17ª edição do Sepoc reuniu 350 participantes na Univali
14.11.2025
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu, entre os dias 9 e 12 de novembro, o 17º Seminário em Eletrônica de Potência e Controle – Sepoc. Estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de engenharia elétrica e computação estiveram reunidos, no Campus Balneário Camboriú, para prestigiar o evento internacional. Todas as atividades do seminário científico, técnico e industrial foram ministradas em inglês.
A 17ª edição do evento ocorreu sob a temática “Computação Aplicada e Soluções de Ponta em Eletrônica de Potência e Controle para a Indústria 5.0”. O evento foi realizado com o objetivo de integrar universidades, instituições de pesquisa, empresas e indústrias ligadas à computação aplicada, sistemas de potência, eletrônica de potência, automação e controle.
De acordo com o professor da Univali e idealizador do evento, José Renes Pinheiro, a 17ª edição do Seminário reuniu 350 participantes e teve 217 trabalhos inscritos. Além disso, o Seminário ofereceu premiações aos melhores trabalhos por tópico e também ao grande destaque entre todos os trabalhos apresentados. A programação também incluiu atividades sociais e um desafio industrial com premiações. Um reconhecimento especial, para os melhores artigos da América Latina, apresentados nos últimos cinco anos do Sepoc, também foi realizado.
“Estamos muito contentes com o resultado, foram quatro dias de muito trabalho e de produções técnicas, mas também tivemos atividades sociais e os sorteios aos participantes, que ocorreram durante todo o evento. Foi uma alegria muito grande e nós agradecemos a presença de todos os participantes, bem como toda a comunidade da Univali que abraçou o Sepoc e promoveu a sua organização neste ano.”, afirmou o professor Pinheiro.
Assuntos em destaque
Durante o evento foram abordados temas como o papel da computação aplicada, sistemas de controle, eletrônica de potência e redes inteligentes, para garantir a confiabilidade e a qualidade da energia em sistemas elétricos.
Também estiveram em pauta as aplicações da computação, eletrônica de potência, sistemas de controle e sistemas de energia no contexto de microrredes e o uso da computação aplicada, eletrônica de potência e automação, para equilibrar desempenho e eficiência energética em processos industriais.
Saiba mais
O 17º Sepoc foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Univali. O Seminário aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o apoio da iniciativa privada.
A programação teve palestras de especialistas brasileiros, da Noruega, França e Portugal, além da presença de pesquisadores de vários continentes, que abordaram inovações na área de engenharia. Workshops, sessões técnicas e apresentações de artigos acadêmicos fizeram parte das atividades do evento.
Paralelo ao Sepoc, também o ocorreu o encontro promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas Eletrônicos (IEEE), atividade na qual pesquisadores de vários países puderam apresentar os seus artigos, de forma presencial e remota.
