Avanços na área de ciências farmacêuticas e de tecnologias em saúde são temas de simpósio internacional na Univali
06.05.2025
Aconteceu nesta segunda-feira, 5, a cerimônia de abertura do 4º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Com o tema Biodiversidade - Múltiplos Olhares, o evento reúne cerca de 300 participantes e conferencistas do Brasil, Coreia do Sul, Bolívia e Itália.
O Simpósio visa destacar as implicações ecológicas, sociais, econômicas e culturais da biodiversidade, apresentar os avanços na área de ciências farmacêuticas e de tecnologias em saúde, além de discutir os progressos científicos no segmento de plantas medicinais.
“Este é um evento que se consolida a cada edição, fortalecendo a ciência e refletindo a maturidade da pesquisa em nossa instituição. É uma grande alegria congregar estudantes e pesquisadores de diversas regiões e países para discutir temas relevantes por meio de uma programação que amplia nossos horizontes e que demonstra a chancela da Univali na realização de eventos científicos em diversas áreas do conhecimento”, declarou a pró-reitora de Ensino e coordenadora do evento, professora Priscila de Souza.
A solenidade foi marcada também pela comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali (PPGCF) e dos 30 anos do Núcleo de Investigações Químico-Farmacêuticas (Niqfar).
O coordenador do PPGCF, professor Clovis Antonio Rodrigues, destacou a história do Programa e do Niqfar, além dos avanços científicos alcançados nas últimas três décadas. “Hoje é um dia muito especial, pois celebramos uma trajetória repleta de desafios e conquistas, bem como tivemos a oportunidade de homenagear os docentes que fizeram parte deste percurso, orientando teses e dissertações com alta qualidade e fortalecendo a cooperação internacional e a inovação da Univali”.
A organização do Simpósio homenageou também o pesquisador italiano e Doutor Honoris Causa da Univali, professor Franco Delle Monache, falecido no dia 6 de abril.
“O professor Franco Delle Monache deixou uma inestimável contribuição ao desenvolvimento da ciência e ao estudo de plantas medicinais e nada seria mais justo do que homenageá-lo neste evento. Além disso, nos sentimos extremamente honrados e felizes pela oportunidade de dividir o conhecimento produzido na Univali, bem como pela possibilidade de ouvir pesquisadores do Brasil e do exterior e poder aprender com suas experiências e pesquisas. A investigação químico-farmacêutica tem um papel primordial para o desenvolvimento do bem-estar social e o intercâmbio técnico-científico que este evento propõe é fundamental para que os estudos realizados cheguem, efetivamente, à sociedade”, destacou o reitor da Univali e membro da Comissão Organizadora, professor Valdir Cechinel Filho.
A palestra de abertura 4º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas foi ministrada pelo CEO da Vesper Biotechnologies, Gabriel Mantovani Bottos. O fundador da empresa abordou os temas tecnologia, inovação, longevidade e as oportunidades para o empreendedorismo científico no Brasil.
A programação, que segue até quarta-feira, 7, apresenta os resultados de pesquisas nas áreas de farmacognosia, química, microbiologia, farmacologia, toxicologia, tecnologia e desenvolvimento de produtos, alimentos funcionais e nutracêuticos, estudos clínicos, epidemiologia e saúde pública, práticas integrativas e complementares, estética e cosmetologia. Além das apresentações de mais de 100 trabalhos científicos, o evento contempla palestras, mesas-redondas e minicursos.
O 4º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas acontece no auditório do bloco E1 e a programação completa está disponível aqui.
Mais informações: na Pró-Reitoria de Ensino - (47)3341-7521.