Projetos de pesquisas / UNESC
102 registro(s) encontrado(s)
"Novos" Direitos e Litigiosidade
Destina-se ao estudo da irrupção dos ´novos direitos´ a partir das necessidades, carências e privações que impulsionam os atores sociais a buscarem, por meio do instrumental jurídico, a positivação destes direitos. Trata-se, principalmente, de parcelas excluídas da sociedade na prática cotidiana da cultura político-institucional e no modelo socioeconômico, mas que são atingidos na sua dignidade. Desta forma, busca estudar os aspectos teóricos e práticos para a análise crítica do tema, notadamente nas questões pertinentes ao fenômeno da litigiosidade na América Latina. Assim, busca-se impulsionar a iniciação científica e o contato dos alunos com aprofundamento teórico e a produção acadêmica através da realização de pesquisas, participação e realização de eventos na universidade e em instituições externas.
A aderência aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) pelas empresas do (B³).
A aderência aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ods) pelas empresas integrantes do índice de sustentabilidade da brasil bolsa balcão (B³).
Este plano de trabalho está em consonância com as linhas de pesquisa do Núcleo de Estudos Contábeis (NECON), especialmente no que diz respeito ao ensino e pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e a
responsabilidade socioambiental.
A cultura popular em comunidade rural da região sul de Santa Catarina.
Em tempos de pandemia, pensar um projeto é um desafio bastante grande. Partimos do princípio de que é possível e necessário estabelecer diálogos entre educação e educação não-formal, considerando aqui as diversas possibilidades de intercâmbios que vislumbrem novos conhecimentos. Estamos em 2021 e é o Ano do Boi – fazendo referência ao Ano Novo Chinês 2021 - um ano de muitas novidades, virtudes e desafios repletos de esperança por tempos melhores.
Tratamos aqui de um projeto que tem história dentro e fora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, uma história que se caracteriza pela pesquisa e também pela extensão universitária em diálogo com o ensino, em especial com os cursos de licenciatura.
A presente proposta visa pesquisar aspectos históricos e materiais da existência de uma manifestação de cultura popular (Folguedo - Boi de Mamão), que existiu na comunidade de Morro Chato – Turvo/SC nos anos sessenta.
O enredo do boi, se alimenta de um repertório estético e poético, se aproxima assim, do que compreendemos por arte. Seus personagens se revestem de artesanato, uma palavra na qual encontramos a palavra arte. Vamos discuti-la a partir do que o povo tem a contar/oferecer, seus hábitos e costumes, suas danças e brincadeiras, e como referência vamos pensando na brincadeira do Boi de Mamão, e assim propomos dar continuidade ao desafio de descobrir onde já brincaram e onde ainda brincam essa tradição cultural de base açoriana. Vamos buscar saber se o reavivamento da cultura popular regional pode ter alguma conexão entre comunidades e instituições escolares.
O projeto nasce do acreditar que é possível estabelecer diálogos entre educação, cultura popular e as linguagens artístico-culturais, considerando a arte e o patrimônio cultural como um todo. Insere-se na Linha de Pesquisa: Memória e Patrimônio educativo do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Nessa direção, a presente proposta atende à difusão do enredo do Boi de Mamão como um patrimônio cultural brasileiro, que tem em nossa região um vasto histórico a ser preservado. “O folguedo do Boi de Mamão faz parte da cultura de Santa Catarina e, assim, o projeto visa fomentar a dança; momento em que a comunidade vive e relembra sua própria cultura [...]”. (GOULART, 2015, p. 13).
Entendemos com Santos (2004, p. 12), que “cada cultura é o resultado de uma história particular, e isso inclui também suas relações com outras culturas” e Megale (1999, p. 12), nos ajuda a entender que “o folclore em si é a cultura mais antiga da humanidade, mais velha do que a história, pois antes mesmo que a ciência histórica existisse, já os mitos, as lendas e o artesanato eram transmitidos através das gerações”.
Cada projeto tem sua especificidade, e cada grupo cultual tem sua identidade e vive em interação (re)criando novas identidades, pois, segundo Stuart Hall, em seu livro “A Identidade Cultural na Pós-Modernidade:
[...] a identidade é formada na “interação” entre o eu e a sociedade. O sujeito ainda tem um núcleo ou essência interior que é o “eu real”, mas este é formado e modificado num diálogo contínuo com os mundos culturais “exteriores” e as identidades que esses mundos oferecem. (2005, p.11).
Para o autor, a identidade não é fixa, ela muda de acordo com a forma como o sujeito é representado – o que não se dá automaticamente – é uma relação que envolve interação do sujeito com ele mesmo, com o outro e com o mundo.
Ao resgatar a história da brincadeira nessa comunidade, pretende-se reavivar e registrar as memórias das pessoas (hoje idosos) que brincaram e, num segundo momento, com o projeto de extensão já aprovado na Unesc em 2021 (Boi de Mamão na Comunidade: intercâmbios culturais que fazem a diferença), criar um novo projeto de Boi de Mamão na própria comunidade, em parceria com os adultos envolvidos na pesquisa, os estudantes, professores e demais interessados da comunidade.
[...] os velhos são os guardiães das tradições, não só porque eles as receberam mais cedo que os outros mas também porque só eles dispõem do lazer necessário para fixar seus pormenores ao longo de conversações com os outros velhos, e para ensiná-Ios aos jovens a partir da iniciação. (BOSI, 2004, p.23-24).
Por que fazer um projeto de pesquisa? Com base nesta proposta é que vamos levantando questões, criando um discurso, uma retórica, sobre a cultura regional que é um caminho que nos possibilitará questionamentos acerca da própria educação, cultura regional e as linguagens artístico-culturais, o entrelaçamento destas linguagens (teatro, música, dança e artes visuais) e a troca de experiências poderão fomentar a criação de novos grupos e o fortalecimento de uma história até aqui conquistada. Qual a importância de falarmos em cultura regional? Qual o papel do artesão quando falamos em cultura popular? Quais as brincadeiras folclóricas que caracterizam a nossa região e que continuam ou não vivas nas escolas? Tradição cultural é algo de que podemos falar cientificamente? A ampliação estética de meninos e meninas inicia na rua, nos quintais, nas rodas de conversas e/ou nos jogos eletrônicos/internet e nos programas de TV? Quais as possíveis relações de diferentes identidades com as festas populares que são passadas tradicionalmente? Boi de Mamão, de onde veio e até quando será ensinado, brincado, dançado, lembrado/vivenciado? Crianças são convidadas ao brincar e adultos também podem brincar? Essas e outras questões justificam nossos desejos de manter esse enredo vivo e atuante.
Consideramos importante ressaltar que a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) foi devidamente reconhecida, em julho de 2018, pelo Ministério da Cultura, como Ponto de Cultura ligado à Rede Nacional Cultura Viva. A titulação iniciou com aprovação do projeto “Boi de Mamão na Comunidade” no Edital de Chamamento Público de Projetos Culturais realizados pelo Governo de Santa Catarina em 2016. Em 2018 a UNESC foi contemplada no Edital de Cultura Populares Selma do Coco, onde recebeu e-mail do Ministério da Cultura para cadastrar na plataforma Cultura Viva: Rede de Incentivo e Disseminação de iniciativas Culturais, recebendo a “certificação” como Ponto de Cultura.
Atualmente o Ponto de Cultura Unesc tem compromissos a cumprir: pesquisas, palestras, encontro entre Polos de Cultura; oficinas para estudantes de escolas públicas da região sul de Santa Catarina, incentivando a autonomia na construção de seus personagens do Boi de Mamão, qualificando ações voltadas para o entendimento da cultura regional, ampliando condições para o exercício da cidadania e a participação crítica no contexto social.
Portanto, reside aqui nosso desejo de pesquisar o desaparecimento de uma prática cultural comunitária e a luta para trazer à luz sua importância e as memórias das antigas brincantes, fazendo suscitar o desejo de ressurreição do brincar de Boi de Mamão nos jovens escolares. Será um trabalho coletivo e inspirador.
Após a realização da pesquisa e a devida socialização dos resultados em evento científico e publicação de artigo cientifico, a etapa seguinte (como projeto de extensão já em andamento) será trabalhar na escola da própria comunidade uma proposta aberta e flexível, tomando como prioridade a formação de um novo grupo de Boi de Mamão na Escola Estadual de Morro Chato – Turvo/SC.
A dimensão ontológica da obra de arte em Martin Heidegger.
Esta pesquisa visa refletir sobre como podemos estabelecer uma relação entre arte e verdade no pensamento do filósofo Martin Heidegger. É esta a questão inicial que sustenta o problema central aqui, qual seja, como a filosofia heideggeriana sobre a arte pode ser considerada pela ontologia? Nossa suposição inicial é de que sim, de que Heidegger propõe uma ontologia da arte, ou seja, pensar a questão do ser através da obra de arte. e para nós, esta é a questão basilar da conferência A origem da obra de arte, proferida por Heidegger em 1936. Nela, o filósofo sustentou que “a arte é o pôr-se-em-obra da verdade”, isto significa que a arte é um dos modos da verdade acontecer. A verdade do ser manifesta-se onde a arte vigora, quer dizer, na obra de arte. É a partir desta conferência que pretendemos investigar os principais argumentos que mostram a oposição de Heidegger aos conceitos estéticos, que definem a arte como fruição, como representação e a obra de arte como produto ou objeto. Com base nesta conferência, também serão desenvolvidos alguns conceitos centrais para estabelecer-se uma relação entre verdade, criação, mundo, terra e arte, essenciais para a compreensão da dimensão ontológica da obra de arte.
A formação continuada de professores e o processo de inovação pedagógica.
A formação continuada de professores e o processo de inovação pedagógica: práticas institucionais da assessoria pedagógica universitária.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a prática da formação continuada para professores da UNESC, no que diz respeito à inovação pedagógica, como uma ação da Assessoria Pedagógica Universitária necessária à excelência no processo de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, uma vez que contribui para o melhoramento do exercício docente e para a efetiva construção das informações, às quais se têm acesso livremente hoje, em conhecimento. Atualmente, a informação e o conhecimento são compartilhados de forma muito rápida – quase instantânea -, de maneira tal que a atualização é fato indiscutível. Assim sendo, na educação superior, como no ensino básico, transformar informação em conhecimento – com sentido – é papel do corpo docente. Isto posto, para que essa transformação aconteça da melhor forma possível, e de acordo com os preceitos que constituem a instituição de ensino, a Assessoria Pedagógica tem a função de oferecer Formação Continuada a seus professores, com vistas à inovação pedagógica, cujo intento é o de aprimorar as práticas pedagógicas e, com isso, apoiar os estudantes na construção de seus conhecimentos; trata-se de um processo constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente e é uma das principais frentes de cuidado da Assessoria Pedagógica.
A implantação da base nacional comum curricular (BNCC) no ensino médio do extremo sul catarinense.
A implantação da base nacional comum curricular (BNCC) para o ensino médio na região do extremo sul catarinense.
O presente plano de trabalho propõe-se a analisar como as unidades escolares da região do extremo sul catarinense, em particular aquelas que ofertam a etapa do Ensino Médio a partir da Gerência de Educação (GERED) de Criciúma, têm percebido, compreendido e conduzido o processo de transição de uma estrutura curricular antes centrada em disciplinas e conteúdos para o novo modelo proposto pela BNCC (2018), organizado a partir de competências e habilidades. A pesquisa integra o Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA) a partir da linha Formação humana e processos educativos, tendo procedimento metodológico a análise documental bem como as entrevistas com gestores e professores das unidades escolares que ofertam o ensino médio na região do extremo sul catarinense, tendo como limite o acesso e disponibilidade aos/dos entrevistados. Espera-se compreender o processo de implantação da BNCC do EM na região investigada e assim indicar possíveis limites e possibilidades vinculadas a proposta curricular recém aprovada.
A percepção dos agricultores de Criciúma/SC e região sobre o nexo água, energia e alimento.
O nexo água-energia-alimento (WEF) consiste em um dos desafios de sustentabilidade mais complexos enfrentados no mundo, uma vez que há uma interdependência entre esses elos. A tríade água-energia-alimento admite outros elementos, como terra ou produtos químicos, e está presente no cotidiano dos indivíduos (consumidores), além dos produtores ou tomadores de decisão, os quais poderão contribuir para as políticas de desenvolvimento econômico regional (KRAFTL et al., 2019). Principalmente no Brasil, onde a economia é beneficiada pelas exportações de produtos agrícolas e alimentícios, que representam 33% das exportações totais, tornando-se uma atividade altamente lucrativa. Por outro lado, há uma significativa vulnerabilidade ao meio ambiente brasileiro por meio do desmatamento causado pelo homem em virtude das mudanças no uso da terra com vistas a criar espaço para expandir as atividades agrícolas (MERCURE, et al. 2019). Nesse sentido, a realização dessa pesquisa se justifica, pois pretende investigar a percepção dos agricultores de Criciúma – SC e região sobre o nexo WEF. O estudo tem caráter descritivo, quantitativo e será realizado mediante pesquisa de levantamento. Após aplicação dos questionários os dados serão tabulados em planilhas eletrônicas da Microsoft Excel para posterior análise, com emprego de técnicas estatísticas.
A tutela do patrimônio cultural material no município de Criciúma/SC.
A tutela do patrimônio cultural material no município de Criciúma/SC, a partir do disposto na convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural da organização das Nações Unidas (ONU) e na Constituição Federal Brasileira de 1988.
O presente estudo alinha-se a linha de pesquisa em “Estado, Democracia e Direito”, desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (Nuped) do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Curso de Direito, ambos da Unesc. O projeto tem como escopo analisar o inventário do patrimônio cultural material da cidade de Criciúma, a luz do disposto na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Organização das Nações Unidades (ONU) e na Constituição Federal Brasileira de 1988. O método de abordagem desta pesquisa será o dedutivo, adotando o procedimento monográfico com técnicas de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A Pesquisa documental e bibliográfica será realizada junto à base de dados de tombamento e, consequentemente, inventário da Prefeitura Municipal de Criciúma, Estado de Santa Catarina, Brasil, da Fundação Cultural de Criciúma – FCC, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e do Centro de Memória e Educação – CEDOC da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. Também será consultado possíveis processos em andamento referente a tombamentos movidos pelo Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual de Santa Catarina. A utilização de pesquisa na doutrina vigente, por meio de livros, ebooks e periódicos acadêmicos, bem como na legislação internacional e pátria, na jurisprudência vigente sob o tema, também se faz necessária. Tais análises visam contribuir na implantação de políticas públicas e programas que incluam os diferentes atores sociais (poder público, sociedade civil organizada e a comunidade científica), em processos de proteção e valorização do patrimônio cultural que possam lograr êxito ao atender as necessidades garantidas em lei.
Análise de elementos verbais e não verbais em textos literários infantojuvenis.
Além de admitirmos a construção de sentidos por meio de imagens, principalmente na contemporaneidade, a relação da palavra (verbal) com outras semioses não verbais (entre elas, a imagem) é algo que em alguns casos é constitutivo. A problemática da relação entre semioses verbais e não verbais será dessa forma colocada em pauta, pois é nosso interesse investigar não somente a textualização em si dessas hibridações, mas os elementos discursivos que atravessam tal quadro. As materialidades escolhidas para serem analisadas neste plano de trabalho são pertencentes ao universo da literatura infantojuvenil. Contos, fábulas, lendas e poemas são construídos na relação entre semioses verbais e não verbais, e isto não é apenas uma superposição. O objetivo central desta pesquisa é, portanto, problematizar a relação entre o verbal e o não verbal em textos literários infantojuvenis. A pesquisa será bibliográfica, pois tanto a fundamentação teórica quanto o corpus de análise assim o são. Almejamos contribuir para o campo da literatura infantil e do letramento literário com esta pesquisa que poderá, dentre outras questões, dar fomento teórico para aqueles que têm por ofício lidar com o ensino de literatura.
Análise dos efeitos do exercício físico em ambiente aquático e solo em pacientes com Parkinson.
Análise dos efeitos do exercício físico em ambiente aquático e solo em pacientes com doença de Parkinson participantes do grupo Propark.
A proposta de trabalho compreende em avaliar os efeitos do exercício físico em ambiente aquático e em solo sobre a qualidade de vida e capacidade funcional dos idosos com a Doença de Parkinson. Segue como linha de pesquisa em saúde Coletiva e saúde Pública sendo que as atividades serão desenvolvidas em uma frequência de três encontros semanais que incluem além dos atendimentos e das atividades em grupo tanto no solo quanto em ambiente aquático como momentos de estudo e produção científica do grupo. A partir das atividades serão coletadas amostras sanguíneas, entrevistas e aplicação de testes específicos descritos abaixo, sendo que o proponente visa à produção de material científico a fim de incentivar os potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação das atividades em ambiente aquático e em solo aos indivíduos portadores de Doença de Parkinson.
Aprendizado de máquina aplicado ao perfil da covid-19 no estado de Santa Catarina
Este plano de trabalho integrará as pesquisas do Grupo de Inteligência Artificial Aplicada, na linha de
Engenharia e Gestão do Conhecimento. Esta linha de pesquisa objetiva aplicar técnicas e ferramentas para
formalização, codificação, representação e gestão do conhecimento. No caso deste plano de trabalho a área
de atuação está voltada para a análise dos dados por meio de técnicas de aprendizado de máquina no que
se refere ao processo de data mining. Desde 2005 o grupo de pesquisa tem concentrado os estudos nesta
área, desenvolvendo-se várias pesquisas. O data mining utiliza técnicas de inteligência artificial, estatística,
banco de dados, aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, entre outros. Neste processo são
empregadas tarefas e métodos com características distintas em um determinado repositório de dados,
conforme o objetivo da descoberta de conhecimento, sendo que nesta pesquisa serão aplicados em dados
referentes ao Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação. Os indicadores do sul
catarinense têm sido inferiores aos observados nas demais regiões de Santa Catarina, assim, por meio de
pesquisas como esta se busca disponibilizar conhecimentos que auxiliem na tomada de decisão dos gestores,
podendo proporcionar um maior entendimento acerca das ações empreendedoras e de inovação do sul de
Santa Catarina
Arqueologia entre rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM) - arqueobotânica guarani (parte 5).
O Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC juntamente com o grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão integrada do Território tem como propósito investigações na área entre o Rio Urussanga ao rio Mampituba, de forma que o projeto norteador é intitulado “Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba – (AERUM)”. Temos por objetivo desenvolver estudos interdisciplinares que buscam compreender a forma pela qual as sociedades pretéritas se apropriaram e relacionaram com o território que ocuparam. Realiza estudos integrados dos componentes físicos, naturais e bióticos dos ecossistemas nos quais tais comunidades humanas se instalaram, assim como, das relações que desenvolveram entre si e com o meio, relações estas manifestadas na cultura material.
Estudos linguísticos indicam que os grupos indígenas Guarani (ligados ao Tronco linguístico Tupi), saíram da Amazônia há aproximadamente 3.000 anos A.P. pelos rios Madeira e Guaporé e colonizaram parte da Bacia Platina (RODRIGUES, 1964, 1986; URBAN, 1992). Ligados à agricultura e ao domínio da tecnologia cerâmica, eles se organizavam em aldeamentos que formavam redes interligadas para trocas de informação, comércio e expansão socioeconômica, cuja área de domínio é denominada tekohá (NOELLI, 1999-2000, 2014; SCHMITZ, 1990; CAMPOS et al 2013; BANDEIRA, 2014).
Procuravam se alocar em ambientes que lhes asseguravam condições favoráveis a replicação do seu padrão de assentamento horticultor. Essa escolha focava a disponibilidade de recursos naturais aliadas as condições do solo propícios à instalação dos cultivares das plantas, tais como: milho, batatas, amendoim, mandioca, algodão, fumo, etc... (SCHMITZ e FERRASO, 2011; MILHEIRA, 2010, SANTOS et al.,2016). O conhecimento botânico e ecológico foi um dos fundamentos do sucesso da ocupação Guarani predominantemente por territórios cobertos por estrato arbóreo dossel.
Os Guarani ocuparam o litoral sul de Santa Catarina, como atestam os primeiros 51 sítios arqueológicos identificados na área entre os rios Urussanga e Mampituba (CAMPOS et al, 2013; CAMPOS, SANTOS, 2014; CAMPOS, 2015; PAVEI, SANTOS, CAMPOS, 2015; FARIAS, KNEIP, 2010). Essas ocupações apresentam cronologia entre 600 e 200 anos antes do presente (AP – c. 1400-1800 AD, cf. CAMPOS). A área da pesquisa do Projeto Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM), abrange aproximadamente 4800 km2 (80 x 60 km), entre a foz do rio Urussanga e a foz do rio Mampituba (sentido norte – sul) e entre o Oceano Atlântico e a encosta da Serra Geral (sentido leste – oeste) (SANTOS, PAVEI, CAMPOS, 2016).
Sua formação vegetacional é caracterizada pela Floresta ombrófila densa (F.O.D) e Restinga, e reconhecida por elevadas temperaturas e alta precipitação bem distribuída, sem período seco, subdividida em: Formação Montana; Formação Submontana; Formação Das Terras Baixas. Já a Restinga sofre influência marinha, aumenta seu porte de maneira gradativa, ocupando dunas com vegetação rasteira e gramíneas, até mais para o interior, na planície costeira, podendo apresentar brejos e vegetação aquática: Restinga Herbácea, Restinga Herbácea-Arbustiva, Restinga Arbórea, Restinga Arbustiva (SANTOS et al., 2016; IBGE, 2012).
Os primeiros estudos sobre a Arqueobotânica Guarani realizadas pelo Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território e o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) resultaram em 639 espécies vegetais de 108 famílias sendo a Myrtaceae a família predominante (PEREIRA et al., 2016).
Nessa perspectiva o LAPIS possui acesso a diversas fontes históricas e etnográficas sobre os povos indígenas Guarani. Para ampliar o conhecimento sobre a presença desse grupo étnico na área do AERUM, é necessário continuar a pesquisa sobre a sua subsistência e técnicas de manejo ambiental, expandindo para as formações vegetacionais, complementando as pesquisas arqueológicas ao longo dos últimos anos.
Com essa pesquisa pretendemos organizar sistematicamente os dados etnográficos Guarani para investigação sobre o manejo do ambiente, a alimentação, a utilização de plantas medicinais e a produção de cultura material dos grupos indígenas que habitaram o litoral sul do Estado de Santa Catarina. Por se tratar de uma base de dados, o projeto de iniciação científica intitulado: Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba (AERUM) - Arqueobotânica Guarani (Parte 5), que teve início no ano de 2016, é considerado uma pesquisa contínua, e necessita ser expandido por mais anos devido ao elevado número de referenciais que abordam o tema, a complexidade da pesquisa, além da importância que os dados e aportes interdisciplinares oferecem a estudo sobre o passado brasileiro, sejam eles antropológicos, arqueológicos ou botânicos. A pesquisa iniciada em 2016 já teve em seus resultados a publicação de um artigo intitulado Ñande reko: fundamentos dos conhecimentos tradicionais ambientais Guaraní, na Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 11, p. 13-45, 2019; e a defesa de TCCs. Todos os procedimentos serão realizados no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Arqueologia pública e gestão do território no extremo sul catarinense.
Arqueologia pública e gestão do território no extremo sul catarinense: fontes históricas sobre a ocupação colonial (parte 1)
O Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC juntamente com o grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão integrada do Território tem como propósito investigações na área entre o Rio Urussanga ao rio Mampituba, de forma que o projeto norteador é intitulado “Arqueologia Entre Rios: do Urussanga ao Mampituba – (AERUM)”. Temos por objetivo desenvolver estudos interdisciplinares que buscam compreender a forma pela qual as sociedades pretéritas se apropriaram e relacionaram com o território que ocuparam. Realiza estudos integrados dos componentes físicos, naturais e bióticos dos ecossistemas nos quais tais comunidades humanas se instalaram, assim como, das relações que desenvolveram entre si e com o meio, relações estas manifestadas na cultura material. Considerando a inexistência de pesquisas que tenham como perspectiva estudar o processo de assentamento da sociedade colonial no extremo sul catarinense apresentamos aqui uma proposta que tem por intento mapear fontes sobre o processo de ocupação colonial na região, assim permitindo análises mais detalhadas sobre o assunto, com vieses sobre a cultura material destas sociedades, uso e ocupação do solo, relações socioeconômicas e culturais. Ou seja, uma escavação arqueológica nos arquivos copilando informações sobre a ocupação no sul catarinense após o ano de 1500, quando inicia a ocupação histórica/colonial. Para isso, será necessário realizar levantamento bibliográfico e documental, visita a arquivos/acervos com documentação pertinente sobre a região como arquivos de igrejas, responsáveis por muitos registros nas sociedades coloniais, jurídicos e administrativos acerca de propriedades de terras, cartórios civil e de imóveis entre outros. Como primeira resposta espera-se formar uma base de dados onde as fontes possam ser facilmente visualizadas para análise. A partir dela, em um primeiro momento pretende-se ter como objeto de análise e resultado a formação das propriedades do sul catarinense partindo das concessões de sesmarias em direção a formação dos aglomerados urbanos atuais.
As propostas pedagógicas dos cursos de administração de SC para o desenvolvimento de competências.
As propostas pedagógicas e curriculares dos cursos de administração de Santa Catarina para o desenvolvimento de conhecimentos e competências do futuro administrador relacionadas à inovação e digitalização dos negócios.
O ensino de graduação da Administração deve ser capaz de possibilitar aos futuros profissionais o domínio de teorias e métodos, bem como formação e qualificação ao mundo do trabalho por meio das novas tecnologias de informação e comunicação. Os currículos dos cursos devem romper com a lógica instrumental, fundamentada na visão fragmentada do conhecimento, para se constituírem em espaço da crítica e da produção de novos conhecimentos, tendo como base a articulação com a realidade social. Diante dos desafios deste novo milênio e necessidades da sociedade atual precisam surgir novas propostas pedagógicas e curriculares que possam responder às necessidades colocadas por um mudo globalizado e uma sociedade mais digital. O futuro administrador precisa estar preparado para uma gestão inovadora, instrumentalizado com as mais modernas ferramentas gerenciais, estratégicas e operacionais, sendo uma delas a inovação e a transformação digital que pode ser definida como “mudanças nas formas de trabalho, funções e ofertas de negócios causadas pela adoção de tecnologias digitais”, que alteram significativamente a oferta de produtos e serviços, as interações com os clientes, os custos de operação, a cadeia de suprimentos e a geração de valor. (FERNANDES, FLEURY E DA SILVA, 2019, p.3). Muitas serão as mudanças que as tecnologias digitais trarão para as organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, que implicarão, inclusive, na alteração do modelo de negócio de modo que as empresas e os demais atores possam responder eficazmente às exigências da economia digital. (RACHINGER, RAUTER, MÜLLER, VORRABER E SCHIRGI, 2018). Neste contexto, cabe às Instituições do Ensino Superior – IES, protagonizar a formação de administradores capazes de aplicar e promover o processo de inovação nas organizações onde vieram a atuar, sustentados por sólidos conhecimentos científicos, técnicos, sociais e econômicos. Soma-se a esta necessidade, dados de pesquisas que apontam para o pouco conhecimento do gestor, seu entusiasmo pelas TIC e inovação, como barreiras à adoção de estratégias de digitalização para o negócio, o que pode implicar no crescimento e sucesso da empresa. Desta forma, a presente pesquisa pretende conhecer e analisar os currículos dos cursos de Administração ofertados no estado de Santa Catarina, para avaliar se eles comportam conteúdos e práticas voltados à digitalização, transformação digital e inovação. Para a seleção das IES, que farão parte da amostra da pesquisa será utilizado o Censo do MEC 2019. O acesso aos currículos se dará primeiramente via análise das informações disponíveis nos sites das IES e dos cursos, bem como, contato com os Coordenadores dos cursos de Administração para obtenção dos programas de ensino. Ao final do estudo pretendem-se obter respostas às seguintes questões: Os cursos de Administração ofertados no estado de SC possuem em seus currículos disciplinas com conteúdos voltados à inovação e digitalização dos negócios? Quais são os conteúdos e metodologias de ensino trabalhados nas disciplinas voltadas à inovação e/ou transformação digital? As disciplinas e seus conteúdos que contemplam aspectos de inovação e/ou transformação digital possibilitam o conhecimento necessário para aplicação prática do futuro administrador? Estão descritas nas propostas pedagógicas dos cursos habilidades e competências do futuro egresso relacionadas aos aspectos de inovação e transformação digital?
Atenção a saúde do idoso e sua família.
O Brasil hoje tem uma população idosa que já ultrapassou 30 milhões em 2017, onde a parte que mais cresce é o de 80 anos ou mais. Nos 60 anos em diante, mais de 70% das pessoas continuam autônomas, ainda que, possam ter algumas fragilidades e doenças facilmente controláveis. Mais da metade desse segmento faz a sustentação da família, como também, contribuem para sua manutenção. E outra boa parte continuam no mercado de trabalho. Estudos mostram que a qualidade de vida dos idosos brasileiros, nos últimos 30 anos não só melhorou como aumentou a longevidade saudável (MINAYO, FIRMO, 2019).
Onde, cada vez mais, temos que ter atenção especial dos poderes públicos, da sociedade e das famílias brasileiras. Sendo que, esta fatia da população está crescendo muito e os idosos nesta faixa etária também são acometidos por perda de autonomia física, mental, emocional e social. Na questão do envelhecimento, o país já tem criado uma série de dispositivos legais que vêm fortalecendo o envelhecimento saudável. Enquanto que, tem sido muito suave no cuidado de idosos com dependência e doentes, ficando na responsabilidade quase sempre da família, tendo como cuidador principal um familiar. (MINAYO, FIRMO, 2019).
Este Plano de Trabalho objetiva desenvolver ações as pessoas idosas e sua família, envolvendo todas as dimensões, visando a autonomia, a independência e a participação com propósito de serem ativos no meio onde estão inseridos. Assim sendo, este projeto se enquadra na categoria de Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família, pois consiste no trabalho social com famílias, em caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Ainda, suas ações se enquadram nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, como forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território onde encontra-se inserido.
Pretende-se desenvolver ações organizadas através de atividades contínuas e pontuais com reuniões, oficinas e palestras sobre temas referentes aos direitos e deveres do cidadão, deveres do estado quanto a atenção à saúde, educação e cultura, com questões específicas da área envolvida e conforme necessidade, envolver outras áreas afins ou que se fizerem necessário. Ainda, será desenvolvido atividades de planejamento e construção de ações a partir das avaliações periódicas e relatos sistemáticos dos alunos e acadêmicos. Estes registros serão realizados através de fichas de acompanhamento, nos atendimentos realizados pelo curso envolvido. Durante o desenvolvimento do projeto, serão desenvolvidas palestras que contemplem temas relacionados à saúde e qualidade de vida do idoso e sua família. Assim como questões políticas e legais que envolvem os direitos e oportunidades que o estado deve priorizar para a saúde, educação, cultura e segurança dos idosos. A triagem dos participantes será feita na UNESC, especialmente na Clínica Escola de Enfermagem, em suas quase 2000 pessoas que passam por este espaço mensalmente e que em torno de 70% das pessoas são idosos. Em parceria e integração a outros grupos já existentes, onde oferecem lista de idosos com interesse em participar de projetos de trabalho e pesquisa dentro da Universidade Comunitária.
Pretende-se fazer cadastro dos participantes, os quais serão orientados a responder instrumento com informações acerca da idade, sexo, endereço de residência, profissão, escolaridade, nível socioeconômico, número de pessoas por família, número de cômodos por residência, uso de medicamentos, presença de doença prévia. Haverá também perguntas abertas questionando o conhecimento sobre qualidade de vida. A cada 6 meses, haverá a possibilidade de inserção de novos idosos no programa. Serão oferecidas palestras e rodas de conversa pelo curso envolvido, oportunizando a presença do idoso nos espaços disponibilizados deste projeto.
Entre as temáticas podemos destacar algumas: trabalhar planejamento de cuidado singular aos idosos conforme patologias; prestar cuidados/atenção especial na prevenção de iatrogenias assistenciais relacionadas ao uso de polifármacos; desenvolver a avaliação geral da pessoa idosa com a finalidade da integração com as áreas envolvidas neste projeto, como também encaminhamento a outras áreas que se fizerem necessárias; realizar educação continuada quanto direitos de ações na atenção básica de saúde (vacinações, grupos terapêuticos, etc.); prevenção de quedas; trabalhar junto as campanhas nacionais de saúde, adequando os temas para a idade e os grupos, oportunizando estas atividades aos acadêmicos das diversas fases do curso. Fazer roda de discussão com os idosos, tendo participação e integração de pelo menos um integrante de cada área (Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Educação Física e outra), com tema levantado dentro da necessidade do grupo de idosos.
Desta forma, espera-se contribui para embasar a pertinência deste projeto que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, e na prevenção de situações de risco social. Também trata da valorização das experiências vividas constituindo formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, como também, conhecimento quanto a promoção, prevenção e cuidado da saúde e no estabelecimento de condutas para o envelhecimento saudável.
Diante desta realidade, pesquisadores e profissionais da saúde passaram a refletir sobre a necessidade de adquirir experiências para manter o bem-estar e lidar com diversos processos de adoecimento, sendo necessário promover a saúde e estimular comportamentos visando à manutenção da autonomia e o envelhecimento bem-sucedido.
Atenção à Saúde e Epidemiologia
O grupo de pesquisa em Atenção à Saúde e Epidemiologia é constituído por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva que atuam nas diferentes áreas do curso. O objetivo principal do grupo de pesquisa é contribuir com a comunidade através de estudos epidemiológicos desenvolvidos na Atenção Básica e em espaços de educação e promoção da saúde na comunidade, a fim de desenvolver políticas e ações que contribuam para melhoria da saúde da população.
Atendimento clínico farmacêutico.
A farmácia clínica é uma atividade clínica do profissional farmacêutico que visa o atendimento ao paciente, com objetivo de promover a segurança e eficácia do tratamento farmacológico. Ela é importante nos pacientes polimedicados e que apresentam problemas em seguir a farmacotepia prescrita, ou que tem dificuldade de alcanças as metas estabelecidas pelo profissional médico. Nesse ínterim, os acadêmicos do curso de farmácia são estimulados a participar dos atendimentos clínicos a partir da sexta fase, conde já cursaram disciplinas importantes para a tomada de decisão junto ao farmacêutico, sabendo realizar corretamente a revisão de farmacoterapia, a conciliação de medicamentos e a prescrição de tratamentos não farmacológica. Um dos maiores problemas de saúde pública em todo mundo é o uso irracional do medicamento; este desafio impacta nos resultados clínicos, econômicos e humanistas. Estima-se que a prescrição incorreta/ uso incorreto pode acarretar elevação de gastos em 50 a 70% dos recursos governamentais destinados à aquisição de medicamentos. Porém, se o medicamento for utilizado racionalmente, os medicamentos se tornam o recurso terapêutico de maior custo-benefício. Com relação ao atendimento de farmácia clínica no município de Içara/SC, espera-se que os acadêmicos realizem os atendimentos farmacêuticos e consigam realizar a análise farmacoterapêutica, contemplando os objetivos da análise e alcançado a meta de melhorar a qualidade de vida e/ou realizado o acesso aos medicamentos para os pacientes atendidos. O objetivo deste trabalho será realizar o atendimento farmacêutico e realizar um diagnóstico situacional dos pacientes atendidos no ambulatório Farmacêutico no município de Içara/SC avaliando a prática da farmácia clínica. Relacionando os problemas de saúde e farmacoterapia atual dos pacientes, identificando os problemas presentes e potenciais, analisando e revisando a farmacoterapia e avaliando o plano de cuidado com metas terapêuticas e intervenções. Cada aluno irá realizar os atendimentos e a avaliação da farmacoterapia, planilhando os dados e analisando os resultados obtidos no atendimento farmacêutico.
Avaliação da alteração da barreira hematoencefálica em um modelo experimental da doença DXB.
Avaliação da alteração da barreira hematoencefálica em um modelo experimental da doença da urina do xarope do bordo (DXB)
A doença da urina do xarope do bordo (DXB) constitui em um distúrbio de herança autossômica recessiva, causada pela deficiência na atividade do complexo α-cetoácido desidrogenase de cadeia ramificada, resultando no acúmulo dos aminoácidos de cadeia ramificada (AACR) leucina, isoleucina e valina. Descreve-se que os α-cetoácidos e a leucina inibem competitivamente a atividade da enzima glutamato descarboxilase em homogeneizados de cérebro de ratos. Foi demonstrado que na presença de um excesso de CIC, o conteúdo de glutamato em cultura de astrócitos diminui cerca de 50%, aumentando sua velocidade de oxidação, através da transferência do grupo amino do glutamato para o CIC levando a formação de leucina e α-cetoglutarato que é oxidado no ciclo de Krebs. Além de aumentar a velocidade de oxidação de glutamato, níveis elevados de CIC também aumentam a oxidação de glutamina. Assim, a alteração da via glutamatérgica é associada a alteração comportamentais e danos neurológicos encontradas em modelos murinos, bem como em pacientes acometidos pela DXB.
Uma vez que há uma escassez de explicações satisfatórias para as alterações neurológicas encontradas, busca-se avaliar o sistema glutamatérgico em tecido cerebral de peixes-zebra jovens expostos a altas concentrações de leucina.
Em vista que o Danio rerio, conhecido como peixe-zebra, um pequeno teleósteo, de água doce pertencente à família Cyprinidae, vem sendo amplamente utilizado como modelo experimental em diversas áreas do conhecimento, por apresentar características favoráveis que complementam os modelos experimentais existentes, esse projeto tem como objetivo geral auxiliar na validação do modelo, quimicamente induzido, da Doença da Urina do Xarope do Bordo (DXB) em peixe-zebra, avaliando as possíveis alterações glutamatérgicas.
Serão utilizados peixe-zebra adultos, sendo que o desenho experimental consistirá na administração de um tratamento de 24 horas de exposição a leucina em dois grupos com concentrações diferentes: 2,0 mM e 5,0 mM. O grupo controle, não será exposto. As presentes concentrações se assemelham as concentrações de modelos pré-estabelecidos em por Wessler et al (2019). Para as análises de concentração de glutamato e captação de glutamato, é necessário apenas um cérebro por n, uma vez que as técnicas são mais sensíveis para a detecção. Ao fim da indução, os animais passarão por um protocolo de eutanásia, por meio de tricaína dissolvida na água do aquário (160 mg/L), seguido de dissecação do conteúdo cerebral total, sendo as amostras armazenadas devidamente em um freezer a menos 80 graus Celsius.
Assim, serão analisadas as concentrações de glutamato por Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), captação de glutamato avaliando assim, os receptores. Todo o descarte de carcaças de animais e resíduos provenientes deste projeto estarão conforme RDC nº 306/2004 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Dessa forma, espera-se auxiliar na validação de um novo modelo animal para DXB em peixe zebra, observando alterações do sistema glutamatérgico em tecido cerebral de peixes-zebra, uma vez que é descrito em modelo murinos danos neurológicos.
Avaliação da qualidade de vida dos pacientes atendidos no serviço de fisioterapia da Unesc.
Avaliação da qualidade de vida dos pacientes neurológicos atendidos no serviço de fisioterapia das clínicas integradas da Unesc em meio a pandemia covid-19
O objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida de pacientes neurológicos atendidos no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc em meio a pandemia Covid19. Linha de pesquisa: Saúde Coletiva. A lesão no sistema nervoso central (SNC) causa nos pacientes déficits motores, sensoriais, cognitivos e perceptuais. Estes déficits, muitas vezes, induzem a uma redução da funcionalidade, causando muito desconforto para o paciente e diminuição na sua qualidade de vida. A recuperação da função motora é uma das partes mais difíceis do tratamento fisioterapêutico e, geralmente, se dá em longo prazo. Isto porque, nas lesões do SNC, temos como característica a alteração do tônus muscular, sendo mais comum a espasticidade, que é o aumento deste tônus interferindo na mobilidade articular do paciente, bem como nas suas atividades de vida diária. Atualmente, vivemos num momento pandêmico devido ao Covid-19, aumentando a ansiedade e o estresse, refletindo na qualidade de vida das pessoas. Nos pacientes neurológicos, é crucial estar atento a sua qualidade de vida, pois interfere diretamente no seu tratamento. A qualidade de vida será avaliada através de um questionário, com perguntas fechadas. Espera-se com este estudo poder direcionar o tratamento dos pacientes neurológicos, de acordo com a necessidade de cada paciente, encaminhando os mesmos, se necessário, para outras modalidades clínicas, já que estamos em um serviço com clínicas integradas.
Avaliação do risco de depressão e ansiedade dos pacientes com AVE atendidos no CERII/UNESC.
Pesquisa quantitativa descritiva, documental e de campo a ser realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER)/Unesc, com pacientes pós Acidente Vascular Encefálico isquêmico e/ou hemorrágico, identificando ansiedade e depressão nestes pacientes. Os resultados da pesquisa permitirão traçar estratégias de promoção a saúde e prevenção da ansiedade e depressão. A ansiedade quando comedida serve como mola propulsora e quando exacerbada, pode fossilizar ações e atitudes proativas, assim como a depressão que tem sido considerada mal do século e impedido a socialização das pessoas. Os pacientes com AVE têm limitações física, de fala, de mobilidade e muitas vezes a situação desestrutura famílias considerando que o provedor já não pode mesmo que temporariamente prover o sustento do lar. O CER tem como objetivo reabilitar, trazer de volta o paciente a suas funções cotidianas e buscar devolver a vida onde em alguns casos já não há mais esperança.
Avaliação do uso do inibidor do inflamassoma nlrp3 e a modulação da inflamação no choque séptico.
A sepse é uma resposta inflamatória que possui relação com a atividade e o aumento do inflamassoma NLRP3, causando alterações severas no cérebro e em múltiplos órgãos. Cada vez mais pesquisas apontam que o aumento dos níveis de NLRP3 é fundamental para a modulação de uma resposta durante ao quadro de sepse, no entanto, na literatura, há poucas informações referente seu aumento e sua inibição no choque séptico. Alguns estudos mostram que o MCC950 pode ser um inibidor do NLRP3, fazendo com que o mesmo diminua a sua atividade, diminuindo a clivagem de citocinas como a interleucina 1β (IL-1β) e da interleucina 18 (IL-18), podendo diminuir as espécies reativas de oxigênio (ERO), modulando a atividade inflamatória inicial na sepse e preservando de um possível dano cognitivo apresentando tanto em modelos animais quanto em pacientes septicos. Sabendo que o choque séptico possui altas taxas de mortalidades e que um número considerável de sobreviventes a ele sofre com sequelas comportamentais, é interessante compreender e estabelecer novas condutas para o manejo adequado desses pacientes na clínica, aumentando a sobrevida e diminuindo os custos em saúde publica. Sabendo disso, o objetivo desse projeto é avaliar os efeitos da inibição do inflamassoma NLRP3 no desenvolvimento do choque séptico e o seu envolvimento com as alterações imunoquímicas e cognitivas em rato Wistar adulto submetidos a modelo de choque séptico. Para isso serão utilizados ratos wistar, machos, pesando entre 250-300g. Os animais serão divididos em três grupos experimentais, sham+salina, sepse+salina e sepse+inibidor de NLRP3. Ao completarem 60 dias de vida, os animais serão submetidos ao choque séptico através do modelo de ligação e perfuração cecal (CLP). Logo após, os animais serão submetidos ao protocolo de ressuscitação volêmica, e monitoramento de pressão arterial média (PAM) através da canulação da artéria carótida. Também será puncionado a veia jugular para a infusão da salina e para a administração do inibidor. O choque séptico será estabelecido quando a PAM diminuir para 25-30% do valor basal. Quando avaliado o estado de choque, será realizado a reposição de solução salina (0,9%, 3 mL / kg, 0,1 mL / min) em todos os grupos experimentais, no entanto, no grupo CLP + inibidor NLRP3, irá receber uma única injeção intravenosa de MCC950 na dose de 3mg/Kg. Em 24 horas e 10 dias depois do choque sepse, os animais serão eutanasiados e mortos para a remoção das estruturas cerebrais (hipocampo e córtex pré-frontal) para avaliar os níveis de citocinas (TNF-α, IL-1β, IL-18, IL-6 e IL-10) dano oxidativo (TBARs e Carbonil), e a expressão de NLRP3. Além disso em 10 dias após o choque séptico, uma parcela dos animais serão submetidos aos testes de esquiva inibitória afim de avaliar o dano.
Avaliação dos indicadores sociais e de segurança pública do estado de Santa Catarina
O Estado de Santa Catarina é apontado por muitos como um dos mais desenvolvidos do Brasil, figurando sempre entre os estados da federação com melhores indicadores econômicos, sociais e de violência. O objetivo do presente projeto é realizar o cruzamento dos referidos indicadores para avaliar a incidência da qualidade de vida das pessoas e os fatores econômicos sobre os dados da violência em Santa Catarina a partir dos dados disponíveis hoje na internet. O intuito é dar resguardo as teorias que relatam da importância da qualidade de vida das pessoas por meio da sinalização que os indicadores permitirão ofertar pela sua conjunção de abordagens apresentadas. A metodologia a ser utilizada será a partir de base de dados secundárias com abordagem quali-quanti. Espera-se assim compor informações e indicadores para a tomada de decisão de agentes políticos sobre os investimentos públicos.
Avaliação e Inovação em Saúde
O grupo estuda as linhas de pesquisa Educação,Trabalho e Integralidade no cuidado á saúde, Indicadores do estado nutricional e consumo alimentar de indivíduos e populações, Políticas Públicas em Saúde Coletiva e Tecnologias Aplicada às Pessoas com Deficiência.
Avaliação glutamatérgica em peixes-zebra jovens em um modelo da doença da urina do xarope do bordo.
Avaliação glutamatérgica em peixes-zebra jovens submetidos a exposição aguda de altas concentrações leucina em um modelo da doença da urina do xarope do bordo
A doença da urina do xarope do bordo (DXB) é um erro inato do metabolismo de caráter autossômico recessivo, que leva ao aumento de Aminoácidos de Cadeia Ramificada (AACR) e de seus cetoácidos correspondentes, devido a deficiência da atividade do complexo α-cetoácidos desidrogenase de cadeia ramificada. Indica-se em estudo um aumento da permeabilidade da barreira encefálica em um modelo experimental da doença (Rosa et al., 2016), porém o mecanismo pelo qual os aminoácidos levam a este dano, ainda não foi elucidado. Alguns trabalhos vêm associando a alteração da permeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE) com a hiperativação de mTOR (Van Skike et al., 2018). Além disso, é evidenciado que a leucina é um dos principais ativadores de mTOR (Wullschleger et al.,2006). Sabendo disso, o objetivo deste estudo é avaliar se mTOR está envolvida com a alteração da permeabilidade da BHE encontrada em um modelo animal da DXB. Para isso será feito um experimento crônico, onde ratos wistar machos de 7 dias de vida, serão divididos em 6 grupos, sendo os grupos (1) controle(n=10), onde será administrado salina 0,9%; o grupo (2) DXB que receberá os AACR(n=10); (3) o grupo DXB + Rapamicina (n=10), onde os animais receberão o pool de aminoácidos via subcutânea e rapamicina (1 mg/Kg) via intraperitoneal; (4) Grupo DXB + Rapamicina 0,5mg/Kg) via intraperitoneal; (5) Grupo DXB + metformina (200 mg/Kg) via gavagem; (6) Grupo DXB + metformina (100 mg/kg) via gavagem (n=10). Este procedimento irá prosseguir até o 28º dia de vida do animal, completando 21 dias de experimento. 12 horas após a última administração de salina, AACR, Rapamicina e metformina um n=5 animais por grupo serão submetidos ao procedimento de eutanásia por decapitação, o cérebro removido, e rapidamente as estruturas córtex cerebral, hipocampo e estriado serão isolados para posteriores análises e outro n=5 animais por grupo serão utilizados para o ensaio de fluoresceína de sódio (utilizado como marcador de permeabilidade da BHE). Para os tecidos cerebrais serão avaliados os níveis proteicos da metaloproteinase de matriz 9 (MMP9), mTOR (total e fosforilada) por blotting. Esperamos a administração de aminoácidos aumente a permeabilidade da BHE e que o tratamento com rapamicina ou metformina, reduza esta alteração.
Biotecnologia peptídica aplicada ao desenvolvimento de novos fármacos - BIOTECH
O grupo de pesquisa "Biotecnologia peptídica aplicada ao desenvolvimento de novos fármacos" é constituído por uma equipe de característica multidisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de Bioquímica, Farmacologia, Biomedicina, Neurociências, Imunologia e Bioinformata. Este grupo busca consolidar parcerias entre os docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC de outros cursos desta instituição e de outras instituições nacionais (UFMG, UFSM, UFAM, Fiocruz e UFSC) e internacionais (França, Inglaterra, Peru). Dessa forma, com a formação deste grupo temos como objetivo realizar estudos pré-clínicos para o desenvolvimento de novos fármacos, vacinas, sorodiagnósticos, ou a partir de peptídeos obtidos da purificação de venenos de animais peçonhentos. Para isso, utilizamos de analises bioinformática, teste comportamentais, metodologias in vitro e in vivo.
Características do processo de internacionalização em Empresas de Base Tecnológica (EBT).
Características do processo de internacionalização em Empresas de Base Tecnológica (EBT)
O projeto em questão buscará identificar, via pesquisa bibliométrica em base de dados oficiais, o que já há de estudos e publicações científicas dentro do tema-título proposto, o processo de internacionalização das Empresas de Base Tecnológica - EBTs. O estudo relaciona-se com o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Internacionalização das Organizações. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos fins, e, bibliográfica quanto aos meios de investigação, por meio de uma abordagem qualitativa. Os dados serão coletados por meio de pesquisas em bases de dados oficiais de publicações científicas, como plataforma Scopus, BDTD, Scielo. Desta forma, objetiva-se compor uma revisão bibliométrica do que já há difundido sobre o título proposto, com o intuito futuro de avançar na ciência já publicada.
Catalogação das características arquitetônicas do conjunto edificado da Rua Henrique Lage, Criciúma.
Catalogação das características arquitetônicas do conjunto edificado da Rua Henrique Lage, Criciúma/SC.
As paisagens urbanas, enquanto síntese resultante das forças econômicas e sociais que atuam sobre o espaço, permeiam a história e a memória das cidades. Nelas, materializam-se valores, expressões estéticas, expectativas e declínios. Configuram-se, sobretudo, a partir das arquiteturas e dos demais espaços construídos, os quais, por serem remanescentes de outras épocas, formam, em conjunto, uma sucessão de rastros de valor tanto simbólico quanto material. Por mesclarem vestígios do passado e do presente, pode-se considerar as paisagens urbanas objetos de estudos fascinantes, pois a partir delas permite-se rever as etapas do passado numa perspectiva de conjunto. Nas áreas centrais, destacam-se, com certa frequência, por guardarem marcas peculiares do processo deformação da cidade, materializadas, por exemplo, na mescla de arquiteturas com tipologias, usos e estilos diversificados. Em Criciúma, um dos lugares mais emblemáticos para a história e a memória da cidade é a Rua Henrique Lage, via do comércio popular, dos encontros, da gastronomia e do trabalho. Nasceu ainda no século XIX como caminho vicinal às margens do Rio Criciúma, mas foi ganhando importância em meados do século XX, à medida que se consolidava como principal trajeto entre o centro da cidade e as minas de carvão. O forte movimento de trabalhadores e viajantes foi atraindo atividades de comércio e serviços, e forjando, assim, a identidade comercial da rua. Surgiam edificações térreas e assobradadas, em geral sob predominância do estilo Art Déco. A modernização da cidade nos anos 1960 e 1970 impôs novas dinâmicas e escalas, ainda que preservando seu caráter de corredor comercial. Erguiam-se edificações em altura, em estilo moderno, em alguns casos configurando verdadeiros conjuntos edificados. De lá para cá, a histórica rua criciumense passou por reformas, embelezamentos e renovações. Imóveis foram demolidos, construídos, reformados, mutilados ou substituídos, e hoje configuram um acervo diversificado e de significativo valor cultural .A relevância do conjunto presente na Rua Henrique Lage se esbarra na quase inexistência de registros e análises dos imóveis que o compõem. É nesse sentido se propõe, nesta pesquisa, iniciar um trabalho de mapeamento da rua e de análise de suas arquiteturas.
Catálogo digital das exposições realizadas na sala Edi Balod: espaço de exposições de artes visuais
Catálogo digital das exposições realizadas na sala Edi Balod: espaço de exposições e laboratório de artes visuais.
Esse Plano de Trabalho consiste na continuidade da construção-produção de uma publicação que reúne a memória, as obras expostas, e as narrativas das exposições realizadas na Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais vinculada ao Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da UNESC. Inaugurada em março de 2016, até o presente momento, a Sala Edi Balod realizou 20 mostras, dentre elas “Labor”, “Inventário”, “5 in loco”, “Coletiva dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Artes Visuais Bacharelado”, “Lugares de Memória”, “À Deriva, à espreita”, “O céu e o silêncio” e “Direitos Humanos Fotografados”. Estas exposições contemplaram mais de 100 artistas, sendo a maior parte deles acadêmicos do Curso, 15 curadores, 46 mediações a grupos de diferentes faixas etárias e um público espontâneo acima de 2.000 visitantes. A proposta visa então, reunir imagens fotográficas, registros, depoimentos dos artistas e curadores envolvidos elaborando um catálogo on-line que será indexado na página do Curso de Artes Visuais contribuindo para a pesquisa de futuros alunos e pesquisadores em geral que estejam interessados em aprofundar suas escritas em torno de novos artistas em circulação.
Data science aplicado a dados socioeconômicos e de inovação.
Os avanços da tecnologia de informação nas últimas décadas possibilitaram o armazenamento e a proliferação de grandes bases de dados em diferentes instituições, como por exemplo, na saúde. A análise
destas informações é fundamental para que se possa conhecer e utilizar de maneira útil o que se encontra armazenado, porém, considerando-se o volume de dados presentes nestas bases, deve-se empregar ferramentas computacionais apropriadas que permitam analisar, interpretar e relacionar esses dados a fim de se desenvolverem e selecionarem estratégias de ação. Assim, para atender a essa necessidade tem-se a inteligência artificial e o aprendizado de máquina que realizam a descoberta de conhecimento em bases de dados e auxiliam no processo de tomada de decisão. A descoberta de conhecimento em bases de dados é composta basicamente por três etapas: pré-processamento, data mining e pós-processamento. O préprocessamento compreende a definição do problema; seleção, limpeza, enquadramento e transformação dos dados. A etapa de data mining refere-se à aplicação de algoritmos específicos e a fase de pósprocessamento consiste na interpretação e avaliação dos resultados. Técnicas de aprendizado de máquina têm sido aplicadas com sucesso na área da saúde, por exemplo. Assim, nesta pesquisa, métodos de aprendizado de máquina serão empregados no repositório de dados referente aos dados do Covid-19, a fim de identificar padrões nesta doença que tem acometido o mundo todo. Nas análises serão empregados os dados epidemiológicos de Santa Catarina referente a Covid-19, disponibilizados pelo Governo do Estado. Nesses dados serão aplicados métodos de aprendizado de máquina a fim de possibilitar o reconhecimento de padrões e a identificação de conhecimento que possam apoiar no controle da covid-19.
Desenvolvimento em Realidade Aumentada e Dispositivos Móveis
Pesquisa e desenvolvimento em computação Ubíqua, Jogos Digitais e Computação Móvel. Dentro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Desenvolvimento para a comunidade acadêmica e regional. Atualmente, o foco esta situado, em projetos de integração com a plataforma Android, onde tem realizado projetos interdisciplinares. Vários projetos foram apresentados no VII Congresso Sul Brasileiro de Computação. Na área de jogos, tem realizado pesquisas de comparação entre alguns motores de jogos, bem como o desenvolvimento de jogos multiplataforma. Alguns destes jogos, são voltados para a área educacional.
Desenvolvimento Socioeconômico, agricultura familiar e educação do campo
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC) tem como objetivo desenvolver pesquisas acerca de temáticas como: êxodo rural, gerações, gênero, trabalho e subjetividades; estratégias e potencialidades da agricultura familiar em relação aos processos de produção e comercialização, geração de emprego e renda; gestão do trabalho, da vida familiar e de organização (associativismo, cooperativismo, grupos informais, Economia Solidária), Educação do Campo; bem como analisar as inter-relações entre estas estratégias e as políticas públicas de desenvolvimento rural e urbano.
Direitos dos animais não humanos e tutela jurídica.
Direitos dos animais não humanos e tutela jurídica
O reconhecimento (titularidade) e efetivação (tutela) de direitos para além da pessoa humana e de seus interesses (como a pessoa jurídica) é uma pauta urgente que tanto se relaciona com a necessidade de autopreservação (visão antropocêntrica) para as presentes e futuras gerações, o que depende da preservação do meio ambiente, quanto com a incorporação de uma nova ética planetária (visões biocêntrica e ecocêntrica) que compreenda a posição da humanidade efetivamente como parte de um organismo maior (Gaia, na perspectiva holística ocidental; Pacha Mama ou Madre Tierra nas racionalidades ancestrais do continente latino-americano). Dessa forma, nas distintas racionalidades e sistemas de direitos, tem-se observado estágios diferentes de reconhecimento e efetivação dos direitos da pessoa não humana, seja numa delimitação mais abrangente – direitos da natureza – seja numa delimitação mais focada – direitos dos animais não humanos. Em todo caso, essa tendência está cada vez mais forte também no Brasil (que em 2020 concedeu o primeiro habeas corpus a um animal não humano) de modo que se considera altamente pertinente contribuir com pesquisas nesse campo, assim como considera-se que as instituições de ensino e pesquisadores que empreenderem tal tarefa estarão na vanguarda de mais uma importante transição do sistema jurídico e da marcha histórica na conquista de novos direitos.
Quanto à metodologia, será desenvolvida pesquisa bibliográfica, com análise documental legal, de modo que as atividades principais serão: fichamento de textos; pesquisa em bancos de dados de instituições de pesquisa e de jurisprudências; elaboração de textos e apresentação de trabalhos em eventos científicos e/ou periódicos. A última etapa da pesquisa, consistirá num estudo de caso dos habeas corpus e seus processos no Brasil, especialmente o mais recente paradigma processual, que foi a concessão de ofício de um habeas corpus a um cavalo, no Estado de São Paulo.
Espera-se realizar levantamento de precedentes no banco de dados da Michigan State University, o Animal Legal & Historical Center (disponível em: https://www.animallaw.info ) e também levantamento de dados em pesquisas anteriores realizadas no curso de graduação em Direito, que em seu conjunto representam um bom estado da arte do tema na América Latina, e mais especificamente, no Brasil.
Distribuição de Cinclodes pabsti sick, 1969 (Furnariidae) nos campos da serra do RS
Distribuição de Cinclodes pabsti sick, 1969 (Furnariidae) nos campos de cima da serra no estado do Rio Grande do Sul
O presente plano de trabalho tem por objetivo acessar dados sobre a distribuição de Cinclodes pabsti Sick, 1969 (Furnariidae) nos Campos de Cima da Cerra no Rio Grande do Sul, visando contribuir para a conservação da espécie, assim como, subsidiar a conservação e o manejo sustentável dos campos nativos de altitude. A proposta está inserida na linha de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados. O mapeamento da distribuição espacial de C. pabsti se dará a partir da obtenção de coordenadas geográficas de ocorrência na região de estudos, com base em buscas nos repositórios WikiAves, eBird e, Xeno-Canto. Para os registros que não disponibilizarem coordenadas geográficas de localização, os autores dos registros serão contatados via email e será solicitada colaboração na pesquisa, por meio da disponibilização das coordenadas de localização do respectivo registro. Os dados obtidos serão planilhados em planilha Excel e importados no software ArcGis para a geração de mapas de distribuição. Os mapas serão produzidos por outro membro do grupo de pesquisa. As atividades do acadêmico bolsista se concentrarão na busca de registro e contato para obtenção das coordenadas de localização. Espera-se produzir mapas de distribuição da espécie em sua área de ocorrência no estado do Rio Grande do Sul, os quais, serão a base para o desenvolvimento de vários estudos sobre a Biologia da Conservação de Cinclodes pabsti nos Campos de Cima da Serra.
Doenças Neurodegenerativas
Este grupo objetiva pesquisar possíveis alvos pré-clínicos com potencial terapêutico para os transtornos neurodegenerativos como a Doença de Alzheimer. Além disso, visa a investigação de mecanismos fisiopatológicos clínicos e pré-clínicos envolvidos na Doença de Alzheimer.
Educação a Distância no Ensino Superior
O Grupo de Pesquisa (GP) em Educação a Distância no Ensino Superior é formado por um grupo multi e interdisciplinar de professores e acadêmicos pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), que desenvolve de forma cooperativa e colaborativa, pesquisa em Educação a Distância (EaD). Atualmente, o Grupo de Pesquisa busca implementar projetos de pesquisa tendo como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem na modalidade de EaD. O grupo organiza-se em cinco linhas integradas: I Universidade e Inovações Pedagógicas no Contexto das Tecnologias. II Gestão em Educação a Distância. III Formação de Professores no Contexto Digital na Educação a Distância IV Tecnologias e Mídias Digitais na Aprendizagem: Arquiteturas Pedagógicas, Linguagem e Produção de Material Didático. V Tecnologias Educacionais: Desenvolvimento, Integração e Aplicação.
Efeitos comportamentais e neuroquímicos da exposição de diferentes agentes anestésicos.
Efeitos comportamentais e neuroquímicos da exposição de diferentes agentes anestésicos no modelo animal de demência induzido pelo peptídeo βA1-42.
A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que conduz à demência e que afeta preferencialmente a população idosa. Muitos modelos animais de demência são utilizados para estudar a DA. O modelo animal de demência induzido pelo peptídeo β-amilóide1-42 (βA1-42) é muito utilizado, e para que isso seja realizado, os animais são anestesiados, entretanto não é avaliado qual a melhor protocolo anestésico para indução deste modelo. O objetivo deste estudo consiste em avaliar os efeitos comportamentais e neuroquímicos da exposição a diferentes agentes anestésicos em um modelo animal da DA. Serão utilizados camundongos Balb-C fêmeas e machos, pesando entre 30 a 35g com 3 meses, os quais serão anestesiados com diferentes fármacos em etapas experimentais. Etapa 1 (machos) e etapa 2 (fêmeas). Grupos: (1) Oxigênio 100% (controle isoflurano); (2) ACSF + isoflurano 4% (indução) + 2% (manutenção); (3) βA1-42 + isoflurano 4% (indução) + 2% (manutenção). Etapa 3 (machos) e etapa 4 (fêmeas). Grupos: (1) salina/im; (2) ACSF + cetamina 50 mg/kg/im + xilazina 5mg/kg/im; (3) ACSF + cetamina 50 mg/kg/im + dexmedetomidina 25 µg/kg/im; (4) βA1-42 + cetamina 50 mg/kg/im + xilazina 5mg/kg/im; (5) βA1-42 + cetamina 50 mg/kg/im + dexmedetomidina 25 µg/kg/im. Etapa 5 (machos) e etapa 6 (fêmeas). Grupos: (1) Solução salina/ip; (2) ACSF + propofol 25 mg/kg/ip; (3) βA1-42 + propofol 25 mg/kg/ip. Após exposição aos fármacos, serão submetidos à injeção dos agregados βA1-42 e 1 dia após a realização do procedimento, serão tratados com água durante 17 dias. A partir do 13º dia serão submetidos aos testes comportamentais, divididos em grupos independentes, sendo estes os testes empregados, (em diferentes dias do experimento): teste do labirinto Y-maze, labirinto octogonal, plus maze, habituação ao campo aberto e suspensão pela cauda. Ao final dos comportamentos, os animais serão submetidos a eutanásia, para coleta de sangue, hipocampo e córtex, para posteriores avaliações bioquímicas. Dentre as avaliações bioquímicas, estão os parâmetros de estresse oxidativo.
Enclaves residenciais no município de Criciúma/SC.
O plano de pesquisa tem como objetivo identificar e mapear os tipos de enclaves residenciais implantados no município de Criciúma/SC. Este se enquadra na linha de pesquisa de tipologias arquitetônicas e morfologia urbana e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Habitação, Espaço Público e Cidade. A metodologia de trabalho consiste em identificar os tipos de enclaves residenciais utilizando-se da ferramenta Google Earth, associada com uma base cadastral digital em CAD do município, para posterior mapeamento e classificação. A classificação será possível por meio de levantamento fotográfico dos enclaves identificados pelas imagens do Google Earth, que possibilita uma série histórica de implantação no período de 2005 a 2020. Basicamente, a classificação será de dois tipos, a princípio: enclaves de ruptura com a quadra urbana tradicional e enclaves assentados sobre a quadra urbana tradicional. Possivelmente, poderá haver variação entre estes dois tipos básicos, mas isso só será possível a partir das análises a serem realizadas com a pesquisa. Os resultados esperados serão registrados em um caderno em mídia digital, contendo as imagens das áreas identificadas pelo Google Earth, o mapeamento e classificação dos enclaves em planta cadastral da área urbana do município de Criciúma, acompanhado de fotos de identificação. Estes enclaves poderão ser condomínios residenciais horizontais fechados, como por exemplo o Condomínio Lagoa Dourada, ou condomínios de conjuntos residenciais multifamiliares, como os construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida. Entre eles, certamente se encontrarão variações, mas somente com a pesquisa será possível se detectar.
Estágio supervisionado em artes visuais: boas práticas para mudanças estruturais no campo da arte.
Estágio supervisionado em artes visuais bacharelado: boas práticas para mudanças estruturais no campo da arte e da cultura.
Este plano de trabalho origina-se de uma ideia de pesquisa que nasce das experiências produzidas e vivenciadas por alunos do Curso de Artes Visuais Bacharelado da UNESC, em seus campos de atuação de estágio supervisionado. A necessidade de documentar e avaliar estas práticas acadêmicas supervisionadas por profissionais, para poder entender seu potencial na formação inicial de artistas, é o principal sentido deste plano de trabalho. Acredita-se aqui que as boas práticas constituem processos de formação que possibilitam mudanças estruturais no campo da arte e da cultura. Por meio de estudos teóricos e análise dos relatórios de estágio dos acadêmicos constrói-se a metodologia que se caracteriza por qualitativa. O plano de trabalho aqui apresentado se insere na linha de pesquisa Processos e Poéticas: teorias da arte e suas conexões do Grupo de Pesquisa e Arte – GPA da UNESC.
Exercícios físicos e seus efeitos na saúde mental em épocas de covid-19
O objetivo deste plano de trabalho é nortear os acadêmicos para pesquisar o efeito dos exercícios físicos virtuais sobre independência funcional, em idosos residentes no Asilo São Vicente. A linha intitulada exercícios físicos e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) pertence ao grupo de pesquisa em exercícios aquáticos avançados (GPEAA) do curso de Educação Física. Metodologicamente serão randomizados 60 idosos de 61 anos ou mais de ambos os sexos, separados em grupo controle (n=30 – sem exercícios) e grupo intervenção (n=30 – com exercícios) residentes no Asilo São Vicente, portadores de DCNTs, que tiverem liberação médica para pratica dos exercícios físicos e quiseram participar do programa. O mesmo será composto por duas sessões semanais de exercícios físicos virtuais, com volume de 45mim cada sessão, com duração de 12 semanas. As aulas serão ministradas através de tecnologia virtual mediada da UNESC (através de suas salas virtuais) por acadêmicos. Quarenta e oito horas pré e pós-programa de exercício físico serão avaliados os parâmetros de força muscular, resistência aeróbica, flexibilidade, agilidade e equilíbrio. Em relação aos resultados, através da presente pesquisa acreditamos ser possível melhorar a independência funcional, dos idosos da presente casa de longa permanência. Esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam de base para os profissionais da área da educação física direcionar ações e serviços à população, através de exercícios físicos com tecnologia virtual.
Exercícios físicos virtuais e seus efeitos na independência funcional de idosos institucionalizados.
O objetivo deste plano de trabalho é nortear os acadêmicos para pesquisar o efeito dos exercícios físicos virtuais sobre independência funcional, em idosos residentes no Asilo São Vicente. A linha intitulada exercícios físicos e doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) pertence ao grupo de pesquisa em exercícios aquáticos avançados (GPEAA) do curso de Educação Física. Metodologicamente serão randomizados 60 idosos de 61 anos ou mais de ambos os sexos, separados em grupo controle (n=30 – sem exercícios) e grupo intervenção (n=30 – com exercícios) residentes no Asilo São Vicente, portadores de DCNTs, que tiverem liberação médica para pratica dos exercícios físicos e quiseram participar do programa. O mesmo será composto por duas sessões semanais de exercícios físicos virtuais, com volume de 45mim cada sessão, com duração de 12 semanas. As aulas serão ministradas através de tecnologia virtual mediada da UNESC (através de suas salas virtuais) por acadêmicos. Quarenta e oito horas pré e pós-programa de exercício físico serão avaliados os parâmetros de força muscular, resistência aeróbica, flexibilidade, agilidade e equilíbrio. Em relação aos resultados, através da presente pesquisa acreditamos ser possível melhorar a independência funcional, dos idosos da presente casa de longa permanência. Esperamos que os resultados desta pesquisa sirvam de base para os profissionais da área da educação física direcionar ações e serviços à população, através de exercícios físicos com tecnologia virtual.
Fermentare
O grupo FERMENTARE busca por meio de pesquisa e extensão contribuir com o desenvolvimento da comunidade científica com ênfase no campo das fermentações e suas correlações, alinhando pesquisas e análises que contribuam com o desenvolvimento da comunidade industrial produtora de alimentos e bebidas fermentadas, que se fortalece no sul catarinense.
Formação e atuação do contador: um estudo da relação com a gestão do conhecimento
A Contabilidade é uma ciência que vem se desenvolvendo há séculos. Luca Pacioli, no ano de 1494, foi responsável pela concepção da contabilidade como uma disciplina complexa. O crescente interesse na área levou ao desenvolvimento de novos conhecimentos. O aumento de interessados muito se relaciona a suas funções, estando entre eles o subsídio para a toma de decisão, desenvolvimento de relatórios, verificação da exatidão dos relatórios contábeis, auditorias, entre outros (SILVA, MARION, 2013).
Os autores Silva e Marion (2013) alertam para a busca para agilidade na produção de informações, a fim de dar suporte na tomada de decisão. A velocidade na criação da informação muito se deve ao uso de tecnologias. O caráter da informação se relaciona a necessidade dos receptores fins da informação e a natureza de suas atividades econômicas, desta forma o ambiente econômico, legal, político e social reflete no tipo de informação.
Frente ao avanço, há uma ruptura do foco da profissão do contador, ampliando do simples registro contábil para o gerenciamento da informação. Desta forma questiona-se: Qual a relação da teoria da gestão do conhecimento na atuação do contador e como está a sua inserção na formação profissional?
Para o alcance dos resultados, propõem-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e levantamento, com o uso de ferramentas como dados secundários e questionário.
A fim de apontar a influência da gestão do conhecimento nas práticas do profissional contador, o acadêmico bolsista deverá fazer uma pesquisa bibliográfica, verificando as atividades profissionais do contador e relacionando com o que propõem a gestão do conhecimento. Com os dados em mãos, frente a supervisão do professor orientador, o acadêmico deverá elaborar um instrumento de pesquisa, que objetivará levantar as técnicas de gestão do conhecimento utilizadas no processo de aquisição, compartilhamento e armazenamento de conhecimento na atividade do contador. Este objeto de pesquisa será aplicado por meio de questionário online, com os profissionais contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC). Estes dados possibilitarão apurar o grau de importância da gestão do conhecimento para a profissão contábil.
Posteriormente, o acadêmico bolsista terá embasamento para compreender a necessidade da Gestão do Conhecimento para o profissional contador. Propõem-se assim verificar os cursos de Ciências Contábeis que lecionam a disciplina de Gestão do Conhecimento entre as 16 universidades pertencentes do Sistema ACAFE. Dentre essas universidades, o bolsista pesquisador deverá buscar as ementas da disciplina de Gestão do Conhecimento, para assim comparar as com as técnicas utilizadas no processo de aquisição, compartilhamento e armazenamento de conhecimento na atividade do contador.
Com os resultados levantados espera-se compreender a necessidade do estudo da Gestão do Conhecimento por parte dos profissionais contábeis, a fim de aprimorar sua formação, resultando em melhores práticas de gestão públicas e privadas.
GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (GENINT)
O Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT) tem como ênfase de seus estudos o contexto internacional, bem como a sua interface com as instituições públicas e privadas, por meio de um olhar interdisciplinar, promovendo uma visão integradora e indicações para a prática gerencial. Em dezembro de 2018 foi assinado o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira 51-11/2018 entre o GP GENINT - UNESC e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para sediar no Sul de Santa Catarina, o Núcleo Operacional do PEIEX Criciúma. O convênio prevê a realização do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) com a meta de qualificar 100 empresas, durante 2 anos de realização do projeto.
Governança de recursos hídricos: estudo nos comitês de bacias hidrográficas do estado do Paraná.
A água é um recurso natural básico com múltiplos usos, com diferentes graus de interesse e conforme Lei nº 9.433 de 1997, é considerada um bem econômico, limitado e de domínio público (BRASIL, 1997). O recurso hídrico é a base da sustentação dos seres que dela dependem e é parte essencial no processo produtivo que supre às demandas populacionais por bens diversos. Os órgãos reguladores aparecem, portanto, como agentes responsáveis, mitigadores e defensores dos interesses socioeconômicos. O presente estudo tem como finalidade analisar como ocorre a gestão dos recursos hídricos dos Comitês de Bacias Hidrográficas no Estado de Santa Catarina, focando a análise nas características de tomada de decisão e aprendizagem social. Para tanto, busca-se análise das atas e documentos dos Comitês de Bacias Hidrográficas a fim de buscar o inter-relacionamento entre a prática de gestão e tomada de decisão A pesquisa documental será realizada a partir das leituras das atas mediante critério a priori buscando-se informações sobre as seguintes variáveis: periodicidade das reuniões, tipo de reunião, local e município onde foram realizadas as reuniões, público participante e assuntos em pauta. Será utilizado o software Atlas.ti ou correlato para a análise.
GPDECC - Grupo de pesquisa em desempenho de estruturas e construção civil
O Grupo vem desenvolvendo pesquisas científicas e tecnológicas relacionadas com o desempenho de materiais, componentes, processos construtivos e estruturas de edificações. O Grupo avalia os materiais, componentes, processos e as estruturas de edificações através de estudos experimentais e analíticos sobre a identificação das causas e dos mecanismos de deterioração, avaliação da confiabilidade dos ensaios em geral, dos sistemas de recuperação e reforço, bem como avaliação dos procedimentos usados na concepção, no projeto, na execução e na manutenção das edificações visando maior durabilidade.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, formação cultural e sociedade
O grupo se propõe a estudar e pesquisar sobre questões da educação, isto é, problematizar a racionalidade da educação contemporânea, a partir de aspectos fundamentais apontados pela Teoria Critica da sociedade e de seus fundamentos. Isso significa possibilitar a capacidade de abertura da problemática educacional a outros modos de compreender as alterações e desafios da formação cultural contemporânea. As experiências educativas, tomadas unicamente como meio e fim em si mesmas, tornam-se impedimentos à própria formação, uma vez que ela mesma requer espontaneidade, imaginação e criatividade. Sua relação com o tempo deve diferenciar-se da rapidez do consumo e da maquinaria do mundo, pois este impede e controla a imaginação necessária à própria experiência formativa. A reflexão neste grupo de estudo e de pesquisa não pode ser deslocada de um ímpeto crítico a respeito do momento histórico em que vivemos. Nesse sentido, se no contexto atual prevalece os auspícios da razão instrumental, isso não quer dizer que este estado de coisa não seja reparável. É possível pensar a educação como formação cultural se considerarmos que ela tornaria a memória capaz de sistematizar experiências cumulativas do sujeito, o que permitiria uma compreensão da realidade que ultrapasse o mero uso de esquemas conceituais e práticos.
Grupo de estudo e pesquisa em Filosofia moderna e contemporânea
O grupo de estudo e pesquisa em questão é responsável pela organização e realização do Seminário anual de Filosofia e Sociedade, realizado na Unesc. Também foi responsável pela organização do livro: Filosofia(s) sobre múltiplos olhares: filosofia(s) para tempos presentes. Disponível em: http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12517 Temos como objetivo pesquisar e discutir os pensamentos moderno e contemporâneo sobre filosofia e cultura, em especial os que consideram os limites do simples contraste entre termos polarizados e atuam mediante a necessidade de criar e reelaborar conceitos capazes de contrapor toda uma relação dicotômica que, por vezes, reduz o pensamento, a cultura e a linguagem à ordem do simples, binário e limitado. A partir de um entendimento da Filosofia como estrutura dinâmica capaz de problematizar as relações dos homens com um mundo constituído a partir de dicotomias, o Grupo visa a análise e a (re)criação de conceitos de ordem estética, ética e linguística.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde - GEPPS
Estuda determinantes sociais, nas condições físicas e subjetivas dos usuários, que estão relacionadas à sua inserção e permanência em programas para a promoção de estilos de vida saudável, com ênfase na atividade física e na alimentação, considerando as diferenças de modos de vida, de inserção social, de cultura, hábitos, de usuários dos serviços de saúde individuais e coletivos. Estudos de integralidade em saúde com foco no desenvolvimento de novas tecnologias, práticas e políticas na promoção da saúde.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Produção, Agronegócio e Desenvolvimento (GEPPAD)
Fomentar, orientar, realizar, apoiar e difundir estudos e pesquisas interdisciplinares provenientes de sub-áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Agrárias, que contribuam para a compreensão e avanços da produção agropecuária e agroindustrial, bem como sua relação com Políticas Públicas e/ou com o Desenvolvimento Socioeconômico.
Grupo de Extensão e Pesquisa em Assistência Farmacêutica (GEPAF)
Acesso e Uso Racional de Plantas Medicinais e Medicamentos na região sul do Estado de Santa Catarina. Realizamos uma interlocução com a extensão universitária (Comunidades, lideranças e serviço público e privado de saúde) e com o ensino. Neste sentido o cenário de práticas está se modificando na região em função das atividades do grupo e dos acadêmicos que posteriormente atuam na região como profissionais.
Grupo de Materiais Cerâmicos
As pesquisas iniciais do grupo (1998) foram o desenvolvimento de placas cerâmicas para revestimento, tanto o suporte cerâmico quanto suas camadas vítreas (engobe e vidrado). Os principais temas foram métodos de formulação cerâmica e substituição de matérias-primas. Posteriormente, o grupo pesquisou o desenvolvimento de novos materiais a partir de subprodutos industriais (cinzas, escórias, resíduos). Os principais temas foram o desenvolvimento de vidros, vitrocerâmicas, geopolímeros e cerâmicas celulares (espumas vítreas). Atualmente o grupo visa o desenvolvimento de superfícies funcionais para placas cerâmicas e produtos cimentícios. Os principais temas são a síntese inorgânica de nano óxidos (nano ZnO, NiOH, FexOy, AlON já desenvolvidos) e desenvolvimento de superfícies fotocatalíticas (principalmente a partir de TiO2).
Grupo de Pesquisa em Biodiversidade, Ecologia e Conservação de Vertebrados e Invertebrados
O Grupo de Pesquisa em Biodiversidade, Ecologia e Conservação de Vertebrados e Invertebrados está vinculado ao Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados da UNESC, sendo que o Laboratório desenvolve atividades de pesquisa desde o ano de 2017. Os resultados dos projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa vem sendo publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, assim como, em capítulos de livros.
Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se tornaram uma das principais prioridades na área da saúde publica no Brasil nos últimos anos. O efeito dos exercícios físicos aquáticos em pessoas acometidos de DCNT, sobre as alterações funcionais, fisiológicas e bioquímicas são escassas no Brasil. Partindo desta premissa no ano de dois mil e quatorze, na Universidade local, especificadamente no curso de educação física foi fundado o GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) que esta vinculado ao Laboratorio de Piscofisiologia do Exercicio (LaPsiCo). O GPEAA tendo com proposta investigar o efeito dos exercícios físicos aquáticos em pessoas portadoras de DCNT, relacionando parâmetros clínicos de saúde mental, força muscular e aptidão física. O GPEAA tem como linhas de pesquisa exercícios aquáticos e depressão, exercícios aquáticos e hipertensão arterial, exercícios aquáticos e diabetes, exercícios aquáticos e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Grupo de pesquisa em Fabricação Mecânica
O grupo estuda as linhas Desenvolvimento de protótipo Mini-Baja e Otimização de processos de fabricação mecânica.
Grupo de Pesquisa em Genética Toxicológica
O Grupo de Pesquisa em Genética Toxicológica foi criado em 2006 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC, dessa forma conta com a participação de diversos alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. As pesquisas do grupo estão diretamente voltadas à área de Mutagênese, utilizando técnicas e ensaios biológicos em níveis celulares e moleculares. Nossas pesquisas buscam elucidar os fenômenos de dano e reparo de DNA envolvidos na fisiopatologia de diferentes doenças; além de avaliar o potencial genotóxico e/ou antigenotóxico de novos compostos químicos, produtos naturais, alimentos funcionais e fármacos. Muitos de nossos projetos são desenvolvidos em colaborações com Instituições como UFRGS, ULBRA e UFSC, além de uma colaboração formal com o Instituto Nacional de Saúde de Portugal através de convênio com o Prof Dr João Paulo Fernandes Teixeira
Grupo de Pesquisa em gestão do cuidado, integralidade e educação na saúde (GECIES)
Constituído em 2009, é liderado pela Profa Dra Luciane Bisognin Ceretta. Desenvolve estudos e pesquisas na área da Integralidade em Saúde; Educação em Saúde e Enfermagem. Dentre as linhas de pesquisa do grupo estão: Educação e gestão do trabalho na saúde; Epidemiologia e análise de situação de saúde; Promoção da saúde e integralidade; Planejamento e gestão em saúde; Sistematização da Assistência de Enfermagem. Diversas publicações foram efetuadas pelo grupo nos últimos três anos, bem como organização de eventos.
Grupo de pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial/PGT
O grupo (PGT) organiza e coordena o evento intitulado: Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial. O evento está vinculado a Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Curso de Engenharia de Agrimensura da UNESC/SC.
Grupo de pesquisa interdisciplinar em direitos humanos e democracia
O grupo estuda as linhas de pesquisa Direitos Humanos, Novos Direitos e Cidadania.
Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Cultura e Sociedade - GPMACS
O Grupo de Pesquisa Meio Ambiente, Cultura e Sociedade (GPMACS) foi criado em 2015 a partir da atuação de pesquisadores vinculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimento sobre as múltiplas e complexas relações que os seres humanos estabelecem com o ambiente que habitam, a partir de seu contexto sociocultural, privilegiando uma perspectiva crítica e o enfoque interdisciplinar. Dentre os interesses de pesquisa, destacam-se: percepção e memória ambiental, consumo e sustentabilidade, meio ambiente urbano, justiça e conflitos socioambientais e educação ambiental.
Grupo de pesquisa sobre letramento e discurso
O Grupo de Pesquisa sobre Letramento e Discurso, interdisciplinar por natureza em razão de seus objetos de pesquisa, tem como objetivo central investigar o letramento, em suas diversas nuances, e o discurso, também em variados campos, sobretudo na atual conjuntura educacional e política do Brasil. Nosso grupo leva em conta toda a historicidade do trabalho com letramento no Brasil, desde os primeiros estudos sobre a 'literacia' (do inglês literacy e que inicialmente foi traduzido dessa forma) até os mais contemporâneos conceitos de multimodalidade e multiletramento. Não são descartadas portanto, novas perspectivas como o letramento digital, letramento imagético, letramento literário, etc. Não obstante, buscamos aliar aos estudos sobre letramento, todo um arcabouço teórico acerca do discurso, o qual, em suas mais variadas facetas, constrói ideologicamente as realidades, identidades, e não diferentemente, as práticas de letramento.
Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente
Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano-GIPMAUR
A repercussão do trabalho do grupo se dá através da publicação de suas pesquisas em livros, capítulo de livros e artigos científicos publicado em revistas qualificadas. Os projetos de pesquisa são financiados pelo programa GP da UNESC e pelo CNPq/CAPES. Os projetos mais importantes nos 12 anos de sua existência são: Espaços Públicos da Cidade, Planejamento Urbano e Cidade de Risco e pesquisa sobre Urbanidade. Em 2014 o grupo produziu uma patente através de um software cujo título é: Urbanidade na Cidade, onde foram criados indicadores e índice de urbanidade como ferramenta de planejamento urbano, registrado sob número BR512015000200-7, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Há 12 anos os membros do grupo apresentam trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais. 2016-2018 o Grupo desenvolveu o projeto de Pesquisa: Análise Socioambiental de conjuntos habitacionais "Programa Minha Casa Minha Vida", Criciúma, SC. Foi analisado um conjunto habitacional 384 famílias.
Habitação, Espaço Público e Cidade
A formação do Grupo de Pesquisa Habitação, Espaço Público e Cidade é resultado do amadurecimento das experiências até aqui realizadas pelo Projeto de Extensão multidisciplinar, denominado Projeto de Extensão Habitat Saudável e Sustentável - qualidade projetual em assentamentos populares, urbanização e habitação, criado em 2009 pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias - UNACET, e associado à criação e implantação do Laboratório de Projetos - LabProj do curso de Arquitetura e Urbanismo. A permanência do Projeto de Extensão Habitat Saudável e Sustentável até o presente momento e a produção de conhecimento que se gerou, a partir da atuação docente e discente interdisciplinar, propiciaram as condições para se propor a criação de um grupo de pesquisa, o que completa o tripé de sustentação de uma universidade, ou seja, ensino-pesquisa-extensão, por meio de projetos e pesquisas interdisciplinares.
Inovação na educação superior: compreendendo concepções e práticas pedagógicas inovadoras.
O objetivo da pesquisa é compreender as concepções de inovação bem como as dimensões e características inovadoras das práticas pedagógicas dos professores da Unesc. A pesquisa está relacionada a Linha de Pesquisa “Formação e Gestão em Processos Educativos” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC. A abordagem da pesquisa será qualitativa, e os sujeitos pesquisados serão professores e estudantes da Unesc de vários cursos de graduação. Espera-se ampliar a compreensão dos processos inovadores que acontecem na UNESC, visando subsidiar o programa de formação continuada, sobretudo neste momento importante institucional de inovação curricular nos cursos de graduação.
Inteligência artificial e seus impactos no direito.
O presente projeto visa desenvolver a compreensão da Inteligência artificial e seu impacto no Direito. O projeto está integrado nas atividades do Grupo de Pesquisa "NOVOS" DIREITOS E LITIGIOSIDADE.
O projeto é uma pesquisa qualitativa exploratória, com objetivo principal de entender os novos conflitos que surgiram a partir do uso da Inteligência Artificial (IA), que desafiam o Direito.
A pesquisa será realizada tendo em vista diversas obras especializadas que tratam do tema da Jurisdição, da era da pós verdade e da sociedade complexa.
Espera-se, ao final deste projeto, contribuir com a verificação dos novos conflitos advindos pelo uso de Inteligência Artificial.
Inventário das arquiteturas históricas em Art Decó junto à Praça Nereu Ramos em Criciúma/SC.
O marco inicial da cidade de Criciúma é onde se encontra a atual Praça Nereu Ramos, espaço de extrema importância para a cidade enquanto identidade. A praça originou-se a partir do cruzamento da estrada geral que ia da cidade de Urussanga até Araranguá, o que acabou se tornando atrativo para comerciantes da região que ali locaram os seus estabelecimentos, demarcando o espaço do que viria a se tornar praça. Ao longo de sua história, foi palco de diversos eventos significativos do município, além de ser endereço de órgãos importantes como a igreja matriz, a primeira prefeitura e a administração da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri). As edificações privadas sempre fizeram parte do entorno da praça. Acerca delas é possível caracterizar dois momentos, antes e depois do auge da exploração do carvão. Antes com a presença de habitações neocoloniais luso-italianas e após, com arquiteturas em estilo Art Decó. Do primeiro momento não restam exemplares, mas deste segundo, há sobrados com referências importantes, especialmente marcando as esquinas, como os edifícios Filhinho e São Joaquim. Toda essa história carrega em si parte da identidade da sociedade criciumense. Contudo, essas edificações privadas que compõem a paisagem da praça não possuem nenhum tipo de proteção e dessa forma, é possível notar ao longo dos anos, transformações que muitas vezes, as descaracterizam. Placas publicitárias e intervenções inadequadas são comuns; e representam entre outros, o desconhecimento da relevância histórica da edificação para a história da cidade. Em prol de auxiliar no processo de resgate e consolidação dessa memória e identidade, é que se estrutura essa pesquisa. Para quaisquer ação de proteção e de educação patrimonial, uma das primeiras ações é o reconhecimento das informações acerca das edificações. A essa metodologia de levantamento de informações dá-se o nome de inventário. O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) é uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para produzir conhecimento sobre o universo de bens culturais de determinada região, identificando e cadastrando os bens materiais ainda existentes. Os inventários são importantes pois catalogam e elaboram um amplo registro sobre o bem estudado, através dos preenchimentos de fichas específicas para cada categoria de bens históricos, no caso da pesquisa: os edifícios em Art decó do entorno da praça Nereu Ramos.
Laboratório de Metalurgia e Tratamento de Resíduos Industriais - LAMETRI
O grupo estuda as linhas Análise de microestruturas resultantes de soldagem, Biomassas, Concretos e Argamassas, Conformação e tratamento térmico, Fundição, Metalurgia do Pó, Minerais estratégicos, Produção limpa de pelotas, Reciclagem de resíduos industriais, Redução, Síntese, caracterização de materiais e nanomateriais, Termodinâmica computacional e Tratamento e reaproveitamento de resíduos.
Laboratório de processamento de polímeros avançados.
Em 2013 iniciou as atividades do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Processamento de Polímeros Avançados - LAPPA onde concentra as atividades no desenvolvimento de novos monômeros funcionalizados para a incorporação em materiais poliméricos, colóides e sintese de novos materiais atuando principalmente nos seguintes temas:
1) Aditivação de resinas poliméricas para processamento.
2) Interação polímero-surfactantes, éteres de celulose;
3) Síntese de polímeros e anfifílicos funcionalizados com oligossacarídeos;
4) Interação de nanopartículas funcionalizadas por oligossacarídeos com lectinas;
5) Caracterização de Macromoléculas;
6) Estudo da Morfologia e propriedades físico-químicas de macromoléculas em solução;
7) Síntese de novos materiais para aplicação em sensores ou sistemas fotovoltaicos.
8) Desenvolvimento de novos materiais
9) Síntese de novos polímeros fotoluminescentes.
LADSSC - Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva
O grupo de pesquisa estuda as linhas Educação, Trabalho e Integralidade no cuidado à saúde, Estado, Direito Sanitário e Controle Social em Saúde e Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde.
Legislação e recuperação ambiental: instrumentos jurídicos na recuperação de áreas degradadas.
Legislação e recuperação ambiental: instrumentos jurídicos na recuperação de áreas degradadas pela exploração carbonífera em Lauro Muller/SC
A presente pesquisa tem por objetivo a análise dos principais instrumentos jurídicos vigentes nos âmbitos federal, estadual e municipal que regulamentam o processo de recuperação de áreas degradas por mineração de carvão mineral no município de Lauro Muller, Estado de Santa Catarina. A referida pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Institucional da Unesc, denominada de Políticas Públicas, Sociedade e Estado, sendo pertencente também a linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito – NUPED. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa será aplicado o método de pesquisa qualitativo exploratório, por meio de análise bibliográfica. A coleta de informações e documentos, bem como a interpretação de dados terá o objetivo de compreender as principais características que influenciaram a formação da realidade ambiental e socioeconômica de Lauro Muller. O mapeamento do uso e cobertura da terra se dará a partir de foto interpretação de fotografias aéreas georeferenciadas de 2006, obtidas junto ao Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da UNESC – IPAT, de modo a compor mapa temático em escala compatível que demonstre as áreas degradadas do município de Lauro Muller. A utilização de pesquisa na legislação pátria, bem como na jurisprudência vigente sob o tema, se faz necessária para identificação dos procedimentos dos órgãos governamentais em relação às áreas de degradação ambiental devido a extração de carvão mineral. Tais análises visam contribuir na implantação programas que incluam os diferentes atores sociais (poder público, sociedade civil organizada e a comunidade científica), como por exemplo, projetos de Educação Ambiental e ações de políticas públicas de proteção ao meio ambiente.
Literatura infantojuvenil em currículos de cursos de pedagogia: uma análise qualitativa.
Literatura infantojuvenil em currículos de cursos de pedagogia: uma análise qualitativa de presenças e ausências.
Este projeto de pesquisa tem como principal ação um mapeamento da presença e ausência do componente curricular literatura infantojuvenil em cursos superiores de Pedagogia. Apesar de este componente ser algo presente na vida cotidiana do pedagogo e de também apresentar-se com certa frequência em questões de concursos, bem como no ENADE, por hipótese, o componente pode não se apresentar como disciplina ou dentro de alguma disciplina em alguns cursos de Pedagogia. Esta pesquisa será bibliográfica e documental, pois num primeiro momento haverá a instrumentalização teórica da acadêmica sobre os temas: formação de professores, currículo, literatura e literatura infantojuvenil; em um segundo momento, haverá a coleta de informações sobre os currículos de cursos de Pedagogia (nesta primeira versão da pesquisa vamos analisar cursos de Pedagogia de Santa Catarina). Em um terceiro momento, haverá a análise qualitativa dos dados à luz do referencial teórico. A devida socialização desta pesquisa poderá colaborar no redimensionamento curricular do referido curso superior.
Modelagem matemática e a educação ambiental: proposição didática para aplicação de conceitos.
Modelagem matemática e a educação ambiental: proposição didática para aplicação de conceitos matemáticos.
O objetivo da pesquisa é estudar a relevância da aplicação dos conceitos matemáticos numa proposição didática, anteriormente produzida e fundamentada na literatura, de Modelagem Matemática- MM para promover a Educação Ambiental em relação ao lixo produzido pela população, se possível, da região. Na aplicação dos conceitos a intensão é promover a compreensão com uma visão crítica e formadora da cidadania dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em relação a preservação ambiental da região. Tem-se como conjectura sobre a aplicação de tal proposição é o aprofundamento do pensamento teórico dos conceitos matemáticos e críticos em relação ao que deve ser feito para minimizar a produção do lixo na região.
Novas formas consensuais de resolução de conflito.
O presente projeto visa desenvolver a compreensão das novas formas de resolução de conflitos permitidas pelo Ordenamento Jurídico Brasileiro. O projeto está integrado nas atividades do Grupo de Pesquisa "NOVOS" DIREITOS E LITIGIOSIDADE. O projeto é uma pesquisa qualitativa exploratória, com objetivo principal de revisar o conceito tradicional de jurisdição sobre a real dimensão do Direito, do Estado e da Sociedade em tempos contemporâneos, abordando principalmente as técnicas que estão sendo aplicadas como formas consensuais de resolução de conflito.
A pesquisa será realizada tendo em vista as previsões do Novo Código de Processo Civil (conciliação, mediação e outras formas adequadas) e as políticas judiciárias previstas no CNJ.
Espera-se, ao final deste projeto, contribuir com a verificação das novas possibilidades que se abriram para a resolução de conflitos, a fim de que se possam entendê-las, contextualizá-las e aperfeiçoar suas aplicações.
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade e Saúde - NEPIS
O grupo estuda as linhas de pesquisa Educação em Saúde, Gestão em saúde e em enfermagem, Perfil de Saúde em Estomaterapia e Cuidado Interdisciplinar/Integralidade em saúde.
Núcleo de Estudos em Engenharia de Produção - NEEP
O grupo de pesquisa estuda as linhas Educação, Empreendedorismo, Engenharia da qualidade e produtividade, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão na Construção Civil, Sistemas Produtivos e Sustentabilidade de sistemas produtivos.
Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA)
A possibilidade de uma formação humana omnilateral, que considere as diversas dimensões da existência e não somente os seus aspectos prático-utilitários, está em absoluto contraste com a unilateralidade de uma educação centrada no trabalho produtivo e, necessariamente, voltada à formação de um indivíduo economicamente ativo e livre do ponto de vista da produção de sua existência. A fragmentação da constituição humana a partir de uma educação neoliberal é condição necessária para a naturalização de uma sociedade do espetáculo, a qual demanda a produção de um sujeito cindido/estilhaçado que se forma ou integra por uma lógica de autogestão de si. O presente Grupo de Pesquisa propõe-se a realizar investigações relacionadas ao problema da formação humana na sociedade do espetáculo. Tópicos de interesse: Educação, formação humana e sociedade do espetáculo; Formação humana e indústria cultural; Formação humana na Sociedade do Espetáculo; Educação e fetichismo; Educação e autogestão de si.
Núcleo de Pesquisa em Gênero e Raça - NEGRA
O objetivo geral do grupo é discutir, organizar eventos e desenvolver pesquisas no campo dos direitos humanos numa perspectiva crítica e intercultural com a interface das relações raciais, de gênero e das discussões sobre o feminismo negro. Busca-se construir epistemologias de enfrentamento a um pensamento único e universal, machista, sexista, racista, cristão, heteronormativo, branco e violento. O grupo de pesquisa está situado nos estudos decoloniais e interculturais, a partir de um olhar sobre e desde a América Latina, e especialmente ao Brasil. Logo, não mais é possível pensar a aplicação universal dos direitos humanos sem a devida análise sobre os marcadores de gênero e raça que são estruturantes na nossa sociedade e utilizados para gerar opressões e discriminações.
Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Universidade do Extremo Sul Catarinense foi criado com o objetivo de integrar pesquisadoras/es de diferentes áreas do conhecimento que se dediquem a produção e divulgação de conhecimentos nos campos de estudo de gênero e feminista. Com a criação do Núcleo, busca-se propiciar um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão, no qual participem professoras/es, alunas/os de graduação e pós-graduação e demais interessados/as, que tenham nos campos dos estudos de gênero e feminista seus objetos de investigação e análise. Nos últimos anos, os/as integrantes do Grupo têm participado ativamente de encontros, seminários e congressos, nacionais e internacionais, por meio da socialização e divulgação de produções acerca dos temas história e gênero, gênero e trabalho, gênero e educação.
O direito a participação de adolescentes nos conselhos municipais dos direitos da criança.
O direito a participação de adolescentes nos conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescentes dos municípios da AMREC.
Com advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 consolidou-se o Estado população infanto-juvenil sem a sua participação efetiva na tomada das decisões, sem que estejam devidamente representadas no Conselho de Direitos. Assim, traz-se à baila, os seguintes dilemas: como garantir a legitimidade do Estado Democrático de Direito sem a participação efetiva dos cidadãos nas decisões que lhes dizem respeito? A participação por meio dos conselhos é capaz de vincular o Estado na formulação e execução de políticas públicas? As crianças e adolescentes estão realmente representados nos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente? Diante desta perspectiva, tem-se por objetivo analisar a possibilidade dar voz às crianças e aos adolescentes por meio da sua participação efetiva como atores sociais e cidadãos no Conselho de Direitos, afim de garantir a igualdade material, a justiça social e o caráter transformador preconizado pelo Estado Democrático de Direito. Para elaboração do estudo aqui proposto será utilizado o método científico dedutivo por meio do
qual se pretende capturar e analisar os conflitos gerados desde a formação do Estado Democrático de Direito, a criação dos Conselhos de Direitos e a possibilidade de se dar voz às crianças e aos adolescentes por meio deles. A pesquisa envolverá a análise bibliográfica sobre o tema bem como uma pesquisa de campo junto aos CMDCAs dos municípios da AMREC, com intuito de verificar a implementação da Resolução 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que estabelece a criação do Comitê participativo de adolescentes junto aos conselhos. Democrático de Direito. O Estado Democrático de Direito tem dentre suas características a divisão de poderes e funções que impõe ao povo, por meio de princípio da soberania popular, a participação efetiva e operante na coisa pública. Nesse contexto, foram criados os Conselhos de Direitos, forma de participação democrática na qual os cidadãos participam por meio da sociedade civil organizada das decisões políticas e da gestão pública, ao lado do Estado em uma relação de horizontalidade. Os conselhos são órgãos públicos colegiados, paritários - compostos de representantes do poder público e da sociedade civil, vinculados ao poder executivo, permanentes e deliberativos, relacionados ao processo de formação de políticas públicas e tomada de decisões, que estabelecem um novo paradigma de relações entre Estado e sociedade, revelando o caráter transformador da realidade que fundamenta o Estado Democrático de Direito. Na mesma toada, em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio do seu artigo 88,incisoII, determinou a criação do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente com a finalidade de de liberar quais as políticas públicas, que deverão ser executadas em benefício da população infanto-juvenil e também de fiscalizar as ações do Poder Executivo, no sentido de que sejam implementados os serviços e os programas de atendimento às crianças e aos adolescentes. Ocorre que, embora a função do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente seja dar voz à infância, observou-se que crianças e adolescentes não são ouvidos pelos adultos e nem pelo Estado nas decisões sobre os assuntos que lhes dizem respeito.
O ideário de artigas e contribuições para o constitucionalismo brasileiro.
O ideário de Artigas e contribuições para o constitucionalismo brasileiro.
Este projeto pretende, por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa exploratória, revisar o Ideário de José Gervásio Artigas, que defendeu uma federação das províncias do Plata – após a independência da capital daquele vice-reino, Buenos Aires, em 1810-, a fim de se reconhecer possíveis contribuições para o constitucionalismo brasileiro.
Os que pretendiam implementar a constituição da “Província Oriental del Uruguay,” em 1813, seguiam o ideário de Artigas, que se tratavam de concepções realizadas para que fosse possível a existência independente de Províncias do Plata, algo que se assemelha à experiência constitucional de Massachusetts (1870). Para tanto, adotou-se a o princípio da tripartição de poderes como princípio da liberdade.
Podem-se verificar, porém, influências de Rousseau na organização dos três poderes naquele projeto e na própria formação do pensamento de Artigas, que, no início da Assembleia Soberana da Província Oriental, disse: “Minha autoridade emana de vós e cessa por vossa presença soberana” (ARTIGAS, 1942, tradução nossa).
Mesmo na proposta de Artigas, optando pelo modelo de matriz anglo-saxã, houve ineditismo, pois o povo poderia alterar a constituição do Estado, se alguns direitos fundamentais não estivessem sendo assegurados.
Percebe-se que não se pretendia adotar às cegas, ou de forma definitiva; assim sendo, o Ideário de Artigas se dirigia para a união das Províncias do Rio da Prata, o que chocou com os interesses das elites portenha e de Montevidéu, que pediram auxílio aos portugueses, que ocuparam a Província Cisplatina. De 1810 a 1820, empreendeu sua luta contra diversas forças, até ser vencido.
O projeto está integrado nas atividades do Grupo de Pesquisa RES PUBLICAE do curso de Direito.
O papel das cooperativas e da economia solidária para o alcance dos ODS.
O papel das cooperativas e da economia solidária para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS)
Pode-se dizer que, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU formam um framework que se adapta tanto para os países de capitalismo central como os países de capitalismo periférico, como o Brasil. Ao levar em conta a noção de triple bottom line, ou seja, o desenvolvimento econômico associado à proteção ambiental e mitigação das mudanças climáticas com o respeito aos direitos humanos, ao trabalho decente e a dignidade do (a) trabalhador (a), os ODS marcam uma nova agenda para a prosperidade mundial. Contudo, os desafios em termos de operacionalização, formação de políticas públicas e parcerias para a implementação dos ODS são contundentes. Sobretudo, em virtude dos desafios gerados pela Pandemia Sars-Cov2, as investigações já apontam os enormes dilemas em matéria de geração de emprego socialmente protegido, sustentabilidade econômica das organizações, equidade de gênero, dentre outras questões. Esta pesquisa tem como objetivo geral contribuir para o debate teórico-acadêmico sobre o papel do cooperativismo e da economia solidária para o desenvolvimento dos ODS proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, elaboração e aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas com diferentes agentes sociais tais como: empreendimentos de economia solidária, cooperativas da região da Amrec, Amesc e Amurel, Associações de Cooperativas nacionais e ainda, representantes do Fórum de Economia Solidária nacional e estadual. Estima-se com essa pesquisa contribuir para o debate sobre os avanços e a consolidação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na região do extremo sul catarinense.
O processo de demarcação das terras indígenas nos estados que compõem a região sul do Brasil.
O processo de demarcação das terras indígenas nos estados que compõem a região sul do Brasil (PR,SC,RS), a luz da declaração das Nações Unidas, sobre direitos dos povos indígenas e da Constituição Federal Brasileira de 1988.
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de demarcação das terras indígenas nos Estados
que compõem a Região Sul do Brasil (PR, SC RS), a luz do disposto na Declaração das Nações Unidas sobre
Direitos dos Povos Indígenas e da Constituição Federal brasileira de 1988. A referida pesquisa situa-se na
Linha de Pesquisa Institucional da Unesc, denominada de Políticas Públicas, Sociedade e Estado, sendo
pertencente também a linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Estado, Política e
Direito – NUPED. O método de abordagem desta pesquisa será o dedutivo, adotando o procedimento
monográfico com técnicas de pesquisa documental, bibliográfica e de campo. A Pesquisa documental e
bibliográfica será realizada junto à base de dados do Senado Federal; Câmara dos Deputados; Organização
das Nações Unidas (ONU); Conselho Nacional de Política Indigenista; Secretaria Especial dos Direitos
Humanos; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça; Ministério do Meio Ambiente; Fundação Nacional do
Índio (FUNAI); Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual de Santa Catarina. A utilização de
pesquisa na legislação pátria, bem como na jurisprudência vigente sob o tema, se faz necessária para
identificação dos procedimentos dos órgãos governamentais em relação aos processos de demarcação de
terras indígenas. Tais análises visam contribuir na implantação de políticas públicas e programas que incluam
os diferentes atores sociais (poder público, sociedade civil organizada e a comunidade científica), em
processos de demarcação de terras indígenas que possam lograr êxito ao atender as necessidades garantidas
em lei das populações indígenas.
Organização de tarefas de estudo de matemática do ensino desenvolvimental para os primeiros anos
Organização de tarefas de estudo de matemática do ensino desenvolvimental para os primeiros anos escolares
A pesquisa, em que se insere o presente Plano de Trabalho, tem como objeto a organização do ensino da Matemática com vista ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Está inserida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática na Abordagem Histórico-Cultural (GPEMAHC). Traz como foco uma proposta com fundamento na Teoria Histórico-cultural, denominado de Ensino Desenvolvimental. Tal objeto de pesquisa é desenvolvido cientificamente no âmbito acadêmico e científico mundial por ter como finalidade que os estudantes compreendam o mais claramente possível, durante o Ensino Fundamental, os conceitos teóricos matemáticos como singularidades e particularidades de representação das relações gerais entre grandezas. Neste contexto, o GPEMAHC está em processo de criação de um espaço de implementação de pesquisa experimental denominado “Espaço Experimental da Atividade de Estudo”. Nesse espaço, a centralidade é a análise de dados que explicite como ocorre o processo de desenvolvimento psíquico dos estudantes, no referido modo de organização do ensino do sistema Elkonin-Davidov, por se apresentar como possibilidade de qualificação da educação matemática. Isso porque essa mesma proposição tem apresentado resultados alentadores em diversos países. Diante do exposto, o Plano de Trabalho tem como objetivo: organização, por parte do bolsista, das tarefas particulares propostos no livro didático do sistema Elkonin-Davidov, para serem desenvolvidas num ‘espaço experimental da atividade de estudo’ envolvendo estudantes do primeiro ano do ensino fundamental. A implementação será o modo pelo qual se obterá dados empíricos de uma tese doutorado de um membro do grupo de pesquisa, bem como de análise, pelo líder do grupo, que tomará outras categorias de investigação.
Patrimônio Cultural, Histórias e Memórias.
O Grupo de pesquisa atua em investigações acerca do patrimônio material e imaterial em Santa Catarina. Desde sua criação tem desenvolvido projetos que buscam:
a) inventariar o patrimônio imaterial de Criciúma;
b) Investigar o saber fazer das "louceiras de barro" da cidade de Imaruí;
c) discutir o patrimônio associado as atividades carboníferas de Santa Catarina entre outros.
Além das pesquisas o grupo oferece assessoria a entidades que buscam orientações para tombamento e proteção de bens ameaçados. Seus membros participam dos fóruns e de associações como museus e conselhos de patrimônio histórico cultural.
Pensamento Jurídico Crítico Latino-americano
A proposta visa desenvolver o pensamento jurídico crítico latino-americano promovendo a iniciação científica e o contato dos alunos com aprofundamento teórico e a produção acadêmica através da realização de pesquisas, participação e realização de eventos na universidade e em instituições externas, a partir das linhas de pesquisa.
Percepções quanto à aderência do trabalho home office no contexto da pandemia covid19.
Percepções quanto à aderência do trabalho home office no contexto da pandemia covid19 após a lei 13.467/2017
O estudo pretende analisar junto aos acadêmicos da CSA da UNESC, a aderência do trabalho homo office no período de pandemia. O trabalho home office teve grande adesão durante o ano de 2020, visto a necessidade de isolamento social imposto pela pandemia Covid19. A regulamentação do trabalho home office se deu a partir da Lei 13.467/2017, o que possibilitou o novo modelo de trabalho em diversas áreas e funções. Dessa forma, o estudo pretende identificar dentre os estudante das CSA, se a atividade desempenhada em suas áreas teve adesão ao trabalho home office, e como esse processo está acontecendo. A abordagem do estudo será de forma qualitativa e quantitativa, com o objetivos descritivos. Para busca de dados a pesquisa ira proceder com levantamento de dados, por meio de questionário on-line. O projeto está vinculado a área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas. A pesquisa busca identificar dentro os acadêmicos das CSA quais são as áreas que durante o período de pandemia tiveram suas atividades adeptas ao home office e como esse trabalho está se desenvolvendo.
Perfil de indivíduos com autismo atendidos em uma associação especializada no sul catarinense
Essa pesquisa apresenta como objetivo verificar o perfil de indivíduos com TEA atendidos em uma associação especializada no extremo sul catarinense. Essa pesquisa está vinculada à linha métodos quantitativos aplicados, que possui como objetivo estudar a aplicação de métodos quantitativos nas áreas da saúde, engenharias e tecnologias, sociais aplicadas e humanidades ciência e educação. Quanto a metodologia, tratase de um estudo observacional, descritivo, com coleta de dados primários e abordagem quantitativa. Como resultados esperados, espera-se encontrar entre os pacientes atendidos pela instituição, uma maior prevalência de indivíduos do gênero masculino e, tratando-se de uma associação especializada, supõe-se maior prevalência de pacientes com transtorno de maior gravidade. Em relação a idade e tendo em vista a manifestação do transtorno ainda na infância, espera-se encontrar um maior número de crianças. No entanto, como o transtorno não é restrito a infância, também haverá adultos, entretanto, a média da idade possivelmente será inferior a 20 anos.
Perfil e avaliação de lesão periestomal de paciente com estomias.
Pesquisa quantitativa descritiva, documental e de campo a ser realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CER)/Unesc, com pacientes com estomias. No momento temos mais de 150 pacientes sendo atendidos no ambulatório de estomias, sendo colostomia, ileostomia, gastrostomias, urostomias dentre outros. Há grande risco de lesões no entorno do estoma nos pacientes decorrentes dos efluentes e sua capacidade irritativa, na pele. O presente estudo objetivo identificar o perfil dos pacientes estomizados e avaliar a presença destas lesões. A partir de seus resultados poderá ser identificado precocemente pacientes mais susceptíveis e assim estabelecer-se estratégias de prevenção melhorando consequentemente a qualidade de vida destes pacientes.
Políticas de alimentos no brasil para os alimentos transgênicos.
A alimentação mundial está sendo discutida atualmente em razão dos indicadores que apontam a falta desses recursos para atender a demanda mundial em 2050, acompanhando os debates internacionais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Social e a Agenda 2030. O objetivo do presente projeto é realizar a revisão bibliográfica sobre as políticas de desenvolvimento dos alimentos transgênicos no Brasil, visto ser apontada essa tecnologia como uma das possíveis soluções para o problema de produção de alimentos, ao mesmo tempo que pode ser identificado outros padrões de tratativa com relação ao tema inovação e alimentos que podem auxiliar em demandas futuras. O intuito é dar resguardo as teorias que relatam da importância da utilização de tais inovações ao mesmo tempo que se percebe quais são os fatores determinantes para as barreiras de entrada dessas inovações. A metodologia a ser utilizada será a partir de base de dados secundárias com abordagem quali-quanti. Espera-se assim compor informações e indicadores para a tomada de decisão de agentes políticos sobre os investimentos públicos.
Políticas públicas e organizações de catadoras e catadores de material reciclável.
A proposta desse projeto de pesquisa é realizar um levantamento das normas jurídicas dirigidas às associações e cooperativas de catadoras e catadores de material reciclável, identificando a partir dessas normas, instrumentos e processos que possam ser utilizados para atender as principais demandas e necessidades no sentido da inclusão socioeconômica a partir das políticas públicas que se dirigem a tais organizações ou que as reconhecem como partícipes na efetivação de ações do Estado, como é o caso da gestão dos resíduos sólidos. Entende-se que com melhores condições de organização e efetivação de direitos, as próprias organizações qualificam sua atuação e, por consequência, podem cumprir de modo mais efetivo seu papel na gestão de resíduos sólidos e isso se dá em duas frentes: pela efetiva inclusão dessas organizações na política pública e pela inclusão socioeconômica preconizada por diversas outras normas legais. A metodologia de execução do projeto de pesquisa consiste em pesquisa documental legal, nas três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) com sistematização de competências públicas e de matérias legisladas. Também envolve etapa de divulgação de informações em eventos científicos, periódicos da área do direito e outras, e, principalmente para organizações não governamentais engajadas na defesa de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras na coleta seletiva de materiais. Esse projeto de pesquisa deverá ser desenvolvido juntamente ao “Projeto Coleta Seletiva Solidária” (PCSS) e se situa no campo do direito público, tendo os direitos humanos e fundamentais como horizonte interpretativo.
Políticas, saberes e práticas de formação de professores
Este Grupo de Pesquisa foi criado com o intuito de abrigar estudos e pesquisas acerca da formação docente. Pretende desenvolver estudos e pesquisas acerca das práticas pedagógicas, dos saberes docentes e da formação de professores que atuam na educação básica e superior. Se debruça sobre as políticas de formação inicial e continuada de professores interseccionando diferentes reflexões sobre os processos de construção da docência, em contextos e modalidades diversificadas. Alguns autores nos acompanham em nossas pesquisas como Tardif, Nóvoa. Contrerás, Freire, entre outros.
Prevalência de nascidos vivos pig e gig em um município do extremo sul catarinense.
A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que conduz à demência e que afeta preferencialmente a população idosa. Muitos modelos animais de demência são utilizados para estudar a DA. O modelo animal de demência induzido pelo peptídeo β-amilóide1-42 (βA1-42) é muito utilizado, e para que isso seja realizado, os animais são anestesiados, entretanto não é avaliado qual a melhor protocolo anestésico para indução deste modelo. O objetivo deste estudo consiste em avaliar os efeitos comportamentais e neuroquímicos da exposição a diferentes agentes anestésicos em um modelo animal da DA. Serão utilizados camundongos Balb-C fêmeas e machos, pesando entre 30 a 35g com 3 meses, os quais serão anestesiados com diferentes fármacos em etapas experimentais. Etapa 1 (machos) e etapa 2 (fêmeas). Grupos: (1) Oxigênio 100% (controle isoflurano); (2) ACSF + isoflurano 4% (indução) + 2% (manutenção); (3) βA1-42 + isoflurano 4% (indução) + 2% (manutenção). Etapa 3 (machos) e etapa 4 (fêmeas). Grupos: (1) salina/im; (2) ACSF + cetamina 50 mg/kg/im + xilazina 5mg/kg/im; (3) ACSF + cetamina 50 mg/kg/im + dexmedetomidina 25 µg/kg/im; (4) βA1-42 + cetamina 50 mg/kg/im + xilazina 5mg/kg/im; (5) βA1-42 + cetamina 50 mg/kg/im + dexmedetomidina 25 µg/kg/im. Etapa 5 (machos) e etapa 6 (fêmeas). Grupos: (1) Solução salina/ip; (2) ACSF + propofol 25 mg/kg/ip; (3) βA1-42 + propofol 25 mg/kg/ip. Após exposição aos fármacos, serão submetidos à injeção dos agregados βA1-42 e 1 dia após a realização do procedimento, serão tratados com água durante 17 dias. A partir do 13º dia serão submetidos aos testes comportamentais, divididos em grupos independentes, sendo estes os testes empregados, (em diferentes dias do experimento): teste do labirinto Y-maze, labirinto octogonal, plus maze, habituação ao campo aberto e suspensão pela cauda. Ao final dos comportamentos, os animais serão submetidos a eutanásia, para coleta de sangue, hipocampo e córtex, para posteriores avaliações bioquímicas. Dentre as avaliações bioquímicas, estão os parâmetros de estresse oxidativo.
Para mais informações clique aqui.
Prontuário eletrônico para agendamentos de consultas na área da saúde.
A linha de pesquisa dentro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento em Realidade Aumentada, Jogos Digitais e Dispositivos Móveis, foi criado em 2014. Vinculado a Unidade Acadêmica das Ciências, Engenharias e Tecnologias, junto ao curso de Ciência da Computação. Possui as seguintes linhas de pesquisa: Computação aplicada ao entretenimento, Computação aplicada às tecnologias assistivas, Comunicação e multimeios, Jogos digitais, Dispositivos Móveis, TV Digital e Robótica, Linguagens Formais, Compiladores, Grafos, Teoria da Computação, Processamento Digital de Imagens, Realidade Aumentada, Visão Computacional, Reconstrução de modelos 3D e GPU. Desta um dos objetivos do grupo é desenvolver aplicações que possam facilitar as atividades humanas. O atendimento médico é uma atividade primordial que ocorre em todos os lugares do país. O desenvolvimento de um prontuário eletrônico deve facilitar o processo de consulta médica, uma vez que independentemente do local onde o paciente deseja realizar a sua consulta o profissional de saúde terá as informações desse paciente. Essa funcionalidade permite agilizar os atendimentos, pois dessa forma o profissional já terá em suas mãos todos o histórico do paciente. Além dessa funcionalidade poderá ser inserido no prontuário entre outras coisas lembretes de consulta para os pacientes. Todo o sistema poderá estar integrado, dessa forma o profissional de saúde sempre terá a sua disposição um histórico de saúde do seu paciente.
Redes sociais e sexualidade: explorando os tipos de militância quanto a igualdade e liberdade sexual
Redes sociais e sexualidade: explorando os tipos de militância quanto a igualdade e liberdade sexual.
Esta pesquisa buscará, a partir da seleção de três canais em redes sociais consideradas abertas, Instagram e o Youtube, que mais se apresentam como militantes quanto às questões de igualdade e liberdade de gênero, buscando-se assim, organizar e compreender que tipo de abordagem conceitual é mais evidente e disposta aos seguidores de cada canal. Esta questão que levantamos é importante não só para compreendermos o que há de “militância”, mas organizar que tipo de argumentos e conceitos são mais expostos em canais de comunicação e sociabilidade. Partimos da hipótese de que dentre as muitas discussões nestes espaços digitais, especialmente no Instagram e o Youtube, a sexualidade ainda fica quase que restrita a um olhar subjetivo, e por isso, é mister trazer a tona não apenas a importância de espaços para discussão e apresentação do tema, mas de organizar e estabelecer uma discussão mais científica e filosófica que contribui para não cair em relativismos, subjetividades ou dogmatismos, que acarretarão em um movimento até contrário ao desejado, uma coerção e opressão da liberdade de pensar e consequentemente, de ser. Como metodologia, em um primeiro momento, organizaremos nossa pesquisa quanto a sua estrutura básica, organizando uma bibliografia mínima sobre sexualidade que possa servir de fundamento a nossa análise futura. Para isto, optamos por ler autores como Michel Foucault e Judith Butler, pois apresentam a sexualidade a partir de um olhar aberto e que dialoga com seu tempo e história, eximindo a sexualidade de ser fechada em algum tipo exclusiva de compreensão. Esses autores nos ajudarão a dialogar com a realidade, no nosso caso aqui, com os dois canais sociais citados, e compreender se realmente se tratam de canais com um viés conceitual claro, ou ainda pendem para uma desorganização e falta de conceito. A metodologia será problematizadora, partindo da compreensão do problema e possibilidades de resolvêlos à partir da leitura atenta da realidade a partir dos autores escolhidos, e sempre pautados pela garantia de uma leitura e pesquisa que garanta dignidade da pessoa humana em sua existência e expressão livre, especialmente a sexual.
Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática
Entre os objetivos, está o de promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.
O Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática é constituído pelo IX Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens e o VIII Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC. Os eventos têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.
Clique aqui e acesse mais informações.
Serviços de saúde mental: o fortalecimento das estratégias de protagonismo de usuários e familiares.
Serviços de saúde mental: o fortalecimento das estratégias de protagonismo de usuários e familiares para efetivação do cuidado em liberdade
Pesquisa aprovada com financiamento para ocorrer de abril/2021 a março/2023, no Edital de Chamada Pública Fapesc nº 16/2020, do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS (link para consulta: http://www.fapesc.sc.gov.br/wpcontent/uploads/2021/03/resultado-ppsus.pdf), sob coordenação da profa. Dra. Fabiane Ferraz, da linha de pesquisa de Educação e Gestão do Trabalho em Saúde, ligada ao GP Gestão do Cuidado, Integralidade e Educação na Saúde (GECIES), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da UNESC. A pesquisa tem como objetivos identificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos usuários dos Centros de Atenção Psicossociais(CAPS); verificar a existência ou interesse na criação de associações de usuários/familiares de serviços de saúde mental; analisar como se efetiva a interrelação entre os CAPS e os usuários e familiares desse serviço de saúde mental; desenvolver oficinas de formação política com os usuários/familiares, com foco no princípio de participação popular do Sistema Único de Saúde(SUS) e Reforma Psiquiátrica Brasileira(RPB), afim de mobilizar a criação e/ou fortalecer a implementação/organização de associações de usuários e familiares na Região Carbonífera. Pesquisa de métodos mistos, associada a abordagem de pesquisa-ação, com 9 municípios da Região Carbonífera que possuem CAPS. Um grupo de professores e acadêmicos de distintos cursos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) estão propondo o estudo, com apoio e articulação da coordenação de saúde mental da 20ª Gerência Regional de Saúde, Organização não governamental, Câmera Técnica da RAPS, bem como, as coordenações de saúde mental dos municípios participantes. Os participantes da pesquisa serão os usuários e familiares, bem como os profissionais dos CAPS. O trabalho de campo, está previsto para iniciar em maio de
2021, organizado em 3 momentos: Momento I (2021): abordagem quantitativa, ocorrerá com os usuários dos serviços, com vistas a caracterização e identificação de potencialidades e interesses em participar de movimento social, a partir da aplicação de questionário tipo survey, em um n=340 usuários, estruturado com variáveis que contemplam o perfil sociodemográfico e de saúde dos usuários; Momento II (2021/2022): abordagem qualitativa, será realizada entrevista grupal com profissionais dos CAPS com roteiro semi-estruturado, a fim de identificar a compreensão desses UNIVERSIDADE DO
sobre a importância da participação de usuários e familiares no processo de saúde doença e, por conseguinte, de fortalecimento do CAPS como um espaço de cuidado em liberdade; Momento III (2022): desenvolvimento de oficinas de formação política com os usuários, familiares e profissionais do CAPS, para fortalecimento e/ou criação de Associação de Usuários e Familiares nos municípios da região Carbonífera. Os dados qualitativos serão analisados pelo conteúdo temático de falas, nas etapas de pré-análise, categorização e análise inferencial; para os quantitativos será utilizado um software de análise de dados, considerando a média e desvio-padrão, o coeficiente de correlação de Person e o teste do qui quadrado. O movimento da pesquisa ação organizado junto às oficinas,
contará com técnicas embasadas em referencias da educação popular e problematização. Todos os procedimentos éticos estarão em conformidade com as Resoluções 466/12 e 510/16. O TCLE será
apresentado e entregue aos participantes antes da coleta de dados. Por fim, espera-se que os resultados possibilitem melhorar o processo de interação entre CAPS e usuário/família.
Síndrome do intestino irritável e sua relação com o estado emocional.
Síndrome do intestino irritável e sua relação com o estado emocional em pacientes que frequentam o ambulatório de gastroenterologia da Unesc.
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença funcional do trato gastrointestinal definida de acordo com o seu padrão de sintomas (dor ou desconforto abdominal recorrente associada a alterações dos hábitos intestinais), cronicidade e ausência de doença orgânica detectável. Os sintomas dos indivíduos com a SII decorrem de um pluralismo fisiopatológico, ao mesmo tempo em que a predisposição genética e influências psicossociais podem modular a percepção e a intensidade dos sintomas (BASTOS, 2016). Importante considerar que além dos sintomas gastrointestinais, os pacientes com SII geralmente experimentam uma ampla gama de outros problemas, como dor não abdominal, sintomas psicológicos, baixa qualidade de vida, bem como dificuldades na realização de atividades da vida diárias (Eriksson et al., 2015).
Para Camilleri et al. (2016), pacientes com SII, possuem o cérebro como um papel importante na sensação consciente na vivência dos sintomas. Seu estudo observou que durante a sintomatologia de distensão abdominal houve uma maior ativação de regiões cerebrais, sobretudo, as emocionais e cognitivas. Os pacientes possuíam anormalidades no funcionamento do centro de atenção, e consequentemente podem desencadear ansiedade, hipervigilância e hipersensibilidade visceral correlacionadas aos sintomas Gastrointestinais.
A SII e as comorbidades que envolvem o sofrimento psicológico são comuns. Segundo Qin et al. (2014), a prevalência de pelo menos um transtorno psiquiátrico costuma variar entre 40 e 60% e foi relatada em até 80% dos pacientes e pode ser observada uma correlação entre a gravidade da SII e os transtornos psicológicos, em particular depressão e ansiedade. Para Ribeiro et al. (2011) às condições psicológicas possuem um papel etiológico trivial relacionado a SII, isto é, as alterações emocionais conscientes e inconscientes podem influenciar no funcionamento regular do intestino através de alteração na motilidade ou espasmo, redução ou aumento de secreção e na irritação.
Dentro desta temática, esta pesquisa propõe estar realizando avaliação do estado emocional dos pacientes que estão frequentando e realizando tratamento farmacológico no ambulatório da especialidade de gastroenterologia e que apresentam SII.
Será um estudo epidemiológico descritivo e transversal realizado com pacientes com diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável acompanhados por um ambulatório de gastroenterologia. Inicialmente será traçado o perfil epidemiológico dos pacientes com síndrome do intestino irritável. Para tanto, serão verificados os prontuários do referido serviço com vistas a levantar dados como: idade média dos participantes, sexo, grau de escolaridade e número de consultas realizadas. Após será realizado o contato via telefone com o paciente, destacando a possibilidade da realização de uma avaliação junto a sua próxima consulta no ambulatório.
As avaliações agendadas serão realizadas em um tempo médio de 20 minutos, no próprio ambulatório em consultório e/ou sala de espera, antes ou após a consulta com o gastroenterologista. Esta estratégia se dá para melhorar o aproveitamento do tempo do paciente e evitar a perda de amostra.
A avaliação consistirá na aplicação de instrumentos psicológicos e de saúde com vistas a avaliar as seguintes dimensões: cognitiva, sintomas de ansiedade, sintomas de depressão, estresse, qualidade de vida e o funcionamento gastrointestinal.
Todas as avaliações serão analisadas e interpretadas sob supervisão do professor orientador. O paciente participante receberá um feedback, a ser agendado junto da próxima consulta com o gastroenterologista, se assim o desejar.
Se trata de uma pesquisa quantitativa. Os dados demográficos (idade, peso, sexo) e os obtidos por meio dos questionários serão tabulados no programa Microsoft Excel versão 2013 e exportados para o programa SPSS versão 22. A análise dos dados será realizada pelo professor orientador.
O acadêmico irá desenvolver um artigo científico e para isso fará revisão bibliográfica nos sites: PUBMED, Lilacs, Scielo e PsychINFO. Por meio da busca e leitura de artigos terá sua base teórica aprimorada, ao passo que com a pesquisa em campo terá possibilidade de prática, que auxilia tanto na pesquisa quanto em sua formação profissional.
Síntese e processamento coloidal de scaffolds de hidroxiapatita.
Este plano de trabalho está vinculado ao Grupo de Biomateriais e Materiais Nanoestruturados. Este grupo de pesquisa do CNPq foi criado em junho de 2019 com o avanço das pesquisas na área de biomateriais no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). O Grupo tem por objetivo promover a interação entre os professores credenciados no Programa e instituições de pesquisa e da indústria regional e nacional, com interesse de desenvolver ciência, nanotecnologia e biomateriais inovadores. A visão do grupo se encontra em estudar e avaliar as características físicas, químicas, mecânicas, microestruturais, e biológicas desses novos biomateriais. Neste sentido, este plano de trabalho visa produzir um biomaterial com potencial de aplicação em reparação óssea. Sabe-se que atualmente, a medicina tem buscado métodos eficazes para acelerar o processo de cicatrização e regeneração óssea para tratar várias doenças e traumatismos relacionados aos ossos. Muitos estudos estão sendo desenvolvidos na área de biomateriais com intuito de melhorar a vida do paciente após implantação ou enxerto. A busca pela fabricação de fosfatos de cálcio (apatitas) está associada às características físicas e de performance que podem apresentar: microporosidade, morfologia de grãos, alta área superficial, hidratação, similaridade cristalográfica com ossos/dentes, biocompatibilidade e capacidade de desempenhar a neoformação óssea e osseointegração do biomaterial pelo tecido ósseo formado. Os scaffolds tem recebido cada vez mais atenção, na área médica e biomédica devido à sua capacidade de permitir que células humanas saudáveis possam crescer em sua estrutura, para efeitos de reparação, restauração ou manutenção das funções de tecidos danificados ou doentes. Isso porque, os scaffolds possuem uma estrutura porosa com poros interconectados e uma química de superfície adequada, de forma a facilitar a adesão celular, a proliferação e o transporte de nutrientes e resíduos metabólicos. As células são direcionadas para crescerem na forma física desejada e para suportar a vascularização do tecido. Uma porosidade típica de 90%, bem como um diâmetro de poro de pelo menos 100 µm é desejado para a difusão celular e uma vascularização adequada do novo tecido. Após a implantação do biomaterial no paciente, o processo de regeneração promoverá a formação de um neotecido que deverá substituir os espaços deixados pela degradação do biomaterial. Do ponto de vista da engenharia, a otimização dos scaffolds em estruturas 3D é de fundamental importância para a medicina regenerativa. Dentre os requisitos para a produção dos scaffolds está a biocompatibilidade: o material não pode causar uma resposta inflamatória, nem demonstrar imunogenicidade ou citotoxicidade. Finalmente, as propriedades mecânicas dos scaffolds devem ser suficientes para evitar que a estrutura venha a colapsar durante o manuseio e atividades normais do paciente (0,3 a 0,4 MPa), sendo necessário combinar as propriedades mecânicas dos tecidos hospedeiros com uma interface forte e estável. Dessa forma, pode-se reduzir o risco de rejeição ou reação corpo estranho e conseguir uma boa adaptação e cobertura pelos tecidos moles circundantes que garantem o fornecimento de resistência e rigidez suficientes para prevenir a fratura sob cargas fisiológicas. Atendendo a esses requisitos, o scaffold substitui temporariamente o tecido natural fornecendo uma estrutura adequada para o corpo criar um novo tecido ósseo
Para isso, scaffolds com diferentes níveis de porosidade serão obtidos a partir de dois métodos de processamento coloidal: colagem de barbotina e liofilização. Após obtenção de suspensões estáveis e processamento, os scaffolds obtidos serão caracterizadas quanto às suas porosidades. A bioatividade será avaliada em fluido corporal simulado. Os scaffolds serão submetidos a ensaios mecânicos de compressão para avaliação da reistencia mecânica.
Sistema de espaços livres na região carbonífera de Santa Catarina
O grupo de pesquisa estuda as linhas Cidade Educadora: paisagem, espaços livres e cidadania, Espaços Livres e Forma Urbana, Espaços livres protegidos, Espaços Livres Públicos, Paisagem, Patrimônio e Sistemas de Espaços Livres e Tecnologias Assistivas e Espaços Livres na Cidade.
Sociedade 5.0: um estudo das práticas contábeis
O grau de desenvolvimento tecnológico em que se encontram as grandes economias é classificado pelas Revoluções Industriais. A quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0 nasceu em 2011, caracterizada pelo surgimento dos sistemas cyber físicos. Neste cenário a atenção está voltada para o desenvolvimento tecnológico. Cinco anos após, em 2016 surge a Sociedade 5.0, também conhecida como Sociedade Super Inteligente, com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e/ou inclusão e sustentabilidade. A Sociedade 5.0 evidencia o desenvolvimento da sociedade em conjunto com a tecnologia desenvolvidas nas revoluções industriais.
Neste cenário a pesquisa objetiva verificar as práticas da Sociedade 5.0 ensinadas em um curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária, bem como elucidar possíveis lacunas de atuação. Para isso serão utilizados como procedimentos metodológicos uma abordagem qualitativa, descritiva, bibliográfica e levantamento, com o uso de entrevista. Compreende-se que inicialmente serão pesquisadas em nível bibliográficos as características da Sociedade 5.0. Posteriormente serão verificados por meio de dados disponíveis os cenários de atuação do profissional contador relativos à Sociedade 5.0. Por fim, será aplicado uma entrevista para verificar as práticas da Sociedade 5.0 já adotadas por um curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária. Espera-se, que em pose dos dados e análise, possa se contribuir com melhorias no curso de Ciências Contábeis da UNESC, auxiliando ao corpo docente meios de aprimorá-lo. Tem-se por expectativa também, encontrar no curso de Ciências Contábeis práticas e possibilidades que o possam caracterizar como um curso do futuro.
Uso da melatonina na perda de folículos primordiais induzida pela cisplatina em camundongas.
Uso da melatonina na perda de folículos primordiais induzida pela cisplatina em ovários de camundongas: revisão sistemática
Visto a grande quantidade de mulheres, com idade menor que 50 anos, que são diagnosticadas com algum tipo de câncer no mundo e que um dos principais tratamentos usados para essa patologia é a base de quimioterapia, principalmente à base de cisplatina, vê-se uma preocupação crescente pois há um aumento no número de casos de Insuficiência ovariana prematura (IOP) por causas iatrogênicas. A IOP afeta mulheres em idade reprodutiva, principalmente, abaixo dos 40 anos. Esse processo leva a falência ovariana, induzida pelo tratamento quimioterápico, o que pode causar complicações a curto e a longo prazo. As consequências de curto prazo resultam principalmente da deficiência imediata de estrogênio, podendo incluir sintomas vasomotores como, fogachos, suores noturnos, palpitações cardíacas ou dores de cabeça. Já nos riscos à saúde a longo prazo pode ser evidenciado infertilidade, osteoporose, doenças cardiovasculares e neurológicas e um risco aumentado de morte prematura. De modo igual, a menopausa precoce e a disfunção sexual também podem ser relatadas como consequências da falência ovariana. Assim, prevenir a IOP e proteger o pool de folículos ovarianos têm se tornado essencial para melhorar a qualidade de vida de pacientes, em idade reprodutiva, com câncer que recebem quimioterapia. Em vista disso, estudos experimentais recentes, demonstram que o tratamento com melatonina pode melhorar a insuficiência ovariana prematura. Visto que, foi bem relatada sua função na maturação dos folículos ovarianos e na preservação da qualidade dos mesmos. A partir das evidências do importante papel da falência ovariana prematura nos tratamentos quimioterápicos, procura-se investigar se a associação da melatonina seja eficaz na prevenção da perda de folículos durante a quimioterapia assim como na preservação da fertilidade. Por este motivo, será desenvolvida uma revisão sistemática para avaliar a eficácia da melatonina em prevenir a perda de folículos ovarianos primários em camundongas submetidas a quimioterapia a base de cisplatina, através de uma revisão sistemática e meta-análise de estudos experimentais. Assim, uma estratégia de pesquisa será desenvolvida usando os seguintes termos: “cisplatin”, “melatonin” e “ovarian” como palavras-chave, pesquisadas anteriormente no Medicalc Subject Headings (MeSH). Estes termos serão pesquisados nas principais bases de dados, como: MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, Insight e literatura cinza (Google Scholar). Espera-se por meio desta revisão, avaliar a eficácia da melatonina em prevenir a perda de folículos ovarianos antrais em camundongas, a eficácia da melatonina em prevenir a perda de folículos ovarianos secundários em camundongas e a possibilidade de evoluir os estudos para fase com pacientes humanos.