Grupos de pesquisas / FURB
123 registro(s) encontrado(s)
Análise Ambiental e Ecodesenvolvimento
Líderes: Cristiane Mansur de Moraes Souza e Gilberto Friedenreich dos Santos
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7043646318618861
Arte e Estética na Educação
Líderes: Carla Carvalho e Marco Aurelio da Cruz Souza
As Relações entre arte, estética e educação, discutindo formas de interação dos sujeitos a partir de manifestações da arte visual, cênica, musical ou literária são o interesse do Grupo de pesquisa. Para tal investiga Processos de mediação cultural e educação estética em espaços formais ou não formais de ensino. Tem como Objetivo: Investigar relações entre arte, estética e educação, discutindo as formas de interação dos sujeitos a partir de manifestações da arte seja visual, cênica, musical ou literatura buscando compreender processos de mediação cultural e educação estética em espaços formais ou não formais de ensino
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9161673100369501
BIOTEC - Biotecnologia e Sustentabilidade
Líder: Lisiane Fernandes de Carvalho
O grupo de pesquisa Biotec - Biotecnologia e sustentabilidade, procura contribuir no desenvolvimento industrial, econômico, social e ambiental da região de Blumenau/SC, através de pesquisas e ações na área biotecnológica, procurando desenvolver a economia circular. Com isso, o grupo visa a otimização, bem como o desenvolvimento de novos produtos e processos buscando incentivar o retorno de materiais e produtos ao final do seu ciclo à cadeia produtiva, assim gerando maior valor e contribuindo na redução do impacto ambiental.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2016876075131445
BIOTRANS - Grupo de Biotransformação e Catálise Enzimática
Líderes: Paulo Cesar de Jesus e Renato Wendhausen Júnior
Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo envolvem aplicações de microrganismos e enzimas na síntese de compostos orgânicos utilizados como intermediários na preparação de molécula com possível atividade biológica. Imobilização de biocatalisadores em suportes sólidos com ênfase em síntese orgânica. Outra área de atuação é a degradação de corantes via oxidação química e biocatálise, principalmente pela localização geográfica do grupo, em uma região de industrias têxteis. Nestes trabalhos são explorados diferentes oxidantes e realizado um estudo cinético do processo para uma possível aplicação industrial.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4705301171472914
Calcinação de argilas cauliníticas
Vinculada ao grupo de pesquisa "CraqTerm - Craqueamento Térmico e Biocombustíveis"
A descrição será posta em breve.
Caracterização física e química de biocombustíveis
Vinculada ao grupo de pesquisa "CraqTerm - Craqueamento Térmico e Biocombustíveis"
A descrição será posta em breve.
CEMOPE - Centro de Memória Oral e Pesquisa em História
Líder: Cristina Ferreira
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0239446513416585
Centro de pesquisa em História da América
Líder: Juliana de Mello Moraes
Esse grupo de pesquisa tem como objetivo principal desenvolver pesquisas dedicadas ao espaço Iberoamericano, portanto toda a América e Península Ibérica (Portugal e Espanha), em distintos temas, problemas ou temporalidades, inserindo a Universidade Regional de Blumenau (FURB) dentre as instituições promotoras de investigação nessa área. A divulgação dos resultados deverá ocorrer, principalmente, através da participação em congressos nacionais e internacionais, de publicações de artigos e orientações de trabalhos de fim de curso de graduação (TCC).
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8059586234016120
Ciências Agrárias
Acesse e conheça este grupo de Pesquisa
Os grupos de Pesquisa constituídos por pesquisadores que se organizam hierarquicamente em torno de uma liderança para o desenvolvimento de linhas de pesquisa. Fornecendo informações essenciais tanto para o desenvolvimento da pesquisa como para a articulação de cursos de pós-graduação, o Diretório dos Grupos de Pesquisa tem como uma das suas principais finalidades a possibilidade de ser utilizado pela comunidade científica para identificar os grupos por tema de trabalho.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Ciências Biológicas
Acesse e conheça mais sobre este Grupo de Pesquisa.
Os grupos de Pesquisa constituídos por pesquisadores que se organizam hierarquicamente em torno de uma liderança para o desenvolvimento de linhas de pesquisa. Fornecendo informações essenciais tanto para o desenvolvimento da pesquisa como para a articulação de cursos de pós-graduação, o Diretório dos Grupos de Pesquisa tem como uma das suas principais finalidades a possibilidade de ser utilizado pela comunidade científica para identificar os grupos por tema de trabalho.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Ciências Veterinárias
Líderes: Joelma Lucioli e Thiago Neves Batista
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7163648480266218
CISMO - Cultura, Inovação, Sustentabilidade e Moda
Líderes: Juliana de Mello Moraes e Adilson da Silva
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8699543868028754
Comunicação e Educação Midiática
Líderes: Rafael José Bona e Larissa Schlögl
O grupo tem por objetivo desenvolver estudos interdisciplinares que envolvem as áreas de Comunicação e Educação, e tem envolvido alunos da graduação e pós-graduação da Furb. O principal foco de pesquisa são as práticas de educomunicação que envolvem interfaces e processos envolvendo o cinema, as histórias em quadrinhos, os produtos audiovisuais de streaming e suas práticas de transmídia educativa em espaços formais e não formais da educação. Desde a sua criação, o grupo já publicou dezenas de artigos em revistas científicas (Qualis Capes) e em anais de evento, além de ter publicado o livro Comunicação e Educação: intertextos, reflexões e propostas (Editora Appris, 2021), com o resultado de algumas pesquisas desenvolvidas pelo grupo.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7526180393440378
CONSTINTER - Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização
Líder: Milena Petters Mello
O CONSTINTER foi criado em 2012, na FURB, com o objetivo de fomentar as pesquisas e os estudos de aprofundamento em Direito Constitucional e promover reflexões sobre o constitucionalismo contemporâneo no contexto dos processos de globalização e intensificação das relações internacionais e transnacionais. Estimular o estudo do Direito como "política constitucional", os estudos em comparação constitucional e as relações de cooperação acadêmica interinstitucional e internacional, sobretudo as relações de intercâmbio com a Itália e os países da UE e Mercosul. Focalizar os novos desafios colocados para o constitucionalismo contemporâneo, particularmente no que concerne à questão ambiental, à tutela dos direitos humanos e dos direitos fundamentais, os novos direitos, a proteção dos bens comuns, o desenvolvimento sustentável e as políticas públicas. Estimular o estudos sobre boa governança e os intercâmbios de good practices para a garantia dos direitos concernentes a estas temáticas.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6279467640831409
CraqTerm - Craqueamento Térmico e Biocombustíveis
Líder: Vinicyus Rodolfo Wiggers
Este grupo de pesquisa é um "spin-off" do grupo de pesquisa intitulado "Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos". Este grupo vem envidando esforços para se posicionar como referência no desenvolvimento do processo de craqueamento térmico de óleos vegetais e resíduos gordurosos. O grupo possui unidades em regime contínuo de operação, tanto em escala de bancada como piloto, além do acesso a diversos equipamentos de instrumentação analítica para caracterização dos produtos.
Criança e Movimento
Líderes: Marcus Vinicius Marques de Moraes e Janaina Real de Moraes
O Grupo Criança e Movimento trabalha com o tema Desenvolvimento Motor na Infância e as Interações com o ambiente. Tem-se apresentado trabalhos em congressos específicos da área de Desenvolvimento Infantil e em Congressos de Fisioterapia e Educação Física. A Existência do Criança e Movimento junto ao LABEC funciona como incentivador de estudantes para iniciação científica.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9263183131511079
Diagnóstico microbiológico das doenças infecciosas, epidemiologia molecular e resistência bacteriana
Líder: Alessandro Conrado de Oliveira Silveira
Pretende atuar em conjunto com outras instituições públicas e privadas de saúde, a fim de prover dados indispensáveis para os gestores públicos de saúde, seja na investigação da etiologia das doenças infecciosas, mapeamento das vias de disseminação de patógenos e genes de resistência através de ferramentas de epidemiologia molecular ou até mesmo detecção e monitoramento dos principais mecanismos de resistência aos antibacterianos. Através da obtenção e divulgação dos resultados em congressos e artigos, pretendemos sensibilizar a comunidade científica para os perigos associados à tais patologias e divulgar dados obtidos em nosso Estado.
Diversidade da Fauna Catarinense
Líderes: Sérgio Luiz Althoff e Geraldo Moretto
A diversidade da fauna catarinense em muitos grupos é pouco estudada. Conhecimentos básicos da biologia, ecologia, dinâmica populacional, genêtica entre outros são áreas de interesse deste grupo de pesquisa. Estas informações são fundamentais para trabalhos tanto em nível de conservação, como em nível de uso e manejo dos recursos naturais.
Para mais informações: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6410074268172187
DTIn - Direito, Tecnologia e Inovação
Líder: Alejandro Knaesel Arrabal
Por meio da articulação multidisciplinar, o grupo aspira: produzir e consolidar saberes jurídicos integrados aos desafios que emergem do desenvolvimento tecnológico e da Inovação; promover pesquisas que contribuam para a aproximação das práticas desenvolvidas nos ambientes Universitário e Empresarial; apoiar projetos e ações do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Regional de Blumenau.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6411747775750252
Ecologia de comunidades e populações de plantas
Vinculada ao grupo de pesquisa "Estudos em Biodiversidade Tropical"
A descrição será posta em breve.
Ecologia e diversidade genética de espécies da mata atlântica
Líderes: Ricardo Bittencourt e Paula Angélica Roratto
Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Ecologia e Diversidade Genética de Espécies da Mata Atlântica desenvolvem trabalhos, principalmente de ecologia e diversidade e estrutura genética, com espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica, visando gerar informações que sirvam para embasar estratégias de conservação dos recursos genéticos desse importante e ameaçado bioma.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0252942098294361
Educogitans - Filosofia e Educação
Líderes: Adolfo Ramos Lamar e Antonio Jose Muller
Vinculado ao Programa de Pósgraduação Stricto Sensu em Educação da FURB, aborda as tendências teórico-metodológicas na Educação, Educação Física, Educação Comparada e Educação Intercultural no Brasil, América Latina e Caribe. Cofundador e cocoordenador do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE). Colabora com o Paideia, LAPPLANE e GEPALE da FE/UNICAMP, a Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e diversas sociedades de Educação Comparada; o projeto "Trajetória da Educação Integral no Brasil (2007 a 2016): análise da política educacional em estados brasileiros", os projeto MERCOSUL "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e "Os programas de Pós-graduação à distância no Mercosul". Participou de projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CAPES, FAPESC, CNPq, União Europeia e MERCOSUL.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3284145820052530
Empreendedorismo e Negócios Internacionais
Incentivo ao conhecimento por meio de estratégias específicas e participação em eventos internacionais.
Alguns dos impactos deste Grupo de Pesquisa: a) Acordo com instituições no Brasil e exterior (Halmstad,Pavia, Univali, Esag...); b) Participação em eventos e congressos nacionais e internacionais (American Academy of Management, Academy of International Business, European International Business Academy, EnAnpad...); c) Publicação em Journals de alto impacto; d) Projetos com fomento externo Sebrae, Fapesc, CNPq...; d) Organização de Eventos: Egepe, Semana Global do Empreendedorismo de Blumenau, entre outros.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Engepab - Engenharia de Processos e Produtos na Área de Alimentos e Bebidas
Líder: Carolina Krebs de Souza
A descrição será posta em breve.
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Líderes: Arleide Rosa da Silva e Daniela Tomio
As pesquisas desenvolvidas no grupo abordam processos de formação inicial e continuada de docentes e práticas educativas em contextos de educação científica tanto em espaços formais como não formais. Busca ampliar a compreensão dos processos de produção do conhecimento humano e da tecnologia, suas aplicações, consequências e limitações, incentivando o gosto por temas ligados às vocações científico-tecnológicas. O coletivo de pesquisadores fazem parte do PPGECIM - Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e do PPGE - Programa de pós-graduação em Educação da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Destaca-se que o grupo desenvolve pesquisa vinculada a Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC com sede na Universidade de Barcelona - Espanha.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8433198533847855
Estudo dos Determinantes da Saúde Coletiva
Líderes: João Luiz Gurgel Calvet da Silveira e Maria Urânia Alves
Contribuir para o conhecimento científico dos fatores envolvidos no processo de saúde-doença da saúde bucal, compreendendo as variáveis biopsicossociais numa perspectiva inter e multidisciplinar. Desenvolvimento de uma Política Municipal de Integração Ensino-Serviço-Comunidade.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6356114386509960
Estudo Químico e Biológico de Substâncias Bioativas
Líder: Ana Lúcia Bertarello Zeni
O foco do grupo no estudo químico e biológico de substâncias bioativas produzidas por plantas sazonalmente e sua influência pelo clima principalmente fenólicos também abrange também a investigação de atividades biológicas, antioxidante, neuroproteção, antidepressiva e fotoprotetora. Além disso, os mecanismos de ação destes compostos torna-se importante para a compreensão e futuro desenvolvimento de produtos e novas estratégias terapêuticas visando doenças de difícil tratamento. Este tipo de estudo se justifica tendo em vista a elevada incidência de custos e efeitos colaterais além do baixo índice de remissão e não adesão ao tratamento e, seus impactos sociais e econômicos. Considera-se também que o estudo de novas drogas para tratar doenças têm sido dificultado pela falta de compreensão dos mecanismos moleculares e patofisiológicos destas doenças, sendo assim informações sobre os fatores envolvidos e relações de interdependência devem contribuir para avanços nesta área.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9253543235404616
Estudos em Biodiversidade Tropical
Líder: André Luís de Gasper
O coordenador do grupo coordena a Rede Brasileira de Herbários. Além disso, estamos participando da execução, sob a coordenação do Dr. Alexander C. Vibrans do departamento de Engenharia Florestal da FURB, o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, financiado pela Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, FAPESC, com apoio da EPAGRI. Objetiva levantar o estado (qualitativo e quantitativo) das florestas de Santa Catarina. O projeto foi iniciado em 2004 e continua em execução no segundo ciclo de remedição. Os trabalhos executados por este grupo servem de base para gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí e de todas as bacias de SC, para o manejo e a conservação dos recursos naturais, para entendimento dos processos ecológicos de populações e de comunidades. Além disso, auxiliou na criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí. O grupo conta com um herbário com 63 mil exsicatas (www.furb.br/herbario).
Estudos Linguísticos e Literários
Líderes: Karina Zendron da Cunha e Clóvis Reis
O Grupo Estudos Linguísticos e Literários (ELLIT) obteve seu registro no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, no ano 2000. A partir desse período, divulgou seus trabalhos em eventos locais - como a Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE) e em congressos e simpósios nacionais e estrangeiros, tendo publicado artigos e resumos em anais e em periódicos científicos. Em 2004, a partir das pesquisas sobre autores catarinenses realizadas pelo ELLIT, criou-se um espaço na Revista de Divulgação Cultural da FURB para destacar talentos do estado de Santa Catarina, contemplando escritores e pesquisadores. Em 2007 implantou-se a linha de pesquisa Comunicação e Linguagens Contemporâneas (ELLIT) e criou-se a "Linguagens: revista de Letras, Artes e Comunicação" da FURB, periódico para o qual apontam as linhas de pesquisa do ELLIT. Em 2018 foi relançada a RDC, após dez anos de interrupção da revista, contando com publicações e participação no conselho de membros do ELLIT.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6901980558270976
Estudos midiáticos regionais
Líder: Clóvis Reis
O grupo de pesquisa Estudos Midiáticos Regionais aborda variados aspectos relacionados à origem, ao desenvolvimento, à gestão e ao perfil dos meios de comunicação no Estado de Santa Catarina; a produção e recepção das mensagens veiculadas nos grupos midiáticos regionais; o papel dos anunciantes e suas estratégias de comunicação institucional e promocional.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3707956659130254
Ethos, Alteridade e Desenvolvimento
Líderes: Lilian Blanck de Oliveira e Elcio Cecchetti
Fundado em 2004, o Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC), da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Constituído por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, o grupo de pesquisadores e pesquisadoras estuda e investiga questões relacionadas à compreensão das diversidades histórico-culturais e territórios, com ênfase nos eixos articuladores: ética e alteridade, interculturalidade e bem viver, diversidade religiosa e direitos humanos, currículo e formação docente. O GPEAD desenvolve pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem publicado vários livros, artigos e trabalhos em eventos. Promove cursos de extensão universitária, disciplinas de graduação e seminários para pós-graduação. Desenvolve processos coletivos de pesquisa interinstitucionais subsidiado por diferentes fontes de fomento.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1492551714180068
FATBlu - Desenvolvimento
Líderes: Lorena Benathar Ballod Tavares e Cristiane Vieira Helm
Com atuação junto ao Programa de pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), o grupo FATBlu trabalha com a inovação tecnológica no sentido de utilizar biomassa florestal e agroindustrial para uso em processos biológicos com fungos basidiomicetos comestíveis e medicinais, degradadores de madeira. Também utiliza processos físicos e químicos para remoção de contaminantes industriais e produção de polpa de celulose e de compósitos com material fibroso. Atualmente, o grupo atua em quatro linhas de pesquisa e os resultados obtidos nos trabalhos dessas linhas resultaram em mais de 30 dissertações, várias artigos, livros e capítulos de livros, além de diversas participações em congressos, aos quais já resultaram em oito premiações. Atualmente estão em curso dois trabalhos de doutorado, após a inserção desse nível do stricto senso no PPGEA, em 2014.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6090676956719249
FATTEX - Têxtil
Líderes: Jürgen Andreaus e Ivonete Oliveira Barcellos
Atua nas áreas química, engenharia química, ciência e tecnologia de materiais, bioquímica e biotecnologia. Objetiva o desenvolvimento de processos inovadores, ecológicos e sustentáveis para o beneficiamento químico de materiais têxteis e o tratamento e a reutilização de efluentes e rejeitos têxteis, assim como para o aproveitamento e a valorização de resíduos agroindustriais visando a produção de biocombustíveis, produtos químicos de valor agregado e novos materiais no sentido da biorrefinaria, envolvendo o uso de biotecnologia, de solventes e tecnologias verdes. Trabalha com materiais poliméricos naturais e sintéticos, incluindo blendas e materiais têxteis, biomassas lignocelulósicas e rejeitos têxteis e agroindustriais. Os projetos desenvolvidos permitem intercâmbios intra- e interinstitucionais e a integração entre a universidade e o segmento produtivo como das áreas têxtil, de biotecnologia, de biocombustíveis e de biorrefinaria , o que é de relevância regional e nacional.
Mais informações em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5628902366063161
Finanças e Investimentos
Líder: Tarcísio Pedro da Silva
As finanças empresariais são objeto de estudo, de forma estruturada como parte do processo de gestão financeira das organizações, quando considerados as finanças empresariais. A pesquisa de Shaw (1954) recebe destaque a necessidade de discutir a formação de uma Teoria de Finanças Empresariais, fato que perdura como centro da formação teórica no ambiente financeiro. Alinhado ao objeto de estudos em finanças, as pesquisas em Investimentos tomam fundamento ao momento em que os recursos financeiros empresariais, além de serem escassos, servem de garantias na estrutura de capital e desempenho financeiro, que oportuniza as pesquisas sobre o tema de investimentos nas organizações. Além das finanças corporativas, a mudanças comportamentais contribuem para análise do processo de decisão nas organizações e como tal necessitam de investigações. Ainda, pesquisas sobre educação financeira com estudantes de escolas públicas alinhados pela necessidade e uso dos recursos financeiros são foco do grupo.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9338921479576724
Fisioterapia Neurológica Experimental
Líder: Edison Sanfelice André
Desde a sua criação, o nosso grupo de pesquisa tem fornecido condições de desenvolvimento de atividades e treinamento específico em neurobiologia experimental que permitiram, mediante os resultados preliminares, o estabelecimento de cooperações técnico-científicas entre o grupo empresas nacionais de desenvolvimento de equipamentos eletromédicos. O grupo conta com a colaboração de docentes da Universidade Regional de Blumenau, da Universidade Federal de Santa Catarina, possibilitando intercâmbio de docentes e de discentes. As principais linhas de pesquisa envolvem investigações relacionadas ao ciclo vigília-sono e suas manifestações em modelos experimentais de epilepsia e de fibromialgia.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3396016468814696
GEDIEE - Grupo de Estudos em Diversidades e Inclusão nos Espaços Educacionais
Líderes: Andrea Soares Wuo e Stela Maria Meneghel
O grupo, formado por pesquisadores de diferentes instituições e estudantes de graduação e pós-graduação, tem como objetivos refletir sobre as políticas e práticas de inclusão/exclusão e diversidades, a partir dos perfis e identidades que participam dos espaços educativos, em seus diferentes níveis e modalidades; analisar suas peculiaridades e impactos nos sujeitos, nas instituições e seu entorno.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3376861977869172
Genbia - Grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos
Líder: Carolina Krebs de Souza - linkedin.com/company/genbia/about/
O Grupo de Engenharia Bioquímica e Alimentos (GENBIA) é composto por pesquisadores, bolsistas e voluntários, dos Laboratórios de Processamento de Alimentos, Bioquímica, Microbiologia e Análise sensorial da Universidade de Blumenau (FURB). Acadêmicos de graduação e mestrado, dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química da FURB, participam de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da linha de Processos da Engenharia Bioquímica e Alimentos.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1263134281673593
GEPES-FURB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior
Líderes: Marcia Regina Selpa Heinzle e Cassia Ferri
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior- GEPES/FURB está vinculado ao Programa de Pós Graduação - Doutorado e Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau- e articulado com a Linha de Pesquisa Formação de Professores, políticas e práticas educativa. O grupo tem interface com o GIEPES /UNICAMP: Rede Internacional de Estudo e Pesquisa de ES, com a finalidade de integrar os estudos e pesquisas da Educação Superior. O Objetivo do GEPES/FURB é compreender os diferentes contextos da Educação Superior, assim como as dimensões das políticas educacionais, processos metodológicos e avaliativos da Educação Superior. Desenvolve estudos e pesquisas voltadas para a profissionalização docente, principalmente as Licenciaturas. Quanto as linhas específicas: a) Internacionalização do Currículo e Modelos de Universidade. b) Politicas educacionais e Profissionalização docente na educação superior. c) Licenciaturas: os currículos que formam professores
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0406194463989801
Gestão de ambientes naturais e construídos em bacias hidrográficas
Líderes: Rafaela Vieira
O grupo de pesquisa emergiu da necessidade de apoiar o processo de formação e estruturação do Comitê do Itajaí, em 1996, e decorre dos estudos que seus integrantes vinham desenvolvendo voltados à gestão da bacia hidrográfica. O grupo desenvolve uma abordagem de gerenciamento de bacias, que se concretiza através da articulação institucional, do desenvolvimento de metodologias que fomentam a participação e a aprendizagem social, centrados na aplicação dos instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos de forma articulada com os instrumentos das políticas públicas de meio ambiente, proteção e defesa civil, sanitária, ordenamento territorial e desenvolvimento urbano.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6276596784562962
GETEC-EDU - Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional
Líderes: Elcio Schuhmacher e Mauricio Capobianco Lopes
A Tecnologia na Educação envolve processos de ensinar e de aprender condizentes com os novos rumos da sociedade e do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração, da interação e da complexidade. E, de métodos, ou de metodologias em abordagens. O grupo trabalha com o objetivo: - Disseminar e desmistificar o conhecimento da ciência e da matemática e fazer uso da Tecnologia Educacional e dos recursos WIKI 2.0. - Usar da Tecnologia Digital, como ferramenta de ensino de Ciências e da Matemática. - Construir de material didático de baixo custo. - Apresentar a ciência em espaços não formais. - Divulgar a ciência e a matemática em eventos. - Capacitar professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio), relacionados à criação, desenvolvimento, melhoria, aperfeiçoamento de atividades didáticas e metodologias de ensino aprendizagem de ciências e matemática, com ênfase no uso da experimentação e nos procedimentos de investigação.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9172964399389599
GNEP - Grupo de Nanoestruturas e Polimeros
Líderes: Lizandra Maria Zimmermann e Ivonete Oliveira Barcellos
A partir da criação desse grupo objetiva-se articular esforços de pesquisadores (iniciantes e em estágio mais avançado na carreira) na área mais abrangente de síntese, caracterização de materiais nanoestruturados e compósitos com sistemas poliméricos. A partir dessa linha ampla de investigação, pretende-se criar uma identidade para o grupo para que possa despertar e atrair estudantes e outros pesquisadores que já atuam em setores de produção e inovação tecnológica no desenvolvimento da ciência básica e aplicada no que tange a produção de novos materias. A pesquisa básica será focada na formação de recursos humanos que trará como produções importantes as dissertações, trabalhos de conclusão de curso e relatórios de iniciação científica e artigos de caráter internacional, bem como a inserção social trazendo benefícios locais nos aspectos de inovação tecnológica para o desenvolvimento de materiais e as demandas de investigações que esse campo exige.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4568387876892494
Governança Corporativa e a Qualidade da Auditoria
Líder: Paulo Roberto da Cunha
Este grupo de pesquisa apresenta uma evolução do Grupo de Pesquisas em Técnicas de Análise Contábil, constituído em 2003 no PPGCC/FURB. Assim, desde 2019, o presente Grupo objetiva a investigação entre a Governança Corporativa (GC) e a qualidade da auditoria. Compreende o campo de pesquisa e a prática de temas atuais relacionados à GC, especificamente aos agentes internos e externos da GC. Como agentes internos tem-se o Conselho de Administração, o Comitê de Auditoria, os Auditores Internos, os Auditores Independentes e outros comitês de apoio. Como agentes externos têm-se o sistema legal, analistas financeiros, legisladores, reguladores, bolsa de valores e acionistas. A qualidade da auditoria, influenciada por seus agentes, é um elemento chave no processo da GC cujo objetivo principal é fornecer informações para diversos usuários tomarem decisões. Assim é necessário que essa tenha controles financeiros, gerenciais e ambientais, controlabilidade e sejam examinadas.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9296813094929625
GPETEL - Grupo de Pesquisa em Energia e Telecomunicações
Líderes: Luiz Henrique Meyer e Thair Ibrahim Abdel Hamid Mustafa
Criado em abril de 2006, decorrente do interesse por desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos na área de energia elétrica e telecomunicações por parte de docentes e pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da Universidade Regional de Blumenau, FURB. O Grupo de Pesquisa em Energia e Telecomunicações GPETEL, tem por objetivo fomentar ações de pesquisa, desenvolvimento e extensão nas áreas de energia e telecomunicações, promover programas educativos e atuar consultivamente na área tecnológica. Seus membros têm diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento já realizados com concessionárias de energia, incluindo a CEEE, CELESC, CTEEP. Atua também na formação em nível de mestrado, provendo bolsas de pesquisa para alunos.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5934419513725356
GPFORPE - Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas
Líderes: Rita Buzzi Rausch e Daniela Tomio
Este grupo tem por objetivo investigar a formação de professores e práticas educativas em contextos formais e não formais, considerando processos que envolvem o desenvolvimento profissional docente, a mediação cultural e a educação estética a fim de elaborar conhecimentos científicos que contribuam para o qualificação dos processos de ensinar e aprender. As temáticas de interesse do grupo são: Formação inicial e continuada de professores. Desenvolvimento profissional docente. Saberes Docentes. Mediação Cultural. Educação Estética. Práticas Educativas em contextos formal e não formal.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7848332166269566
GPHAVI - Grupo de Pesquisas de História Ambiental do Vale do Itajaí
Líderes: Gilberto Friedenreich dos Santos e Martin Stabel Garrote
O GPHAVI está vinculado a Universidade Regional de Blumenau (FURB), estando vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e no Departamento de História e Geografia. É um grupo interdisciplinar com base nas diversas áreas do conhecimento social e ambiental e tem como objetivo estudar as relações, interações e interdependências entre sociedade e natureza nos diversos períodos históricos da região do Vale do Itajaí. São realizados estudos acerca da História Ambiental praticada em Santa Catarina (Vale do Itajaí)/Brasil; Produção de conhecimento histórico ambiental através de estudos de caso com pesquisas realizadas na instituição e por editais de fomento; Analisa e implementa técnicas de pesquisa e análise de dados que contribuam com a área da História Ambiental; Fornece apoio a estudantes em suas pesquisas na graduação e pós-graduação e estabelece parcerias com pesquisadores e outros grupos de pesquisa que tenham simetria com a História Ambiental.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7724400632951527
Grupo Catarinense de Epidemiologia de Medicamentos
Líderes: Ernani Tiaraju de Santa Helena e Nevoni Goretti Damo
O GCEM atua desde 2004 realizando atividades de pesquisa na área de utilização de medicamentos em Santa catarina, em particular no município de Blumenau. Merecem destaque estudo de adesão terapêutica entre hipertensos e diabéticos atendidos na atenção primaria realizado em 2006 que gerou diversas publicações com o apoio da FAPESC. Em 2010 o grupo realizou estudo sobre assistência farmacêutica na atenção primária com apoio da OPAS com diversos artigos publicados e divulgação em eventos científicos. O grupo liderou ensaio clínico de intervenção para melhoria da adesão em pessoas com hipertensão arterial. Participa também de outras pesquisas sobre reações adversas, interações medicamentosas e padrão de prescrição em estudo de base populacional. Nos utlimos anos tem contribuido em estudos avaliativos sobre práticas de serviços e programas de saúde no SUS, com ênfase na atenção primária.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4971570719283133
Grupo de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias
Líder: Luciana Pereira de Araújo Kohler
O Laboratório de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (LDTT) da FURB vem desenvolvendo, desde a sua criação em 2008, projetos envolvendo parcerias entre Universidade-Indústria-Governo segundo o princípio da hélice tripla. Dentre os projetos desenvolvidos no LDTT (www.furb.br/ldtt), destacam-se o projeto Integrador Universal ( projeto aprovado pelo edital denominado Programa de Subvenção Econômica à Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Chamada Pública FAPESC/SEBRAE-SC 004/2008) com o objetivo de desenvolvimento de um dispositivo integrador universal para equipamentos voltados para a indústria naval e náutica - parceria entre a empresa Projetech Ltda, a FURB e a FAPESC, o projeto Aruana de Gestão Pecuária que envolve a parceria Ideatec (Campo Grande ? MS), FURB e FUNTEC/BNDES e o Projeto Pronto de Gestão de Saúde Pública envolvendo a parceria entre a FURB e a Prefeitura Municipal de Blumenau para o desenvolvimento do Prontuário Único do Paciente integrado.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8154860427507768
Grupo de educação em química e análise de alimentos
Líder: Endler Marcel Borges de Souza
A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo para melhor. Portanto nosso grupo de pesquisa visa desenvolver novas estratégias de pesquisa para facilitar o ensino e o a aprendizagem de química. Nosso grupo de pesquisa faz analises de alimentos utilizando métodos colorimétricos, onde métodos colorimétricos amplamente difundidos são adaptados para placas de 96 poços e a leitura das placas é realizada com imagens digitais.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7894214708057208
Grupo de estudo em doenças crônicas preveníveis na infância e adolescência
Líderes: Deisi Maria Vargas e Luciane Coutinho de Azevedo
Gerar conhecimento que contribuam para o aprimoramento das ações de atenção à saúde a crianças e adolescentes com doenças crônicas ao longo dos ciclos vitais.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1709627664853349
Grupo de Estudo em Produtos Naturais de Interesse Farmacêutico
Líderes: Michele Debiasi Alberton e Alessandro Guedes
Os trabalhos do Grupo buscam produzir e distribuir o conhecimento sobre produtos naturais de interesse farmacêutico de forma a aproximar e beneficiar toda a sociedade onde está inserido, repercutindo tanto do ponto de vista de proteção e manutenção da saúde a partir do uso de produtos naturais bem como da melhora da qualidade de vida, juntamente com a proteção do meio ambiente a partir de desenvolvimento sustentado de fitoterápicos e fitofármacos.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8905307788293498
Grupo de Estudos Climáticos e Hidrológicos
Líder: Dirceu Luís Severo
A expansão desordenada das áreas urbanas tem sido avaliada como um simbolo de uma crise ambiental. A ocupação de áreas inundáveis, encostas e outros locais sujeitos a riscos de desastres encontra muitos exemplos na região do Vale do Itajaí. Estudos que coloquem entre seus objetivos avaliar de que forma as condições climáticas são alteradas pela mudança no padrão das construções, realizar modelagem hidrológica de enchentes e estudar os algoritmos de estimativa de precipitação por satélite serão realizados por este grupo de pesquisa.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6033770227053324
Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Educação Matemática
Líderes: Viviane Clotilde da Silva e Janaina Poffo Possamai
Este grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas no âmbito do ensino de Matemática, relacionando teoria e prática, envolvendo contextos de ensino e aprendizagem, na perspectiva tanto do professor quanto do estudante. No âmbito das linhas de pesquisa o GEPEEM tem como foco estudos, pesquisas e formações que tenham implicações na sala de aula, tanto em contextos formais, quanto não-formais de ensino, de forma que elas estão organizadas em quatro vertentes: (a) Formação Inicial e continuada de professores; (b) Teorias e Práticas da Educação e da Educação Matemática; (c) Educação Matemática Inclusiva e; (d) Práticas de ensino baseadas na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5469180257695823
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES- FURB
O resumo será posto em breve.
Compreender políticas educacionais, curriculares e de formação de professores em contextos nacionais e internacionais, desenvolvendo estudos e pesquisas voltadas para a profissionalização docente, principalmente as Licenciaturas.
Grupo de Estudos em Marketing, Estratégia de Mercado e Marca
Líder: Edson Roberto Scharf
O Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca tem por escopo o desenvolvimento interdisciplinar de estudos e pesquisas nas áreas de Marketing que envolvam identidade de marca, branding e propaganda como estratégias de mercado e o consumo. A diretriz de pesquisa adotada pelo grupo compreende a elaboração e a execução de projetos de pesquisa conjuntos, ajustados às linhas de pesquisa, e com a adoção de plataformas nacionais e internacionais como base para os estudos. Há relevância no fato de envolver pesquisadores de instituições parceiras, como Universidade Estadual de Maringá e Universidade Sul de Santa Catarina. Especificamente, os pesquisadores desenvolvem trabalhos nas linhas de pesquisa de Administração Estratégica de Marketing; Branding, Identidade de Marca e Propaganda; Cultura e Consumo; Marketing e Responsabilidade Social Corporativa; e Conhecimento e Inovação em Marketing. Em 2016, obteve aprovação de projeto externo (FAPESC), para apoio a grupos de pesquisa.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5244997328447273
Grupo de Nanoestruturas e Polimeros - GNEP
O resumo será posto em breve.
Articulação de esforços de pesquisadores (iniciantes e em estágio mais avançado na carreira) na área mais abrangente de síntese, caracterização de materiais naoestruturados e compósitos com sistemas poliméricos.
Grupo de Pesquisa e Estudo em Formação Docente e Metodologias
Relaciona-se a Formação Docente e Metodologias Ativas, em contextos de ensino superior, educação básica, em distintos cenários e populações, visando o desenvolvimento da investigação na área de ensino para o aprimoramento da ação docente, juntamente com os estudantes em formação na graduação e na pós-graduação.
Grupo de Pesquisa em Análises Laboratoriais
Líder: Caio Mauricio Mendes de Cordova
O Grupo de Pesquisa em Diagnostico Laboratorial busca desenvolver e implantar metodologias inovadoras para a avaliação laboratorial das patologias humanas. Os pesquisadores do grupo têm conseguido financimento para as suas pesquisas, principalmente através de editais da FAPESC e CNPq, bem como bolsas de iniciação científica para seus alunos. As atividades do grupo já estão resultando na produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses e artigos completos publicados em periódicos qualificados, com muitos ainda em vias de publicação.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5299752694593654
Grupo de Pesquisa em Derivados de Petróleo, Biocombustíveis e Química
Segue nas linhas de Produção, caracterização e controle de qualidade de derivados de petróleo e biocombustíveis, assim como Produtos naturais, através do isolamento e identificação de constituintes. Também dos processos de oxidação avançados aplicados ao tratamento de águas e efluentes, além do estudo da pimenta longa como fonte alternativa de safrol.
Grupo de Pesquisa em Derivados de Petróleo, Biocombustíveis e Química dos Recursos Naturais
Líderes: Edesio Luiz Simionatto e Dilamara Riva Scharf
O Grupo atua nas seguintes linhas de pesquisa: - Produção, caracterização e controle de qualidade de derivados de petróleo e biocombustíveis; - Produtos Naturais: isolamento e identificação de constituintes; - Processos de oxidação avançados aplicados ao tratamento de águas e efluentes; - Estudo da pimenta longa como fonte alternativa de safrol.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7676080249996162
Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento
As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa estão voltadas para os seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia e associativismo; economia da cultura e economia solidária; habitação e autogestão; entre outros.
Através de discusões coletivas, construir e socializar o conhecimento sobre as transformações do mundo do trabalho, as formas cooperativas e associativas de organização econômica, a economia solidária e os processos territoriais de desenvolvimento, no âmbito de agricultura familiar, agroecologia e associativismo, entre outros.
Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento Regional
Líder: Valmor Schiochet e Claudia Sombrio Fronza
O Grupo de Pesquisa em Economia Solidária, Trabalho e Desenvolvimento vinculado ao Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) é composto por docentes, discentes e técnicos de diversas Instituições de Ensino Superior que objetivam através de discussões coletivas, construir e socializar o conhecimento sobre as transformações do mundo do trabalho, as formas cooperativas e associativas de organização econômica, a economia solidária e os processos territoriais de desenvolvimento. As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa estão voltadas para os seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia e associativismo; economia da cultura e economia solidária; habitação e autogestão; moda e economia solidária; bases éticas da economia solidária; ressocialização, reabilitação psicossocial e inclusão produtiva; cooperativismo e industrialização; transformações do mundo do trabalho.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0146113737101016
GRUPO DE PESQUISA EM ENERGIA E TELECOMUNICAÇÕES -GPETEL
Projeto de pesquisa conjuntos na área de energia elétrica e telecomunicações, com o objetivo de fomentar ações de pesquisa, desenvolvimento e extensão nas áreas de energia e telecomunicações promovendo programas educativos e atuar consultivamente na área de tecnológica.
Grupo de Pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí (GMUVI)
Tem como principal objetivo desenvolver a pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, a partir dos acervos musicais da região, por meio de estudos sobre a prática e produção musical nos diversos setores da sociedade.
Desenvolver a pesquisa em Musicologia no Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina, a partir de acervos musicais da região, por meio de estudos sobre a prática e produção musical nos diversos setores da sociedade e manifestações culturais e nas interrelações desses conhecimentos coma prática docente em música.
Grupo de Pesquisa Estudos Midiáticos Regionais
Aborda variados aspectos relacionados à origem, ao desenvolvimento, à gestão e ao perfil dos meios de comunicação no Estado de Santa Catarina, além da produção e recepção das mensagens veiculadas nos grupos midiáticos regionais e o papel dos anunciantes e suas estratégias de comunicação institucional e promocional.
Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo e Negócios Internacionais
Líderes: Marianne Hoeltgebaum e Mohamed Amal
Alguns dos impactos: a) Acordo com instituições no Brasil e exterior (Halmstad,Pavia, Univali, Esag...); b) Participação em eventos e congressos nacionais e internacionais (American Academy of Management, Academy of International Business, European International Business Academy, EnAnpad...); c) Publicação em Journals de alto impacto; d) Projetos com fomento externo Sebrae, Fapesc, CNPq...; d) Organização de Eventos: Egepe, Semana Global do Empreendedorismo de Blumenau,..e) Coordenação de tracks em eventos nacinais e internacionais.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2217752663958335
Grupo de Processamento Eletrônico de Energia - GPEE
Tem por objetivo a pesquisa de tecnologias relacionadas ao processamento eletrônico da energia elétrica. Para tal, estuda conversores estáticos para aplicações em fontes de alimentação, acionamentos elétricos, entre outros.
Pesquisar as tecnologias relacionadas ao processamento eletrônico da energia elétrica. Estudando os conversores estáticos para aplicações em fontes de alimentação, acionamento elétrico, reatores eletrônicos para iluminação eficiente, condicionadores de energia elétrica, controle digital para conversores estáticos e outros sistemas de controle.
Grupo Fritz Müller de Física Teórica e Experimental
O grupo é recente e nenhuma pesquisa foi concluída até o momento sob sua denominação.
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde - GIPS
Desenvolvimento de atividades de Extensão Universitária e Pesquisa em Saúde Coletiva, Epidemiologia, e Atividade Física e Saúde.
Desde o início de 2008, o grupo vem participando de projetos como Pró-saúde e Pet-saúde, desenvolvidos pela universidade e fomentados pelo Governo Federal, e atualmente participa do Graduasus. As atividades de pesquisa têm se concentrado no projeto Vida e Saúde em Pomerode, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau e nas iniciações científicas, com alunos de graduação de cursos da área de saúde da universidade.
Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder
O grupo se dedica a estudar os processos de opressão de gênero em função de sistemas patriarcais e da intersecção do patriarcado com relações de dominação a partir de origens étnico-raciais.
Estudo de processos de opressão de gênero em função de sistemas patriarcais e da intersecção do patriarcado com relções de dominação a partir de origens etnicos-raciaias. examinando as bases de sistemas opressivos assim como as relações a tais sistemas.
Ilhas de Racionalidade
Vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional - GETEC-EDU
O conceito de interdisciplinaridade vem ao encontro do enfoque defendido por Fourez, pois necessita de diálogo permanente com outros conhecimentos. As práticas interdisciplinares se justificam porque dão melhores respostas a problemas concretos. Para efetivação da alfabetização científica e da prática interdisciplinar proposta pelos PCN, esta linha de pesquisa se dedica a criação de estratégias ensino baseadas na metodologia das Ilhas de Racionalidade proposta por Fourez.
Inovação e Sustentabilidade
Busca fomentar e implementar ações e práticas de inovação e sustentabilidade junto à comunidade científica e estudantil da FURB, e também à iniciativa privada e atores sociais.
JUSTEC - Justiça, Educação e Ciência
Grupo tem caráter interdisciplinar e é fomentado por colaborações multirregionais, motivo pelo qual o impacto de suas pesquisas transcende os limites institucionais. Com seus produtos alcançam-se as organizações educacionais e jurídicas (local e global).
LABEAM- Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais
O Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais - LABEAM é um espaço de trabalho e discussão de ideias para os interessados em desenvolver pesquisas sobre temáticas relacionadas com a antiguidade e o medievo.
Proporcionar um espaço de trabalho para os pesquisadores interessados em estudar as temáticas relacionadas com a Antiguidade e o Medievo incentivando e fortalecendo a pesquisa especializada nestas duas áreas do conhecimento histórico em Blumenau e no Estado de Santa Catarina.
Laboratório de Conforto Ambiental-LACONFA/Grupo de Estudo e Pesquisa
Pesquisa aplicada em conforto ambiental e bioclimatismo na arquitetura e urbanismo.
Laboratório de Estudos Contemporâneos - LEC
Estudo voltado para a área de História Contemporânea, e em especial estudos sobre o século XX e inicio do XX
O Laboratório de Estudos Contemporâneos - LEC, coordenado pelo prof. Dr. Leonardo Brandão, é voltado para a área de História Contemporânea, e em especial para estudos sobre o século XX e início do XXI, compreendendo temas como: Globalização, Neoliberalismo, Política, Sociedade do Consumo, Relações de Poder, Revolução Cultural, Pós-Modernidade, Esportes, Tribos Urbanas, Cidades, etc.
LADIH - Laboratório de Didática da História
Espaço de integração entre as atividades docentes e discentes na Instituição, promovendo a capacitação e a qualificação dos licenciados. Além de buscar o dialogo c os docentes da rede escolar da cidade de Blumenau.
O Laboratório de Didática da História - LADIH é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão. Compõem-se em um espaço de integração entre as atividades docentes e discentes na Instituição, promovendo a capacitação e a qualificação dos licenciandos. Além disso, busca dialogar com os docentes da rede escolar da cidade de Blumenau, e também da região do Vale do Itajaí, visando aprimorar as discussões em torno da educação básica.
Linguagens e letramentos na educação
Organiza-se a partir de trabalhos desenvolvidos no grupo Linguagem e contituição de sujeitos-FURB, o qual integra projetos voltados às praticas de letramento em diversos contextos sociais, no Brasil, em Portugal e na Alemanha.
Esse grupo de pesquisa se constitui, em 2014, na linha de Pesquisa Linguagem e Educação do PPG-Educação da FURB-Blumenau,SC. Organiza-se a partir de trabalhos desenvolvidos no grupo Linguagem e constituição de sujeitos -FURB, o qual integra projetos voltados às práticas de letramento em diversos contextos sociais, no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Durante os 14 anos de trabalhos, o grupo referido desenvolve projetos de iniciação científica, projetos individuais dos professores, ministra disciplinas, organiza Colóquio Nacional, participa de eventos científicos, integra trabalhos com o PIBID, publica artigos em periódicos e em livros. Diante desse cenário, é objetivo do presente grupo oportunizar estudos e pesquisas em torno dos temas letramentos, práticas escolares e acadêmicas de linguagem, plurilinguismo, e constituição identitária de professores com graduandos, mestrandos, doutorandos, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, de maneira integrada.
Marketing, Estratégias de Mercado e Marca
O Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca tem por escopo o desenvolvimento interdisciplinar de estudos e pesquisas nas áreas de Marketing que envolvam identidade de marca, branding e propaganda como estratégias de mercado e o consumo. A diretriz de pesquisa adotada pelo grupo compreende a elaboração e a execução de projetos de pesquisa conjuntos, ajustados às linhas de pesquisa, e com a adoção de plataformas nacionais e internacionais como base para os estudos. Há relevância no fato de envolver pesquisadores de instituições parceiras, como Universidade Estadual de Maringá e Universidade Sul de Santa Catarina. Especificamente, os pesquisadores desenvolvem trabalhos nas linhas de pesquisa de Administração Estratégica de Marketing; Branding, Identidade de Marca e Propaganda; Cultura e Consumo; Marketing e Responsabilidade Social Corporativa; e Conhecimento e Inovação em Marketing. Em 2016, obteve aprovação de projeto externo (FAPESC), para apoio a grupos de pesquisa.
Clique aqui e acesse as informações completas sobre este Grupo de Pesquisa.
Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos
Líder: Henry França Meier
O grupo de Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos (Grupo MSCOP) vem envidando esforços para se consolidar como grupo de excelência em modelagem matemática, simulação numérica e física, controle e otimização de processos. Destaca-se em atividades específicas de simulação numérica e simulação física em escala reduzida, de escoamentos multifásicos em condição de turbulência e fenômenos de transferência nas interfaces, especialmente para as operações e processos da indústria de refino de petróleo. Destaca-se da mesma forma no desenvolvimento de processos para produção de biocombustíveis por craqueamento térmico-catalítico, por esterificação/transesterificação com catálise homogênea e heterogênea, atividades estas assistidas por experimentos físicos em escala reduzida, simulação numérica e estudos de ampliação de escala. Atualmente conta com a colaboração de 20 pesquisadores (18 doutores e 2 mestres), dos quais 12 são oriundos do DEQ/FURB, 4 da UNICAMP, 2 da UFSC e 1 da UE.
Monitoramento, proteção e restauração florestal
Pretende agregar pesquisadores com interesse na linhas de pesquisa que envolvam monitoramento em pragas florestais, incluindo as espécies exóticas invasoras vegetais, sua prevenção e controle, além de pesquisas relacionadas com a restauração ecossistêmica da Mata Atlântica.
MULTIVAR - Grupo de Pesquisa em Análise Multicritério e Multivariada de Dados
Atua nas áreas de Análise Multivariada de Dados, buscando principalmente o reconhecimento de padrões e a inferência sobre as informações. Também em investigações em Teorias Multicritério de Apoio a Tomada de Decisão.
Grupo de pesquisa que atua nas áreas de Analise Multivariadas de Dados, buscando principalmente o reconhecimento de padrões e a interferência sobre as informações. Atuando também na investigação em Teorias Multicritério de Apoio a Tomada de Decisão, focando em estudos mais para a vertante daavaliação de desempenho.
NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros
Auxilia a Universidade na produção e disseminação do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, promoção de igualidade e valorização das populacões e origem africana.
Neurociências e Comportamento
Pesquisas voltadas a neuroquímica do sistema nervoso e comportamento.
Neurocirurgia Endovascular
Pesquisas e estudos na área da Neurocirurgia Endovascular e seus resultados.
Núcleo de Estudos da Tecnociência
Grupo de pesquisa formado por professores e alunos que tem como objetivo problematizar as implicações associadas a fusão da ciência e da tecnologia na sociedade moderna.
Núcleo de Estudos em Cariologia e Odontopediatria - NECO
Grupo que pretende desenvolver estudos nas áreas de Cariologia e Odontopediatria, realizando estudos sobre o Diagnóstico e Tratamento da Doença Cárie Dentária, bem como tecnicas para o tratamento das sequelas da doença.
Nucleo de Estudos Interdisciplinar da Criança e do Adolescente
Núcleo interdisciplinar de estudos sobre a criança e o adolescente, nasceu da discussão contemporânea em torno das transformações da infância moderna no âmbito do surgimento de novas áreas disciplinares que tomam a infância e as crianças como objetos legítimos da reflexão histórica e sócio-antropológica.
NÚCLEO DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS
Atua em projetos de pesquisa acadêmicas e em atividades de extensão diretamente com a comunidade e agentes públicos, em temas que envolvem a área do planejamento urbano.
Núcleo de Excelência Aplicada à Atenção e Formação em Saúde
Pesquisas realizadas em relação à atenção e formação em saúde.
Pesquisas realizadas: 1 - PERCEPÇÕES DAS GESTANTES ADOLESCENTES E DOS PROFISSIONAIS SOBRE O CUIDADO INTEGRAL EM AMBULATÓRIO DE PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO 2 - EVOLUÇÃO TEMPORAL DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESTUDANTES EM REGIME DE INTERNATO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FEDERAL 3 - COMPREENSÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA GENERALISTA SOBRE O CUIDADO À CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA 4 - DIFERENÇAS SOCIOECONÔMICAS REGIONAIS NA MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA EM SANTA CATARINA 5 - COMPOSIÇÃO CORPORAL E EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 6 - AVALIAÇÃO DO PROJETO SORRISO DE BLUMENAU-SC UMA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DE SAÚDE 7 - INTENSIFICAÇÃO DO CUIDADO PARA MELHORIA DA ADESÃO AO TRATAMENTO DE PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ensaio clínico randomizado 8 - ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA 9 - O ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DE ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS 10 - AS ESTREITAS PORTAS DE ENTRADA NO SUS PARA INTEGRALIDADE DO CUIDADO
Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional
O Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional [NPDR] tem como principal objetivo examinar processos de acumulação e reprodução de capital da perspectiva do território, com ênfase no âmbito local e regional.
Examina os processos de acumulação e reprodução de capital da perspectiva do território, com ênfase no âmbito local e regional, não se limitando apenas à economia e à sociedade, mas sim dimensões política, cultural, científico-tecnológica e abiental de processos de desenvolvimento territorial.
Núcleo de Políticas Públicas
Atua preponderantemente na área da ciência política, com ênfase em temas relacionados as políticas públicas de desenvolvimento, processos de decisão, gestão de políticas, territorialidades, administração pública, estudos sobre poder, Estado, governo.
Atua na áreada ciência política, com ênfase em temas relacionados as políticas públicas de desenvolvimento, processos de decisão, gestão de políticas, territorialidades, administração pública, estudos sobre poder, estado, governo, sociedade civil e turismo. Sobretudo na temática da promoção do Desenvolvimento Regional Sustentável, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Ecossocioeconomia e sia institucionalidade.
Nutrologia Pedriátrica
Vinculada ao grupo de pesquisa Nutrologia Multidisciplinar
- Dietas (mediterrânea, low carb, vegetariana);
- Nutrição x alimentação;
- Deficiência nutricional;
- Distúrbios alimentares na infância;
- Aleitamento materno.
Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina
Desenvolver investigações relacionadas ao Ensino Médio em Santa Catarina em duas linhas de pesquisa: Políticas de Cuttículo no Ensino Médio, e Fundamentos e Práticas Educativas no Ensino Médio.
Odontologia Restauradora e qualidade de vida.
O grupo se baseia na melhoria da qualidade de vida de pessoas através da odontologia, visando a promoção de saúde em pessoas com desordens mentais e idosos.
Paidéia - Grupo de Estudos sobre Epistemologia, Práticas e Saberes
Busca identificar a natureza ética e política da reflexão sobre Educação no Brasil, a partir da tradição da História e da Filosofia clássicas, revitalizando sua potencialidade crítica e emancipatória.
O projeto Paideia tem por objetivo promover um curso de iniciação ao estudo da cultura e do idioma grego antigo na cidade de Blumenau, Santa Catarina. O curso nasceu de uma parceria entre o LABEAM – Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais da FURB e da ETEVI – Escola Técnica do Vale do Itajaí e, a partir do método Aprendendo Grego, da Joint Association of Classical Teachers, permitiu que acadêmicos de graduação e pós-graduação de todas as áreas do saber da Universidade, estudantes da ETEVI, da rede de educação básica dos ensinos fundamental e médio da região, membros da comunidade do Vale do Itajaí e demais interessados pudessem ter a oportunidade de estudar, em nível básico e introdutório, a cultura e o idioma grego antigo.
Paleoclima e Mudanças Climáticas
Analisar o paleoclima, as Mudanças Climáticas e os desastres socioambientais considerando os eventos meteorológicos extremos, as áreas de risco, a susceptibildade, vulnerabilidade e as medidas adaptativas em Santa Catarina.
A proteção dos habitats naturais são essenciais para a vida na Terra. Entretanto, o que se percebe é uma degradação ambiental, devido principalmente à insustentabilidade do modelo socioeconômico. A problemática ambiental deve ser o elemento capaz de integrar as políticas públicas, em torno do desafio para o presente e futuro: com vistas a construir comunidades mais resilientes aos desastres socioambientais. Este grupo tem como objetivo analisar o paleoclima, as Mudanças Climáticas e os desastres socioambientais considerando os eventos meteorológicos extremos, as áreas de risco, a susceptibilidade, vulnerabilidade e as medidas adaptativas em Santa Catarina. Este grupo se insere na linha de pesquisa de Dinâmicas Socioeconômicas no Território, no PPGDR da Universidade Regional de Blumenau, na área de Planejamento Urbano e Demografia.
Pensacom-SC
O Grupo mobiliza em território catarinense o campo de investigação iniciou-se no grupo nacional Pensacom Bras
Com projetos de Iniciação Científica na Universidade Regional de Blumenau, pesquisadores já participaram de encontros nacionais da Rede Alcar (Ouro Preto) e edições sucessivas do Pensacom Brasil (São Paulo), além dos congressos anuais da Intercom. Dentre as pesquisas já concluídas, em "Pensacom - a contribuição bibliográfica catarinense" e "Pensacom Universitário - origem e caracterização dos cursos da área da Comunicação em SC" percebe-se o legado das CIências Humanas na composição do pensamento comunicacional catarinense. As descobertas merecem aprofundamento com trabalho em equipe interdisciplinar.
Percepção da Paisagem Costeira
Vinculada ao grupo de pesquisa Observátório do Bem-Estar
Desenvolver e orientar pesquisas sobre a Percepção da Paisagem Costeira com vistas ao local e ao interior na perspectiva dos Serviços Ecossistêmicos Culturias e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a promoção do Bem-Estar.
Pesquisa multidisciplinar no contexto da Saúde Única
Grupo multidisciplinar que tem como abordagem a Saúde Única na melhor compreensão das zoonoses e doenças infecciosas e parasitárias. A priorização dessas doenças significa realizar vigilância, planejar atividades de resposta a surtos e criar estratégias de prevenção de doenças no contexto humano, animal e ambiental.
Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais
O grupo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de informações Gerenciais estuda o papel da controladoria no gerenciamento dos sistemas de informações de suporte ao processo de gestão.
Estuda o papel da controladoria no gerenciamento dos sistemas de informações de suporte ao processo de gestão.
Pesquisas em Controle Gerencial
Grupo Pesquisas em Controle Gerencial foi constituído em 2003 no PPGCC/FURB e estuda os controles estratégicos e operacionais de gestão, como elementos fundamentais à continuidade e crescimento das organizações.
Grupo que estuda os controles estratégicos e operacionais de gestão, como elementos fundamentais à continuidade de crescimento das organizações.
Pesquisas em Teoria da Contabilidade e Contabilidade Internacional
Estuda os aspectos da estrutura conceitual básica da contabilidade, da normatização contábil nacional e internacional, com ênfase na mensuração e avaliação dos elementos patrimoniais, inclusive dos ativos intangíveis.
PLURIDIMENSIONALIDADE DO DIREITO PRIVADO CONTEMPORÂNEO
Investigação das dimensões, constitucionais e infraconstitucionais, que envolvem a pessoa na hipermodernidade, a partir de pesquisas das inúmeras dimensões que envolvem a pessoa humana, seja nos aspectos civis, de consumo ou bioéticos.
Polimorfismos genéticos
Colaboração entre pesquisadores da genética e biologia molecular e profissionais pesquisadores de diferentes áreas. Parceria com a Psicologia na investigação de Polimorfismos genéticos associados ao Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo.
Incorporar dados da genética dos pacientes associados a diversas características, como a resposta aos fármacos ou predisposição a doenças multifatoriais e transtornos psicológicos, entre outros. Além de estudos evolutivos, envolvendo análises populacionais e filogenéticas, para espécies da diversidade local.
Políticas de Educação na Contemporaneidade
Estudo e discussão sobre as Politicas de Educação, Currículo, Gestão, Avaliação, Democracia, Tecnologia e a relação dessas temáticas com a constituição de subjetividades. Problematizando como a escola funciona e o que ela tem produzido em seu cotidiano.
Políticas Públicas de Currículo e Avaliação
O grupo desenvolve, desde 2000, pesquisas sobre políticas públicas de currículo e de avaliação relacionadas a Educação Básica e Superior, especialmente no que se refere aos fundamentos, à metodologia e ao uso dos resultados.
Desenvolver pesquisas sobre políticas públicas de curriculo e de avaliação relacionadas a Educação Básica e Superior, especialmente no que se refere aos fundamentos, à metodologia e ao uso dos resultados.
Políticas Sanitárias, Agropecuárias e Ambientais
O grupo de pesquisa visa desenvolver trabalhos de pesquisa na área de políticas sanitárias, agropecuárias e ambientais com um cunho integrado entre saúde pública, animal e ambiental objetivando melhorar a eficácia da produção animal.
Visa desenvolver trabalhos de pesquisa na área de políticas sanitárias, agropecuárias e ambientais com um cunho integrado entre saúde pública, animal e ambiental objetivando melhorar a eficácia da produção animal, beneficiar a saúde pública, animal e o meio ambiente nele inserido.
Popol Wuj como ferramenta interdisciplinar e estudo intercultural
Objetiva-se uma investigação no arcabouço epistemológico da tradução e paratradução do Popol Wuj, cosmogonia pré-hispânica fundacional dos povos da Mesoaméricas, cuja epistemologia leva a reflexão crítica sobre a ecologia, a antropologia nos tempos atuais atuando no campo da educação, pesquisa, ensino e a extensão.
Preparação, coloração e lavação de materiais têxteis
Vinculada ao grupo de pesquisa FATTEX
Estudar e desenvolver novos auxiliares, corantes, solventes e tecnologias nos processos de preparação, coloração e lavação de materiais têxteis sob os aspectos de sustentabilidade e Química Verde. Estudar a integração das etapas do processamento químico de materiais têxteis com o objetivo de economizar tempo, produtos químicos e água e reduzir a geração de rejeitos.
Processos biotecnológicos para aproveitamento de resíduos agroindustriais
Vinculada ao grupo de pesquisa FATTEX
Hidrólise enzimática de materiais lignocelulósicos para producao de bioetanol - Utilizacao de processos biotecnológicos para preparacao de material fibroso com eventual aplicacao têxtil a partir de resíduos agroindustriais.
PROJETO BUGIO
Treinar estudantes e profissionais para desenvolverem atividades na área de primatologia e gerar conhecimento sobre os bugios ruivos que subsidiem ações de conservação da subespécie e de seu habitat.
Estuda o comportamento, ecologia e desenvolvimento do bugio (Alouatta clamitans), desenvolvendo estudos de campo no Morro Geisler, fragmento de Floresta Atlântica.
Psylloidea no Brasil
O grupo objetiva agregar colaboradores que pretendam desenvolver pesquisas relacionadas a Psylloidea nos diferentes Biomas brasileiros, priorizando quatro linhas de pesquisa.
Agrega colaboradores que pretendam desenvolver pesquisas relacionadas a Psylloidea nos diferentes Biomas brasileiros, priorizando quatro linhas de pesquisa: Biodiversidade de Psylloidea, taxonomia, potenciais pragas associadas a Psylloidea e o uso de psilídeos como agentes de controle biológico.
Recuperação de Áreas Degradadas
Estudos sobre a recuperação de áreas degradadas da Bacia Hidrográficas do Rio Itajaí em Santa Catarina.
Os estudos sobre recuperação de áreas degradadas tem contribuído para a sustentabilidade dos municípios que abrangem a Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí em Santa Catarina, principalmente no que diz respeito à restauração florestal de áreas degradadas pela mineração, pecuária, agricultura e desmatamentos, os quais tem causado grandes impactos ambientais e sociais.
Rede de Pesquisa em Bioacustica
O estudo da comunicação acústica produzida pelos indivíduos de diferentes grupos faunísticos permite conhecer relações ecológicas entre os mesmos e assim contribuir para o conhecimento de suas histórias de vida.
Reune pesquisadores que trabalham com vocalização emitidas por animais de diferentes grupos faunísticos do Brasil, para que juntos seja buscado recursos para a criação de uma coleção de áudio para servir como um canal de trocas de informações sobre análises, programas, e estudos em andamento sobre bioacústica no Brasil.
Rede Glomeronet - cultivo e aplicação de fungos micorrízicos arbusculares
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) têm grande potencial biotecnológico para o aumento da produtividade agrícola visto que potencializam o crescimento de plantas pelo aumento na absorção de nutrientes e água pelas raízes das plantas.
Desenvolvimento de inoculantes de Fungos Micorrízicos Arbusculares a partir da otimização de métodos de produção massal e testes de campo.
Resíduos e Água- RESeAGUA
Visa estudar o tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos e o uso racional de água.
Trabalhos na área de resíduos sólidos foram desenvolvidos através de contratos com empresas privadas, do convênio internacional entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), a Universidade de Borås - School of Engeneering, na Suécia, a SP Technical Research Institute of Sweden, Borås Energi Och Miljos e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) e convênio com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Blumenau. Estudos sobre aproveitamento de água cinza estão contemplados no Projeto PRONEX "Tecnologias inovativas para a sustentabilidade do Saneamento básico em Santa Catarina". Aproveitamento e tratamento de água de chuva foram contemplados no projeto Água de Chuva em Edificações de Blumenau e Região da FINEP.
Saberes de Si
Ocupa-se em investigar os processos históricos, pedagógicos e filosóficos da educação, visando compreender as influências que as diferentes perspectivas de pensamento e as diferentes práticas institucionais exercem sobre a educação.
Visa compreender as influências que as diferentes perspectivas de pensamento e as diferentes práticas institucionais exercem sobre a educação. São pesquisas de cunho teórico-conceituais que contribuem significativamente para as áreas de história da educação, filosofia da educação, gestão, currículo e constituição da subjetividade, possibilitando não só um melhor entendimento dos problemas que atualmente a educação enfrenta mas, principalmente, abrem novas possibilidades para se fazer educação em sociedades complexas como a nosso. As pesquisas e a produção acadêmica promovem uma análise crítica das diferentes interveniências nas práticas educacionais, tais como as implicações econômicas, políticas, tecnológicas e culturais.
Segurança e Qualidade de Alimentos
O grupo de pesquisa SINETEC desenvolve trabalhos nas áreas de síntese orgânica e de produtos naturais voláteis. Ênfase é dada à síntese de heterociclos aromáticos.
Grupo que visa atender as demandas de mercado na área de alimentos, elaborar sistemas de garantia da qualidade em alimentos para implementação nas indústrias, cooperativas, associações, entre outros. Além de avaliar novas técnicas microbiológicas de identificação, entre outros, aplicações de resultados das pesquisas em leite humano no banco de leite humano de Blumenau e em centros de apoio à amamentação.
SINETEC - Síntese e Tecnologia
Líderes: Ricardo Andrade Rebelo e Ieda Maria Begnini
O grupo de pesquisa SINETEC tem por objetivo precípuo a síntese e o estudo das propriedades de compostos orgânicos de interesse científico-tecnológico. Ênfase é dada à síntese de heterociclos aromáticos, aos quais podem ser associadas as propriedades citotóxica (antimicrobiana e antineoplásica), complexante, mesomórfica e reguladora de crescimento vegetal. A investigação da aplicabilidade das substâncias preparadas ocupa grande espaço nas atividades do grupo. A quimiodiversidade associada à Mata Atlântica é objeto de investigação, onde mediante o estudo sistemático de espécies nativas ou de ocorrência na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, busca-se estabelecer o potencial econômico das espécies aromáticas selecionadas. Em sintonia com as propriedades associadas aos compostos sintéticos, os óleos essenciais, após sua caracterização química, são submetidos a ensaios de atividade antibacteriana, antifúngica e antiprotozoária, bem como a protocolos de inibição enzimática.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8274384246622042
Síntese e Tecnologia - SINETEC
O grupo de pesquisa SINETEC desenvolve trabalhos nas áreas de síntese orgânica e de produtos naturais voláteis. Ênfase é dada à síntese de heterociclos aromáticos.
Desenvolvimento de trabalhos nas áreas de síntese orgânica e de produtos naturais voláteis. com ênfase à sintese de heterociclos aromáticos. identificando os produtos com atividade antimicrobiana intrínseca ou moduladora de antimicrobianos comerciais.
Tecnologias em Processos Mitigadores
Líderes: Sávio Leandro Bertoli e Marcel Jefferson Gonçalves
O grupo de Tecnologias de Mitigação de Impactos Ambientais concentra esforços nas mais diversas áreas e segmentos, promovendo a criação e o desenvolvimento de novos produtos/processos, bem como a alteração daqueles já existentes, buscando conciliar o desenvolvimento científico e industrial, com menores impactos ao meio ambiente. Esta combinação de fatores desperta maior afinidade entre a comunidade científica e industrial, alavancando possíveis contribuições para o crescimento econômico do país em consonância com um desenvolvimento mais sustentável.
Saiba mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9421513392157150
Toxicologia Aquática
Líder: Eduardo Alves de Almeida
O grupo de pesquisa em Toxicologia Ambiental da FURB tem publicado diversos trabalhos sobre efeitos de poluentes em animais aquáticos. As pesquisas recentes do grupo indicaram os efeitos nocivos de herbicidas metabolismo, reprodução e desenvolvimento embrionário de peixes e larvas de anfíbios, contribuindo para o conhecimento dos impactos do uso desses compostos na agricultura sobre a biota aquática. O grupo segue investindo em projetos relacionado aos efeitos de herbicidas de uso comum no cultivo de cana-de-açúcar e arroz em larvas de anfíbios, bem como desenvolve trabalhos em paralelo sobre efeitos de fármacos e alteradores endócrinos. Inicialmente (2020), iniciou estudos de monitoramento da zona costeria do estado de Santa Catarina, por meio de análises químicas e avaliação de biomarcadores bioquímicos e moleculares em ostras.
Veja mais em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4887712061545039
Vozes Livres - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Sexualidade
O resumo será posto em breve.
O grupo "Voz Livre - Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e Sexualidade" tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisas e ações interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade, visando a compreensão crítica acerca da diversidade de gênero e sexualidade nos diferentes espaços sociais e institucionais, segundo a dinâmica da cultura. Aprofundar conhecimentos sobre os conflitos e confrontos que envolvem a temática de Gênero e Sexualidade possibilita articulações com movimentos sociais, coletivos, órgãos de classe, agentes públicos, órgãos de defesa dos direitos, educação, assistência social, saúde e demais espaços sociais e culturais.