Estudantes finalizam primeiro jogo desenvolvido no Laboratório de Criatividade e Desenvolvimento Humano
29.08.2025
A equipe do projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional – Dua Games promoveu, nesta quinta-feira, 28, a devolutiva das oficinas de criação de jogos digitais realizadas no Laboratório de Criatividade e Desenvolvimento Humano da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
O projeto visa a criação de jogos digitais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo ou deficiência intelectual, mental e múltipla, garantindo mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
O evento envolveu pais, docentes, supervisores e estudantes do Grupo Escolar Carlos de Paula Seara, bem como a equipe do Dua Games, que, juntamente com os estudantes, participou das oficinas de criação realizadas no primeiro semestre de 2025.
Ao longo de 10 encontros, o grupo desenvolveu o Portal Profundo, um jogo de plataforma lúdico e educativo. “A criação do jogo não foi apenas um exercício técnico, mas uma experiência estética que envolve a mediação da literatura, imaginação e tecnologia em favor da inclusão", explicou Osni Marques Junior, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, orientado pela professora Regina Célia Linhares Hostins.
“O desenvolvimento de jogos reforça o protagonismo dos estudantes, favorecendo seu processo de inclusão, desenvolvimento cognitivo e de habilidades sociais. Neste sentido, o projeto DuaGames se fortalece como prática inovadora no campo educação inclusiva e tecnológica, aliando-se as metodologias de cocriação e contribuindo para a formação do sujeito", explica a coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves.
O Dua Games, aprovado no edital SisAssistiva/2022 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), envolve pesquisadores e docentes dos cursos de graduação em Design de Games e Ciência da Computação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Saúde e Gestão do Trabalho.
Mais informações: com a professora Adriana Gomes Alves - (47) 3341-7516.