UNC incentiva pesquisa e ciência no XI SIPEX
25.11.2022
A Universidade do Contestado (UNC) realizou o XI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIPEX), na última sexta-feira (18). O evento incentiva a produção científica e a integração entre professores e estudantes de diferentes cursos. Dessa forma, reforça uma das principais missões da UNC que é ser uma universidade de excelência em ensino, pesquisa e extensão.
Nesta edição o SIPEX teve um recorde de resumos recebidos com 754 resumos submetidos (um aumento de 396% em relação a 2021), sendo que 424 foram aprovados para modalidade e-poster e 127 trabalhos aprovados para a modalidade oral. Além das submissões da comunidade UNC, o evento também recebeu resumos de instituições de ensino externas e da parceria de intercâmbio da Universidade de Aveiro de Portugal e também incluiu as atividades realizadas no ensino a distância.
Além disso, em sua abertura, o SIPEX teve a palestra sobre a importância da internacionalização durante a graduação, ministrada pela coordenadora geral de relações internacionais da UNOESC e vice-coordenadora da câmara de relações internacionais da ACAFE, professora Nicole Stivaletta Contini.
“Eventos como o SIPEX são de grande importância por estimular e revelar talentos científicos que podem fazer a diferença em nossa região. Além disso, essa interação e produção de conhecimento científico, que vai além sala de aula, faz toda diferença na formação completa dos nossos acadêmicos” destaca o reitor da UNC e presidente da Fundação Universidade do Contestado, Luciano Bendlin.
Para os acadêmicos participantes, o evento foi positivo por apresentar diversas formas de desenvolvimento da carreira profissional, além de apresentar diversas possibilidades de aprimoramento de conhecimento dentro da universidade.
“O SIPEX me surpreendeu com uma abertura excelente sobre a internacionalização. Além de pesquisas de ótima qualidade. Sendo este meu último SIPEX como acadêmica, me emocionei com a quantidade de pesquisas realizadas nesse ano pelos nossos acadêmicos de todos os campi da UNC. Isso prova que, a nossa universidade poderá ir ainda muito mais longe do que um dia imaginamos” ressalta Mariana Jamille, acadêmica da décima fase do curso de Fisioterapia, campus Mafra.
Desse modo, o SIPEX reforça o compromisso da UNC em construir e difundir conhecimento de qualidade, através do ensino, pesquisa e extensão.