Univali aprova projeto para beneficiar pessoas com demência em Itajaí
27.11.2025
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) teve proposta aprovada na Chamada Pública nº 001/2025, do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC), que utiliza recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC) para o financiamento de projetos voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas. O resultado foi divulgado na segunda, 24, pela Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família do Governo de Santa Catarina.
Neste edital, a Univali aprovou cerca de R$827 mil em fomento, que serão aplicados no projeto “Cuidado Integrado à Pessoa Idosa com Demência: Estratégias Interdisciplinares para Prevenção da Fragilização no Município de Itajaí”. A proposta foi inscrita pela professora do curso de Enfermagem da Universidade, Mayara Kersten, com apoio dos enfermeiros Érika Santos e Gustavo D’Avila.
Segundo Mayara Kersten, a proposta inclui atendimento especializado na Univali e articulado com a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de prática de saúde compartilhada e colaborativa, na qual equipe especializada fornece suporte à equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF).
“Queremos garantir ações que permitam identificar precocemente os casos, oferecer reabilitação e acompanhamento contínuo, além de promover autonomia e independência para quem convive com a doença, beneficiando tanto o paciente quanto os seus cuidadores.”
A iniciativa também contempla a produção de um relatório técnico municipal, realizado por meio de parceria com o Programa de Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali. “Conseguimos reunir três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, nesta proposta que busca construir práticas inovadoras para a saúde da pessoa idosa.”, afirmou a docente da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Univali.
Mais informações: com a professora Mayara Kersten - mcunha@univali.br.
