Projetos e inovação / CATOLICASC
1 registro(s) encontrado(s)
Adequação do Parquinho Infantil com produtos sustentáveis
O objetivo do projeto de intervenção é trazer soluções aos problemas da comunidade, sob o olhar técnico, ambiental e social das instituições de ensino superior.
O projeto é desenvolvido pelos 86 acadêmicos contemplados pelas bolsas do UNIEDU no projeto de extensão Proesde promovido pelo Governo de Santa Catarina e conta ainda com a parceria da AMUNESC e da AMVALI. Os espaços escolhidos ficam no bairro Jardim Paraíso ao lado da UBSF Jardim Paraíso IV, em Joinville/SC e o espaço frontal do Parque de Eventos Alfredo Pasold, cidade de Schroeder/SC. No espaços públicos escolhidos serão executados floreiras, horta, bancos, além dos brinquedos infantis com pneus reciclados e ao menos um brinquedo PCD, tudo idealizado pela coordenadora do Proesde da Católica de Santa Catarina, professora Carine Cardoso dos Santos, inspirado no Ecopark Oeste, em Cascavel/PR e muito bem acolhido pelos acadêmicos.
A proposta de projeto está dividida em três etapas executivas. A primeira foi abordagem técnica das temáticas do projeto como desenvolvimento sustentável, ODS, economia circular, política nacional dos resíduos sólidos e projeto urbanístico, ministrados aos bolsistas durante os meses de junho e julho de 2021. A etapa seguinte será o desenvolvimento do projeto nos meses de agosto e setembro. Nesta segunda etapa, os bolsistas irão fazer a primeira visita a campo para reconhecimento da área e levantamento dos dados. Na sequência, farão o dimensionamento dos brinquedos reciclados com pneus, entre outros, usando muita técnica, conhecimentos, criatividade e inovação. A última fase desta etapa é a aprovação do projeto pelos parceiros envolvidos e a comunidade.
Já a terceira etapa será a execução do projeto. Nesta etapa, os bolsistas e comunidade colocarão “a mão na massa”. Os acadêmicos, os professores e a comunidade executarão o projeto aprovado, executarão os brinquedos com pneus reciclados e ainda farão, horta, floreiras, bancos, plantio de árvores, placas motivacionais. Assim como, intervir na comunidade por meio da conscientização da coletividade, o uso adequado do meio, a manutenção, ... entre outros aspectos. O que não foi possível os bolsistas e comunidade executar será contratado de terceiros.