Grupos de pesquisas / UNIVILLE
54 registro(s) encontrado(s)
Analise de variáveis ambientais e de saúde
Linhas de pesquisas:
- Avaliação de toxicidade ambiental dos ecossistemas aquáticos;
- Controle foto dinâmico de parasitas humanos em ecosistemas aquáticos;
- Doenças crônicas não degeneratirva;
- Efeitos do aquecimento global e mudança de clima global em ecossistemas aquáticos;
- Instrumentação para análise de imagens em tempo real em ecotoxicologia;
- Qualidade Ambiental e Saúde: Diagnóstico Ambiental e Saúde.
Clique aqui e saiba mais.
Arte na Escola
Desenvolve pesquisa no campo da arte e da cultura. Patrimônio artístico. As investigações contemplam a produção artística contemporânea e a análise do discurso curatorial. O campo investigado abrange Joinville e Florianópolis. Busca identificar as influências das principais mostras de arte contemporânea da região sul – Bienal Mercosul, Bienal VentoSul – e Bienal de São Paulo sobre a produção artística desses municípios.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Grupo de Pesquisa.
Biodiversidade
O grupo pretende complementar o conhecimento sobre a diversidade no estado de Santa Catarina, visando adicionar dados de bionomia, biogeografia, morfologia, interações inter e intraespecíficas assim como acerca de status de preservação. Esta linha de trabalho visa ser uma ferramenta em áreas de aplicação diversas tais como conservação, uso sustentado, monitoramento de unidades de conservação, cumprimento de determinações legais no uso dos recursos naturais e dos princípios éticos de salvaguarda das espécies "per se", entre outras. Em nível de comunidade local e regional, o grupo se identifica como produtor e detentor de informações sobre as especificidades dos grupos estudados e aspectos correlatos, que podem ser ampliados por meio de projetos de pesquisa.
Clique aqui e saiba mais.
Cidade, Cultura e Diferença
ntegra estudantes e professores de várias áreas que investigam as interfaces entre processos culturais e as transformações das cidades contemporâneas.
Integra estudantes e professores de várias áreas que investigam as interfaces entre processos culturais e as transformações das cidades contemporâneas. Atualmente congrega pesquisas e estudos sobre cidades nos seguintes temas: intervenções e requalificações do espaço em áreas centrais; memórias urbanas e processos de identificações culturais; patrimônio cultural e gastronomia; políticas públicas de cultura e de turismo; história, memória e educação para o patrimônio.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Grupo de Pesquisa.
Comunicação, mediações e cultura
O presente grupo de pesquisa irá permitir a inserção dos seus participantes em trabalhos relacionados a comunicação e interfaces sobre ativismo na web, estética, migrações e teorias da comunicação. A partir dessas questões serão desenvolvidas pesquisas capazes de gerar interligação com outras redes de estudo, ocasionando uma evolução de estudos como estes na Univille (universidade sede do grupo de pesquisa) e em outras regiões do estado de Santa Catarina. Por meio do grupo de pesquisa também serão estabelecidos vínculos com outros pesquisadores, ligados a Instituições de Ensino Superior no Brasil e no Exterior. O grupo também tem potencial para gerar ativações relacionadas a iniciação científica, por meio de bolsistas e trabalhos de conclusão de curso em áreas correlacionadas a comunicação.
Clique aqui e saiba mais.
Cultura e Sustentabilidade
Abriga pesquisadores envolvidos no estudo interdisciplinar da compreensão e análise dos processos de constituição do patrimônio cultural ambiental. A produção científica dos participantes do grupo tem priorizado a investigação de temas que se referem à dinâmica social e política que articulam discursos de sustentabilidade e poder. Incorporam-se pressupostos teóricos contemporâneos dos estudos culturais na discussão de temas tais como: a preservação, a percepção e a representação social sobre a paisagem cultural, o patrimônio cultural ambiental e industrial e os cenários dessas temáticas que se interpõem às concepções de memória e identidade.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Grupo de Pesquisa.
Desenvolvimento de Sistemas de Encapsulação de Ativos (DSEnA)
Antigo LIBECON - Liberação Controlada de Agentes Ativos o grupo avaliou os desdobramentos de suas atividades nos últimos anos e as demandas que emergiram tanto do meio acadêmico quanto social. No histórico dos trabalhos do grupo estão as formações de micropartículas para encapsulamento, proteção e liberação de inseticidas, bioinseticidas, fármacos, aromas e mais recentemente o estudo de de formulações de tintas e a produção e incorporação de nanopartículas em sistemas poliméricos. Desta última, a produção, assim como nas formações anteriores, são fortemente pautadas na participação de polímeros e tensoativos (muitos desses polímeros também). A partir dessa reflexão o propósito do grupo é desenvolver estratégias de vanguarda e mais ambientalmente adequadas para processos de encapsulamentoproteção e mesmo entrega de substâncias de interesse a partir de sistemas coloidais ou nanoestruturados que atendam esses requisitos.
Clique aqui e saiba mais.
Desenvolvimento e Análise de Produtos em Odontologia Integrada
Este grupo de pesquisa está inserido na Universidade da Região de Joinville -UNIVILLE, tendo sido criado em 2018. Tem como principal característica o estudo e compreensão das propriedades físico-químicas e biológicas de novos materiais e produtos odontológicos. Envolve as diferentes fases do processo de desenvolvimento de materiais inovadores e da criação de novos produtos, sendo: 1) Fase de ideação, coleta de ideias e conceituação de novos materiais e produtos; 2) Fase de projeto, estruturação e o desenvolvimento dos materiais e produtos; 3) Fase de testes, verificação e correção de problemas nos materiais e produtos; 4) Fase de lançamento, ou seja, da oferta e inserção dos materiais e produtos no mercado odontológico.
Clique aqui e saiba mais.
Design de Serviços e Relações com Clientes
O grupo objetiva pesquisar a área de Design de Serviços, e compreender a relação das organizações com seus clientes.
Design de Serviços e Relações com Clientes, coordenado pelo Professor Victor Rafael Laurenciano Aguiar objetiva pesquisar a área de Design de Serviços, e compreender a relação das organizações com seus clientes. A proposta é continuidade do projeto “Design como ferramenta de inovação estratégica em indústrias de transformação de Joinville” que visava levantamento ou survey, perante uma amostra de empresas, compreender a concepção do que é Design, assim como conhecer o entendimento do que é inovação e, por fim, pesquisar as ações de inovação estratégica.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Design e Materiais: Novas Perspectivas para a Produção Tecnológica e a Sustentabilidade
O objetivo geral desse projeto é promover investigações e desenvolvimentos, de caráter tecnológico e acadêmico, relativos a novos materiais e suas aplicações no design de produtos.
Design e Materiais: Novas Perspectivas para a Produção Tecnológica e a Sustentabilidade, coordenado pelo Professor Danilo Corrêa Silva. O objetivo geral desse projeto é promover investigações e desenvolvimentos, de caráter tecnológico e acadêmico, relativos a novos materiais e suas aplicações no design de produtos. Nesse sentido, pretende fomentar o desenvolvimento e aplicação de novos materiais advindos de processos de inovação tecnológica, bem como atender às demandas locais relativas ao aproveitamento de resíduos da produção agroindustrial de Joinville e região. As principais repercussões desse projeto são a articulação de conhecimentos e atividades entre o meio acadêmico, produtivo e a comunidade em geral; e a apropriação social de produtos com características inovadoras e sustentáveis.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Grupo de Pesquisa.
Design e Processos
Formado em 2002 o grupo Design e Processos; visa ampliar os campos de estudo e abrangendo o Design de Produto, em ações integradoras entre a graduação e o stricto sensu. O grupo conta com 4 linhas de pesquisa: desenvolvimento de novos produtos, ecodesign, gestão do design, materiais e inovação em design. Atualmente o grupo conta com 11 pesquisadores professores, do stricto sensu e da graduação em design; e 9 estudantes em nível de mestrado e graduação.
Clique aqui e saiba mais.
Design e Relações de Uso
O grupo visa o desenvolvimento de atividades orientadas para o design e relações de uso.
Design e Relações de Uso, coordenado pela Professora Marli Teresinha Everling, visa o desenvolvimento de atividades orientadas para o design (cultura da participação, novo design, protagonismo, sustentabilidade) e relações de uso (usabilidade, experiência de uso, comportamento do usuário, empatia; uso prescrito e uso real, entre outros). É uma continuidade do Projeto URBE “O estudo das relações de uso e do contexto urbano como suporte ao design prospectivo de produtos e serviços na cidade de Joinville” que visava investigação o comportamento do usuário e suas atividades no cenário urbano como recurso para produção de informações de suporte ao design prospectivo de produtos e serviços.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Grupo de Pesquisa.
Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica
O Grupo visa o desenvolvimento de pesquisas em design, fundadas na antropologia cultural contemplando ‘o design e suas fronteiras na instituição social da cultura simbólica’.
O Design e suas Fronteiras na Instituição Social da Cultura Simbólica, coordenado pela Professora Elenir Carmen Morgenstern, visa o desenvolvimento de pesquisas em design, fundadas na antropologia cultural contemplando ‘o design e suas fronteiras na instituição social da cultura simbólica’. Tratam-se de pesquisas teórico-práticas que analisam o design estudando-o não apenas fisicamente, mas como prática social em meio ao campo, considerando limites e hibridismos com outros campos. É uma continuidade do projeto SIMBOL “O design e a instituição social da cultura material e simbólica” que objetivava analisar práticas de campo do design pelo viés da antropologia cultural, estudando-as não fisicamente (técnica ou esteticamente), mas como prática social que sopese o universo simbólico de seu contexto histórico.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Grupo de Pesquisa.
Dimensões Criativas do Design para a Sustentabilidade
O grupo pretende investigar a influência do design no campo da sustentabilidade, e se propõe a fomentar e estudar os aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis em toda a cadeia de valor.
As Dimensões Criativas do Design para a Sustentabilidade, coordenado pela Professora Anna Luiza Moraes de Sá Cavalcanti: pretende investigar a influência do design no campo da sustentabilidade, e se propõe a fomentar e estudar os aspectos relevantes para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis em toda a cadeia de valor. As reflexões geradas pelas pesquisas teórico/práticas visam aplicações diretas em projetos de produtos e serviços que venham a ser convertidos para a sociedade por meio de parcerias com o setor produtivo, a academia e a comunidade. É uma continuidade do projeto RE-USE “Investigação sobre o reuso dos resíduos industriais na região de Joinville: um olhar do design a partir da abordagem do upcycling” que visava investigar o descarte de resíduos industriais sólidos passíveis de reuso na região de Joinville, procurando compreender como essa prática vem sendo realizada em algumas empresas.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.
Eficiência energética
Linha de pesquisa:
- Eficiência Energética e Sustentabilidade em Edificações.
Áreas predominantes:
- Engenharias; Engenharia Mecânica.
Clique aqui e saiba mais.
Engenharia Simultânea
O objetivo do grupo de pesquisa é explorar e aperfeiçoar produtos, processos, sistemas mecânicos e térmicos, com foco não só na tecnologia, mas também na questão ambiental. O grupo é formado por dez professores com larga experiência profissional industrial e acadêmica, uma estudante de engenharia e um técnico. Os trabalhos são conduzidos envolvendo pesquisa aplicada, utilizando os vários laboratórios físicos, entre eles, eficiência energética, auto- veículos, aero-design, caldeiras de pressão, usinagem convencional e CNC, soldagem, materiais, automação; e utilizando simulação da realidade virtual imersiva, entre eles, CAD 3D, CAE (Ansys), CAM, simulador de circuitos de Automação, simulador de robótica e sistemas de manufatura flexível, simulador de usinagem em torneamento e fresamento CNC. Outro ponto de grande importância dos trabalhos do grupo é a disseminação dos conhecimentos através da apresentação e exposição dos trabalhos executados em eventos acadêmicos, tais como: SUCST.
Clique aqui e saiba mais.
Epidemiologia de Doenças Renais e Outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Este grupo de pesquisa tem interesse em aspectos epidemiológicos envolvidos com a ocorrência de doenças renais e outras doenças crônicas não comunicáveis (não transmissíveis). Inicialmente o conceito de doenças não comunicáveis era baseado em doenças que não eram causadas por agentes infecciosos, ou seja, não eram transmissíveis. Hoje, sabe-se que muitas destas doenças crônicas não transmissíveis podem ter em sua origem agentes infecciosos e/ou agravados por fatores de risco globais como pobreza, urbanização, migração. Tais doenças crônicas podem impactar a qualidade de vida além de terem importante impacto na morbimortalidade das pessoas. Este grupo de pesquisa tem como principal foco um olhar epidemiológico de potenciais fatores agravantes associados as doenças crônicas não transmissíveis.
Clique aqui e saiba mais.
Estudos de organismos bentônicos de fundos inconsolidados vegetados e não vegetados
Linhas de pesquisa:
- Ecologia de organismos bentônicos de fundos inconsolidados;
- Ecologia do Ictioplâncton;
- Indicadores de qualidade ambiental;
- Organismos bentônicos e saúde humana;
- Poluição de ecossistemas aquáticos por plásticos e microplásticos.
Clique aqui e saiba mais.
Estudos de utilização de medicamentos
Implementação dos serviços de farmácia clínica no Sistema Única de Saúde do município de Joinville - SC. Estruturação da Farmácia Escola - SUS/Univille.
Linhas de pesquisa:
- Acompanhamento Farmacoterapêutico;
- Controle de Qualidade de Medicamentos;
- Farmácia clínica e atenção farmacêutica;
- Farmácia Hospitalar;
- Gestão da Qualidade;
- Interações Medicamentosas;
- Riscos da Automedicação;
- Toxicologia de Medicamentos.
Clique aqui e saiba mais.
Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social
O grupo visa promover ações de ensino, pesquisa e extensão em design, considerando a sustentabilidade, suas dimensões e a inovação social.
Estudos e Ações Orientados para o Design, Sustentabilidade e Inovação Social, coordenado pela Professora Adriane Shibata Santos visa promover ações de ensino, pesquisa e extensão em design, considerando a sustentabilidade, suas dimensões e a inovação social. As áreas de abrangência contemplam, prioritariamente, design e contexto urbano, sistemas produto-serviço, materiais e inovação em design. É uma continuidade do Projeto D4SMOB “Contribuições do design para o desenvolvimento sustentável de cidades: um estudo de caso em Joinville”. A investigação abordava o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, considerando inicialmente o contexto urbano de Joinville, e analisa as relações do design com sua realidade social.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.
Estudos em circulação de saberes, natureza e agricultura
O grupo de pesquisa Estudos em Circulação de Saberes, Natureza e Agricultura (CANA) propõe realizar uma ampla discussão sobre o patrimônio ambiental e seus diversos atores, ou seja, engloba fontes diversas como: a literatura, os relatórios técnicos, o corpus documental produzido pelo Estado e pela imprensa, os registros orais e iconográficos, dentre outras fontes primárias. Para tanto, envolve os conceitos de memória verde (BRAILOVSKY; FOGUELMAN, 1991), ecologia dos saberes (SANTOS, 2007), desenvolvimento insustentável (DEAN, 1997) e cultura de fresta (SIMAS, 2019). As pesquisas realizadas abrangem um plano macro ou micro histórico do patrimônio ambiental, visto através das escolhas econômicas, políticas, científicas, ambientais e culturais feitas por seus diversos atores. A abordagem interdisciplinar que perpassa os estudos sobre os espaços, paisagens e as comunidades envolvidas na pesquisa possibilitam ampliar o escopo da análise para temas, como: religiosidades.
Clique aqui e saiba mais.
Estudos interdisciplinares de patrimônio cultural
O grupo Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural é uma atualização do grupo de pesquisa História Regional, que foi formado em 2002 e agora se direciona para os estudos ligados ao patrimônio cultural. O grupo iniciou suas atividades com o projeto de pesquisa O Hospital Público e o Imaginário Social no Fim do Século, ligado à linha das representações sociais e que resultou no livro “Hospital público é assim mesmo!”: representações sociais sobre um hospital público no final do século XX (de Sandra P. L. de Camargo Guedes e Eleide A. G. Findlay, Editora Univille, 2003). No mesmo ano, o grupo publicou outra obra, dessa vez relacionada à linha do patrimônio histórico: Cine Palácio: fragmentos da história do cinema em Joinville (de Sandra P. L. de Camargo Guedes e alunos do curso de História da Univille, Editora Univille, 2003). Além de livros, diversos artigos têm sido publicados, produzidos por pesquisadores e por bolsistas de iniciação científica e de mestrado. De 2003 a 2006 o grupo desenvolveu o projeto Representações Sociais sobre o Patrimônio Histórico e Pré-Colonial dos Municípios Circunvizinhos à Baía da Babitonga, que possibilitou maior proximidade com as cidades que fazem parte da área de abrangência da Univille. Dessa pesquisa resultou uma nova e bem mais abrangente, de caráter interdisciplinar, que visa à elaboração de um atlas histórico da região da Baía da Babitonga. Desde 2008 o grupo tem sido direcionado para as pesquisas interdisciplinares, principalmente às voltadas ao patrimônio cultural. Em 2013 o grupo concluiu uma grande pesquisa interdisciplinar dirigida ao patrimônio cultural da Ilha da Rita e do Distrito do Saí, ambos em Santa Catarina, que envolveu profissionais e estudantes das áreas de História, Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Sociologia e Geografia. Os projetos atuais estão sendo direcionados para uma internacionalização das pesquisas, sobretudo por meio do projeto Representações do Brasil e de Brasileiros em Museus. Vinculado à linha do grupo voltada para o patrimônio arqueológico, está em desenvolvimento o projeto Assentamentos Humanos Pré-Coloniais na Costa Leste da Ilha de São Francisco do Sul/SC: Contribuição para uma Arqueologia Costeira e Estudos de Etnicidade, que abrange também alunos da Especialização em Arqueologia.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Grupo de Pesquisa.
Gamificação no Ensino e na Aprendizagem
Linha de pesquisa:
- Elementos da Gamificação aplicados à Educação.
Clique aqui e saiba mais.
GEARCUPA - Arte, Cultura, Patrimônio
PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO - Arte, Cultura e Patrimônio: da produção à institucionalização - relações e tensões. PESQUISAS CONCLUÍDAS: O ensino da arte na Educação Infantil; Leitura da obra de Arte; Arte Contemporânea Pós-Moderna-investigação crítica de conceitos e terminologias; Impacto do Programa Institucional Arte na Escola na Região de Joinville e sua Dimensão no Ensino e Aprendizagem; tendências Pós-Moderna na Arte Contemporânea Catarinense; Curadoria e Exposições: uma análise dos olhares e experiências nos espaços artísticos catarinense; Discurso curatorial e as possíveis influências sobre a produção artística emergente em Joinville e Florianópolis; Material Pedagógico: investigação conceitual e metodológica; Material Educativo Virtual em Arte.
Clique aqui e saiba mais.
GEFLORA - Grupo de Estudos da Floresta Atlântica
O grupo de estudos da Floresta Atlântica tem como meta gerar conhecimentos e avanços científicos sobre a biodiversidade regional, contribuindo com as políticas de conservação e preservação deste bioma.
Linhas de pesquisa:
- Anatomia e Histoquímica Vegetal;
- Conservação da Floresta Atlântica;
- Dendrocronologia;
- Ecologia Marinha;
- Floristica da Floresta Atlântica;
- Interações flora-fauna.
Cliquei aqui e saiba mais.
Gestão do conhecimento e da Inovação Tecnológica
Este grupo foi criado a partir da experiência da equipe no processo de concepção, planejamento e implantação do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região - INOVAPARQ, cujo trabalho teve início em 2008.Também foram fatores decisivos: a experiência dos pesquisadores do grupo na docência nas áreas de empreendedorismo e/ou inovação. Soma-se a isso a participação de membros da equipe na gestão e no conselho superior da incubadora Softville, a participação na criação e nas atividades do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da Universidade, hoje vinculado à Agite - Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, dentre outras. Os membros da equipe já vêm participando sistematicamente dos encontros da Anprotec e da Anpei, além de outros fóruns e congressos nacionais e internacionais relacionados ao tema.
Clique aqui e saiba mais.
Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente
Esse grupo de pesquisa tem por objetivo realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias de sua realização, sob um ponto de vista multideterminado que considere questões históricas, políticas e culturais. Desenvolve pesquisas com financiamentos institucionais (da própria UNIVILLE) e de órgãos de fomento (CNPq e CAPES). É um espaço coletivo de formação e constituição identitária de pesquisadores no que tange aos aspectos metodológicos e teóricos. Sistamaticamente as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do GETRAFOR são apresentadas em importantes eventos da educação, tais como: Anped Nacional, Anped Regional Sul, ENDIPE, EDUCERE etc.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.
Grupo de Estudos Interdisciplinares em Gestão
Os cursos do campus da Univille em São Bento do Sul têm seu foco na área de Ciências Sociais Aplicadas. A produção interdisciplinar em gestão, além de se constituir em uma alavacagem para a pesquisa, vem solidificar as pesquisas na área, fomentando, assim, a produção científica, o que certamente influenciará na qualidade do ensino oferecido, além de fortalecer o tripé ensino/pesquisa/extensão, no qual se assenta a Universidade. Atualmente, a ênfase dos docentes recai sobre o ensino. Com a criação do grupo, espera-se instituir uma cultura realmente acadêmica, que leve em conta as necessidades do campus no que tange à pesquisa e à produção científica e, consequente, à melhoria da qualidade de ensino. Uma das mais importantes repercussões do trabalho certamente tem sido os projetos de extensão universitária, as apresentações em congressos nacionais e internacionais e a iniciação científica de alunos de diferentes cursos.
Clique aqui e saiba mais.
Grupo de Pesquisa e Estudos em Informática Aplicada
O Grupo de Pesquisa e Estudos em Informática Aplicada está vinculado ao departamento de Informática da Univille e está dividido em 4 linhas de pesquisa. Sistemas de Informação e Engenharia de Software, Empreendedorismo e Inovação, Descoberta do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta do grupo é permitir a articulação e integração de conhecimentos aplicados à resolução científica de problemas.
Clique aqui e saiba mais.
Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento e Qualidade de Produtos Farmacêuticos
O grupo tem como objetivos desenvolver o conhecimento científico / tecnológico e formar recursos humanos nas áreas de desenvolvimento, produção e análise de medicamentos e produtos cosméticos. Possui pesquisadores com formação e experiência científica nas áreas de Tecnologia Farmacêutica, Farmacotecnia, Controle de Qualidade e Farmacologia. Tem atuado principalmente no desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, com foco em tecnologias empregadas para prolongar a liberação ou para aumentar o perfil de dissolução e biodisponibilidade de fármacos. Os principais sistemas estudados são os comprimidos, as micropartículas, os sistemas matriciais de liberação prolongada, as dispersões sólidas e os sistemas liquisólidos.
Clique aqui e saiba mais.
Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias
O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre o currículo no âmbito das políticas curriculares e das práticas educativas da educação básica, bem como estudos sobre o trabalho e a formação de professores, especialmente no que se refere ao uso das tecnologias digitais. Como espaço dialógico, o grupo é constituído por professores (as) pesquisadores (as) do programa de Pós-Graduação em Educação, dos cursos de Licenciatura e outros cursos afins da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE; por alunos (as) do Mestrado em Educação e dos cursos de licenciatura da UNIVILLE, por professores (as) da Educação Básica e por pesquisadores (as) de outras universidades.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Grupo de Pesquisa.
Imagem e as Ferramentas de Concepção e Desenvolvimento de Artefatos no Campo do Design
Este Grupo de Pesquisa objetiva desenvolver pesquisas relacionadas à imagem, como sistema simbólico, e os processos de concepção e desenvolvimento de artefatos no campo do design.
A Imagem e as Ferramentas de Concepção e Desenvolvimento de Artefatos no Campo do Design, coordenado pelo Professor João Eduardo Chagas Sobral, objetiva desenvolver pesquisas relacionadas à imagem, como sistema simbólico, e os processos de concepção e desenvolvimento de artefatos no campo do design; visa, ainda, potencializar pesquisas teóricas e práticas sobre a cultura material e fabril, articular atividades junto com parceiros de pesquisa, e, avançar com a interdisciplinaridade entre a graduação, pós-graduação e setor produtivo. É uma continuidade do Projeto Íris 1 “A imagem fotográfica e as ferramentas de concepção e desenvolvimento de projetos de artefatos tridimensionais” que visava estudar as relações entre a imagem fotográfica e os processos de concepção e desenvolvimento de objetos tridimensionais.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.
Imaterialidade da cultura material em uma perspectiva interdisciplinar: Patrimônio Cultural
Imaterialidade da cultura material em uma perspectiva interdisciplinar: Patrimônio Cultural, Teologia e Sociedade
Atividades de inserção social, como palestra sobre ética e memória social em escolas, comunidades eclesiais, bem como apresentação de resultados da pesquisa em congressos, seminários e eventos afins. Atividade de pesquisa no Instituto de Ética da Friedrich-Schiller-Universität na cidade de Jena na Alemanha. Parceria com a Universidade de Jena, com a Universidade em Nuerenberg e com as Faculdades EST, grupo de pesquisa de Teologia Pública em Perspectiva Latino-americana. Publicações em revistas especializadas.
Clique aqui e saiba mais.
Laboratório de Estudos em Design-Cidade [LECid]
Associado ao PPGDesign da Universidade da Região de Joinville (Univille), o grupo atua com olhar participativo, colaborativo e multidisciplinar sobre a cidade e promover a interação social neste espaço, considerando a produção de sentidos no âmbito do design, arte, cultura e urbanismo. O laboratório foi estruturado a partir da percepção da necessidade de entendimento dos problemas relacionados à cidade de Joinville e da necessidade de qualificar produtos e serviços que apoiem as atividades associadas à mobilidade, ao lazer, trabalho, entre outras, que os cidadãos desempenham neste cenário. Dentre os resultados alcançados destacam-se: (1) estruturação do laboratório e de seminários multidisciplinares; (2) mesas redondas e grupos de estudo com foco nos desafios da cidade de Joinville; (3) projetos de PIBICs e TCCs da graduação e do PPGDesign; (4) parcerias com o SEPUD e o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental para projetos integrados, (5) participação na rede LENS/Brasil.
Clique aqui e saiba mais.
Leituras e Escritas em Práticas Pedagógicas
O grupo tem por objetivo realizar pesquisas que relacionem as questões de leitura e de escrita em diferentes práticas educativas. Considera-se que o estudo das práticas educativas com a escrita e a leitura, em diferentes contextos, tem relevância social fundamental, uma vez que perpassam todas as atividades educativas, uma vez que o fazer pedagógico (de todas as áreas) tem sua centralidade na escrita. Tal preocupação está pautada na concepção de sujeitos em sua individualidade, com suas próprias trajetórias de envolvimento com a escrita que se refletem em seu processo de formação e inserção no universo da escrita. Pretende-se que as pesquisas do grupo contribuam para as discussões envolvendo práticas de leitura e de escrita, tornadas visíveis a partir da defesa de dissertações de mestrado, da publicação de artigos acadêmicos e da participação em eventos de divulgação científica.
Clique aqui e saiba mais.
Madeiras Históricas: anatomia, saberes e conservação da biodiversidade
O grupo de pesquisa nominado Madeiras Históricas: anatomia, saberes e conservação da biodiversidade, por meio de suas pesquisas, contribuirá com o avanço do conhecimento acerca do uso histórico da floresta e de suas madeiras por diferentes sociedades humanas, com enfoque na identificação de espécies, caracterização anatômica das madeiras, registro dos saberes humanos, vinculação ao uso tecnológico da madeira e a sua relação com a conservação da biodiversidade.
Linhas de pesquisa:
- Anatomia da madeira em contexto arqueológico;
- Anatomia, identificação e qualidade de madeiras históricas;
- Patrimônio Florestal.
Clique aqui e saiba mais.
Mapeamento e modelagem espacial
Empregar métodos de Geoprocessamento para a obtenção de dados (estimadores) para a análise espaço-temporal; Desenvolver e aplicar tendências metodológicas de análises espaço-temporais; Validar estimadores sociais e biofísicos na geração de indicadores de qualidade ambiental e da saúde; Identificar processos naturais que afetam diretamente a qualidade de vida da população; Empregar modelagens espaciais na análise do ambiente e qualidade ambiental e da saúde;
Clique aqui e saiba mais.
Materiais Poliméricos
O Grupo de Pesquisa em Materiais Poliméricos, criado em 2002, é formado por pesquisadores com diversas formações e compreende várias linhas de pesquisa. Uma das linhas tem por finalidade a síntese de biopolímeros por fermentação (polihidroxialcanoatos, celulose bacteriana) utilizando substratos de baixo custo e buscando estratégias de fermentação eficientes para aumentar a produtividade de polímero. O grupo também estuda a modificação de biopolímeros, por meio de blendas, incorporação de substâncias metálicas e outros aditivos, como aromas, visando diferentes aplicações. Outra linha compreende o desenvolvimento de biomateriais poliméricos para aplicação na área médica e odontológica, atuando por exemplo no estudo de membranas para periodontite e membranas para queimaduras. Outra linha de pesquisa foca no estudo de compósitos, biocompósitos e nanocompósitos, tanto de termoplásticos quanto de termorrígidos. O grupo mantém parcerias com pesquisadores de diferentes e indústrias da região.
Clique aqui e saiba mais.
Mecanismos de Saúde e Doença
Despertar no aluno o interesse pela pesquisa, mostrar a importância do uso de modelos animais no estudo de patologias, modelos estes, que auxiliam no entendimento das alterações, dos mecanismos envolvidos na patogênese de doenças e na busca de terapias adjuvantes para o tratamento. Propiciar o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares visando a formação acadêmica. Possibilitar a integração de diferentes instituições de ensino correlacionando saúde e ambiente.
Clique aqui e saiba mais.
Novos processos e técnicas na terapêutica clínica odontológica
Este Grupo de pesquisa está inserido na Universidade de Joinville - Univille, tendo sido criado em 2018. Tem como principal característica sua proximidade com a indústria e consequente inserção em empresas do setor odontológico, buscando o desenvolvimento e resolução de problemas clínicos diários através da pesquisa aplicada, testando e desenvolvendo novos processos e técnicas na terapêutica clínica odontológica.
Clique aqui e saiba mais.
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB
O grupo de pesquisa busca fomentar as discussões sobre a história, a cultura e a valorização das populações afro-brasileiras, envolvento atuações múltiplas na pesquisa, na extensão e no ensino. O grupo é formado por doutorandos e mestrandos do Programa em Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade e os graduandos de diferentes cursos da Univille. Ademais, conta com a participação do Movimento Negro.
Clique aqui e saiba mais.
Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação
Esse grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas e Práticas Educativas: investiga a arte/educação e educação patrimonial com foco nas políticas públicas e práticas educativas; 2. Metodologia, Formação, Currículo e Avaliação.
O NUPAE, criado e legitimado pela UNIVILLE em 2003 e cadastrado no CNPq no mesmo ano, tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa no contexto interno e externo da Instituição, com parceria da UMINHO, Braga/Portugal. O grupo é formado por bolsistas dos cursos de graduação e pós-graduação; professores/coordenadores dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia, Matemática, História, Design; alunos e ex-alunos dos Mestrados em Educação, Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE e membros de outros estados (SP e PR). Esse grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: 1. Políticas Públicas e Práticas Educativas: investiga a arte/educação e educação patrimonial com foco nas políticas públicas e práticas educativas; 2. Metodologia, Formação, Currículo e Avaliação: investiga a educação formal, não formal e informal, currículo e avaliação. O Núcleo tem vasta publicação e atuação em eventos científicos, a fim de socializar conhecimentos com a comunidade, em especial com as redes públicas.
Clique aqui e acesse as informações completas do Grupo de Pesquisa.
Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades - NEPS
O Núcleo de Pesquisa em Educação, Políticas e Subjetividades - NEPS surge a partir da ampliação dos estudos e pesquisas realizados no Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para Educação e Infância - GPEI. Assim, como GPEI, o NEPS está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville / UNIVILLE. É constituído por professores/as: do programa de Pós-Graduação em Educação, das Licenciaturas, das redes Públicas de Educação; por alunos/as e egressos/as do Mestrado em Educação e da graduação e por professores pesquisadores de outras universidades. O objetivo do NEPS é consolidar mais um espaço para discussões, estudos, investigações e sistematização de conhecimento sobre as políticas públicas, a formação de professores/as da educação básica e dimensão subjetiva desses sujeitos.
Clique aqui e saiba mais.
Patrimônio Cultural, Inovação e Propriedade Intelectual: Desenvolvimento Regional e Sustentável
O foco do grupo é identificar como a gestão e a proteção do patrimônio pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento, tendo em vista a nova realidade proveniente da sociedade da informação. Nesse novo paradigma, a inovação e a propriedade intelectual são palavras-chave do setor produtivo, o que reflete direta e indiretamente na preservação do patrimônio cultural, em suas várias vertentes, da mesma forma que a cultura enfrenta novos desafios com sua economicidade.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Grupo de Pesquisa.
Pesquisa de Gestão de Marcas e Design de Produtos
São três objetivos específicos dentro deste Grupo de Pesquisa.
Pesquisa de Gestão de Marcas e Design de Produtos, coordenado pelo Professor Elcio Ribeiro da Silva. Visa: (1) Distinguir os princípios do Design contemporâneo considerando aspectos de interação e comportamentos de consumo com novos estímulos, fruto da evolução urbana e tecnológica; (2) Identificar as aplicações do design contemporâneo na construção de marcas em conformidade ao design em contextos urbanos, mercadológicos e comportamentais. Compreender a transformação e influência da cultura material, seus valores e suas questões simbólicas e estéticas; (3) Mensurar possíveis impactos da comunicação de marcas no mercado e na sociedade - quanto às ações e repercussões do design nas práticas de produção, gestão e comportamentos para a conscientização de valores mais sustentáveis no consumo.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Grupo de Pesquisa.
Processos Biotecnológicos
Parte deste grupo de pesquisa já atuava em conjunto desde 1993, no extinto Centro de Desenvolvimento Biotecnológico - CDB (Joinville - SC). Com a transferência de alguns dos pesquisadores do Centro para a UNIVILLE, o Grupo foi reativado na Universidade em 1997. Os trabalhos desenvolvidos pela equipe têm por finalidade a busca de soluções para problemas regionais e/ou de alternativas economicamente viáveis para a síntese de produtos de interesse industrial. Dentro desse contexto, tem se buscado parcerias com empresas, assim como com cooperativas da região, com o objetivo final de transferir a tecnologia gerada para o setor produtivo e estender os conhecimentos à comunidade. Até o momento, cerca de 160 alunos de graduação atuaram como estagiários ou bolsistas de Iniciação Científica em projetos do Grupo, 8 teses de doutorado, 40 dissertações de Mestrado foram concluídas e 3 bolsistas DTI fizeram parte da equipe. Atualmente, 5 doutorandos e 8 mestrandos fazem parte do grupo.
Clique aqui e saiba mais.
Produção Mais Limpa em Processos Industriais
Reciclagem de peças de ABS cromadas decapadas com solução livre de ácido nítrico. Jornal de Polímeros e Meio Ambiente, Estudo da Secagem de Pseudocaules de Banana e Influência do Tamanho das Partículas na Sacarificação da Biomassa e na Produção de Etanol Celulósico. BioEnergy Research, Reciclagem por injeção e cromagem de peças de acrilonitrila-butadieno-estireno decapadas em ácidos clorídrico e nítrico. Jornal de Polímero Aplicado. Caracterização e produção de briquetes de resíduos da cultura da banana e do beneficiamento do arroz. Progresso Ambiental e Energia Sustentável.
Clique aqui e saiba mais.
Saúde materno infantil
Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo estão centrados no estado nutricional do par-mãe criança ao longo dos anos. São investigados diversos determinantes do estado nutricional materno-infantil, envolvendo tanto prematuridade como excesso de peso corporal, em diferentes grupos etários da população. Desde 2012 o grupo acompanha uma coorte de nascimentos em Joinville (Estudo PREDI), e desenvolve estudos em diversas áreas de forma a identificar os fatores que levam ao excesso de peso corporal do par mãe-criança ao longo dos anos. Em 2019 deu-se inicio o estudo ROP, um estudo de intervenção nutricional que objetiva determinar os principais preditores da retinopatia da prematuridade. Os dados obtidos contribuem para o desenvolvimento de programas de saúde que visem a educação da família para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Clique aqui e saiba mais.
Subjetividades e (Auto)biografias
O escopo das discussões do grupo está pautado nos desafios do trabalho de "escritas de vidas" e no entendimento de que o registro (auto)biográfico se configura uma produção heurística. Os debates acerca dos rizomas construídos com as (auto)briografias nas redes sociais, a democratização das narrativas, os discurso implicados nas "arquiteturas de si", nas "tecnologias do eu", ou do "si mesmo" e os processos de subjetivações contemporânea estão presentes e perpassam as investigações sobre práticas discursivas no campo político da educação e da memória. O grupo preocupa-se com a construção de acervos em rede de (auto)biografias marcadas pelos discursos contemporâneos relacionados às subjetividades a partir dos discursos de sucesso, da organização para o futuro das implicações espistemológicas desse tipo de narrativa, mas, também, com os fatores políticos da democratização das "histórias de vida" como patrimônios culturais.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Grupo de Pesquisa.
Sustentabilidade, Tecnologia, Design e Inovação Social
Linhas de pesquisa:
- Gestão da Inovação e Sustentabilidade;
- Tecnologia para Inovação e Negócios de Impacto Social.
Clique aqui e saiba mais.
Tecnologia para Inovação e Negócios de Impacto Social
O projeto se propõe a discutir o papel do design no processo de transformação da sociedade e no fortalecimento do empreendedorismo social.
Tecnologia para Inovação e Negócios de Impacto Social, coordenado pelo Professor Luiz Melo Romão, o projeto se propõe a discutir o papel do design no processo de transformação da sociedade e no fortalecimento do empreendedorismo social. Tem como objetivo pesquisar e elaborar ferramentas inovadoras e práticas para estimular e apoiar a criação e desenvolvimento de soluções para problemas sociais, incentivar a criação de novos negócios através de produtos, processos ou serviços sustentáveis e criativos que gerem impacto social e ambiental e criar formas de medir o impacto social gerado a partir da evolução das propostas geradas com os acadêmicos do programa.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre o Curso.
Turismo e Território
As repercussões do grupo de pesquisa estão relacionadas a aplicabilidade dos projetos desenvolvidos para a área do turismo por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento da Univille e de demais instituições parceiras junto as suas respectivas comunidades, cujos trabalhos tenham sido submetido a produção de trabalhos científicos e publicados em revistas e eventos técnico-científicos.
Clique aqui e saiba mais.
Uso Racional de Plantas Medicinais
Difundir a utilização correta de plantas medicinais como alternativa e estratégia de autocuidado em saúde para a população de Joinville, considerando os conhecimentos científico e tradicional na construção dos saberes.
E-mail: cyhering@gmail.com
Valorização e minimização de resíduos visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social
São três objetivos estratégicos neste Grupo de Pesquisa.
Valorização e minimização de resíduos visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social, coordenado pela Professora Noeli Sellin. O projeto tem como objetivos: (1) Agregar valor a resíduos oriundos de diferentes processos e sistemas a partir de estratégias e tecnologias que promovam a reutilização, reparo, remanufatura e reciclagem; (2) Desenvolver ou aprimorar sistemas, produtos, processos e serviços com base na economia circular, visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social; (3) Desenvolver soluções estratégicas e inovadoras para redução dos impactos ambientais gerados por bens de consumo, serviços, sistemas e processos, nas etapas de pré-produção, produção, distribuição, consumo e descarte/reciclagem, aplicando a Análise de Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta para o design para a sustentabilidade e o design estratégico.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.