico, controle e prevenção das principais enfermidades que acometem aves, suínos e ruminantes, além de doenças emergentes e reemergentes, bem como seus impactos na cadeia produtiva regional onde o programa está inserido. Para tanto, esta linha visa a abordagem focada na identificação e caracterização dos principais agentes patogênicos por meio de técnicas imunológicas, microbiológicas, parasitológicas, moleculares e de diagnóstico patológico. Também visa atuar na pesquisa de agentes resistentes aos antimicrobianos, bem como estruturar projetos inovadores buscando alternativas para a redução na utilização dos mesmos na produção animal, a partir de parcerias com iniciativa privada e com foco na inovação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Saúde regional para o desenvolvimento coletivo
A proposta do grupo de pesquisa surgiu devido à necessidade do encaminhamento de projetos envolvendo os profissionais da área da saúde, promovendo o desenvolvimento coletivo num contexto regional. O grupo terá a finalidade de contribuir com o crescimento dos estudos na área da saúde, já que no Campus de Xanxerê, essa área está em pleno desenvolvimento. O grupo de pesquisa está em consonância com o PDI, que destaca em sua responsabilidade social “o desenvolvimento econômico e social a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o desenvolvimento econômico e social da região”. Destacamos que a linha de pesquisa Saúde coletiva multidisciplinar pretende abordar o atendimento coletivo sob diversos olhares de profissionais distintos, levando em consideração a peculiaridade ou singularidade de cada grupo social investigado. Nesta linha, são eixos de pesquisa as alterações metabólicas, parasitárias e genéticas, onde, considerando que a sociedade contemporânea contempla hábitos errôneos e/ou não saudáveis em relação à alimentação industrializada associada ao sedentarismo, observamos o aumento das alterações metabólicas (obesidade, síndrome metabólica, diabetes e outras); em relação à falta de saneamento e a educação precária da população, associadas aos desequilíbrios ambientais favorecendo o aparecimento de vetores, fauna sinantrópica e doenças decorrentes. E por fim, as alterações genéticas mais frequentes decorrentes dos fatores acima mencionados. Além disso, pretende-se desenvolver estudos referentes à saúde humanizada tendo como foco a busca do tratamento adequado para cada grupo social (idosos, gestantes, jovens, crianças, etnias diversas), ou seja, buscando oferecer um atendimento de forma humanizada. Por fim, agregando todos os aspectos acima descritos a abordagem sobre as terapias farmacológicas e alternativas também será foco de estudo, sendo que a partir da utilização de fármacos alopáticos e extratos de plantas medicinais culturalmente utilizadas, buscar-se-á alternativas baseadas na literatura científica que possam melhorar o acesso e a adesão aos tratamentos para as diversas patologias.
Clique aqui e acesse mais informações.
Sustentabilidade e Agronegócio
O grupo estuda as estruturas, configurações, e estratégias adotadas pelas organizações para seu ingresso, permanência e consolidação no mercado. Seus estudos estão focados em organizações e instituições, públicas ou privadas, com vistas ao desenvolvimento sustentável. Resultado da unificação dos grupos "Sustentabilidade em Organizações" e "Gestão do Agronegócio", que davam sustentação aos PPG em Administração da Unoesc, o grupo também pesquisa sobre a sustentabilidade e potenciais de competitividade do agronegócio, compreendendo todos elos da cadeia produtiva, e suas relações e sinergias com outras atividades econômicas. As organizações, estruturas de governças, políticas, formas e mecanismos de inovação e liderança que dão suporte sustentável e competitivo ao agronegócio, ou que, de forma direta ou indireta, sejam stakeholders ou players do segmento, se contituem em temas relevantes para o grupo.
Clique aqui e acesse mais informações.
Tecnologia e Meio Ambiente
A proposta de criação deste grupo de pesquisa visa levantar, avaliar e propor soluções para os problemas regionais associados aos complexos agroindustriais, sempre buscando o desenvolvimento de novas tecnologias. Isso é válido tanto em termos das necessidades de inovação e atualização dos processos que sustentam e dão destaque às inúmeras empresas, principalmente as do ramo metal-mecânico e de controle e automação industrial, como no que se refere à área de processamento de alimentos, dos processos de apoio às questões ambientais e às tecnologias de suporte ao desenvolvimento sustentado. Essa necessidade de atualização e inovação tecnológica do parque industrial da região pode ser constantemente sustentada pelo potencial de produção científica que os novos laboratórios da Área das Ciências Exatas e da Terra poderão proporcionar à comunidade industrial, acadêmica e social. Ainda com relação às áreas de conhecimento das Engenharias há a preocupação do grupo de pesquisa com o monitoramento ambiental da região, buscando a conservação e desenvolvimento regional apoiado na pesquisa de materiais e sistemas de informação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Teorias dos Direitos Fundamentais e da Justiça
O grupo de pesquisa Teorias dos Direitos Fundamentais e da Justiça desenvolve pesquisa básica – analítico-conceitual, sistemática e reflexiva – sobre temas, problemas, teorias e esquemas interpretativo-argumentativos no âmbito dos direitos fundamentais e das conexões desses direitos com questões filosófico-jurídicas da justiça, tanto em uma perspectiva descritiva como em uma perspectiva normativa.
Clique aqui e acesse mais informações.