Estudante de gastronomia da Univali publica artigo em plataforma internacional
29.04.2025
A acadêmica do curso de Gastronomia, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Maria Fernanda Lima Manzi, teve artigo de sua autoria selecionado e publicado pela plataforma internacional Taylor & Francis Online, no último mês. A ferramenta disponibiliza conteúdo de relevância científica para consulta e pesquisa gratuita, sendo reconhecida no meio acadêmico por democratizar o acesso de leitores e estudiosos ao conhecimento.
O artigo “Culinary innovation from the perspective of restaurant and Haute Cuisine studies", produzido pela estudante, resulta de um projeto de iniciação científica financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), no qual a acadêmica atua como bolsista há três anos.
O trabalho foi realizado em parceria com o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH), Vitor Kuhn, sendo orientado pela pesquisadora do mesmo Programa, professora Sara Joana Gadotti dos Anjos. A docente explica que a pesquisa foi desenvolvida ao longo de 2023 e finalizada em 2024, integrando uma linha de investigação centrada na inovação culinária e no setor de restaurantes — com especial atenção ao universo da alta gastronomia.
“A publicação do artigo, em periódico internacional de língua inglesa, amplia significativamente o alcance dos resultados. Permite que pesquisadores, profissionais e entusiastas da área, ao redor do mundo, tenham acesso ao conhecimento científico produzido no Brasil. Para os jovens pesquisadores, esse reconhecimento representa não apenas um marco acadêmico, mas também uma porta de entrada para uma rede global de colaboração e visibilidade científica", observa a professora.
O conteúdo do artigo pode ser conferido, integralmente, pelo site tandfonline.com.
Saiba mais
A orientadora do estudo relata que o trabalho consistiu em uma análise teórica de publicações acadêmicas sobre inovação culinária, buscando mapear como os estudos têm abordado o tema no contexto dos restaurantes e da Haute Cuisine. “A partir dessa investigação, o estudo propõe uma estrutura de como a inovação ocorre e se desenvolve no setor, com recomendações que podem orientar gestores e profissionais da área a compreenderem e aplicarem estratégias inovadoras no ambiente culinário.", conta Dos Anjos.
A professora destaca que o estudo já está sendo utilizado como ponto de partida e apoio teórico para a construção e aplicação de uma investigação empírica, realizada com viajantes e clientes de restaurantes de um destino gastronômico brasileiro. “Concluída a etapa de análise destes dados, será construído um novo artigo que também será submetido em periódicos importantes do setor." adianta a pesquisadora.
Mais informações: com a professora Sara Joana Gadotti dos Anjos - sara@univali.br.