Estudantes de Pedagogia da Unoesc promovem contação de histórias para crianças e idosos atendidos pelo CRAS
13.05.2025
Estudantes da terceira e quinta fases do curso de Pedagogia da Unoesc Xanxerê realizaram, nos dias 8 e 9 de maio, uma atividade de contação de histórias voltada a idosos e crianças atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município. A ação ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Sufiatti e Santa Cruz e integrou as Atividades Práticas de Extensão (Apex) do curso.
A proposta teve como objetivos transmitir conhecimentos, estimular a imaginação de forma lúdica e proporcionar um momento de descontração. Após a contação de histórias, os participantes confeccionaram petecas com palha de milho e penas, em uma atividade que resgatou brincadeiras tradicionais da infância.
A professora responsável pela ação, Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset, destacou o papel humanizador da contação de histórias em tempos marcados pelo excesso de estímulos visuais.
— Em uma época em que o excesso de imagens enfraquece os vínculos e esvazia os encontros, a leitura partilhada e a contação de histórias reinscrevem a linguagem como gesto de cuidado e presença. Na contramão da lógica acelerada das telas, propomos outra temporalidade, onde o gesto da escuta se transforma em companhia. O contador de histórias empresta o corpo e a voz à narrativa, e, nesse compartilhamento, a linguagem se torna experiência viva, reafirmando que a humanidade se constrói nos pequenos gestos, com tempo, com cuidado, com afeto — refletiu Rossaly.
A secretária de Assistência Social de Xanxerê e professora do curso de Pedagogia da Unoesc, Fabiana Mascarello, ressaltou a importância da atividade tanto para os estudantes quanto para os participantes do SCFV.
— Proporcionar vivências pedagógicas em espaços não escolares qualifica a formação dos estudantes, pois exige novas posturas e o contato direto com pessoas de diferentes faixas etárias. Ao mesmo tempo, ao oferecer aos nossos usuários oficinas e experiências diversificadas, contribuímos para seu bem-estar e incentivamos novas atitudes — afirmou Fabiana.
Já a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Paula de Oliveira Scherer, enfatizou o caráter formativo e sensível da atividade.
— A participação dos estudantes nesta Apex foi um momento significativo de aprendizagem. Ao interagirem com crianças e idosos, vivenciaram na prática os princípios da formação humanizada, reforçando o compromisso social da Pedagogia. Essa experiência enriquece a formação docente, fortalece os vínculos com a comunidade e reafirma o papel transformador da educação — concluiu Ana Paula.