UNC realiza VII simpósio nacional do contestado
08.11.2022
Atividades de pesquisa e extensão fazem parte do dia a dia da Universidade do Contestado (UNC), reforçando um dos principais compromissos da instituição que é estimular o fazer ciência, como parte do processo de aprendizagem.
Dessa forma, a UNC realiza o VII Simpósio Nacional do Contestado, com o tema “Memória, Educação e conflitos sociorreligiosos no Brasil”, entre os dias 7 a 11 de novembro. O evento está acontecendo de forma online, com transmissão pelo Youtube da UNC, e tem em sua programação diversas palestras e apresentações de pesquisas sobre o Contestado.
O principal objetivo simpósio é incentivar pesquisas multidisciplinares sobre a Guerra do Contestado, além da troca de conhecimento entre alunos de todos os níveis da educação, desde o ensino básico, até o programas de mestrado e doutorado. É também uma forma de valorizar a memória dos grupos sociais que participaram ou foram envolvidos no conflito.
“Atividades como o simpósio permitem o enriquecimento do saber acadêmico, pois são uma forma ímpar de trocar informações, ampliar a cultura e a formação acadêmica. Além de ir ao encontro da missão da UNC em oferecer um ensino de excelência”, ressalta o reitor da UNC e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin.
Na abertura do simpósio, foram apresentados trabalhos que abordaram a questão de terras no Contestado, a religiosidade, a questão dos desertores do conflito, além das relações conflituosas do pós-guerra. Já a principal palestra do dia foi ministrada pela Dra. Marizete Lucini (UFS) com o tema “Educação, cultura e diversidade: reinventar a re-existência para continuar a existir”.
Você pode conferir a palestra de abertura pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=blWwXAcoOuI
Desta forma, a UNC ratifica o seu papel como agente fundamental no processo de produção e disseminação do conhecimento, além de proporcionar a divulgação e valorização da história e das tradições catarinenses.