Projetos de extensão / UNOCHAPECO
13 registro(s) encontrado(s)
Academia Escola
Academia Escola.
A prática de exercícios físicos associados a um espaço que proporcione socialização e descontração tem contribuído significativamente para a saúde física e mental. A Academia Uno é um projeto de extensão vinculado ao curso de Educação Física, e atende funcionários, acadêmicos da Universidade e comunidade externa. O projeto viabiliza um processo de ensino-aprendizagem através de um laboratório, estimulando a execução de atividades e possibilitando meios e ações que enriqueçam a formação dos acadêmicos de Educação Física.
O projeto além de priorizar os níveis de aptidão individual e técnica correta para a execução dos exercícios de força, contribui para aproximação das relações pessoais entre os funcionários da Instituição e os acadêmicos dos diversos cursos Universidade.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Brincando no Hospital.
O projeto vem sendo realizado desde o ano de 2001 e deu origem ao que hoje é denominado de Programa Sorriso para vida. A ação caracteriza-se como intervenção lúdica e educativa que possibilita a vivência e reflexão de práticas corporais, objetivando a (re) significação do tempo/espaço da hospitalização infantil e de adolescentes, em tratamento oncológico ou ambulatorial e seus cuidadores, a ser implementado no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança em Chapecó, podendo vir a ser realizado em instituições hospitalares da região, a partir de demandas e condições específicas. O projeto tem sob sua responsabilidade a gestão e oferta de atividades na Brinquedoteca do Hospital da Criança.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Centro de Atendimento a Comunidade - CAC
O Centro de Atendimento à Comunidade é um Programa Permanente de Extensão da Unochapecó é formado pelos Projetos Escritório Sócio Jurídico, Serviço de Mediação Familiar, Pecjur e Serviços de Psicologia.
Descrição
O Centro de Atendimento à Comunidade é um Programa Permanente de Extensão da Unochapecó, formado pelos Projetos Escritório Sócio Jurídico, Serviço de Mediação Familiar, Pecjur e Serviços de Psicologia. Esses Projetos vinculam-se fortemente à comunidade regional, atendendo uma população que historicamente não teve acesso e/ou acessou de forma muito precária os seus direitos de cidadania. Atende prioritariamente a população residente nas Comarcas de Chapecó, Xaxim e São Lourenço do Oeste, com renda familiar de até 03 salários mínimos. Tem como objetivo constituir espaço de formação profissional, defesa e garantia dos direitos da população que vive em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações articuladas e interdisciplinares, com vistas à redução das desigualdades sociais, à promoção da cidadania e à formação ética, cidadã e emancipatória. Na questão metodológica, se orienta na concepção materialista dialética, a partir da qual cada projeto organiza suas atividades e procedimentos, primando pelo desenvolvimento de atividades integradas, ações interprojetos e interdisciplinares, reconhecendo a complexidade da realidade com a qual trabalham, o que desafia a construção de alternativas também complexas, as quais demandam a intervenção de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Considerando a especificidade de cada Projeto, os atendimentos podem ser individuais (orientação, atendimento psicológico, encaminhamento de processos judiciais...); familiares (mediação familiar, processos judiciais...) e/ou coletivos (capacitações, atendimentos a grupos específicos, dentre outras). Por meio da ação do Programa, visualiza-se a possibilidade de impactar na formação dos acadêmicos e na comunidade local/regional, desenvolvendo a leitura e interpretação crítica da realidade, tanto do ponto de vista da formação acadêmica, quanto por parte dos cidadãos que buscam acessar a justiça e garantir seus direitos de cidadania.
Relevância
Constituir espaço de formação profissional, defesa e garantia dos direitos da população que vive em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações articuladas e interdisciplinares, com vistas à redução das desigualdades sociais, à promoção da cidadania e à formação ética, cidadã e emancipatória.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM.
O CEOM Objetiva salvaguardar, pesquisar e comunicar acervos arqueológicos, documentais e bibliográficos, sejam eles, materiais e imateriais, realizar e estimular pesquisa, comunicação e extensão universitária em Patrimônio Cultural, Memória, História, Arquivologia,
Arqueologia e Museologia, com enfoque na região Oeste de Santa Catarina. Tem se configurado numa das principais instituições de salvaguarda, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e arqueológico no estado de Santa Catarina por atuar de forma sistemática há quase
30 anos. Ao longo dessas décadas, contribuiu para formação de profissionais, publicou mais de 70 obras bibliográficas, produziu e exibiu mais de 60 exposições, e tem sob sua proteção mais de 400 metros lineares de acervo histórico e aproximadamente 100 mil peças arqueológicas que remontam a mais de 10 mil anos de história.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Cineclube Helena.
Cinema Novo, buscando identificar e incentivar todas as “He-lenas” dos diferentes âmbitos artísticos. Como cineclube, este projeto visa apresentar periodicamente um circuito temático. De produções audiovisuais nacionais e internacionais com discussões sobre as temáticas abordadas. Após cada exibição, é promovido um momento para debate e reflexão com a presença de estudantes, professores, profissionais e o público que prestigiou sessão. Nascido da iniciativa de estudantes de Produção Audiovisual e Cinema e Vídeo da Unochapecó, o Cineclube Helena vem atender a uma demanda regional por espaços de exibição e de discussão de conteúdos audiovisuais e de temáticas emergentes e urgentes na sociedade. Organizado por um Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, o Cineclube teve sua primeira exibição realizada em 11 de maio de 2018, na Unochapecó, e desde então vem cumprindo sua periodicidade.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Coro Universitário.
O Coro Universitário Unochapecó, que atua há 22 anos, desenvolve atividades culturais desde a formação vocal inicial (com base técnica e conhecimentos específicos de canto, voz, música e estética artística) até a participação e promoção de eventos culturais de música vocal. Promove a sensibilização estética e artística dentro e fora do ambiente
acadêmico. Foi o projeto de extensão universitária pioneiro no modelo de evento que intenta no encontro e troca de experiências em canto coral e música, com nível e reconhecimento regional – Encontro Brasileiro de Coros Universitário, que chegou a sua décima sétima edição.
Suas atividades ocorrem de fevereiro a dezembro, com ensaios semanais que contemplam até 7 horas/semana. O Projeto Coro Universitário recebeu o Prêmio Méritus de 2012, como projeto
destaque em extensão universitária.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Facelera
Facelera.
O Projeto Facelera apresenta uma visão inovadora de formação acadêmica a partir da integração da Unochapecó com empresas e empresários da área das engenharias. O objetivo do Facelera é permitir aos discentes uma imersão no ambiente profissional mediante abordagem de assuntos que desenvolvam habilidades corporativas, sociais e tecnológicas, através da mentoria de empresários com experiência consolidada no ambiente profissional. Isto proporcionará a formação de engenheiros qualificados, os quais apresentarão características que atendam a necessidade atual do mercado de trabalho.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Feirinha Uno
Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó.
A Feira Sustentável da Agricultura Familiar da Unochapecó se constitui em projeto inovador, único na cidade de Chapecó e região Oeste do estado. Por se caracterizar como uma feira de produtos da agricultura familiar no ambiente universitário assume particularidades que perpassam lógica comercial entre feirantes e consumidores.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Laboratório de línguas - LABLIN
Laboratório de línguas - LABLIN.
O Laboratório de Línguas (Lablin) é um projeto permanente de extensão de caráter educativo e social, promotor de ações envolvendo língua portuguesa, línguas estrangeiras e qualificação acadêmica. Executa atividades em escolas parceiras, principalmente intervenções
didático-pedagógicas em escolas públicas de ensino regular. As metodologias utilizadas no processo formativo visam desenvolver competências por meio dos 5 eixos, conforme orienta a BNCC - oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. O público-alvo é a comunidade em geral, pois as ações desenvolvidas contemplam a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa. O Lablin busca tornar-se um espaço de
referência enquanto promotor de atividades inerentes ao ensino-aprendizagem de línguas.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Unochapecó enquanto instituição signatária dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) assume um papel de agente transformador, que por meio da promoção de ações articuladas, busca contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, ambientalmente correta e economicamente equilibrada. Frente a estas questões, formou-se uma Comissão Interna para assuntos relacionados aos ODS que organizará suas ações a partir do presente projeto.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Orquestra de Câmara da Unochapecó
A Orquestra de Câmara Unochapecó tem como objetivo promover atividades culturais que impactem, surpreendam e desenvolvam esteticamente a comunidade acadêmica.
Em atividade desde 2008, a Orquestra de Câmara Unochapecó, sob a Regência de Gustavo Pereira Malfatti, surgiu como atividade complementar do Coro Universitário Unochapecó, e este advindo de necessidades específicas do Grupo de Teatro Expressão Universitária - GTEU. Em consonância com o Grupo de Dança Essência, esses quatro projetos compõem o Programa de Extensão em Cultura.
Como necessidade inicial, a Orquestra contava com instrumentistas que já tinham a prática de algum instrumento, independente de qual fosse esse instrumento. No curso de seu desenvolvimento, foi-se norteando que os instrumentos que comporiam o grupo seriam os instrumentos específicos de uma orquestra de câmara tradicional. Desde essa nova diretriz, houve a necessidade de instruir novos músicos, desde as primeiras aulas de instrumento.
Estudos têm apontado para o ganho intelectual que a música pode trazer para quem a prática. Beneficio que tem chamado atenção de pessoas de todas as áreas de conhecimento. Cada participante do projeto tem buscado conexões entre sua experiência musical e suas habilidades específicas na sua profissão.
A justificativa institucional deste projeto deve-se as ações culturais desenvolvidas pela Unochapecó, as quais interferem diretamente na comunidade acadêmica e bem como na comunidade externa. Além da esfera administrativa, este projeto estabelece para suas ações a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão em consonância com a filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas, reflexivas e culturais, buscando promover a educação plena e a formação integral do ser humano com foco na formação de profissionais que produzam conhecimento na sua área de atuação de forma desenvolta e criativa. Busca ainda, implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional.
Relevância
A Orquestra de Câmara Unochapecó tem como objetivo promover atividades culturais que impactem, surpreendam e desenvolvam esteticamente a comunidade acadêmica; e consolidar permanentemente o desenvolvimento da manifestação artística e cultural no âmbito acadêmico e na comunidade local.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Tamo Junto.
O Tamo Junto surgiu como plano de ação intersetorial direcionado a prevenção e promoção em saúde mental, acolhimento e apoio psicossocial em perspectiva integral, ofertado desde abril de 2020, a crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, com direitos violados ou que vivenciam problemáticas prévias ou emergentes de saúde mental, durante o surto de COVID-19. O plano, batizado como Programa Tamo Junto: Cuidado Integral e Arte, foi inicialmente desenvolvido para atuar junto ao território da RAIA EFAPI, na cidade de Chapecó, ampliando-se no segundo semestre de 2020 para o território da RAIA LÍDER, e visa neste ano a expansão para o território da RAIA SÃO PEDRO/PROPAZ LESTE. A RAIA - Rede de Atendimento à Infância e Adolescência, existe na cidade desde o ano de 2006, enquanto iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina – Comarca de Chapecó, em articulação com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ e com o poder executivo municipal. É voltada a potencializar a cooperação e articulação do trabalho intersetorial entre políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Segurança Pública. A RAIA está organizada, no município de Chapecó, em 6 Regiões, de acordo com a divisão territorial da Política de Assistência Social (São Pedro, Seminário, Líder, Cristo Rei, Marechal Borman e EFAPI). Este movimento, que reúne diferentes instituições e atores, fomenta constante planejamento de ações em rede, encontros mensais no âmbito dos territórios para estudos da realidade, construção de metodologias de intervenção e definição de estratégias coletivas, buscando a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.
Viveiro Florestal Universitário
O objetivo do Viveiro é promover conhecimento sobre a produção de sementes, mudas florestais e educação ambiental para impactar socialmente a comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral.
O Viveiro Florestal Universitário produz anualmente cerca 90 mil mudas de espécies florestais nativas do Bioma Mata Atlântica, enfatizando as espécies da região oeste catarinense.
A coleta de sementes é desenvolvida pela equipe de trabalho do Viveiro Florestal Universitário, visando atender a demanda de sementes para a produção de mudas e das atividades de pesquisa e extensão.
As mudas produzidas são destinadas, principalmente, para escolas, ONGs, instituições públicas e privadas, prefeituras, agricultores, setores da própria Universidade e comunidade em geral.
O Viveiro dispõe de bolsas de extensão remuneradas, além de estágio voluntário (artigo n° 170) para estudantes que tenham interesse nas atividades desenvolvidas pelo projeto.
O objetivo do Viveiro é promover conhecimento sobre a produção de sementes, mudas florestais e educação ambiental para impactar socialmente a comunidade acadêmica e a sociedade de modo geral. É o ensino, a pesquisa e a extensão conscientizado por meio da Educação Ambiental.
O Viveiro foi criado em 2002 e, no ano seguinte, integrado ao Programa de Extensão Espécies Vegetais e Preservação Ambiental.
Clique aqui para saber mais sobre o Projeto de Extensão.