Grupos de pesquisas / UNOCHAPECO
38 registro(s) encontrado(s)
Alternativas de Produção Sustentável para a Agricultura Familiar
O presente grupo de pesquisa propõe-se a desenvolver ações, tendo como principal objetivo gerar conhecimentos que respondam as questões do desenvolvimento rural sustentável da região oeste catarinense.
Há muitos centros de pesquisa, ONG?s, agricultores e suas organizações, universidades, que estão propondo alternativas das mais diversas para construir uma agricultura sustentável. As famílias rurais são dependentes das atividades que desenvolvem para obter sua renda. De maneira geral, elas estão vinculadas a processos produtivos agroquímicos e com forte impacto aos ecossistemas, mas muitas vezes sem alternativas técnico-produtivas às práticas que desenvolvem. Seus sistemas de produção não podem simplesmente ser abandonados sem que se lhes apresentem alternativas consistentes para uma produção sustentável. O presente grupo de pesquisa propõe-se a desenvolver ações, tendo como principal objetivo gerar conhecimentos que respondam as questões do desenvolvimento rural sustentável da região oeste catarinense, buscando colaborar na superação das limitações ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Ambiente e Saúde
Pesquisas em Ambiente e Saúde. Projetos envolvendo enfermidades parasitárias, as transmitidas por vetores, seu controle e epidemiologia. Vulnerabilidade socioambiental, segurança alimentar e nutricional. Estudos sobre a relação entre meio ambiente e saúde e educação ambiental. Com esses estudos tem sido oferecido aos gestores dos serviços públicos de saúde informações que auxiliam na tomada de decisão das ações de promoção e prevenção para a saúde.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Arte, Visualidade e Cultura
Desenvolver pesquisa e produção em Artes Visuais em diferentes poéticas do ponto de vista do artista e/ou teórico, partindo das trajetórias pessoais, do contexto e da reflexão crítica onde as poéticas se originam, entre outros.
Através da linha de pesquisa: Educação, teoria e crítica da arte,realizar estudos que possibilitem a reflexão a cerca da educação e da arte, objetivando/ visando a análise nas Artes Visuais, crítica e teoria da arte, sem perder de vista a formação nas práticas educativas de professores em formação inicial e formação continuada, contextualizar a história da educação nas possibilidades estéticas e poéticas como elemento primordial da formação cognitiva, em âmbito formal e não formal. Na linha de Poéticas visuais, Desenvolver pesquisa e produção em Artes Visuais em diferentes poéticas do ponto de vista do artista e/ou teórico, partindo das trajetórias pessoais, do contexto e da reflexão crítica onde as poéticas se originam; contribuir para a formação de artistas e/ou teóricos na atualidade.
Clique aqui e acesse as informações completas deste Grupo de Pesquisa.
Biologia Molecular e Biotecnologia em Saúde
O Grupo de Pesquisa pretende contribuir para o melhoramento da profilaxia, do diagnóstico, da avaliação prognóstica e do tratamento de doenças, atendendo às especificidades e necessidades loco-regionais.
Os estudos realizados buscam a compreensão do processo saúde-doença e dos fatores ambientais envolvidos nesse processo sob a ótica molecular, de modo a contribuir para o melhoramento da profilaxia, do diagnóstico, da avaliação prognóstica e do tratamento de doenças, atendendo às especificidades e necessidades loco-regionais.
Clique aqui e acesse mais informações.
Cidade: Cultura, Urbanização e Desenvolvimento
O grupo faz parte da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe, tendo como foco os estudos de dinâmicas urbanas da região oeste de SC.
Na atualidade tem se verificada crescente discussão sobre a problemática das cidades contemporâneas. A intensificação do processo de crescimento desordenado contribuiu para um exagerado crescimento populacional, influenciando no processo de expansão urbana. Neste sentido, o trabalho desenvolvido pelos membros do grupo está articulado com à área temática da universidade: Estudos Regionais, através de pesquisas individuais ou sob orientação dos membros da equipe de pesquisadores, envolvendo acadêmicos da graduação e de pós-graduação (especialização e mestrado). O grupo faz parte da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - ReCiMe, tendo como foco os estudos de dinâmicas urbanas da região oeste de SC. Considerando a temática e a área de estudo, verificam-se que estas atividades são importantes para analisar e compreender a organização do território local e regional e no contexto da dinâmica urbana nacional.
Clique aqui e acesse mais informações.
Ciências Agrárias e Sanidade Animal
Ciências Agrárias e Sanidade Animal
Área predominante: Ciências Agrárias; Medicina Veterinária
Líder(es) do grupo: Mauro Flores Polenz
CITHÁ - Cidades Inteligentes, Tecnologia e Habitação
O Grupo de Pesquisa desenvolve suas atividades com base no estudo das Cidades Inteligentes pelos aspectos da Tecnologia e Habitação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Competitividade Empresarial (GPCOMPE)
Os estudos buscam identificar as principais cadeias produtivas do oeste de Santa Catarina e caracterizá-las de acordo com seus impactos econômicos, sociais e ambientais.
Desenvolver pesquisas em cadeias produtivas para avaliar a competitividade destas e aspectos de inovação. Os estudos buscam identificar as principais cadeias produtivas do oeste de Santa Catarina e caracterizá-las de acordo com seus impactos econômicos, sociais e ambientais.
Clique aqui e acesse mais informações.
Contabilidade, Organizações e Sociedade
O Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Organizações e Sociedade surge com o intuito principal de promover a investigação científica, na intersecção dos eventos econômicos, ambientais e sociais sob o olhar da evidenciação contábil e da transparência organizacional.
Clique aqui e acesse mais informações.
Controle de Gestão e Desenvolvimento
O Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento pretende produzir pesquisas teórico-empíricas que possam trazer benefícios mútuos para as organizações e seus trabalhadores, melhorar a eficiência das organizações e suas condições.
O Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento nasce com o intuito principal de promover entre professores e estudantes da UNOCHAPECÓ a investigação científica na área de Ciências Sociais Aplicadas. A sua institucionalização deve preencher uma lacuna significativa no âmbito da pesquisa dentro de organizações (públicas e privadas) do Oeste Catarinense, ampliando o entendimento de suas estruturas, conflitos e dificuldades, proporcionando condições de contribuir para o desenvolvimento organizacional (no plano micro) e o desenvolvimento sócio-econômico da região (no plano macro). O Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento pretende produzir pesquisas teórico-empíricas que possam trazer benefícios mútuos para as organizações e seus trabalhadores, melhorar a eficiência das organizações e as condições físicas, psíquicas e contratuais de trabalho. Também é objetivo produzir e disseminar os conhecimentos gerados pelas suas pesquisas através de publicações em periódicos científicos, seminários e congressos, espaços comunitários, associações industriais e comerciais. O caráter interdisciplinar que se busca atingir com os estudos e eventos realizados pelo Grupo de Pesquisa é um dos fundamentos para a ampliação da compreensão dos fenômenos organizacionais sob diversas óticas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Desenvolvimento Sustentável e Otimização de Processos para Produção mais limpa
estaca-se em atividades específicas relativas a tecnologias limpas; à otimização de processos na agroindústria; projetos de reciclagem, recuperação e reuso de correntes aquosas dos diferentes processos.
Este projeto visa estudar ações para serem implementadas em empresas a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, por meio da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões geradas, redução do consumo de energia, utilização de materiais recicláveis ou gerados a partir de fontes renováveis de energia, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais. Destaca-se em atividades específicas relativas a tecnologias limpas; à otimização de processos na agroindústria; projetos de reciclagem, recuperação e reuso de correntes aquosas dos diferentes processos; desenvolvimento de processos para produção de produtos ecologicamente corretos; produção mais limpa como instrumento do desenvolvimento sustentável. O projeto está direcionado também, a produção de conhecimento cientifico e tecnológico para o desenvolvimento e aprimoramento de materiais antimicrobianos.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direito, Democracia e Participação Cidadã
O Grupo tem como objetivo principal analisar os mecanismos de controle social adotados pelo Direito brasileiro, tendo em vista avaliar o seu potencial democrático.
O Grupo de Pesquisa Direito, Democracia e Participação Cidadã é formado por pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Ciências Ambientais e do Curso de Graduação em Direito da Unochapecó. O Grupo tem como objetivo principal analisar os mecanismos de controle social adotados pelo Direito brasileiro, tendo em vista avaliar o seu potencial democrático. Esta análise passa por estudos acerca do Direito da Regulação e de sua concretização em setores e atividades econômicas estratégicas, principalmente as relacionadas ao avanço da tecnologia e da tecnociência. As pesquisas visam identificar se os mecanismos de controle social adotados pelo direito regulatório brasileiro permitem qualifica-lo como democrático. O Grupo nasce da necessidade de aprofundar estudos acerca da regulação democrática de atividades estratégicas, ligadas à inovação e ao avanço tecnológico, no país.
Clique aqui e acesse mais informações.
Direitos Humanos e Cidadania
O grupo propõe-se a construir alternativas para a atração, formação e retenção de novos pesquisadores, maior articulação entre a graduação, pós-graduação e extensão.
Com a ascensão do movimento de tendência teórico-crítica do constitucionalismo latino-americano, uma proposta que se contrapõe à matriz teórica eurocêntrica, surge a possibilidade de nova reflexão jurídica, cultural e social, voltada ao debate sobre a alteridade, incluindo temas como: diferenças, diversidade, processos de exclusão social, consolidação de uma nova cidadania e de uma outra sociedade voltada para compreensão das pessoas, de grupos de pessoas e comunidades em seus espaços sociais, culturais e ambiente natural, mas também voltada ao respeito às suas identidades, personalidades e opções de vida. O GP Direitos Humanos e Cidadania, propõe-se a construir alternativas para a atração, formação e retenção de novos pesquisadores, maior articulação entre a graduação, pós-graduação e extensão, a partir de experiências embasadas em projetos jurídicos-políticos-comunitários, descolonizadores do ser, do saber e do poder desenvolvidos na perspectiva de uma sociedade mais justa.
Clique aqui e acesse mais informações.
Diversidades, Educação Inclusiva e Práticas Educativas
O Grupo visa desenvolver estudos a partir de problemáticas relacionadas às diversidades, educação especial, educação inclusiva, infâncias, linguagens e práticas educativas.
O grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas, vinculado à Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva, visa desenvolver estudos a partir de problemáticas relacionadas às diversidades, educação especial, educação inclusiva, infâncias, linguagens e práticas educativas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Ecrã - Grupo de Pesquisa em Imagem e Cultura Digital
O Grupo de Pesquisa Ecrã tem como problema de pesquisa central estudar as mediações, sentidos e significados, apropriações, efeitos e configurações pelas quais as imagens têm passado e influenciado a cultura humana.
A cibercultura está permeada de imagens técnicas e de inovações tecnológicas que afetam a sociedade bem como são afetadas por ela. Além disso, novos discursos, sentidos e significações são construídos na e pela experiência destas imagens, que surgem pelas mais diferentes finalidades, das artísticas às mercadológicas. As características destas mídias e os comportamentos dos indivíduos que habitam a cultura digital são um rico campo de investigação, ainda pouco explorado por pesquisas que não vinham incluindo o fenômeno no seu corpus, seja por não se preocupar em entender a imagens no meio digital, seja por não considerar a cultura digital emergente afetada pelas imagens. Assim, o Grupo de Pesquisa Ecrã tem como problema de pesquisa central estudar as mediações, sentidos e significados, apropriações, efeitos e configurações pelas quais as imagens têm passado e influenciado a cultura humana.
Clique aqui e acesse mais informações.
Envelhecimento Humano e Saúde
O presente grupo de pesquisa realiza pesquisas sobre a saúde da população idosa não apenas para retratar a velhice, mas, principalmente, para avaliar o impacto de novos tratamentos, condutas e políticas para o envelhecimento bem sucedido.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Uma série de fatores tem favorecido o aumento quantitativo de idosos na sociedade e garantido mais qualidade aos anos vividos, entre estes, a mudança do papel social do idoso, as políticas de saúde e sociais, bem como a mudança no perfil das doenças crônicas não transmissíveis. Desta forma, o presente grupo de pesquisa realiza pesquisas sobre a saúde da população idosa não apenas para retratar a velhice, mas, principalmente, para avaliar o impacto de novos tratamentos, condutas e políticas, com vistas a desenvolver tecnologias e mecanismos para o envelhecimento bem sucedido.
Clique aqui e acesse mais informações.
Estudos Ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai
O Grupo tem por objetivo o estudo das estruturas e dinâmica do ecossistema regional e as relações entre espécies e as modificações da bacia hidrográfica em decorrência das ações antropogênicas.
A degradação de habitat tem sido apontada como um dos maiores desafios àqueles que têm como objetivo a conservação da biodiversidade. Atualmente, a maior parte dos ecossistemas da Mata Atlântica consiste de mosaicos de fragmentos florestais isolados. Aliado a essa degradação outros fatores, como introdução de espécies exóticas, poluição, a superexploração de espécies silvestres e de outros recursos naturais contribuem com perda da biodiversidade. Desta forma, o Grupo de Estudos Ambientais da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai tem por objetivo o estudo das estruturas e dinâmica do ecossistema regional e as relações entre espécies e as modificações da bacia hidrográfica em decorrência das ações antropogênicas. Ainda, analisa a interferência humana no ecossistema, e suas consequências na alteração ambiental. O grupo ainda tem como objetivo o conhecimento das ciências básicas, para o melhor entendimento do ambiente, além da geração de conhecimento para o uso sustentável dos recursos naturais da região. As pesquisas envolvem estudantes da graduação e pós-graduação para uma melhor qualificação científica e profissional. Além, disso através de inventariamentos de espécies busca-se o conhecimento da biodiversidade regional, contemplando a biologia, ecologia e comportamento de diferentes grupos animais, com vistas a conservação das espécies. Adotando um modelo socioambiental integrado, este grupo de pesquisa visa planejar a conservação de ecossistemas e espécies, estudar mecanismos de mitigação dos efeitos da degradação em ambientes aquáticos e terrestres sobre a biodiversidade e disseminar uma cultura de conservação baseada na pesquisa multi/interdisciplinar. Neste sentido, o grupo prioriza a devolução dos resultados advindos dos estudos do grupo à comunidade em geral, sua importância, bem como a adoção de medidas voltadas à conservação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Estudos Linguísticos e Literários
A constituição deste grupo justifica-se pela necessidade de se consolidar a pesquisa na área de Letras, Linguística, Línguas Estrangeiras e respectivas literaturas e o processo ensino-aprendizagem do Curso de Letras da Unochapecó. Pesquisas que analisam o ensino de língua materna, língua estrangeira, as práticas de leitura e produção de textos foram e estão sendo desenvolvidos por alunos de graduação, pós-graduação e por docentes do GPELL. Além disso, também são analisadas questões relacionadas ao ensino da literatura e à aquisição da linguagem, bem como questões pertinentes à análise do discurso. Entender como ocorre o ensino de língua e literatura e perceber o funcionamento da linguagem na sociedade configuram-se como objetos de pesquisa e estudos do grupo. A efetivação dos trabalhos do grupo torna pública a produção científica que já vem sendo desenvolvida, podendo tornar-se ponto de referência na área.
Clique aqui e acesse mais informações.
Fitoquímica e Farmacologia de Produtos Naturais
Visa a prospecção, o isolamento, a identificação e a síntese de produtos naturais biologicamente ativos.
O Grupo de Pesquisa em Fitoquímica e Farmacologia de Produtos Naturais desenvolve atividades visando a prospecção, o isolamento, a identificação e a síntese de produtos naturais biologicamente ativos. Os projetos contemplam a produção de extratos bioativos por meio de planejamento fatorial, investigações fitoquímicas utilizando métodos cromatográficos e espectroscópicos, farmacologia e toxicologia pré-clínica com ênfase em modelos experimentais ansiolíticos, antidepressivos, hipoglicemiantes, hipolipidêmicos, antiaterogênicos, anticâncer, antiulcerogênicos e de combate ao Aedes aegypty.
Clique aqui e acesse mais informações.
Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas.
O grupo de pesquisa Formação de Professores currículo e Práticas Pedagógicas é composto por professores pesquisadores, acadêmicos estabelecidos e em formação. Objetiva investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Para tal, toma como referência, as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e universidade no contemporâneo.
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5105065009465242
O grupo de pesquisa Formação de Professores currículo e Práticas Pedagógicas é composto por professores pesquisadores, acadêmicos estabelecidos e em formação. Objetiva investigar a formação inicial e continuada de professores que atuam em diferentes etapas e modalidades da educação básica à educação superior. Nessa direção, problematiza as políticas curriculares e suas implicações nos contextos formativos. Para tal, toma como referência, as práticas pedagógicas e suas dimensões sociais, históricas, ambientais, curriculares, éticas, políticas e epistemológicas. Além disso, o grupo procura analisar criticamente a escola e universidade no contemporâneo.
Cique aqui para saber mais sobre o Grupo de Pesquisa.
GRUA - Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada em Engenharia e Inovações
Trata-se de um grupo interdisciplinar de pesquisa envolvendo professores e alunos dos cursos de Computação, Sistemas de Informações, Engenharia Civil e Arquitetura.
Trata-se de um grupo interdisciplinar de pesquisa, denominado GRUA - Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada em Engenharia e Arquitetura, envolvendo professores e alunos dos cursos de Computação, Sistemas de Informações, Engenharia Civil e Arquitetura, da UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária Regional de Chapecó. O objetivo do GRUA - Grupo de Pesquisa em Informática Aplicada em Engenharia e Arquitetura é o estudo e pesquisa de técnicas para integração de sistemas computacionais para a indústria da construção civil. As pesquisas são direcionadas para o desenvolvimento de novos sistemas computacionais para suporte à decisão de profissionais de Engenharia e Arquitetura. Atualmente é responsável pelo projeto INFOHAB junto à Antac (Assoc. Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído).
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Desenvolvimento e Otimização de Processos Químicos e Biotecnológicos
O objetivo principal do grupo é o desenvolvimento científico/tecnológico, envolvendo processos industriais e conservação do meio ambiente, principalmente. Neste último, pesquisas no intuito do reaproveitamento de resíduos, otimização de processos para a diminuição de desperdícios e menores consumos energéticos serão desenvolvidas. Sem distinção, todas as regiões do país vem sofrendo com o gradativo aumento da degradação ambiental, seja pelo despejo de resíduos, seja pelo uso indiscriminado de matérias primas, que ao contrário do que se pensava, não são inesgotáveis. Desta forma, é de grande necessidade que se tenha uma política de desenvolvimento sustentável, de modo a não prejudicar o crescimento econômico e social, que será realmente introduzida com o desenvolvimento de pesquisas para que soluções e propostas de novos processos e novos materiais sejam estabelecidas.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Desenvolvimento Tecnológico - GDT
Desenvolvimento e Aplicação Tecnológica.
Grupo de Desenvolvimento Tecnológico - GDT
Área predominante: Engenharias; Engenharia Elétrica
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisa em Odontologia
Desenvolve estudos com profundidade sobre a área odontológica.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisa sobre Violências (Nesvi)
Desenvolve ações objetivando produzir, assessorar e desenvolver projetos que permitam criar subsídios para as políticas sociais, no atendimento especializado e em rede, articulando ações para o enfrentamento das violências na sua área de abrangência.
As violências encontram na exclusão social condições de reprodução e perpetuação, sendo tema que ocupa espaço no cotidiano de pessoas, famílias e instituições. Os números dos atos violentos colocam desafios, exigindo posturas consistentes para seu enfrentamento. Estratégias têm sido criadas, contudo, apesar de avanços inscritos, situações centrais na perpetuação das diversas formas de violências existentes seguem inalteradas. Questões indicadas como problemas que precisam ser enfrentados para a garantia de direitos e superação dos índices de exclusão e de violências não recebem a atenção merecida por parte dos governos. Além disso, muitos trabalhadores se sentem fragilizados em suas possibilidades de intervenção. O NESVI desenvolve ações objetivando produzir, assessorar e desenvolver projetos que permitam criar subsídios para as políticas sociais, no atendimento especializado e em rede, articulando ações para o enfrentamento das violências na sua área de abrangência.
Clique aqui e acesse mais informações.
Grupo de Pesquisas Pedagógicas em Educação Física
Objetivo é fomentar a produção científica de cunho pedagógico no campo da Educação Física, investigando a partir de duas linhas de pesquisas: 1) Prática pedagógica em Educação Física; 2) Formação de professores de Educação Física.
O objetivo geral do Grupo de Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GPPEF), constituído por docentes e discentes da Unochapecó (Chapecó, Brasil) e da Universidade do Minho (Braga, Portugal), é fomentar a produção científica de cunho pedagógico no campo da Educação Física, investigando a partir de duas linhas de pesquisas: 1) Prática pedagógica em Educação Física; 2) Formação de professores de Educação Física. O grupo vem ampliando e aprofundando investigações sobre a realidade nacional e internacional do campo educacional, buscando compreender sua dinâmica e, desta forma, contribuir com a qualificação das práticas educativas e da formação de profissionais da Educação Física e áreas afins. Neste caso, o GPPEF justifica sua atuação enquanto instância investigativa, na medida em que vem ampliando a abrangência e intensidade de seu trabalho de pesquisa, ampliando o grupo de pesquisadores e estudantes, de forma articulada com professores das redes de ensino e professores de outras instituições.
Clique aqui e acesse mais informações.
Neuropsicofarmacologia pré-clínica
Visa a prospecção de extratos vegetais, moléculas isoladas de produtos naturais ou, ainda, moléculas sintéticas, com potencial ação sobre o sistema nervoso central, assim como ação anti-inflamatória e/ou antinociceptiva.
O grupo de pesquisa em Neuropsicofarmacologia pré-clínica visa a prospecção de extratos vegetais, moléculas isoladas de produtos naturais ou, ainda, moléculas sintéticas, com potencial ação sobre o sistema nervoso central, assim como ação anti-inflamatória e/ou antinociceptiva. Adicionalmente, o grupo busca avaliar o mecanismo de ação farmacológica e a toxicidade das substâncias testadas, visando ainda, a identificação de espécies vegetais bioativas a partir da flora da região do Alto Uruguai Catarinense. Neste contexto, o grupo tem como proposta um avanço significativo na pesquisa química e investigação farmacológica de produtos naturais, quer seja diretamente a partir de extratos vegetais ou através da obtenção de moléculas ativas a partir dos mesmos, ou então, pelo estudo in silico de compostos sintéticos.
Clique aqui e acesse mais informações.
Noctua - Formação e Trabalho em Saúde
O grupo de pesquisa tem como objetivos o estudo dos processos de formação e de trabalho, contribuindo com a qualificação da atenção à saúde por meio de novas tecnologias (assistenciais, gerenciais e educacionais). As temáticas, em uma perspectiva interdisciplinar, incluem questões epistemológicas e pedagógicas da educação e do ensino, do cuidado e do trabalho em saúde. A proposta deste grupo de pesquisa é desenvolver uma rede cooperativa de estudos e pesquisas, possibilitando a integração dos seus projetos com os serviços de saúde e de ensino, assim como com outros grupos/centros de pesquisa, visando ao aprofundamento epistemológico, teórico-metodológico e à repercussão de resultados, de maneira a ampliar o conhecimento científico para o desenvolvimento de processos e produtos voltados para melhorias da formação e da atenção em saúde.
Clique aqui e acesse mais informações.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Nutrição - NEPAL
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Nutrição - NEPAL.
Com o passar das décadas, mais saber sobre alimentos, alimentação, nutrição e sua relação com a saúde tem sido construído. Atualmente, no Brasil, convivem obesidade, desnutrição e carências de micronutrientes específicos, compondo o cenário da transição nutricional. O ritmo de vida atual, associado ao intenso desenvolvimento tecnológico, imprime à alimentação e à saúde das pessoas algumas características que, no seu conjunto, compõem o que tem sido chamado de modernidade alimentar. O comportamento alimentar da população, nesse contexto, vem se transformando e contribuindo para um aumento de doenças crônicas não transmissíveis e transtornos alimentares. Ao mesmo tempo, consolida-se no país o conceito ampliado de Segurança Alimentar e Nutricional, em uma perspectiva que vai além dos aspectos tradicionalmente abordados, como acesso, disponibilidade e consumo de alimentos, e trazendo à cena questões inovadoras como as do direito à alimentação, da sustentabilidade e da vulnerabilidade. Diante desse panorama complexo e multifacetado, são objetivos deste grupo de pesquisa: a) produzir e difundir conhecimento a partir da identificação de problemas de pesquisa relevantes no âmbito da interface alimentação-nutrição que resulte em melhoria da saúde e da qualidade de vida das populações, b) contribuir para a construção e consolidação do perfil investigativo de acadêmicos, docentes e profissionais da área.
Clique aqui e acesse mais informações.
PALAVRAÇÃO - Grupo de Pesquisa em Educação e Ecopedagogia
Foco em Ecopedagogia e Educação Ambiental.
O grupo PALAVRAÇÃO quer se constituir como um espaço privilegiado para a pesquisa em Educação Ambiental e à Ecopedagogia e, para isso, pretende construir uma perspectiva crítica de abordagem das questões ecopedagógicas tendo como base para essa ação-reflexão-ação o pensamento-epistemologia de Paulo Freire. O foco será a pesquisa, na iniciação científica, graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Área predominante: Ciências Humanas; Educação
Clique aqui e acesse mais informações.
Políticas Públicas, processos de gestão e participação social
Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional.
O processo de descentralização das políticas sociais no Brasil implica no aumento da autonomia e, consequentemente, da responsabilidade tanto do gestor, quanto dos demais segmentos da sociedade, exigindo permanente instrumentalização para a reflexão crítica, a proposição inovadora e responsável e a intervenção competente. O grupo vem buscando contribuir no fortalecimento desta capacidade, por meio de estudos compartilhados e da criação de espaços de debate e troca de experiências. As atividades priorizadas pelo grupo são: estudos sobre a efetividade e o impacto da participação social nos conselhos municipais; inserção nos espaços institucionalizados da participação, como conselhos e conferências; atividades de extensão, como fóruns de debate e cursos de capacitação; inserção de conteúdos relacionados à temática como atividades teórico-práticas nos cursos de graduação e pós-graduação.
Práticas Psicológicas
Os objetivos são: constituir um espaço de desenvolvimento de pesquisas em Psicologia e suas práticas, instituídas e emergentes, na região Oeste de Santa Catarina; compreender a constituição social, histórica e cultural, entre outros.
A contemporaneidade instiga a compreensão de fenômenos e processos psicossociais emergentes, o que demanda produção de novos conhecimentos e ações na área da Psicologia e suas interfaces. Convivemos com práticas e saberes psicológicos, instituídos sócio-historicamente e reproduzidos sem a análise dos seus efeitos sociais. Estes e outros desafios nos levaram a constituir o Grupo de Pesquisa Práticas Psicológicas. Os objetivos são: constituir um espaço de desenvolvimento de pesquisas em Psicologia e suas práticas, instituídas e emergentes, na região Oeste de Santa Catarina; compreender a constituição social, histórica e cultural das práticas psicológicas; produzir novos conhecimentos que possam propiciar diferentes práticas psicológicas em sua interface com outras áreas de conhecimento, facilitando ações coerentes com as necessidades dos indivíduos, grupos, organizações e instituições, nos diferentes níveis de intervenção. A relevância social e científica da nossa proposta refere-se ao avanço da produção de conhecimento regional na área de Psicologia, de modo a contribuir à compreensão de fenômenos psicológicos e processos psicossociais e ao desenvolvimento de ações que possibilitam o entendimento da complexidade do ser humano e à diminuição do seu sofrimento. Atualmente, pesquisadores e estudantes do grupo integram-se a Núcleos de Pesquisa Stricto Sensu e de Inicição Científica. Também há realização de pesquisas sobre temas vinculados às linhas de pesquisa do Grupo em dissertações de mestrado, nos Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias de pós-graduação e iniciação científica.
Clique aqui e acesse mais informações.
Redes e Sistemas de Informação
Visa a capacitação do aluno em criar e manter redes decidindo sobre a melhor organização e utilização de equipamentos e de serviços, bem como para que alunos e professores consigam inovar e acompanhar o desenvolvimento que ocorre no mercado.
Um sistema de informação pode ser definido como o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa visando à otimização dos resultados esperados. Devido ao grande número de informações que precisam ser compartilhadas, bem como alguns recursos de software e hardware, surgem as redes de computadores. Com o passar do tempo, o número de aplicações nesta área cresceu significativamente. Desta forma, faz-se necessário que pessoas que trabalham diretamente com esta tecnologia tenham conhecimento tanto teórico como prático na área. Com o objetivo de introduzir os conceitos básicos das áreas de redes de computadores, sistemas distribuídos e de sistemas de informação, criou-se este grupo de pesquisa, visando a capacitação do aluno em criar e manter redes decidindo sobre a melhor organização e utilização de equipamentos e de serviços, bem como para que alunos e professores consigam inovar e acompanhar o desenvolvimento que ocorre no mercado. Pode-se destacar a área de dispositivos móveis (aplicações), reconhecimento de imagem, biotecnologia, robótica, sistemas inteligentes e computação em nuvem. Além disso, os alunos que estiverem nos últimos semestres do curso de ciência da computação e sistemas de informação poderão desenvolver sua monografia em um das linhas de pesquisa do grupo. Também poderão dar origem a idéias para projetos de pesquisa, especialização e trabalhos de mestrado. Vale ressaltar que o grupo também tem como objetivo proporcionar melhorias para a região, através das pesquisas realizadas que poderão ser aplicadas em empresas regionais. Destacamos o Centro de Residência de Software (CRS), onde os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação são preparados para o mercado de trabalho por meio de vivências da prática profissional e desenvolvimento de pesquisa.
Clique aqui e acesse mais informações.
Relações Internacionais, Direito e Poder - atores e desenvolvimento pluridimensional
Rede de estudos em Relações Internacionais
A contemporaneidade revela uma sociedade de novos atores convivendo ao lado de antigos, com papéis redefinidos em um cenário em que as RI se afirmam para estudar esses fenômenos que já em muito transcendem o universo dos Direitos. Nesse contexto, elementos epistemológicos e ontológicos confluem em grandes debates em cenários desafiadores e inexplorados. Os protagonismos desses atores extrapolam a dicotomia entre estatais e não-estatais, articulando-se sob outros referenciais. Esses agentes podem atuar como: atores globais, em que desenvolvimento e globalização se mesclam; atores de integração em blocos ultraterritoriais; atores transnacionais do mundo das corporações; também atores da sociedade em rede social e tecnológica promovendo a paz ou a violência; e atores da Justiça global, com novas interfaces de saberes e práticas. Todos esses atores, por fim, protagonizam o exercício do poder em várias expressões, redefinindo governo, governança e autoridade.
Clique aqui e acesse mais informações.
Sociedade, Cultura e Ambiente
Propõe debates estratégicos sobre os fatores e sua correlação.
Cique aqui e acesse mais informações.
SULEAR (Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina)
Desenvolver estudos de problemáticas relacionadas às relações interculturais e processos educacionais na América Latina e Caribe, especialmente as que envolvem pedagogias decoloniais em territórios contestados e de resistências.
Clique aqui e acesse mais informações.
Tecnologia e Inovação na Agricultura (GTAgri)
Está focado nas implicações da técnica da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando produtos, técnicas e processos na esfera produtiva.
A criação do Grupo de Pesquisa em Agrotecnologia e Inovação (GTAgri), é uma iniciativa dos docentes e alunos dos cursos de Graduação em Agronomia, Engenharias e Ciências da Computação, e Mestrado e Doutorado em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó. O GTAgri está estruturado em duas linhas de pesquisa: Tecnologia e Inovação na Agricultura e Tecnologia e Inovação na Agroindústria. O grupo objetiva o desenvolvimento de técnicas, tecnologias e conhecimento científico, inovando, criando e avaliando produtos e processos que permeiam toda a cadeia produtiva do agro.
Clique aqui e acesse mais informações.
VITA
O Grupo de Pesquisa VITA contribui para o avanço do conhecimento e inovação tecnológica.
Fundamentado nos princípios e objetivos do Plano de Desenvolvimento da Pesquisa da Unochapecó, o Grupo de Pesquisa VITA contribui para o avanço do conhecimento e inovação tecnológica, a partir do desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada com enfoque no estudo dos efeitos agudos e crônicos da atividade e/ou do exercício físico sobre os sistemas fisiológicos e seus respectivos mecanismos de regulação e no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias em saúde, focadas no diagnóstico, prevenção e tratamento de agravos à saúde em estudos pré-clínicos e clínicos.
Clique aqui e acesse mais informações.