• Plataforma ON
  • ACAFE
  • COMUNG
contato@comunitarias.org.br
Logo Logo
  • Home
    • ACAFE
    • COMUNG
  • Sobre
    • Apresentação
    • Como funciona
    • Equipe Técnica
  • Portfólio
    • Ensino
      • Graduação
      • Especialização
      • Mestrado
      • Doutorado
      • Técnico
    • Pesquisas
      • Grupos de Pesquisas
      • Linhas de Pesquisas
      • Projetos de Pesquisas
    • Extensão
      • Cursos de Extensão
      • Linhas de Extensão
      • Projetos de Extensão
    • Projetos e Inovação
      • Cultivares
      • Desenho Industrial
      • Projetos e Inovação
      • Projetos Técnicos
      • Registro de Software
      • Registros de Patentes
      • Topografia de Circuitos Integrados
    • Ambientes de Inovação
      • Agências de Inovação
      • Centros de Inovação
      • Geração de Empreendimentos
      • Institutos de Pesquisas Aplicadas
      • Núcleos de Inovação Tecnológica
      • Parques Científicos e Tecnológicos
      • Incubadas e Pré-incubadas
    • Prestação de Serviços
      • Serviços Laboratoriais
      • Atendimentos à Comunidade
      • Linhas de Consultoria
  • Instituições de Ensino
    • ACAFE
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
      • Matriz de Oportunidades
    • COMUNG
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
    • ABRUC
  • Notícias
  • Contato

Pesquisas

  • Home
  • ACAFE
  • Pesquisas

Projetos de pesquisas / UNOESC

50 registro(s) encontrado(s)

Projetos de pesquisas UNOESC

A influência do Espaço Física Interno no Ser Humano

O objetivo deste artigo trata de analisar a influência que o espaço físico interno exerce na vida dos usuários.

Clique aqui para maiores informações

Projetos de pesquisas UNOESC

A qualidade do solo onde é produzido o milho pode influenciar na qualidade da silagem?

Avaliar a qualidade dos solos onde são cultivados milho para silagem e correlacionar seus atributos com a qualidade da silagem.

Avaliando aqualidade do solo antes da implantação da cultura do milho é possível realizar a recomendação adequada de fertilizantes e reduzir significativamente os custos com a fertilização mineral, tornando o solo mais fértil para produção agrícola e para a produçãode silagem, podendo assim, melhorar a qualidade e produtividade leiteira.Objetivo: Avaliar a qualidade dos solos onde são cultivados milho para silagem e correlacionar seus atributos com a qualidade da silagem.

Clique aqui para maiores informações.

Projetos de pesquisas UNOESC

Ações de prevenção e enfrentamento do Bullying: investigando iniciativas escolares

A prática do bullying pode ser evidenciada em diferentes episódios, ambientes, idades, gêneros, e coloca todos os profissionais que atuam no contexto escolar com o compromisso de identificação das situações envolvendo o problema e o desafio de como intervir diante das mesmas. Segundo Pereira; Silva; Nunes (2009, p. 4) “[...] os profissionais devem estar conscientes sobre essa forma de violência e devem ser capacitados para diagnosticar, intervir e preveni-la”. Tendo consciência que o papel da escola é fundamental para o desenvolvimento do ser, esse ambiente deve ser um local em que a criança/aluno se sinta acolhida(o), e um lugar em que ela possa expressar seus sentimentos de maneira em que não seja julgada e reprimida. A escola é um lugar em que essas manifestações devem ser observadas, diagnosticadas e orientadas. Esse projeto de pesquisa visa investigar as ações de prevenção e enfrentamento do Bullying que são organizadas e implementadas por escolas estaduais, vinculadas a 7ª Gerência de Educação - Gered de Joaçaba. 
A pesquisa se caracteriza como de cunho exploratório e de natureza qualitativa. A amostra será constituída por escolas estaduais vinculadas a 7ª Gered/Joaçaba, profissionais que atuam nessas instituições e alunos de diferentes níveis de ensino e anos escolares. Como procedimentos de coleta de dados será utilizado um questionário, composto por questões abertas e fechadas, que permita aos participantes a sua manifestação. Também, será efetuado visita in loco, de uma amostra das escolas que fazem parte da 7ª Gered, particularmente as que se localizam em municípios no entorno da Unoesc - Campus de Joaçaba.

Clique aqui para maiores informaçções.

 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Afirmação da accountability na gestão da educação pública: rebatimentos no plano da democratização

O projeto tem por objetivo analisar encaminhamentos político-práticos encetados por governos de municípios brasileiros, em sintonia com políticas de regulação educacional por resultados, que denotam o forjamento da afirmação da accountability como mecanismo de gestão da educação pública, assim como rebatimentos desses encaminhamentos no plano da democratização da gestão escolar. Tem como campo empírico cinco capitais ? Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza ? precisamente, uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa, por um lado, considerar uma diversidade de contextos políticos e sociais em que se situa o fenômeno em pauta; e, por outro, a circunstância do envolvimento massivo dos municípios com uma malha de políticas de regulação por resultados, cuja marca principal são os sistemas de avaliação externa e os mecanismos de accountability (prestação de contas e responsabilização) a eles consociados. Os procedimentos metodológicos compreendem o levantamento e análise de documentos, discursos, matérias, notícias, programações, orientações oficiais e outros, seguidos da realização de entrevistas com agentes públicos da educação municipal e gestores escolares das respectivas redes de ensino. Assim, por um lado, busca auscultar medidas político-práticas que se destinam a produzir a afirmação da accountability educacional como mecanismo de gestão da educação básica pública; e, por outro, reconhecer rebatimentos dessas medidas no plano da democratização da gestão escolar.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Agentes infecciosos ligados a problemas reprodutivos em rebanhos leiteiros da região Oeste de Santa

Agentes infecciosos ligados a problemas reprodutivos em rebanhos leiteiros da região Oeste de Santa Catarina

Objetiva-se realizar um levantamento sorológico nos rebanhos leiteiros de Xanxerê/SC para verificar a circulação de vírus que causam problemas reprodutivos em bovinos. Durante o período de execução do estudo, ocorrerão visitas a 30 propriedades rurais do município de Xanxerê, onde os produtores serão convidados a participar do projeto sem ônus financeiro. Serão aplicados questionários para obtenção das seguintes informações: - se a propriedade conta com assistência de Médico Veterinário; - se o manejo reprodutivo é feito por pessoa especializada; - se existe conhecimento sobre doenças infecto-contagiosas que podem acometer o rebanho; - se tem histórico de problemas reprodutivos no rebanho (retorno ao cio, reabsorção embrionária, aborto); - se já foram utilizados métodos de diagnóstico laboratorial no auxílio de identificação de doenças no rebanho. Para realização de testes sorológicos, será obtido soro sanguíneo de 200 animais pertencentes as propriedades incluídas no estudo.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

As culturas infantis e suas repercussões no cuidado e educação em creches públicas do ponto de vista

As culturas infantis e suas repercussões no cuidado e educação em creches públicas do ponto de vista de professoras da educação infantil

Esta pesquisa agrega pesquisadoras de quatro Universidades, e estudantes da graduação e pós-graduação, bem como professoras da educação infantil que atuam com crianças de até três anos em creches. O objetivo central é compreender, do ponto de vista das professoras, como têm ocorrido as manifestações das culturas infantis no contexto da creche e suas repercussões no trabalho de cuidado e educação. Nosso aporte teórico principal se fundamentará no campo dos Estudos da Criança, com as contribuições da Pedagogia da Infância, Sociologia da Infância, Antropologia da Criança, e Psicologia Cultural. A pesquisa está vinculada a um projeto de extensão intitulado ?Rodas de estudos e conversas virtuais: as culturas infantis nos processos educativos?, e que prevê o compartilhamento de saberes, reflexão, estudo e qualificação das práticas pedagógicas realizadas com os bebês e as crianças por meio de um evento online realizado no formato de lives em rede social, contando com a presença virtual de estudantes e docentes. Serão convidadas professoras espectadoras dos eventos para participarem da pesquisa. São objetivos específicos da pesquisa: identificar as concepções das professoras ? de bebês e crianças bem pequenas ? sobre as culturas infantis; compreender quais são as repercussões das concepções docentes sobre as culturas infantis nos processos educativos das crianças; identificar principais desafios para articular as culturas infantis com o desenvolvimento do trabalho pedagógico; analisar as manifestações das culturas infantis nos processos pedagógicos; Trata-se de uma investigação qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas serão individuais, de modo on-line e serão gravadas. Os roteiros, num primeiro momento serão elaborados durante o desenvolvimento das ações de formação, vinculadas ao projeto de extensão, quando nos depararmos com relatos, questionamentos ou reflexões das participantes em decorrência das temáticas abordadas nos encontros. Num segundo momento, os roteiros serão discutidos e reelaborados pelo grupo de pesquisa, considerando a problemática de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos. No tratamento dos dados obtidos pela pesquisa de campo realizaremos uma análise de conteúdo com fundamentos em Bardin (1977) e Vala (1989).

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Aspectos da rotina de acadêmicos da área da saúde em tempos de isolamento social por conta da covid-

Foi realizado um estudo para analisar como acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde, avaliam-se em relação a qualidade do sono e atividade física no contexto da Covid-19.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Bioética e os limites da Dignidade Humana

Esta projeto de pesquisa desenvolve investigações focados na ética médica-científica e o desenvolvimento de novas tecnologias, envolvendo assuntos como por exemplo: nascituros, idosos, consentimento informado, autonomia da vontade e autonomia privada.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Bioética em Biociências e Saúde

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. Tendo em vista que o alvo das políticas em saúde é o ser humano, as propostas das pesquisas nesta área fundamentalmente precisam serconduzidas dentro dos princípios e referencias da bioética, considerando, entre outros, a autonomia, dignidade e a proteção dos vulneráveis,bem como o respeito à justiça, como forma de assegurar a todos o acesso à saúde. Desta forma, este projeto tem por objetivo desenvolverpesquisas quantitativas e qualitativas de base populacional relacionadas a ética e bioética que contribuam para o ensino e a consciência coletivaem torno de questões persistentes tais como, aborto, autonomia do paciente, eutanásia e ortotanásia, bem como nas questões emergentes econtemporâneas, como por exemplo, ética ambiental, ética institucional, clonagem, células tronco, transgenia, biodireito e testamento vital. Nosúltimos três anos foram publicados cinco artigos sobre os seguintes assuntos: Testamento Vital, Ética Institucional e Ensino da Ética Médica. Também foram publicados dois livros que versaramsobre Bioética e Ética Ambiental.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Competitividade e governança em cooperativas e redes

A pesquisa tem como objeto de estudo a dinâmica da competitividade e a governança em cooperativas e redes. O estudo tem caráter multidisciplinar, considerando as dimensões econômicas, institucionais, sociais e ambientais, que influenciam nas dinâmicas competitivas e na governança, influenciando arranjos intra e interorganizacionais. Trata-se de pesquisas quantitativas que se servem de técnicas estatísticas e indicadores para correlacionar variáveis das dimensões do estudo, e busca entender e prever o comportamento do objeto de estudo. Os resultados da pesquisa buscam orientar a construção de modelos teóricos e métodos de gestão que levem em conta as variáveis intervenientes, de forma integrada e sistêmica, considerando a complexidade, a heterogeneidade e a sustentabilidade do objeto.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Controladoria e Finanças

Este Programa integra projetos de pesquisa em controladoria, contabilidade gerencial, finanças corporativas, gestão de riscos, governança, controles de gestão, sistema de informação e sistemas de avaliação de desempenho, visando oferecer suporte aos gestores na formulação de políticas e estratégias que conduzam a organização na direção de seus objetivos estratégicos, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, nos diversos ramos da economia, entre eles o de agronegócios.

Para maiores informações clique aqui.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Convivência democrática: um estudo sobre clima escolar e atmosfera moral

Investigar a gestão democrática das escolas e o clima escolar, nos segmentos dos docentes, discentes e da própria gestão, permitindo um estudo de prevalência que aponte as fragilidades e ações bem sucedidas, para colaborar com as propostas educacionais dos municípios que iniciam um trabalho de implantação da BNCC. Linhas de pesquisa: Desenvolvimento da autonomia nos alunos e valorização do protagonismo discente e Formação e vínculo dos docentes em projetos de educação em valores e cidadania.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Democracia e participação como tutelas de eficácia dos direitos civis

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a proteção da sociedade e o reconhecimento de direitos civis pela via processual da democracia participativa.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Desempenho Organizacional e Sistemas de Controle Gerencial

Os Sistemas de Controle Gerencial auxiliam os administradores a conduzir a organização na direção de seus objetivos estratégicos. Os sistemas de avaliação de desempenho que utilizam informações financeiras e não financeiras para alterar ou manter as atividades da organização. Alavancas Gerenciais são mecanismos de interação que, alinhadas, fornecem medidas de orientação para o processo de alinhamento da estratégia e desempenho. A avaliação de desempenho é um tema recorrente na área gerencial, cujo processo de mensuração visa estabelecer mecanismos cada vez mais cruciais para a estratégia em empresas familiares e não familiares. Assim, a pesquisa tem como objetivo avaliar a relação dos Sistemas de Controle Gerencial com as tensões dinâmicas organizacionais e seu impacto no desempenho das organizações.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Direito das famílias, NTIC - Novas tecnologias da informação e comunicação e segurança

A sociedade da informação emerge da transformação do indivíduo e da sociedade pós-moderna. As liberdades civis e a segurança dos direitos humanos são pilares da era digital e extensíveis à infância e adolescência. Ao considerarmos a era digital como um novo caminho para o acesso a justiça e garantia dos direitos fundamentais, e sobre os reais impactos que as novas tecnologias causam para crianças, adolescentes, e a família em uma sociedade complexa.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Educação e Conhecimento

A espécie humana evoluiu imersa em natureza, em instrumentos técnicos e em linguagens. A interação cooperativa, mas também conflitiva, entre os ingredientes dessa co-evolução foi sempre sumamente complexa. Também no humano a capacidade cognitiva não deixa de estar incorporada em constantes processos de expansão. A expansão científico-tecnológica da atualidade aumenta significativamente essa complexidade. É relevante situar as transformações do aprender humano dentro do amplo contexto bio-sócio-tecno-evolucionário dando ênfase ao caráter decisivo desta co-evolução para a aprendizagem nos dias de hoje. Se, ?vida é aprendizagem? (Popper, 2001) ou ainda que ?existe uma unidade entre processos vitais e processos cognitivos já que a aprendizagem é uma ação efetiva que permite ao ser vivo continuar sua existência em determinado meio ao produzir aí o seu mundo? (Maturana e Varela,1995). Sabemos que ainda somos reféns de epistemologias científicas e culturais que dão pouca atenção ao conhecimento e ao reconhecimento da interdependência como um fato. A educação que predomina, em boa medida, carrega consigo uma visão fragmentária e mecanicista do mundo. A forma como se conhece (de)terminada realidade tem estreita relação com a forma como vivemos construindo nossos mundos. Por isso, a aproximação segura entre conhecer e viver. A forma como se aprende/conhece, dinamiza as formas de se viver. A compreensão de que integramos sistemas mais abrangentes é certamente, prejudicada pela educação fragmentária, mecanicista e disciplinar ainda predominante. A visão ocidental mecânica e racional provocou a disjunção entre o animal e o racional, entre o natural e o cultural e acentuou um dos aspectos da dinâmica vital humana: a tendência em lidar unicamente com as certezas. Munido de certezas, o pensamento ocidental disjuntor acreditou ter condições de mudar a face do universo pelo viés da dominação e da subjugação. As certezas, geradas pela racionalidade, contribuem para a exacerbação da subjugação humana dos seres e das coisas, inclusive, gerando a subjugação do humano pelo homem, ou melhor, a escravização, fato inédito em termos de evolução. A superação do estigma analítico requer uma concepção trans-disciplinar e sistêmica. Concepções que exigem romper com o postulado científico e cultural de que nosso conhecimento deve estar embasado em certezas e verdades absolutas. Requer-se também uma abertura epistemológica que descortine a possibilidade de reconhecermos que a pluralidade é uma dimensão inerente à realidade e é possibilidade de existência de muitos mundos dentro do nosso mundo. Será um veio para respeitar as diferentes perspectivas e também diferentes pontos de partida. Nesse contexto pode emergir a sensibilidade solidária já que a mesma implica em reconhecer e respeitar a alteridade do/a outro/a, e reconhecer, sobretudo, que os interesses e o bem-estar do outro também me dizem respeito. Na aprendência/vivência da sensibilidade solidária prevalece o desejo de uma vida mais digna e prazerosa para todos/as. Objetivos: 1) Investigar as transformações do aprender humano dentro do amplo contexto bio-sócio-tecno-evolucionário, bem como o caráter decisivo desta co-evolução para a aprendizagem nos dias de hoje; 2) Investigar as possibilidades e as implicações da educação comprometida com a suprema tarefa de despertar sensibilidades para as questões humanas e sociais oferecendo uma base ética para construir consensos básicos rumo à solução de problemas fundamentais. Metodologicamente o desenvolvimento será feito a partir de buscas em referenciais teóricos, tendo como básicas as produções de Henri Atlan, Edgar Morin., Humberto Maturana, Francisco Varela, Giórgio Agamben.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Educação, direitos humanos e políticas de gênero

O campo educacional é um espaço fundamental para fomentar valores igualitários e uma cultura de direitos e de respeito às diversidades culturais e sexuais. Esses valores são imprescindíveis nas democracias modernas e assumidos por diferentes tratados e convenções internacionais de direitos humanos como compromissos para os países signatários, em vista do desenvolvimento social e econômico. Desse modo, esses temas passam a ser recorrentes nos discursos de políticas educacionais e de processos educativos, tanto na forma de disputas políticas como em práticas escolares que protagonizam ou não a igualdade de gênero e a eliminação de todas as formas de preconceitos e de discriminação social. Esse projeto de pesquisa objetiva aprender como as questões que envolvem direitos humanos, igualdade de gênero, respeito às diversidades e superação da discriminação e exclusão social aparecem nas políticas educacionais e processos educativos. Pretende-se analisar e compreender efeitos, tendências, conflitos e desafios para a educação, em contexto neoliberal e neoconservador. Os dados para a pesquisa serão levantados por meio de diferentes perspectivas, como análise de documentos, legislação, discursos, sites institucionais e entrevistas. Para a análise dos achados, elegemos os referenciais teóricos dos estudos sobre democracia, relações de poder, direitos humanos, gênero e políticas públicas.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Educação, justiça e desenvolvimento humano: a democracia sob crítica e em perspectiva

1º) o ponto de partida está na tensão entre a real pluralidade da sociedade hodierna, os princípios políticos e econômicos neoliberais e a ideia de comum. A pluralidade expressa-se de diversas maneiras: em nível cultural, étnico, religioso, social etc.; O neoliberalismo impõe aos Estados, às instituições e aos indivíduos demandas mercadológicas e de empresariamento. Tais fatos comprometem a identificação e efetivação dos critérios para o comum. Quais poderiam ser tais critérios? Jurídico-formal, ético-formativo, político-econômico etc....? Dependendo do(s) critério(s) escolhido(s) e legitimado(s), pergunta-se 2º) pela qualificação necessária das pessoas para que elas consigam aguentar e/ou trabalhar a tensão acima apontada. Precisamos de pessoas capazes de conciliar os lados da relação tensa, para evitarmos a imposição de uma visão isolada como garantia do comum (p.e. fundamentalismo), ou que um determinado critério do comum sufoque a pluralidade existente (p.e. um moralismo econômico). A partir daí, lançaríamos 3º) os desafios aos quais a educação deveria reagir: em termos de diretrizes para formar/educar indivíduos capazes de lidar com o conflito aparente entre autenticidade pessoal e ideia do comum, ou seja, entre autonomia e aceitação/reconhecimento social; à perda do significado de comum na sociedade de alta complexidade; ao problema da juridificação e da fragilidade nos elementos éticos das ações; à fragilidade nos princípios éticos que sustentam as relações em contexto de pluralismo cultural e diversidade das características humanas; à crise ocorrida pela imposição da lógica de mercado em detrimento da formação, democracia e desenvolvimento humano. Objetivo geral: Investigar e fundamentar os sentidos e relações entre educação, justiça e desenvolvimento humano, sob diferentes matrizes teóricas e na preocupação referente às características humanas fundamentais para a promoção e realização da democracia. Objetivos específicos: Problematizar e significar educacionalmente teorias relacionadas aos aspectos antropológicos, ético-formativos, jurídicos-formal e econômico-político; Refletir sobre as bases da educação em meio à crise e aos desafios da democracia; Refletir sobre a relação entre o conceito de agência, alteridade e comum, enquanto elementos centrais que envolvem as realizações sociais.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Educar para a sustentabilidade: possibilidades de conscientização ambiental

Educar para a sustentabilidade: possibilidades de conscientização ambiental por meio das práticas de ensino-aprendizagem em escolas municipais localizadas no território de São Miguel do Oeste/SC.

Num primeiro momento, tem-se a intenção de efetuar o mapeamento dos espaços físicos das escolas e conhecer as suas dinâmicas (por meio da articulação da técnica da observação-participante e realização de entrevistas individuais) no intuito de verificar de que a temática da conscientização ambiental é trabalhada pelos professores em sala de aula. Em linhas gerais, através da realização desta pesquisa, almeja-se compreender as possibilidades de inserção de práticas sustentáveis no âmbito de escolas públicas e municipais, e avaliar os efeitos das propostas de cuidado do meio ambiente a serem implementadas. Tais iniciativas poderão abrir espaço para que outras propostas que visem aproximar as crianças e adolescentes do contexto ambiental se consolidem de modo permanente nas instituições escolares. Para que os estudantes vivam a sustentabilidade, a escola deve se configurar enquanto locus de sua aplicabilidade, fazendo jus à sua função e responsabilidade nos processos transformação social.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Empreendedorismo e Mobilidade no Território: empreendedores imigrantes e repatriados

O objetivo geral da pesquisa é identificar e descrever efeitos que empreendedores imigrantes de diferentes etnias e repatriados produzem sobre os empreendimentos criados e sobre o território local. Como objetivos específicos o projeto pretende: a) identificar a influência da imigração e da repatriação sobre a criação de empreendimentos; b) descrever o processo de criação de empreendimentos por repatriados e por imigrantes; c) identificar dificuldades encontradas por repatriados e por imigrantes para criação de negócios; d) identificar tipos de conhecimentos e de contatos oriundos dos processos de imigração e de repatriação e a influência destes nos empreendimentos: e) identificar efeitos sobre o local e sobre os empreendimentos de empreendedores repatriados e imigrantes. A pesquisa será qualitativa e o contexto de pesquisa serão os estados de Santa Catarina e do Paraná. Os métodos de pesquisa a serem empregados serão o estudo de caso e a grounded theory. Espera-se que os resultados contribuam para evidenciar o papel de empreendedores imigrantes no território local, bem como para a elucidação de valores de pequenos negócios associados a empreendimentos criados por imigrantes e por repatriados. Quanto aos repatriados, espera-se que a pesquisa contribua para explorar os efeitos da expatriação e da repatriação na criação de negócios e na dinâmica de territórios. A pesquisa trará contribuições para formulação de políticas de apoio e de estímulo à criação de negócios por imigrantes e por repatriados.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Envelhecimento Humano

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. O envelhecimento populacional, característico da transição demográfica, é o reflexo da diminuição da mortalidade bem como da taxa de natalidade. Em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso. No campo da saúde é necessário garantir um envelhecimento com qualidade de vida, independência e autonomia, com medidas que previnam e/ou posterguem ao máximo o surgimento das incapacidades e da dependência, o que implica na necessidade do reconhecimento precoce das fragilidades, sendo necessárias intervenções que possam prevení-las ou revertê-las. Esse projeto visa desenvolver pesquisas relacionadas ao cuidado ao idoso, em especial à promoção e proteção da saúde, contribuindo para a promoção do envelhecimento ativo.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Estratégia e competitividade empresarial

O interesse principal neste projeto integrador de pesquisa é a identificação de antecedentes do desempenho nas empresas, seja o desempenho econômico-financeiro, ou aquele mensurado por outras dimensões da vida organizacional. Temas relacionados à competitividade e estratégia se interligam em estudos principalmente quantitativos, em sua maioria de corte transversal, que procuram testar o relacionamento entre potenciais variáveis vistas como antecedentes do desempenho; mas também em estudos qualitativos, especialmente de caráter longitudinal, que procurem identificar o conteúdo, o contexto e os processos estratégicos das organizações. Temas específicos incluem estratégias de crescimento e inovação, internacionalização, adaptação estratégica, orientação empreendedora e capacidades dinâmicas.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Estratégia, capacidades e rotinas organizacionais

O objetivo deste projeto é investigar características e problemas de rotinas organizacionais centrais nas capacidades das empresas e que possuem estreita relação com a estratégia organizacional. Abordando temas correlatos ao conceito de rotinas organizacionais, selecionam-se objetos frutíferos para o estudo do conceito e de questões correlatas como a variedade sequencial.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Estudos interdisciplinares em doenças crônicas e/ou pacientes críticos

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. No contexto da transição demográfica e epidemiológica as preocupações recaem sobre as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), as quais já são responsáveis por cerca de 36 milhões de mortes anuais e representam um importante desafio para o cuidado em saúde, porque acarretam importante impacto na saúde e na sociedade devido às elevadas taxas de morbidade, co-morbidades e mortalidade, que influenciam a qualidade de vida das pessoas. O projeto busca estudar formas de prevenção, de diagnóstico, prognóstico e de intervenção do processo saúde-doença em todos os níveis da assistência à saúde. Esse projeto integrador, envolvendo estudos interdisciplinares em doenças crônicas e pacientes críticos, é formado por diferentes braços através de pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação lato sensu, dissertações de mestrado, atividades de extensão, congressos científicos e atividades de integração da pós-graduação com a graduação, bem como implantação de serviços assistenciais.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Estudos interdisciplinares em educação e/em saúde.

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A educação permite uma série de visões multi e interdisciplinares acerca de suas relações com a saúde e, também, com as biociências. O objetivo desse projeto integrador é realizar pesquisas sobre aspectos cognitivos e psicobiológicos no contexto dos processos que envolvem o binômio educação x saúde. Investigam-se aspectos fisiológicos inerentes aos processos de aprendizagem, e também analisam-se aspectos farmacológicos, toxicológicos e ambientais que influenciam o processo de ensio/aprendizagem. A análise de metodologias efetivas, fatores de interferência na aprendizagem específica em saúde e formação de professores das áreas de saúde também constituem os objetivos de pesquisa.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Estudos interdisciplinares na promoção da saúde e desempenho humano

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. A estruturação de processos assertivos que conduzam o ser humano ao estado de saúde é um dos grandes desafios da área das Biociências e da Saúde, uma vez que a própria definição de saúde é complexa e seus condicionantes e determinantes são multicausais: biológicos, sociais, religiosos, politicos, econômios, morais e éticos. Neste sentido, esse projeto visa avaliar o desempenho humano nas diferentes fases do ciclo de vida e desenvolver estudos acerca da performance no âmbito das atividades físicas, com vistas à promoção da saúde nos diferentes níveis de atenção.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Familiness, Sistemas de Controle Gerencial e Inovação: um estudo em empresas familiares brasileiras

Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que as influências da família na perspectiva do conceito de familiness são diferentes nas empresas porque resultam em interações entre a gestão familiar, a entidade de negócios e os membros da família e também são distintos porque compartilham riqueza socioemocional. Nesta dualidade de ambiente familiar e de negócios se insere a necessidade de compreensão do uso dos sistemas de controle gerencial, em função de que um dos meios de a empresa sobreviver em ambientes inovadores é compreender o papel de tais sistemas para criar vantagem competitiva. O objetivo desta pesquisa é verificar a influência da família (familiness) e da inovação com o uso dos sistemas de controle gerencial nas dimensões dos controles interativos e crenças e valores em indústrias catarinenses. Utilizando um estudo quantitativo com um modelo hipotético com coleta de dados realizada por meio de uma pesquisa survey com pequenas e médias indústrias brasileiras.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Formação e prática docente.

Formação e prática docente

O estudo tem como objetivo investigar e contribuir na promoção de práticas avaliativas inclusivas, processuais, reflexivas e inovadoras. A avaliação no processo ensino-aprendizagem é um tema complexo e imprescindível, necessário ser refletido no percurso formativo dos professores. Possui implicações pedagógicas que extrapolam os aspectos técnicos e metodológicos e atinge aspectos sociais, éticos e psicológicos importantes. Sem a clareza do significado e da importância da avaliação, professores e alunos vivenciam intuitivamente práticas que podem estimular, incentivar, promover, gerar avanço e crescimento, quanto desestimular, frustrar, impedir avanços e crescimento do sujeito que aprende. O estudo envolve reflexões teóricas e práticas, de conhecimento de causa e de possibilidades de outros encaminhamentos nos contextos das salas de aula. Também visa investigar os seguintes temas: Formação e trabalho docente nos seus diferentes níveis. Saberes de professores, identidade e profissionalização docente, formação inicial e continuada. Formação de professores e qualidade de ensino. Professores como sujeitos do conhecimento. Formação, organização e Práticas pedagógicas. Políticas de formação inicial e continuada de professores, relação com a valorização e qualidade pedagógica. Coordenação pedagógica e sua relação com a organização de espaços e projetos pedagógicos na escola. Tecnologias assistivas no processo de aprendizagem de alunos(as) com deficiência. Avaliação das Aprendizagens: Desafios e perspectivas.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas

Este projeto tem por objetivo compreender a formação da estratégia em pequenas e médias empresas. Dentre os interesses de pesquisa destacam-se a identificação de trajetórias organizacionais que alicerçam modelos de formação ou formulação da estratégia, os conjuntos explicativos que conduzem a utilização ou não do planejamento estratégico e as características da adoção de estratégias deliberadas e/ou emergentes decorrentes das respostas da organização à interação com o ambiente. Neste contexto, investiga-se também a inter-relação da estrutura e cultura organizacionais e as relações de poder subjacentes aos processos de construção da estratégia. Os procedimentos e abordagens metodológicas são predominantemente qualitativas, preferindo o uso da pesquisa-ação, visando estudar a formação da estratégia como elemento decisivo para a ação organizacional. Como produto destas pesquisas, busca-se o aprimoramento da compreensão das bases e fundamentos da formação da estratégia, do planejamento estratégico na sua forma flexível, participativa, acessível, dinâmica e alinhada às demandas de sustentabilidade, competitividade e inovação das organizações, sobretudo das pequenas e médias empresas.

Clique aqui para maiores informações. 

 

 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Identity and agency of small businesses founded by German Immigrants or Descendants in SC

Identity and agency of small businesses founded by German Immigrants or Descendants in Santa Catarina

Cooperação Internacional – Programa PROBRAL, Cooperação CAPES/DAAD Alemanha. Proposta contemplada no Edital 14/2019. Instituições Participantes: Universidade de Bremen, Alemanha e Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Chapecó. Cooperação entre Doutorado em Administração da UNOESC e LEMEX - Chair in Small Business & Entrepreneurship da UniBremen. Coordenadora no Brasil: Professora Dra Hilka Pelizza Vier Machado e Coordenador na Alemanha: Professor Dr Jörg Freiling Pesquisadores brasileiros participantes: Profa. Dra Ieda Margaret Oro e Prof. Dr Darlan José Roman. Pesquisadora da Alemanha: Cat My Dang (advanced PhD Student)

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular

Inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular: um estudo em startups latino-americanas

Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que a competitividade das empresas, especialmente aquelas atuantes com modelos de negócios de economia circular tem ampla relação com a inovação disruptiva. Em um ambiente dinâmico, globalizado e incerto, no qual competem empresas cujas premissas foram idealizadas para atuarem numa perspectiva de circularidade, a inovação disruptiva e o nível de maturidade do negócio fazem parte da base de constituição e atuação destas empresas. Acredita-se que a disrupção dos modelos de negócios e das práticas adotadas nas organizações contribui para o desenvolvimento de empresas circulares. Assim, os modelos de negócios de economia circular são vistos como mecanismos de tornar o planeta mais sustentável e otimizar o uso de recursos naturais, pensando novos produtos desde o design até a reintrodução como insumos em novas cadeias de produção. A perspectiva da desmaterialização e nível de maturidade também passam a ser valorados. Utilizando um estudo quantitativo com um método hipotético com coleta de dados realizada por meio de um levantamento com as melhores universidades da América Latina, este estudo objetiva analisar a relação entre inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Inovação, Tríplice Hélice e Liderança

Este projeto de pesquisa visa realizar estudos relacionados aos temas inovação, modelo tríplice hélice de inovação e liderança. Busca-se pesquisar a interação entre atores, universidade, governo, empresa e seus ambientes de inovação, sistemas de inovação e sua relação com o desenvolvimento regional, gestão da inovação nas organizações, liderança e pessoas no contexto da inovação. Os estudos são realizados, em sua maioria, por meio de abordagem qualitativa. Os principais resultados esperados estão relacionados à geração de pesquisas com contribuições científicas, empíricas e de gestão às organizações e territórios.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Inserção profissional no ensino: sujeitos, trajetórias, contextos e práticas

Dando sequência as investigações já desenvolvidas no âmbito da formação de professores (FELDKERCHER, 2011; FELDKERCHER 2015), nesta pesquisa objetivamos investigar e analisar diferentes contextos da iniciação à docência. A pesquisa congregará diferentes estudos sobre inserção profissional no ensino, que poderão contemplar diferentes sujeitos-professores, trajetórias formativas, contextos institucionais e práticas pedagógicas. Os estudos terão uma abordagem qualitativa. Os dados serão coletados através de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo (essencialmente por meio de entrevistas junto a professores iniciantes). O tratamento dos dados será inspirado na análise do conteúdo. A proposta investigativa visa ampliar a compreensão sobre o processo de iniciação docente bem como contribuir com o campo teórico e prático da formação de professores.

Projetos de pesquisas UNOESC

Liderança e Desenvolvimento Organizacional

Destina-se a desenvolver estudos aprofundados sobre a temática da liderança e desenvolvimento organizacional. O comportamento organizacional em face à reestruturação produtiva. O impacto dos eventos de mudança organizacional nas condições operacionais. A metodologia adotadas nos estudos tem caráter qualitativa, com ênfase na teoria fundamentada em dados e design research Este Programa envolve estudos sobre sustentabilidade e suas interfaces com o contexto organizacional e territorial nas dimensões econômica, social, ambiental e política. Seus temas preferenciais de pesquisa e atuação tecnológica são: sustentabilidade como fator estratégico; operações sustentáveis; desenvolvimento regional e urbano; inovação; pessoas e relações de trabalho; liderança; competências; empreendedorismo, agronegócio sustentável; cooperação e redes interorganizacionais.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Modelos de negócio de economia circular

Este projeto procura mapear organizações adotantes de modelos de negócios de economia circular. Trata-se de um estudo piloto, cujo propósito é validar os instrumentos de coleta de dados, para posterior ampliação da pesquisa em nível nacional e América Latina. É dirigido para empresas do sul do Brasil e cujas premissas estejam alinhadas com a economia circular. O público alvo compreende empresas pertencentes as Associações Comerciais e Industriais locais.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

O bullying e outras formas de violência na escola: análise de ações de prevenção e enfrentamento.

Nesse sentido, apesquisaobjetiva analisar que/quais ações são propostas e implementadas por profissionais que atuam em escolas públicas vinculadas aCRE de Joaçaba-SC em relação a problemas envolvendo o bullying.

Clique aqui para maiores informações.

Projetos de pesquisas UNOESC

O Capital: o Educador do Educador

O presente projeto objetiva discutir e evidenciar a hipótese que dá sentido ao seu título, qual seja, o Capital como educador do educador. Tem crescido a produção acadêmica que tematiza o papel do empresariado e suas novas formas associativas na definição da política educacional brasileira no âmbito do predomínio da financeirização da economia. Tal papel, no âmbito das parcerias público-privadas e sob outras regulamentações, se desdobra de variadas maneiras: na invasão da escola pública por sistemas educacionais e kits pedagógicos; pela atuação de Aparelhos Privados de Hegemonia burguesa em relação com o Aparelho de Estado; pelo financiamento via Organizações Multilaterais de políticas nos entes federados; financiamento estatal de empresas educacionais e não educacionais privadas. Inúmeras são as formas de articulação do interesse burguês na determinação da política pública, além, evidentemente, da hegemonia burguesa instalada por força das relações capitalistas de produção, cuja mediação do Estado é crucial. O projeto em tela deriva de três anteriores, desenvolvidos com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, nos quais ficou evidente a política de reconversão docente por meio da intervenção sobre a formação do professor. De outro lado, explodiu a oferta de formação na modalidade EaD, assim como algumas escolas passaram a receber aporte financeiro internacional, além de começarem investimentos na Bolsa de Valores. As seis maiores escolas privadas no Brasil concentram 25,1% das matrículas em Ensino Superior no Brasil. Três delas pertencem à Kroton S.A., com 17% das matrículas. No interior do grupo, centraliza 68% das matrículas. De qualquer ponto de vista, ela é a maior escola de formação de jovens em nível superior, particularmente de professores. Esses resultados articulados à hipótese analítica da reconversão docente conduziram à formulação da proposição segundo a qual parte substantiva da formação do professor brasileiro está nas mãos de grandes escolas oligopolizadas, na modalidade EaD, e com importante negociação com Organizações Multilaterais na elaboração de políticas educativas, a exemplo do Banco Mundial, BID, UNESCO e OCDE. Neste caso, quem educa o educador é o Capital, ou seja, os interesses burgueses tomam a formação como nicho rentável, a educação como “bem mercadejável”, interessando-se não apenas pelo conteúdo da formação, mas pela matrícula como item de portfólio na bolsa de valores, cuja rentabilidade é assegurada, mas não só, pelo aporte de recursos públicos sob a forma de bolsas de estudos. Tendo em vista esses elementos, o presente projeto tem em vista desenvolver: 1) o conceito de “Capital Educador”, para o que precisará discutir necessariamente a relação Estado-Capital-Trabalho; 2) evidenciar objetivamente as esferas de sua intervenção, para além das escolas oligopolizadas; b) políticas para a formação docente em escolas privadas e em EaD; c) políticas de Educação e formação docente articuladas às diretrizes da UNESCO e da OCDE; d) políticas de publicações para professores, especificamente a Revista Nova Escola. A pesquisa congrega quatro universidades: Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal do Pará; Universidade do Oeste de Santa Catarina; Universidade do Estado do Pará.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

O livre desenvolvimento da personalidade: identidade de gênero

O direito ao Livre Desenvolvimento da Personalidade pressupõe o direito à construção da identidade pessoal de forma autônoma e propõe a retomada do direito à Autonomia Privada em bases distintas às do Liberalismo Clássico, enquanto direito de estar só em sua singularidade, com vistas à construção do direito à Autonomia Privada Decisória: direito ao Próprio Corpo (nos aspectos: físico, mental, etc.) e Direito à Informação, necessários à escolha pessoal. Este projeto investiga temas conectados a premissa acima apresentada.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Pesquisa em aglomerações e redes organizacionais

O interesse principal neste projeto integrador de pesquisa é a identificação e a análise dos fatores que influenciam o desenvolvimento de aglomerações e redes de agentes, bem como os resultados que acompanham tal desenvolvimento. Os estudos nesta linha podem ser abordados por métodos qualitativos, quantitativos ou mistos, tratando de diferentes níveis de agregação (ex. local, regional, nacional, transnacional). Temas específicos incluem fatores promotores e inibidores da concentração e conexão dos agentes, resultados individuais e reflexões locais derivados da aglomeração e conexão dos agentes, e dinâmicas da proximidade.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Pesquisa em Sustentabilidade

Pesquisar sobre sustentabilidade, economia circular, operações sustentáveis e inovações sustentáveis. As perspectivas teóricas que suportam esses estudos são: Visão da Empresa Baseada em Recursos e Teoria dos Stakeholders.

Clique aqui para maiores informações. 

Projetos de pesquisas UNOESC

Políticas de avaliação e accountability: um exercício de metapesquisa

A accountability é tema em franca ascensão no quadro das políticas educacionais contemporâneas. Ainda que o tema seja comum para pesquisadores da administração pública e da ciência política, no campo educacional, especialmente em países latino-americanos, seu uso pode ser considerado recente. Atenta a essa realidade, essa proposta de investigação pretende explorar o processo de pesquisa sobre políticas de avaliação e accountability, por meio da análise epistemológica de textos publicados em países da América Latina.

Clique aqui para maiores inforamações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Políticas de bonificação em estados brasileiros

Acompanhando as tendências internacionais, Brasil vivencia na última década um crescimento na implementação de dispositivos de prestação de contas e responsabilização (accountability) associados ao pagamento de incentivos salariais, tendo como base o cumprimento de metas educacionais estipuladas com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007 pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva com a finalidade de aferir a qualidade das escolas e sistemas de ensino brasileiros, por meio do Ideb forma definidas metas intermediárias para todas as escolas públicas de educação básica do Brasil, redes e sistemas de ensino, a serem atingidas a cada dois anos, com culminância em 2022. Estados, municípios, pais e comunidade em geral, foram conclamadas para acompanhar o cumprimento dessas metas. No caso dos estados e municípios, ao atendimento das metas intermediárias foi vinculado o repasse de recursos financeiros aos entes federativos. Nessa conjuntura, a proposta focaliza a análise dos programas de bonificação e incentivo adotados por estados brasileiros, com vistas a verificar impactos gerados nas escolas públicas de educação básica e nas condições de melhoria educacional.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Políticas educacionais com perspectiva de gênero Brasil e Chile: trajetória avanços, desafios

Nas últimas décadas, as desigualdades de gênero foram consideradas um problema social, resultado de um processo histórico de reprodução institucional e cultural, de modo que na América Latina foram criados diferentes mecanismos estatais para promover políticas públicas, visando a redução das desigualdades, da discriminação e da violência de gênero e o exercício da cidadania das mulheres. Compreende-se que a equidade e a justiça de gênero são imprescindíveis nas democracias modernas, sem as quais não há desenvolvimento social e nem econômico. Desse modo, o campo educacional é um espaço fundamental para fomentar valores igualitários e uma cultura de direitos e de respeito às diversidades. Portanto, o presente projeto tem por objetivo analisar as políticas educacionais com perspectiva de gênero promovidas pelo Estado Brasileiro e Chileno, na sua relação com as recomendações dos organismos internacionais, identificando as especificidades e aproximações em relação à trajetória, avanços e aos novos desafios para a educação em contextos neoliberais e neoconservadores, quando está em questão a construção de uma cultura com igualdade de gênero e respeito aos direitos das diversidades. Trata-se de uma pesquisa comparativa de caráter qualitativo, cujos dados serão levantados por meio de múltiplas perspectivas, tais como plano de políticas, programas, leis, relatórios institucionais, documentos técnicos, notícias e informes disponibilizados na Internet, cartilhas educativas e entrevistas. Para a análise dos dados elegemos os referenciais teóricos dos estudos sobre democracia, gênero e políticas públicas.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Políticas públicas de avaliação educacional e accountability em países da América Latina

Seguindo tendência à ascensão da accountability na agenda da política educacional internacional como mecanismo de controle social, a presente proposta intenta realizar uma investigação acerca da combinação entre avaliação educacional e accountability, sobretudo, na relação entre esses dois elementos em políticas públicas nacionais de regulação da educação básica. Com esse propósito, o projeto tem por objetivo contribuir para o aprofundamento do debate sobre a associação empírica entre políticas públicas de avaliação educacional e dispositivos de accountability, por meio da análise dos arranjos produzidos na configuração de modelos de avaliação da educação básica, em países da América Latina. Como questão de fundo, assinala que as demandas por utilização de dispositivos de accountability, nomeadamente na educação básica, são justificadas, no plano político, pela necessidade de melhoria da qualidade nos e dos serviços públicos. Em atenção à tendência que se espraia em escala internacional e assumindo como referência de análise, em uma perspectiva crítica, a ideia de um modelo abrangente e consistente de accountability educacional, que tenha como pilares fundamentais e integráveis a avaliação, a prestação de contas e a responsabilização na direção de formação democrática e cidadã, a proposta metodológica compreende levantamento de documentos político-legais que regulam e ordenam políticas nacionais de avaliação da educação básica em países da América Latina; identificação dos modelos de avaliação praticados por esses países, realçando suas especificidades e idiossincrasias; caracterização das ferramentas de accountability operadas em associação com políticas de avaliação educacional; explicitação de possíveis repercussões dessas políticas e seus processos na escola pública de educação básica, viabilizadas por meio de arranjos entre estratégias e mecanismos de controle social.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Políticas públicas de regulação por resultados e o governo democrático da educação básica

A crescente propagação de novos mecanismos de regulação da educação, como conhecida há cerca de três décadas, ao passo que põe em suspenso as formas tradicionais de regulação baseadas no modelo burocrático, introduz na cena educacional uma série de mecanismos de controle e de premissas de gestão da educação pública sintonizada com as chamadas políticas de regulação por resultados. Mormente interessadas no direcionamento e controle da produção desses resultados, segundo prioridades e padrões de qualidade lastreados em lógicas do mercado e do mundo empresarial, estas políticas operam fundamentalmente por meio de sistemas de avaliação associados a indicadores passíveis de mensuração. Como parte e desdobramento de uma dinâmica que conjuga regulação do processo com regulação do produto, assiste-se à introdução de medidas de accountability identificadas com pressupostos da chamada New Public Management que, assim como em outros países, também no Brasil vêm sendo informadas por políticas que focalizam a escola enquanto lócus da produção de resultados, tendo por via principal o expediente da avaliação de desempenho dos estudantes. Em face da franca ascensão dessa fórmula no domínio da política pública, completada com a associação de consequências decorrentes dos resultados educacionais alcançados e submetidos à prestação de contas, há que se analisar não somente os graus de influência na determinação de opções políticas e práticas de gestão dos sistemas de ensino, mas, sobretudo, sua repercussão sobre a vaga democrática que radica a participação e o controle social como peças de referência. Assim posto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto de uma crescente implantação de medidas de accountability na educação básica identificadas com políticas de regulação por resultados, repercussões na configuração de arranjos institucionais na esfera municipal assente na ideia de governo democrático da educação básica pública. A pesquisa incide sobre um conjunto de cinco capitais de estados ? Florianópolis, São Paulo, Goiânia, Palmas e Fortaleza ? precisamente, uma de cada região geográfica do país. A concentração na esfera municipal visa, por um lado, considerar a tensão que se arma entre a pluralidade de contextos e a circunstância do envolvimento numa malha de políticas de regulação pelos resultados, aqui entendida a dinamização de sistemas de avaliação externa, e, por outro, a projeção mais recente dessa esfera à posição de ente federativo com incumbência de organizar o seu novel sistema de ensino e de regulamentar, neste âmbito, a gestão democrática do ensino público na educação básica segundo demarcações contidas na LDB de 1996. Os procedimentos metodológicos compreendem, além de pesquisa bibliográfica sobre as temáticas envolvidas, exame documental (legislação municipal, normatizações e documentos técnicos, assim como notícias e informes disponibilizados na Internet) que oportunize o acesso a diretrizes e condições que respondem, no plano político-institucional, pelo governo democrático da educação pública, assim como a explicitação de bases referenciais de medidas de accountability na educação básica (avaliação, prestação de contas e responsabilização) e sua identificação com políticas de regulação por resultados.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

PONTO VERDE: PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO COMO ESCOPO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS OBJETIVOS DA AGENDA

O propósito e escopo do projeto é voltado ao atendimento dos objetivos da agenda 2030 por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A integração se dará pela estruturação de um
ambiente físico no Campus Chapecó, com a implantação de processos inovadores e sustentáveis. Tais ações envolverão grupos de pesquisa de todas as áreas e nível de formação graduação, pósgraduação
lato sensu e stricto sensu. Será um espaço sustentável de referência para práticas de educação sustentável com comunidade externa e interna. No âmbito ambiental, busca-se desenvolver os temas das energias sustentáveis, uso racional da água, reciclagem de resíduos, arquitetura sustentável, incidência de tornados na região, entre outros. No âmbito social, buscar-se á realizar pesquisas e atividades de ensino e extensão com foco na promoção do bem-estar e da saúde. No âmbito financeiro, buscar-se-á realizar pesquisas e atividades de ensino e extensão que contribuam para o desenvolvimento regional.

Projetos de pesquisas UNOESC

Processo de institucionalização e o desenho das políticas de gênero no Brasil e Chile

Processo de institucionalização e o desenho das políticas de gênero no Brasil e Chile na gestão de Dilma Rousseff e Michelle Bachelet: Um estudo comparativo

Este projeto de pesquisa pretende analisar, evidenciar e compreender a contribuição das mobilizações feministas, em suas especificidades e aproximações, no processo de institucionalização das políticas de gênero no Brasil e no Chile, buscando comparar o desenho dessas políticas no período em que esses países foram governados por mulheres. Busca-se também constatar qual é agenda atual do movimento feminista para garantir a execução das políticas que buscam promover a igualdade, a superação da discriminação de gênero e a redução da violência contra as mulheres.

Clique aqui para maiores informações.

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Recursos e capacidades para inovação e vantagem competitiva

O tema central deste projeto trata da identificação e análise dos recursos utilizados pelas organizações para o desenvolvimento da inovação e sua relação com o desempenho econômico-financeiro. O uso combinado das teorias dos recursos e das capacidades organizacionais, com enfoque nas capacidades inovativas e tecnológicas, gerenciais e de marketing integram o escopo do estudo, com o propósito de mensurar e investigar o output das organizações inovadoras e o respectivo impacto no desempenho para a geração de vantagem competitiva. A metodologia adotada nas pesquisas tem como abordagem predominante a pesquisa quantitativa e o uso da técnica de modelagem de equações estruturais. Nos estudos relacionados à inovação, utiliza-se também da abordagem de pesquisa qualitativa. Os resultados alcançados são a revisão de teorias subjacentes à inovação e estratégia empresarial, bem como a aplicação de conceitos na pesquisa organizacional, que visam contribuir na construção da vantagem competitiva das organizações.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Regionalização do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe -Joaçaba

Projeto aprovado em Edital da Fapesc nº 15/2019 - APOIO À AÇÕES DE ATIVAÇÃO DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE EMPREENDEDORISMO NA REDE CATARINENSE DE CENTROS DE INOVAÇÃO. O projeto tem o objetivo de desenvolver a região do Polo Inovale, gestor do Centro de Inovação, que atende a 19 municípios do entorno.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Projetos de pesquisas UNOESC

Trabalho, ambiente, saúde e sociedade.

Projeto integrador interdisciplinar com inúmeros braços, a partir dos quais são desenvolvidos trabalhos de dissertações, TCCs, ICs, integração com a graduação, extensões, atividades de inserção social, integração intersetorial, produção científica e tecnológica, captação de recursos e outras atividades inerentes ao processo de pesquisa no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. No Brasil, considerando-se a transição demográfica, além de não termos alcançado o padrão desejável ou ideal de controle das cargas de doenças do século XX, sofremos agora também com a superposição da tripla carga de agravos à saúde, representada pelo aumento significativo de doenças crônico-degenerativas decorrentes do aumento da longevidade, pelos acidentes e pela violência. No contexto da saúde do trabalhador brasileiro essa condição torna-se ainda mais grave, haja vista dois fatores atualmente incidentes que tendem a deteriorar ainda mais a saúde nos diferentes ambientes de trabalho, representados pelas reformas trabalhista e previdenciária em curso no país. Portanto o projeto visa realizar estudos no âmbito do processo saúde/doença e das relações com o trabalho, ambiente, saúde e a sociedade.

Clique aqui para maiores informações. 

 

Explorar Pesquisas

Pesquisas por Categoria

  • Grupos de pesquisas (534)
  • Linhas de pesquisas (1034)
  • Projetos de pesquisas (595)
  • Serviços laboratoriais (16)

Pesquisas por IES

  • Centro Universitário Católica de Santa Catarina
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Universidade do Contestado
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Centro Universitário Barriga Verde
  • Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí
  • Centro Universitário de Brusque
  • Universidade do Planalto Catarinense
  • Universidade do Vale do Itajaí
  • Universidade da Região de Joinville
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina

Sobre a Plataforma

A Plataforma ON é um ambiente dedicado à inovação, integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Universidades Comunitárias.

 

Fale conosco

Entre em contato:
plataforma@comunitarias.org.br

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Plataforma das Instituições Comunitárias

  • Login