Aplicativo educacional sobre resistência bacteriana é desenvolvido na Univali
26.11.2025
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, quase 40 milhões de mortes serão registradas por conta da resistência aos antibióticos. Considerado uma das maiores ameaças à saúde global, o tema foi o ponto de partida de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O projeto, desenvolvido pela bióloga, professora de microbiologia e mestranda Tatiana Bender Schmeling e orientado pela professora Pollyana Bortholazzi Gouvea, visa o desenvolvimento de um aplicativo educacional sobre resistência bacteriana, baseado na aprendizagem significativa com Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) como ferramenta de apoio ao ensino de microbiologia nos cursos da Escola de Ciências da Saúde (ECS).
“A microbiologia é um campo essencial na formação em saúde, pois possibilita compreender processos biológicos, ecológicos e clínicos relacionados aos micro-organismos. Esses seres desempenham funções fundamentais, como a participação nos ciclos biogeoquímicos e a manutenção do equilíbrio da microbiota, além de serem amplamente utilizados em aplicações biotecnológicas e industriais. Por outro lado, também estão associados a doenças infecciosas que afetam diretamente a saúde pública, especialmente diante do avanço da resistência bacteriana”, explica Tatiana.
O ResistApp foi desenvolvido em seis módulos sequenciais, integrando conteúdo teórico e atividades interativas. A ferramenta reúne um questionário com 180 perguntas, 12 estudos de caso clínicos simulados e gamificados com sistema de pontuação, além de um banco de flashcards para revisão dos principais antimicrobianos utilizados na prática clínica. A interface do aplicativo foi projetada para garantir usabilidade e acessibilidade, com navegação intuitiva e design alinhado à identidade da área da saúde.
“Ao incluir estudos de caso interativos, o ResistApp busca aproximar o estudante da realidade clínica, desenvolvendo competências de raciocínio crítico e tomada de decisão. Neste sentido, o aplicativo apresenta-se não apenas uma ferramenta de apoio, mas um ambiente virtual de aprendizagem que dialoga com a necessidade de inovação pedagógica na área”, explica a professora Pollyana Bortholazzi Gouvea.
O desenvolvimento da pesquisa para a criação do aplicativo teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do edital 51/2024.
A ferramenta está em fase de validação por docentes e profissionais da área de microbiologia. A próxima etapa contempla a validação com os acadêmicos que serão, de fato, os usuários do recurso.
“Refletimos bastante para escolher um tema de estudo que realmente gerasse impacto na sociedade e promovesse a conexão entre a academia e o mercado de trabalho, como propõe o mestrado profissional. Depois de 25 anos trabalhando no laboratório e 10 anos como professora de microbiologia, é uma grande satisfação perceber que podemos facilitar o processo de aprendizagem dos nossos alunos e contribuir para que se tornem profissionais mais qualificados, a partir de uma ideia que nasceu no nosso laboratório”, finaliza Tatiana.
A dissertação de Tatiana Bender Schmeling será submetida à banca do PPGSGT no primeiro semestre de 2026.
A pesquisa é o tema do 17º episódio do projeto Minuto da Ciência, conteúdo multiplataforma produzido pela Gerência de Marketing e Comunicação junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, para dar visibilidade aos resultados das pesquisas científicas produzidas pelo corpo docente e discente da Univali.
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