Grupos de pesquisas / UNIVALI
81 registro(s) encontrado(s)
Análises Clínicas
O grupo de pesquisa em Análises Clínicas foi formado a partir do desmembramento do Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (NIQFAR) do Curso de Farmácia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e atualmente é formado por docentes, acadêmicos da graduação e pós-graduação dos Cursos de Biomedicina e Farmácia, apresentando subáreas diversificadas de conhecimento e atividade multidisciplinar. O grupo de pesquisa tem como objetivo o estabelecimento e avaliação de métodos diagnósticos e a realização de estudos dos agravos da saúde do homem e modelos experimentais que o representem, direcionados à epidemiologia e patogênese das doenças infecciosas e não infecciosas, servindo como ferramenta para os cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar pesquisa em atividades extra-laboratoriais como estética biomédica, gestão da qualidade e epidemiologia.
Atenção à Saúde Individual e Coletiva, em Odontologia
Este grupo tem fortalecido o processo de produção e divulgação do conhecimento, especialmente, através da publicação em periódicos nacionais e internacionais indexados, monografias de conclusão de curso e a participação em eventos. As investigações conduzidas pelo grupo têm como principal foco a facilitação do processo de cuidado à saúde, com base nos princípios da promoção da saúde. Ao longo da trajetória do grupo, percebe-se que o retorno educativo das pesquisas tem favorecido aos diferentes grupos populacionais e aos órgãos públicos e privados e ONGs a reorganização dos serviços educativo-preventivo e de intervenção, o que oportuniza melhoras na saúde das populações, como exemplo, colaborando com o CRO (Conselho Regional de Odontologia) através de folders elaborados após resultados de pesquisas no campo da prevenção na Odontologia Esportiva, trazendo para a comunidade odontológica alternativas na prevenção de traumas dentários.
Avaliação Biológica de Produtos Naturais e Sintéticos
O grupo de pesquisa Avaliação Biológica de Produtos Naturais e Sintéticos é constituído por uma equipe com característica multidisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de Bioquímica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, que surgiu a partir do Núcleo de Investigações QuímicoFarmacêutica (NIQFAR) em 1995, consolidando parcerias entre os docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências da Saúde da UNIVALI, de outros cursos desta instituição e de outras nacionais e internacionais, no sentido de promover estudos pré-clínicos com princípios ativos obtidos de origem natural, bem como de produtos derivados da síntese orgânica. A produção científica do grupo é notória na instituição e vem a somar com a produção total do NIQFAR. Estão arrolados no grupo projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, projetos de dissertação de mestrado e doutorado, além de projetos vinculados ao CNPq, FAPESC, indústria farmacêutica e afins.
Avaliação e Tratamento da Poluição Ambiental
O grupo tem atuado em análises físico-químicas-biológicas para diagnosticar casos de contaminação ambiental de solos, sedimentos, águas (superficiais e subterrâneas) e do ar. Tem-se procurado desenvolver metodologias de tratamento de compartimentos contaminados, bem como metodologias alternativas para destinação de resíduos industriais. Além das análises físico-químicas, faz-se uso de análises biológicas (biotestes) para se avaliar a qualidade de um compartimento. Assim, importantes colaborações já foram realizadas no Brasil (e.g., Porto de Itajaí e Petrobras) e no exterior (Universités de Lorraine e Strasbourg).
Biologia e Ecologia de Tetrápodes Marinhos
Os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo buscam esclarecer diversos aspectos sobre a ecologia de mamíferos marinhos, em especial de cetáceos, na região de Santa Catarina e águas adjacentes. Os resultados oriundos das diferentes linhas de pesquisa do grupo, especialmente os ligados à captura acidental e distribuição das espécies, permitirão sugerir melhores estratégias de manejo para a pesca na região. A definição das áreas de ocorrência das espécies, aliadas a definição genética dos estoques que ocorrem na área auxiliarão na conservação da diversidade biológica da região.
Biomateriais em Odontologia
Divulgar as pesquisas junto à comunidade acadêmica através de palestras, comunicações, painéis e informativos; orientar trabalhos de iniciação científica voltados ao tema do grupo de pesquisa e suas linhas de pesquisa; publicar os resultados das pesquisas em eventos e revistas especializadas.
Centro de Estudos Sobre Direito e Transnacionalidade
Desde seus primórdios, a globalização por meio de suas diversas facetas, exerce contundentes influências sobre o Direito e suas instituições. Pressiona os expedientes de produção, aplicação e execução das normas. Condiciona desde estruturas extra, supra e transnacional o ser e o dever-ser das instituições vinculadas ao Estado. Propicia a cooperação entre entes estatais e novos atores que se movem segundo a dinâmica da globalização. Dada a ocorrência desse novo poder, é que surge a necessidade de estudo, comparação e avaliação sobre as influências transnacionais no Direito nacional, especialmente nas iniciativas legislativas, na execução de políticas públicas e na prestação jurisdicional. As iniciativas de investigação decorrem das ações do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica - Mestrado e Doutorado, da Universidade do Vale do Itajaí.
Comunicação, Cultura e Conhecimento
Os trabalhos do grupo estão diretamente associados à produção acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Univali: (1) Pesquisas, participações em eventos e publicações dos professores; (2) Trabalhos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos. Considerando a importância da articulação da produção científica em contextos de redes colaborativas intra e inter áreas do conhecimento, desde 2014, o grupo participa de uma pesquisa envolvendo os campos da Educação, das Políticas Públicas e da Comunicação. Trata-se de uma proposta de investigação em rede, direcionada para a análise da interface Identidade e Imagem de Universidades Comunitárias no sul do Brasil.
Conservação dos Ecossistemas Costeiros
A conservação da diversidade biológica dos ecossistemas costeiros, particularmente no litoral Centro-Norte Catarinense, é de fundamental importância no ciclo de vida das populações de macroinvertebrados e vertebrados marinhos, bem como para a biota em geral. Além disso, as populações humanas que interagem com esses organismos, geralmente causam perturbações como: destruição dos habitats, poluição e contaminação, além da explotação desordenada dos estoques de interesse biológico, econômico, paisagistico e estético. A atenção do grupo de pesquisa está voltada para o estudo dos organismos marinhos, bem como do descarte dessas espécies acompanhantes como fonte de alimento para as aves marinhas, particularmente àqueles que ocorrem na pesca artesanal de camarões; além das associadas as áreas de maricultura e Mata Atlântica. Da mesma forma, pretende-se diagnosticar as interações homem/meio e como aquele pode gerenciar esses estoques de forma ambientalmente sustentável.
Contextos da Educação da Criança
Tem seu foco na compreensão dos contextos em que as crianças são educadas.
Grupo de Pesquisa Contextos da Educação da Criança - Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIVALI. Tem seu foco na compreensão dos contextos em que as crianças são educadas. As pesquisas do grupo analisam e descrevem as relações, rupturas, acontecimentos, continuidades e descontinuidades que se originam nos discursos e práticas. Estudamos os contextos das políticas de infância, educação, formação, prática docente, educação infantil, anos iniciais e seus elementos constitutivos.
Cultura, Escola e Educação Criadora
Desde 2000 o grupo de pesquisa vem publicando muitos artigos em periódicos na área da educação e tem como prática a publicação de livros com as pesquisas do grupo. Ao todo foram 6 livros publicados pelo GP, com suas pesquisas e nesse intervalo de 2000 a 2019 tivemos a publicação de 4 dissertações de mestrado e 1 tese de doutorado no formato de livro. Na formação de professores, houve grande impacto das pesquisas na educação básica e superior porque foram 5 teses de doutorado defendidas, sendo 3 professores da rede de ensino e 2 professores universitários. Foram ainda 54 dissertações de mestrado concluídas na área da Educação. A alta produtividade deste grupo impacta diretamente na produção científica brasileira. Citamos ainda as pesquisas que são desenvolvidas em parceria com a Universidade Paris VII e com Paris I que geraram publicações e eventos.
Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade
O grupo de pesquisa está amparado por disciplinas emergentes da concepção filosófica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica com temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política.
O grupo de pesquisa em Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade, está amparado por disciplinas emergentes da concepção filosófica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, com temas inovadores e ampla repercussão nas dimensões ambiental, econômica, social e política; as quais são promovidas pela atual conjuntura globalizada; atende às novas demandas em assuntos relacionados à Transnacionalidade e à Sustentabilidade. A quantidade de trabalhos científicos como tese de doutorado e dissertação em elaboração que abordam a temática do presente grupo de pesquisa é um importante indicativo da oportunidade de desenvolvimento e fortalecimento deste grupo.
Ecologia do Plâncton
Utilização do plâncton em estudo de impacto ambiental, tanto em estudos de campo como em experimentos laboratoriais. Neste último caso, foram desenvolvidos novos protocolos de testes de toxicidade, sendo de uso em pesquisa e prestação de serviços. A análise da comunidade planctônica em ambientes natuaris tem sindo constatemente solicitada pelo IBAMA em estudos de impacto, principalmente para grandes empresas de exploração de petróleo. O uso de indicadores biológicos planctônicos tem se mostrado uma ferramente efetiva nas avaliações de impacto. Incluem nestes casos de impactos, obras de engenharia e efluentes industriais. Pesquisa da ecologia do plâncton também vem sendo realizada como diagnóstico da fauna e flora do estado de Santa Catarina, envolvendo principalmente os ambientes costeiros, como praias arenosas, estuário do rio Itajaí-açu, enseadas destinadas aos cultivos de moluscos marinhos e ambientes límnicos com influência direta da rizicultura.
Educação e Trabalho
O Grupo Educação e Trabalho procura identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Nesta perspectiva, investiga os processos de educação profissional e identidade profissional no mundo contemporâneo. Desta forma, estabelece e articula com a área de educação e trabalho os estudos relacionados às práticas juvenis e práticas educativas no trabalho docente. Na atualidade verifica-se profundas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais na sociedade contemporânea, mutações essas que apresentam um sistema de complexidade em suas bases, provocando, neste contexto, novos referenciais no que diz respeito aos processos identitários na relação educação e trabalho. Essas mudanças não são apenas observadas no âmbito macro social, mas também nas relações micro cotidianas (pessoais e profissionais), considerando o ser humano elemento primordial na ação educativa e no trabalho.
Educação Física e Sociedade
A repercussão se comprova por meio da apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos em periódicos indexados, encontros com os participantes do grupo, orientação de estudantes da graduação.
A repercussão do trabalho do grupo de pesquisa Educação Física e Sociedade ocorre nas atividades de pesquisa, às temáticas relacionadas aos diferentes objetivos que compõem a Educação Física (jogo, brincadeira, dança, lutas, esportes) e será notada a partir de realização de reuniões científicas, grupos de estudos, com alunos de graduação e pós-graduação, buscando ainda a participação em eventos nacionais e internacionais sobre os temas centrais do grupo. A repercussão se comprova por meio da apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos em periódicos indexados, encontros com os participantes do grupo, orientação de estudantes da graduação.
EDUCAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Tem por finalidade desenvolver pesquisas, no âmbito da Educação, sobre o Ensino de História, com bases nas linguagens, narrativas e experiências metodológicas recentes, com ênfase nas questões identitárias, nas relações étnico raciais e de gênero.
O Grupo tem por finalidade desenvolver pesquisas, no âmbito da Educação, sobre o Ensino de História, com bases nas linguagens, narrativas e experiências metodológicas recentes, com ênfase nas questões identitárias, nas relações étnico raciais e de gênero. Desde 2019, quando foi criado, o Grupo vem realizando importantes eventos e oficinas sobre o Ensino de História, envolvendo pesquisadores nacionais, estudantes e profissionais de história das redes estadual e municipal do Vale do Itajaí, para refletir sobre a história ensinada no mundo contemporâneo. Os trabalhos do Grupo contribuem para uma formação mais sólidas de acadêmicos das licenciaturas, para capacitar e atualizar a formação de professores da região e para promover reflexões sobre a do Ensino de História. Além disso, o Grupo vem publicando artigos de qualidade em revistas importantes sobre a temática indígena na Educação, sobre cinema, migração e ensino, e capítulos de livros dedicados a estes temas.
Epidemiologia, Saúde e Sociedade
Realiza pesquisas ligadas à saúde no ciclo vital e no trabalho, epidemiologia nos serviços de saúde e formação profissional em saúde.
O Grupo Univali Epidemiologia, Saúde e Sociedade (GUESS) nasceu em 2015 com o objetivo de promover estudos interdisciplinares na área de Epidemiologia e em áreas a ela associadas, visando a atenção integrada à saúde humana. Para tanto realiza pesquisas ligadas à saúde no ciclo vital e no trabalho, epidemiologia nos serviços de saúde e formação profissional em saúde. Possui parcerias com universidades federais e Universidad de Antioquia, na Colômbia. As pesquisas desenvolvidas produzem impacto na epidemiologia das doenças crônicas, avaliação de serviços de saúde e aprimoramento das práticas profissionais em saúde.
Estado, Constitucionalismo e Produção de Direito
Desenvolvimento de pesquisas que contribuam para proporcionar segurança jurídica, eficiência e eficácia a setores regulados pelo ordenamento jurídico pátrio, à luz dos Princípios Constitucionais. Merece atenção especial a regulação da infraestrutura que envolve a atividade portuária, em face da proximidade da UNIVALI com o Complexo Portuário de Itajaí.
Estudos Avançados em Direito Empresarial
Estudos direcionados as áreas do Direito Empresarial, Societária, de Recuperação de Empresas, Instituto Falimentar, Sistemas e Programas de Integridade com implantação do Programa de Compliance, Cidades Inteligentes, além de pesquisas de formação teórica de um Direito Empresarial Transnancional.
ESTUDOS AVANÇADOS EM PROCESSO CIVIL
A tecnologia e seus reflexos no Direito Processual: Pesquisar o estado da arte da tecnologia e as transformações que traz para a prática do operador jurídico;
Contratos de Direito das Coisas e as repercussões na sociedade: Identificar os reflexos do Direito Processual no direito material em especial no que tange ao Direito Imobiliário.; Novo Processo Civil; Processo Civil; Processo e Democracia; Processo e Direito de Família; Processo e meio Ambiente; Processo e Sucessões: Pesquisar e identificar os reflexos da nova legislação processual civil na comunidade acadêmica e na prática do operador jurídico bem como sua relação com os demais ramos do direito material;
Organização e Realização do II Congresso Catarinense de Direito Processual Civil na data de 31/08, 01/09 e 02/09 de 2016; - Organização de obra (Novo Código de Processo Civil); - Apresentação de artigos científicos no II congresso Catariense de Direito Processual Civil; - Organização do III Congresso Catarinense de Direito Processual Civil; - Organização da Obra Código de Processo Civil Comparado 2015X1973; - Apresentação de artigos científicos no III Congresso Catarinense de Direito Processual Civil. - Organização do IV Congresso Catarinense de Direito Processual Civil e Mais de 7 a 9 de novembro de 2018; - Avaliação dos artigos submetidos no Congresso para posterior publicação e apresentação. - Organização do V Congresso Catarinense de Direito Processual Civil e Mais realizado de Novembro de 2019. - Atualização da Obra Código de Processo Civil Comparado 2015X1973 - Organização e Publicação da Obra "Direito e Sociedade Digital";
Estudos e pesquisas em tecnologias aplicadas às práticas psicossociais
O grupo iniciou seus estudos em 2020, liderado pela professora Roberta Borghetti Alves. Tem como área predominante Ciências Humanas e Psicologia
Estudos em Comunicação e Saúde
O Grupo vem desenvolvendo pesquisas em duas vertentes a primeira com domínio de investigação em torno dos processos de apropriação da linguagem oral e escrita e da interface entre essas modalidades de linguagem, tendo como repercussão o aperfeiçoamento das práticas clínicas fonoaudiológicas voltadas à caracterização, avaliação e terapia dos distúrbios da linguagem oral e escrita. Em uma segunda vertente busca-se a sistematização de conhecimentos teórico-práticos, voltados à intervenção fonoaudiológica institucional nos contextos da Educação e Saúde, enfatizando o conhecimento sobre a inserção e processo de trabalho do fonoaudiólogo nestes contextos. Objetiva-se que as pesquisas desse grupo tenham repercussão social e acadêmico científica com relação à comunicação humana e à saúde das pessoas em sua dimensão individual e coletiva.
Estudos em Desenvolvimento Humano, Comunicação e Audição
O grupo de trabalho desenvolve pesquisas na área da neurologia e saúde auditiva, promovendo conhecimentos multidisciplinares sobre a saúde humana e a gestão de serviços de saúde.
O grupo de trabalho pretende desenvolver pesquisas na área da neurologia, fonoaudiologia e saúde auditiva, promovendo conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinar, sobre a saúde humana e a gestão de serviços de saúde. As pesquisas desenvolvidas pela equipe de profissionais geram dados epidemiológicos na área da fonoaudiologia e da neurologia, bem como provocam um olhar reflexivo sobre o atendimento prestado à população nas áreas de saúde auditiva e desenvolvimento humano.
ESTUDOS JURÍDICOS DO ESTADO
Grupo destinado a pesquisa em propriedade Intelectual e sua implicação no mercado, bem como a Inteligência Artificial aplicada ao Direito.
Propriedade Intelectual: Estudo da Propriedade Intelectual e seus reflexos no estado e na sociedade.; Direito, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual: Realizar estudos na area do Direito e Inteligencia Artificial.
GEMAT - Gestão da Edificação e Desenvolvimento de Materiais
Criação de uma consciência mais crítica nos alunos e egressos, bem como na sociedade em relação ao uso de recursos naturais para a produção de concreto. A incorporação de resíduos às misturas de materiais cimentantes (concreto e argamassa), contribui para o desenvolvimento sustentável da construção civil: reduz a exploração de jazidas, confere um fim adequado a um então resíduo ambiental e gera renda/empregos.
Gênero, infâncias e juventudes
O grupo integra pesquisadores/as do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali e da Red HIla - Rede IberoAmericana de estudos sociais com enfoque de gênero da Universidad Simón Bolívar. Participa de congressos de Educação e Gênero e coordena GTs no Congresso Internacional"Fazendo Gênero" na UFSC. Participa do Conselho Municipal de Direitos da Mulher na cidade de Itajaí e de projetos de extensão - Observatório de Políticas Públicas no Vale de Itajaí com ampla inserção nas organizações da sociedade civil, fóruns de gestão de políticas públicas e conselhos municipais, e do Programa de Formação em cidadania infanto juvenil/Direito Intergeracional e transversalidade, com cursos de capacitação para professores com o livro Caderno de Cidadania. Também participa de bancas acadêmicas na graduação, mestrado e doutorado e publica artigos cientítficos e capítulos de livros.
Genética Molecular aplicada a Biotecnologia
O grupo atua na prospecção, clonagem e caracterização de genes/proteínas bacterianas de relevância biotecnológica, e nas suas aplicações. Desenvolve projetos de genômica/metagenômica, integrados a uma plataforma de prospecção baseada em atividade e sequências DNA/proteína. Os principais alvos são bactérias e amostras marinhas de profundidade, além do microbioma de ruminantes e mangue. Os alvos são genes codificantes de enzimas (celulases, amilases, lipases e proteases), envolvidos na síntese de biopolímeros, sideróforos, anticâncer, antimicrobiano e na resistência a metais pesados. Já descreveu o genoma de 8 bactérias marinhas de profundidade e microbiomas. Cluster gênicos foram construídos para expressão celulases e síntese de violaceína. São adotadas estratégias de biologia sintética, evolução dirigida e engenharia metabólica (parceiros). Principais parceiros: Embrapa (Meio Ambiente), USP (ESALQ,ICB e IO), UFSC e JAMSTEC (Japão). 2016-2019= Artigos/Livros/Cap:156; Orient.PG:85 alunos.
GESICON - Grupo de Estratégia em Serviços, Inovação e Conhecimento
A pesquisa vem sendo realizada com foco em Estratégias de inovação para Organizações que atuam em Serviços Intensivos em Conhecimento, ênfase atual em: - Inovação Frugal - Governança em Habitats de Inovação - Organização do Trabalho Digital em Empresas de Tecnologia - a Inovação através de Serviços Digitais - Modelos Institucionais de Desenvolvimento de Inovação por Polos Tecnológicos - Inteligência em Operações de Serviços através de Plataformas Digitais - Empreendedorismo internacional e redes globais atuando com inovação em Plataformas Digitais - Cadeia de serviços e oportunidades de desenvolvimento de inovação por relacionamentos impulsionados por plataformas digitais
Gestão, Educação e Inovação em Saúde
Os trabalhos do grupo incluem monografias de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, participação em eventos e publicações em periódicos indexados.
O grupo de pesquisa Gestão, Educação e Inovação em Saúde é uma atualização do Grupo de pesquisa Assistência Farmacêutica que surgiu a partir do Núcleo de Investigações Químico-Farmacêutica (NIQFAR) em 1995, consolidando parcerias entre os docentes dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Ciências da Saúde da UNIVALI e de outros cursos desta instituição e, que no processo de transformação multidisciplinar está se fortalecendo através da sua interação com ensino e extensão nas áreas de Saúde Pública, Farmácia Hospitalar, Fitoterapia, Práticas Integrativas, Assistência Farmacêutica e Educação Ambiental. Os trabalhos do grupo incluem monografias de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, participação em eventos e publicações em periódicos indexados.
Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade
O grupo realiza pesquisas relacionadas aos temas de Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade em países como Brasil, Espanha, Portugal, Itália, Colômbia e EUA, com o intuito de fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional entre os países em que o PPCJ possui convênios específicos.
Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Sustentabilidade - GEMAS
O GEMAS – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade – tem como objetivo permitir o debate e a pesquisa sobre temas relevantes e contemporâneos envolvendo a temática ambiental, o Direito Internacional e a Governança Ambiental Global.
A partir dos debates e leituras realizadas, o GEMAS também tem como objetivo estimular a pesquisa e a produção científica sobre os temas debatidos durante o semestre.
Grupo de Estudos de Impactos Ambientais
Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo inserem-se na temática ambiental envolvendo aspectos técnicos e científicos no que diz respeito a caracterização, avaliação, análise e gestão de impactos ambientais decorrentes de atividades produtivas diversas. A ação integrada do grupo vem proporcionando a geração de soluções ambientais para aplicação imediata, o que vem atraindo o interesse de diversas empresas do setor produtivo, administração pública, e da consultoria ambiental.
Grupo de Estudos de Vigilância e Atenção à Saúde - GEVAS
Realizar investigações com foco nas pessoas e no entorno social nos quais estas se encontram: comunidades, famílias, instituições formais e informais. Desenvolve pesquisas e intervenções sobre: os processos de viver saudável e adoecer ao longo do ciclo vital e familiar; o gerenciamento do cuidado em diferentes contextos de saúde e suas instituições, tais como atenção básica, ambulatorial, hospitalar e domiciliar. Volta-se ao desenvolvimento de tecnologias clínico-assistenciais, educacionais e sociais.
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Desenvolvimento de Estudos e respectiva divulgação sobre os temas dos Direitos Humanos e de Cidadania.
Pesquisas de Análise Institucional da Dinâmica das Políticas Públicas Setoriais no Brasil, com ênfase na área do Direito, da sociologia jurídica, da Ciência Política e das ciências sociais em geral. Formação de Grupos de Estudos na área de Direitos Humanos, Cidadania, Políticas Públicas e suas influências na efetividade dos direitos. Realização de Eventos de Extensão: Sessões de Cinema /Debate, Ciclos de Palestras, Seminários Temáticos, Mini-Cursos, Oficinas, Atividades Complementares dos cursos de Graduação de Direito, Relações Internacionais, Ciência Política, Projetos de pesquisa e de Iniciação Científica em Programas Institucionais de fomento à pesquisa e à extensão. Projetos de Extensão na área de Direitos Humanos e Cidadania. Cursos na modalidade à Distância, Presenciais e Semi-Presenciais na área de Políticas Públicas, Ciência Política, Direitos Humanos e Cidadania.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais - GEPEC
O GEPEC busca desenvolver estudos e pesquisas que consideram as culturas como elementos organizadores das práticas sociais, analisando objetos tanto nos campos educacionais formais e não formais como em práticas pedagógicas que atuam sobre os corpos e os processos de saúde. Agrupa estudantes e pesquisadores em nível de graduação e pós graduação, tanto latu sensu como strictu sensu. Desenvolve estudos e pesquisas em objetos teóricos heterogêneos vinculados a educação e a saúde, com uso de diferentes metodologias de investigativas, reunindo estudantes e pesquisadores de diferentes áreas de formação. Procura ter a multiplicidade e a diferença que marca o campo dos Estudos Culturais como suporte para seus empreendimentos.
Grupo de estudos em marketing - GEMARK
O GEMARK tem como principal objetivo o desenvolvimento de estudos nessa área, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
O GEMARK, vinculado aos Programas de Pós-graduação PPGA e PMPGIL da UNIVALI, tem desenvolvido e apoiado estudos em temáticas da área do marketing nos contextos das organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Os temas de pesquisa tem se concentrado em estudos do campo do comportamento do consumidor e do marketing estratégico, em canais off e online, em mercados domésticos e globais B2C e B2B. As atividades do grupo têm contribuído para o aumento do conhecimento científico do setor e a melhoria da gestão das organizações, por meio das dissertações e teses defendidas, dos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; bem como dos trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Conta com a participação de professores pesquisadores de outras universidades nacionais (UFSC e UFRGS) e estrangeira (University of Wisconsin, USA), integrando-se também em discussões multidisciplinares com outros grupos de pesquisa, destacando o GESEG e PROFORME.
Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Gestão - GESeG
Compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e os impactos para empresas, governos, organizações da sociedade civil e indivíduos é foco deste grupo de pesquisa.
Num mercado globalizado, sujeito às restrições de ordem social, econômica e ambiental, além de um diferencial competitivo para os negócios, a gestão sustentável das empresas, somada aos esforços de governos e da sociedade civil se faz necessária para viabilizar um modelo de desenvolvimento sustentável. A gestão da sustentabilidade em prol de um desenvolvimento sustentável é um desafio para vários segmentos; aplica-se a empreendimentos, comunidade ou ao planeta como um todo, onde o ecologicamente correto, o economicamente viável o socialmente justo e o culturalmente diverso se fazem presentes. Compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e os impactos para empresas, governos, organizações da sociedade civil e indivíduos é foco deste grupo de pesquisa, que direciona-se a estudar o cenário atual e tendências no campo da gestão da sustentabilidade e as metodologias e processos que contribuam para a sustentabilidade e competitividade.
Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance
Este grupo encontra-se vinculado á área de concentração Organizações e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí. Busca reunir as pesquisas que enfocam os determinantes estratégicos da performance: RBV, stakeholders e outros, bem como os indicadores de performance. O grupo possui duas linhas de pesquisa: Determinantes Estratégicos da Performance e Indicadores de Performance. Participam alunos de graduação e do programa, além de professores pesquisadores.
Grupo de Inteligência Aplicada
Os trabalhos dos pesquisadores do grupo tem sido reconhecidos em eventos e periódicos nacionais e internacionais, conforme mostra o Currículo Lattes dos mesmos. Projetos com foco em meio ambiente e saúde são os preponderantes, porém as demais linhas de pesquisa do grupo apresentam trabalhos promissores, com destaque para a aplicação de Inteligência Aplicada em Jogos e a linha de Data Science. Destacam-se os projetos CASSIE e RISK PORT com conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina, que focam na gestão costeira. Também merece destaque projetos da área de saúde com fomento da FAPESC e do SUS.
Grupo de Investigação em Alimentos e Nutrição
O Grupo de Pesquisa em Investigação em Alimentos e Nutrição tem como finalidade produzir e fomentar trabalhos de cunho científico, interdisciplinares no campo das ciências da alimentação e nutrição, identificando e analisando os alimentos e seus efeitos sobre grupos populacionais, permitindo a construção de estratégias e modelos de intervenção mais eficazes, interferindo positivamente nos indicadores de saúde dos grupos e colocando a questão nutricional como componente fundamental de promoção de saúde.
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, NUTRIÇÃO E SAÚDE
Aspectos nutricionais e sua interface com a saúde nos ciclos da vida; Impactos ambientais e sociais relacionados à produção de alimentos e hábitos de consumo; Nutrição e Fitoterapia.
Aspectos nutricionais e sua interface com a saúde nos ciclos da vida; Impactos ambientais e sociais relacionados à produção de alimentos e hábitos de consumo; Nutrição e Fitoterapia.
Grupo de Pesquisa e Extensão Paidéia
O grupo desenvolve atividades de pesquisa e de extensão. A proposta do grupo é a pesquisa e os trabalhos de extensão que possibilitem o desenvolvimento de uma formação humanista-existencial nas diversas linhas de pesquisa e extensão do grupo.
Grupo de Pesquisa em História e Política
O Grupo de Pesquisa em História e Política reúne pesquisadores dos cursos de História e de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí. Partindo de diferentes abordagens teóricas, tem como objetivo desenvolver pesquisas que perpassem a política tomada em um sentido amplo, em suas interseções com a arte, as relações de poder, as identidades culturais e a historiografia.
Grupo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva
O grupo possui diversos projetos de Tecnologia Assistiva desenvolvidos, auxíliados por órgãos de fomento nacionais, tal como: FINEP, ITSBrasil, FAPESC, MCTI-TA, CAPES e o CNPq. Possui também parcerias com diversas instituições e universidades do País e também estrangeiras, como a Universidade Carlos III (Madri) , a Universidade de Glasgow (Escócia) e a Universidade da Havana (UH).
Grupo de Processo Formação de Estratégias
O presente grupo tem por objetivo estudar como as organizações, inseridas em vários setores da economia brasileira, percebem o ambiente na qual estão inseridas, que estratégia são definidas e o desempenho alcançado. Os objetivos dos projetos que servem de apoio ao grupo estão focalizados, prioritariamente nos temas sobre ambientes, empreendedorismo, capacidades dinâmicas, desempenho, processos de internacionalização de empresas brasileiras. São nestes temas acima que perpassam todas as pesquisas desenvolvidas no grupo. Os setores de estudo do grupo são empresas de base tecnológica, o setor de turismo e os arranjos produtivos locais (APLs). O grupo conta com pesquisadores de vários programas de pós-graduação do país e também da França (onde mantem projeto em andamento), Canadá e Portugal.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Grupo de Projetos Mecânicos
PROJETO DE PESQUISA FINALIZADO SEGUNDO O EDITAL FAPESC Nº 06/2017 - APOIO A GRUPOS DE PESQUISA DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA ACAFE: "Estudo do efeito de diferentes parâmetros na soldagem MIG/MAG pulsada em aço de alta resistência e baixa liga".
HOTELARIA, GASTRONOMIA E SERVIÇOS TURÍSTICOS
O grupo é vinculado ao Programa de Pós Graduação Turismo e Hotelaria da Univali, e integrado com os Programas de Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN)
O grupo de Pesquisa Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turísticos, conjuntamente com o grupo de Pesquisa Planejamento do Turismo, vinculados ambos ao Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali, participaram dos projetos Prointegração e Procad da Capes, fazendo parte de uma rede de integração com os Programas de Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (RS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN).
HUB - Ecossistema de Inovação
O HUB - Ecossistema de Inovação se propõe a estabelecer um olhar para a compreensão do Ecossistema de Inovação e suas diferentes interações. A partir de 5 linhas de pesquisa: Ecossistema e Habitats de Inovação; Comunidades de Startup e Inovação; Design Thinking, Legal Design e Metodologias Ágeis; Empreendedorismo de Modelos de Negócios Inovadores; Propriedade Intelectual busca-se a caracterização da interação entre agentes, Habitats e empreendedores e se apresenta como objeto de estudo a partir de diferentes estratégias: Desenvolvimento de portal e periódico para discussão do assunto; Promoção de evento para compartilhamento de outros estudos a respeito.
Humanismo, Direito das Migrações e Políticas Migratórias
Desenvolver ou implementar estratégias jurídicas e políticas no tratamento do tema das migrações transnacionais e na fundamentação jurídica dos direitos transnacionais de migrantes, com alta qualificação teórico-prática, desenvolvendo capacidade crítico-analítica e propositiva. Realizar estudos para responder a questões complexas geradas pelas migrações no mundo globalizado, gerando a preparação para enfrentar a velocidade da globalização, o ritmo mais dinâmico da evolução tecnológica e a progressiva mobilidade demográfica, cientes das exigências sociais, de cultura, de inovação e do mercado que caracterizam a sociedade contemporânea. Propor respostas práticas ao tema da migração transnacional, mediante justificativa fundamentada com rigor científico e conclusões com aplicação prática.
Imagens Contemporâneas
O grupo iniciou suas atividades em 2019 a partir das linhas de estudos dos professores envolvidos nos cursos de tecnologia em Fotografia e Produção Audiovisual.
Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados
O Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados (LEMA) abrange projetos científicos e serviços voltados a descrição, monitoramento, uso sustentável e conservação de ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos. Sob a designação original de Grupo de Estudos Pesqueiros (GEP) o grupo tem atuação histórica em projetos de monitoramento, avaliação e gestão da atividade pesqueira nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, a maioria em parceria com o Governo Federal. Desde 2016 o grupo fortaleceu sua atividade de monitoramento pesqueiro através de parcerias com a PETROBRAS e o processo de licenciamento das áreas de exploração da Bacia de Santos e ampliou sua área de atuação com estudos de impacto da pesca e outras atividades antropogênicas sobre ecossistemas marinhos. Também passou a atuar no mapeamento e caracterização de habitats do oceano profundo utilizando ROVs e submersíveis, e no desenvolvimento de técnicas de imageamento do fundo marinho em Santa Catarina.
Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação
Desenvolvimento de Referenciais para o ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. Criação de patentes e produtos de software e hadware para serem utilizados em atividades educacionais Formação de professores para educação básica e no ensino superior Desenvolvimento de documentos de referência de cunho interdisciplinar envolvendo a área da educação buscando orientar o desenvolvimento de novos projetos, e validar os produtos gerados.
Laboratório de Pesquisa Cuidado Materno Infantil
O grupo desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: Cuidado baseado em evidências na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente: Investigar o cuidado baseado em evidências na Saúde da mulher, criança e adolescente; Saúde Sexual e reprodutiva, e pro
O grupo desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: Cuidado baseado em evidências na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente: Investigar o cuidado baseado em evidências na Saúde da mulher, criança e adolescente; Saúde Sexual e reprodutiva, e proteção das vulnerabilidades e violências na mulher, criança e adolescente: Investigar o cuidado em saúde Sexual, reprodutiva, vulnerabilidades e violências na mulher, criança e adolescente; Tecnologias e Gestão em saúde para o cuidado da mulher, criança e adolescente: Pesquisar tecnologias de gestão e cuidado em saúde para promover a saúde da mulher, criança e adolescente.
Laboratory of Embedded and Distributed Systems
O LEDS (Laboratory of Embedded and Distributed Systems) visa desenvolver novos produtos e soluções na área de sistemas de computação, por meio da pesquisa e desenvolvimento de sistemas computadorizados embarcados que utilizem tecnologias baseadas em microcontroladores, lógica programável e ASICs. Além disso, visa também desenvolver soluções voltadas a ambientes de microcomputadores interativos, através da pesquisa e desenvolvimento de sistemas distribuídos, com foco nos aspectos de segurança e de mobilidade.
Modelagem Ambiental
Implementação, validação e calibração (com dados in situ) de modelos matemáticos para análise e compreensão dos fenômenos oceanográficos, com aplicação no ensino e pesquisa acadêmica das áreas da Engenharia e Oceanografia.
Monitor de Mídia
O grupo desenvolve projetos de pesquisa aprofundando os estudos sobre a mídia e sua relação com a formação de um leitor/público crítico, bem como sua relação com a ética jornalística e a presença de uma crítica de mídia. Dentro da comunidade acadêmica, o projeto vem tendo boa receptividade, aumentando o índice de leitura dos alunos e propiciando maior discussão sobre a realidade regional da comunicação. Em novembro de 2005, o grupo de pesquisa conseguiu articular uma Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), junto a outros pesquisadores de 13 estados brasileiros, de todas as regiões do país. A rede reúne grupos de pesquisa em torno do monitoramento dos meios de comunicação, podendo desenvolver projetos interinstitucionais de pesquisa, transferência de tecnologia, trocas de experiência e demais intercâmbios. De março a dezembro de 2006, o grupo produziu um programa televisivo semanal MONITOR NA MÍDIA, veiculado na TV Univali, canal 15, da Viacabo TV de Itajaí. O programa mesclava assuntos da comunicação e da ciência, em formato ágil e envolvente, com reportagens, entrevistas e debates. Em 2003 e 2004, o Monitor de Mídia foi finalista no Prêmio Luiz Beltrão, da Intercom, na categoria Grupo Inovador. Em 2008, obteve o segundo lugar no 2º Concurso Caixa-Unochapecó de Reportagem Multimídia. Desde 2010, o grupo se dedica exclusivamente à pesquisa acadêmica.
Nanomateriais e Catálise Heterogênea
Projetos de Pesquisa aprovado no Edital 07/2021 - Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE Mérito Docente - Extensão, Universidade do Vale do Itajaí. 2021 Trabalho premiado na área de Ensino de Química, SBQSUL. 2021 1º Lugar no III Prêmio Univali de Inovação, UNIINOVA / Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali. 2020 Mentora vice-campeã no III Prêmio Univali de Inovação, UNIINOVA / Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali. 2020 Prêmio destaque em Iniciação Científica - Exatas, XIX Seminário de Iniciação Científica - UNIVALI. 2020 PRÊMIO IBIC DE EXCELÊNCIA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA - FEBIC 2019 - Feira Brasileira de Iniciação Científica. 2019 1º Lugar na Categoria Ensino Superior - Feira Brasileira de Iniciação Científica - FEBIC. 2019 Destaque Iniciação Científica - Engenharias e Ciências Exatas - Sessão oral XVIII Seminário de Iniciação Científica - UNIVALI. 2019
NEINTE - Núcleo de Estudos em Internacionalização e Estratégia
Entre os diversos trabalhos do NEINTE podemos ressaltar: - Projeto Prefeitura de São José para desenvolvimento de Políticas Públicas para a Internacionalização das empresas do Município. Financiado pelo SEBRAE e Prefeitura no Município de São José. - Coordenação do Comitê de Implantação do Centro Regional de Inovação - Publicação de Artigos Internacionais - Prêmios em diversos Congressos e Revistas Internacionais.
NPPLOGi - Núcleo de Pesquisa em produção, logística e inovação
O NPPLOGi atua nas pesquisas no âmbito prático e teórico a fim de gerar conhecimento científico e agregar valor para as empresas brasileiras na gestão da manufatura, da logística e cadeia de suprimentos.
O NPPLOG atua nas pesquisas no âmbito prático e teórico a fim de gerar conhecimento científico e agregar valor para as empresas brasileiras na gestão da manufatura, da logística e cadeia de suprimentos. Os principais resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo,foram: 1) a criação de sistemática para mensuração do grau de maturidade da logística de canteiros de obras baseados nos principios da construção enxuta; 2) a criação de sistemática de diagnóstico do desempenho operacional de portos e terminais; Os resultados esperados são: 1) Identificação e redução dos desperdicios na logística do canteiro de obras verticais; 2) Disseminação e aplicação do conceitos de construção enxuta na cadeia da construção civil; 3) Identificação do desempenho e melhoria da infraestrutura operacional de portos e terminais portuários brasileiro. Como possíveis impactos: 1) melhorias na eficiencia operacional de pequenas e médias empresas; 2) disseminação de melhores práticas de gestão.
Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas(NIQFAR)
O NIQFAR vem contribuindo com estudos na área de produtos naturais, especialmente no que tange à determinação de plantas com potencial terapêutico. O grupo tem determinado vários princípios ativos que atuam nos processos dolorosos e inflamatórios, infecciosos, alérgicos, etc. Vários compostos de origem natural foram usados como protótipos para a síntese de novas moléculas bioativas. A aplicação de métodos de relação estrutura-atividade permitiu a obtenção de alguns compostos com ação farmacológica mais pronunciada do que alguns fármacos usados clinicamente. Além disso, o grupo tem atuado na área de biopolímeros, os quais têm sido efetivos em processos cromatográficos. O NIQFAR mantém parcerias para o desenvolvimento de pesquisas com várias Instituições, incluindo o Departamento de Química e de Farmacologia da UFSC, o Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPB, a Faculdade de Medicina da UFMT, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNR-Rosário/Argentina, o Istituto di Chimica da Universita Cattolica del Sacro Cuore, Roma/Italia, a Faculdade de Farmácia da University of Bonn-Bonn/Alemanha, a University of Meijo/Japão, etc. O grupo vem sendo apoiado por várias Indústrias Nacionais e Internacionais, especialmente a Fundação Herbárium de Saúde e Pesquisa (Colombo/PR) através da comprovação científica de vários fitoterápicos e também na determinação de marcadores químicos para controle de qualidade de medicamentos. Recentemente o NIQFAR recebeu o apoio do Lab. Eurofarma, que em conjunto com o FINEP está apoiando pesquisas com vistas à obtenção de novos fitoterápicos.
Núcleo de Pesquisa em Tecnologias de Gestão - NuTeG
O presente grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas em tecnologias de gestão para colaborar com o avanço do conhecimento em questões relacionadas à formulação e implementação de estratégias e sistemas de medição de desempenho organizacionais. Para alavancar o desenvolvimento regional, os trabalhos normalmente são direcionados à gestão de pequenos negócios, assim, as pesquisas do grupo devem discutir as estruturas de mercado e de operações, os aspectos financeiros, e o planejamento estratégico, bem como identificar e reconhecer as políticas e programas de incentivo à criação de pequenos negócios. Principais áreas de estudo: Estratégia e Desempenho Organizacional; Estratégia como Prática Social; Gestão de Operações Logísticas; Supply Chain Management, Lean Manufacturing; Operações de Serviços; Gestão de Custos; Métodos de Prospecção em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar aplicada em Design - NP Design
Permite a aproximação com a comunidade, principalmente, através do próprio desenvolvimento da pesquisa e da prestação de serviços técnico–científicos como a realização de análises ergonômicas e o design de produtos.
Surgido em 2000, o Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar Aplicada ao Design – NP–Design, concentra as ações de iniciação científica dos Bacharelados em Design da Universidade do Vale do Itajaí. Em geral, as pesquisas incrementam o envolvimento de alunos e docentes aprimorando o processo de ensino – aprendizagem. Por outro lado permitem a aproximação com a comunidade, principalmente, através do próprio desenvolvimento da pesquisa e da prestação de serviços técnico–científicos como a realização de análises ergonômicas e o design de produtos, além da divulgação dos resultados através de publicações diversas e da participação em eventos científicos.
Nuplei - Núcleo de Pesquisas em Liderança, Empreendedorismo e Inovação
Os desafios do desenvolvimento requer que as instituições de ensino superior desenvolvam ações que possibilitem alcançar melhorias socioeconômicas e, dentre elas, promover o empreendedorismo, nas suas diversas vertentes, tornam-se de grande importância. Para tanto é necessário desenvolver estudos visando criar novos modelos de negócios, onde a inovação seja priorizada. A inovação é um dos processos fundamentais que dão sustento ao desenvolvimento econômico, impulsionando o crescimento da produção por capital investido. Com base nessas considerações o Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Inovação ¿ NUPEI foi criado para dar suporte ao aprender a empreender e desenvolver pesquisas que além de criar conhecimento possam ser utilizadas no ensino das ciências sociais aplicadas.
O DIREITO PROCESSUAL CIVIL NA PÓS-MODERNIDADE
A tutela dos direitos existenciais e patrimoniais na sociedade pós-moderna: Pesquisar e identificar a evolução dos direitos na Sociedade Pós-moderna
Acesso à justiça e novas tecnologias: Identificar os mecanismos tecnológicos que proporcionam acesso à justiça pelo jurisdicionados; Direito civil e sua relação com o Direito Processual Civil: Relacionar e identificar o direito substancial e o direito formal na prestação da tutela jurisdicional; Teoria Geral do Processo: Identificar e pesquisar sobre as bases doutrinárias do direito processual civil; Publicação de artigos. Capítulos de livros. Livros. Organização de obras, bem como organização de eventos ligados aos Estudos de Direito Processual Civil
Observatório de Políticas Educacionais
As atividades do grupo tiveram início em 2000, no interior do grupo de pesquisa Políticas Públicas de Currículo e Avaliação. Em 2016, o grupo se desdobra e dá origem ao Grupo Observatório de Políticas Educacionais destinado à investigação de políticas e suas traduções em contextos macro, meso e micro, nos níveis da educação básica e superior e na modalidade de educação especial. As linhas de pesquisa e a consequente produção científica do grupo, envolvem estudos sobre: políticas de educação básica e superior, tecnologias digitais e processos de ensino e aprendizagem de estudantes público da educação especial; políticas de educação inclusiva e transversalidades da educação especial. De natureza interdisciplinar, o grupo integra pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento - saúde, educação, ciência, tecnologia e design, no desenvolvimento de pesquisas que privilegiam a colaboração, a coletividade, a dignidade humana, a autonomia e a inclusão social.
Oceanografia Geológica de Ambientes Costeiros e Oceânicos
Atuante em diversos campos, o grupo assessora secretarias municipais da área de influência da Universidade.
Atuante no campo de monitoramentos ambientais, criação de áreas de proteção ambiental e unidades de conservação, na análise e acompanhamento de modificações e variações da morfodinâmica praial, na gestão e uso de recursos naturais de ambientes costeiros e marinhos. O grupo assessora secretarias municipais da área de influência da Universidade. Algumas municipalidades cuja orla litorânea apresenta histórico de erosão, procuram os especialistas do GP para auxílios na elaboração de projetos e implementação de políticas públicas. A expertise do grupo também na área da exploração de minerais marinhos tem feito com que haja uma aproximação significativa com outros grupos de pesquisa ligados á instituições de ensino que desenvolvem pesquisa em Geociências. É instituição efetiva do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM) desde 1995.
Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano
A produção em pesquisa dos membros do grupo tem a ênfase na análise ambiental urbana, paisagem edificada, Hospitalidade do espaço edificado, incluindo os estudos da morfologia das cidades. Essa produção tem focado notadamente cidades com inserção em regiões turísticas. Parte dessa produção tem sido frequentemente publicada em eventos científicos nacionais e cias internacionais e em periódicos de divulgação científica. A maioria dos membros pesquisadores está desenvolvendo pesquisas e orientando projetos de Iniciação científica. O Grupo tem 14 projetos aprovados nos Editais Universal e em Ciencias Humanas e Sociais e 02 em Produtividade em Pesquisa do CNPq. deste total 11 projetos concluidos com artigos publicados e periódicos nacionais e internacionais. artigos publicados e participação em eventos científicos nacionais e internacionais. 02 membros do Grupo ( lider e vice lider) são bolsistas Produtividade-PQ -CNPq. Atualmente o grupo possui 04 projetos de pesquisa em andamento.
PLAGET - Planejamento e Gestão do Destino Turístico
O desenvolvimento da pesquisa em Turismo e Hotelaria e reafirmar o compromisso da Universidade com a produção e divulgação do conhecimento científico são os objetivos do PLAGET que trabalha desde 1997 com pesquisas vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria- PPGTH da UNIVALI. O planejamento turístico e a análise de dinâmicas sócio-espaciais e culturais estão presentes nas pesquisas desenvolvidas. Nos diferentes espaços ( locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais) estudados, as pesquisas enfocam a gênese, o desenvolvimento, bem como o atual estágio de organizações sócio-espacial frente às atividades turísticas. O grupo edita desde 2016 a revista científica Applied Tourism.
Planejamento, Marketing e Comercialização de Produtos em Destinações Turísticas
O grupo de Pesquisa Planejamento, Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos desenvolveações integradas com o Grupo de Pesquisa Planejamento do Turismo, vinculado ao Programa de PósGraduação, Mestrado e Doutorado da UNIVALI, participam dos projetos da FAPESC, CNPQ e CAPES.Neste sentido a integração das ações de pesquisa da pós graduação com a graduação acontecem por meio de projetos de pesquisa na graduação, na organização de eventos, na participação em eventos. Além das pesquisa dos Planos de Desenvolvimento turístico nos municípios do estado de Santa Catarina, em âmbito nacional. Desenvolve-se ainda, projetos integrados com as secretarias municipais de turismo e órgãos estaduais e nacionais nas principais destinações turísticas com vistas ao marketing e comercializações desses destinos, com foco no turismo receptivo e emissivo.
Políticas e Práticas de Currículo e de Gestão
O trabalho deste grupo de pesquisa tem repercussão para o campo do Currículo escolar, da Avaliação Escolar e também para as politicas públicas educacionais tanto no âmbito local, regional, nacional e internacional.Tem como objetivo compreender políticas e práticas de currículo e de Gestão por meio de pesquisas científicas, visando contribuir com suas concepções, textos e contextos no âmbito da Educação Básica e Superior. Tem como principais objetos de pesquisa os seguintes aspectos: - Políticas Públicas de Currículo. - Práticas de Currículo. - Currículo e Avaliação. - Currículo e Práticas docente. - Currículo e Relações de Gênero. - Gestão e Currículo
Clique aqui e acesse mais informações sobre a Linha de Pesquisa.
Políticas Públicas: aspectos socioambientais e culturais
A análise da gestão de políticas públicas demanda a compreensão da evolução sócio-espacial e cultural brasileira, devendo ser consideradas suas múltiplas determinações, tanto naturais quanto sociais, políticas e culturais. Torna-se indispensável para a realização de diagnósticos e de avaliações de políticas públicas, além da compreensão de seus fundamentos espaciais, sociais, econômicos e políticos, a identificação das concepções de diferentes atores envolvidos. Trata-se de compreender as representações sociais sobre diferentes aspectos dessas políticas, tais como sobre seus objetivos, suas formas de acesso e de participação e sobre sua eficácia, nas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas: dinâmicas institucionais das políticas públicas e aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas.
PRÁXIS - Pesquisa em produção interdisciplinar de conhecimento e tecnologias na perspectiva...
O Práxis nasceu do interesse e da necessidade em organizar uma proposta de atuação que integrasse, em uma unidade, as visões do fazer científico de parte dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Gestão do Trabalho em Saúde - ARGOS. A unidade sintetizada por este movimento foi a problematização de objetos de pesquisa a partir de fundamentos hermenêuticos e dialéticos, em torno da produção interdisciplinar de conhecimento e tecnologias, na perspectiva crítico-social.
Processos Psicológicos, Desenvolvimento Humano e Saúde
O grupo de pesquisa tem realizado estudos de iniciação científica na articulação da graduação com as investigações do Programa Stricto Senso Profissional em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da UNIVALI. Os resultados desses estudos tem indicado a produtividade dos pesquisadores e o envolvimento de alunos da graduação bolsistas e voluntários. Os resultados das pesquisas tem sido divulgados em eventos nacionais e internacionais da área ou/e publicações em periódicos. Os estudos realizados tem demonstrado a consolidação do trabalho do grupo e o aumento de projetos de pesquisa com financiamento submetidos e contemplados nos editais. As temáticas investigadas são: o cuidado e envolvimento parental; desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil; avaliação e intervenções psicossociais; processos de saúde familiar e o desenvolvimento humano.
Produtos Naturais Bioativos
Quando foi implantado o Curso de Farmácia na UNIVALI, em 1992, procurou-se definir um currículo que permitisse ao aluno adquirir, entre outras qualificações, um perfil de pesquisador, possibilitando o desenvolvimento do stricto senso na área de Ciências Farmacêuticas. No início de 1995, vindo ao encontro destes anseios, foi implantado o Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (NIQFAR), formado por professores, acadêmicos e técnicos da então Faculdade de Ciências Químico-Farmacêuticas (FAQFAR) . Nestes 24 anos de atividades (1995 - 2019), o NIQFAR tem desenvolvido inúmeros projetos de pesquisa, criando então uma infra-estrutura adequada para a execução destes estudos. Ao mesmo tempo, foram viabilizadas várias parcerias com Instituições de pesquisa do país e do exterior, proporcionando vários intercâmbios e a formação de recursos humanos de alto nível.Isto se reflete pelo números de publicações de alto impacto e a implantação do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas.
Química Farmacêutica
O Grupo de Pesquisa em Química Farmacêutica nasceu como integrante do NIQFAR - Núcleo de Investigações Químico Farmacêuticas, em 1995. Este Grupo foi criado com o objetivo de desenvolver pesquisas relacionadas com a síntese e a modificação estrutural de moléculas bioativas e com o estudo da correlação estrutura-atividade. Em todos estes anos de existência o Grupo de Química Farmacêutica tem agregado uma extensa produção científica, incluindo artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados, monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Estas últimas, em convênio com outras instituições. A interação que o grupo tem com o Curso de Farmácia e com o Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UNIVALI possibilita além de extensa produção científica, também a formação qualificada de recursos humanos. Adicionalmente, o Grupo possui trabalhos em colaboração com diversos Grupos congêneres do Brasil e do Exterior, o que garante a constante troca
Saúde e Desempenho Humano
O Grupo de Pesquisa está em processo de fortalecimento, diversos estudos estão sendo desenvolvidos na área da saúde, em especial relacionados a prática de Atividade Física como determinante no processo promoção e restabelecimento de saúde. No ano de 2018 tivemos 4 artigos publicados, recebemos 3 bolsas de pesquisa para acadêmicos do curso, muitas reuniões de planejamento, estamos finalizando projetos em parceria com pesquisadores de outros países na área da Oncologia.
SAÚDE, ESPAÇO, CULTURA E SOCIEDADE (SECS)
O grupo atua com ações interdisciplinares na pesquisa, ensino e extensão que une diferentes temáticas da Saúde com outras áreas, tais como Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas com abordagens cujos focos estão relacionados com a Gastronomia, Economia, Educação, Sustentabilidade Humana e Ambiental e Turismo em Comunidades Tradicionais no Brasil, Comunidades Aldeãs em Portugal e Comunidades de Migrantes no Mundo. Os projetos de pesquisa tem neste momento apoio financeiro, material e humano do CNPq, Universidade do Algarve (Faculdade de Economia - Doutorado em Turismo), Universidade de Coimbra (Faculdade de Letras - Doutorado em Patrimônio Alimentar) e UNIVALI (Mestrado Profissional em Saúde / Graduações em Gastronomia; e Turismo e Hotelaria).
Sustentabilidade, Tecnologia e Conforto no Ambiente Construído
O Grupo desenvolve pesquisas nas áreas de Conforto Ambiental, Tecnologia da Construção e Sustentabilidade no Ambiente Construído. Tendo publicações nacionais e internacionais em eventos e periódicos, visando a produção e promoção de conhecimento nas referidas áreas.
Tecnologia de Alimentos -Processos e Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos.
Garantir o abastecimento de alimentos nutritivos e saudáveis para a população por meio do consumo de diversos produtos de origem animal, vegetal e mineral se destaca como principal objetivo da tecnologia de alimentos. Assim, é apontada como a tecnologia da conservação e da diversificação dos alimentos para satisfazer as necessidades de paladar, nutricional e de saúde dos consumidores. Diante disso, o grupo de pesquisa "Tecnologia de Alimentos - Processos e Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos" da UNIVALI tem como objetivo desenvolver novos alimentos e novas tecnologias para produção e conservação de alimentos e bebidas. Diferentes pesquisas são realizadas pelo grupo para aproveitamento de subprodutos, desenvolvimento e otimização de processos, caracterização química, física, físico-química e bioquímica de alimentos e matérias-primas. Há também estudos que se dedicam ao desenvolvimento e melhoria de embalagens que garantem a conservação dos alimentos e podem aumentar sua vida útil.
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA, FARMACOTÉCNICA E GARANTIA DA QUALIDADE
O grupo tem realizado projetos de pesquisa e desenvolvimento de métodos analíticos e produtos farmacêuticos, alimentícios e cosméticos, muitos em parceria com empresas. Tais resultados tem propiciado a qualificação de tais produtos, contribuindo com o portfolio das empresas parceiras e a formação de recursos humanos qualificados. O grupo tem publicado artigos científicos, resumos em eventos, bem como participado do depósito de patentes e de projetos de incubação de empresas voltadas à inovação, especialmente na área cosmética.
Turismo, Hospitalidade e Gastronomia
Pesquisa, extensão e cultura promovidas pelo THG podem contribuir com a ciência e sociedade em, diversos pontos.
Pesquisa, extensão e cultura promovidas pelo THG podem contribuir com a ciência e sociedade: a) incrementando conhecimento acerca da Gastronomia regional e brasileira, e suas interfaces com as aspectos de hábitos alimentares, nutrição e patrimônios tangíveis e intangíveis. Tudo isso podendo contribuir com empreendimentos de hospitalidade de restauração do ser humano. b) incrementando o conhecimento acerca do espaço como dominante de interpretação para a Hospitalidade, seja na escala do território, da cidade, da edificação e de objetos. Tudo isso podendo contribuir com empreendimentos hoteleiros, iniciativas do trade turístico e dos gestores públicos para dotação de hospitalidade no espaço. c) incrementando conhecimento acerca da relação de bem–estar e qualidade de vida a partir da Hospitalidade. Tudo isso podendo contribuir com empreendimentos de saúde, bem–estar e tratamentos de seres humanos. d) incrementando conhecimento acerca de pesquisas que procuram relacionar a Hospitalidade com o patrimônio (tangível e intangível) e cultura. Tudo isso podendo contribuir com inventários, potencialidades de patrimônio e tombamentos.