Cursos de extensão / UNOCHAPECO
82 registro(s) encontrado(s)
10 dicas para melhorar seu projeto de pesquisa
Seja para começar o trabalho de conclusão de curso, para ingressar em um curso de pós-graduação ou para buscar financiamento/bolsas em pesquisas científicas. Um bom projeto é a porta de entrada para o sucesso no meio acadêmico. Com algumas dicas de conteúdo, estrutura e elementos essenciais, é possível elaborar um projeto de pesquisa teoricamente sólido e atrativo.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
A arte de contar histórias.
Como contar uma história? Como dar vida aos personagens? Que tom de voz usar?
Josiane Geroldi contadora de histórias dá algumas dicas de como aperfeiçoar essa arte.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
A Literatura com outros Olhos.
O Projeto de Extensão Literatório tem por objetivos: Proporcionar diferentes alternativas de atividades com a leitura aos acadêmicos e estudantes das escolas públicas e privadas, também incentivar e auxiliar as escolas que pretendem organizar seus próprios espaços de leitura.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Algoritmos e Programação
Este curso tem como objetivo fornecer os fundamentos teóricos e práticos necessários para desenvolver habilidades de resolução de problemas computacionais por meio de algoritmos e sua implementação em linguagens de programação.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Este curso tem como objetivo principal ensinar os conceitos básicos de algoritmos, estruturas de dados e lógica de programação. Isso inclui a compreensão de como identificar, analisar e resolver problemas de forma eficiente utilizando algoritmos apropriados. Além disso, o curso também visa desenvolver habilidades de programação em uma ou mais linguagens de programação.
A temática de algoritmos e programação, geralmente é considerada como a base para o estudo de disciplinas mais avançadas de ciência da computação, pois fornece os fundamentos necessários para a compreensão de conceitos mais complexos, como inteligência artificial, bancos de dados, segurança da informação, entre outros.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Introdução a programação;
- Aula 02 – Introdução a C/C++;
- Aula 03 – Variação de tipos de dados, impressão na tela (saída de dados), operadores aritméticos;
- Aula 04 – Estruturas condicionais (if), operadores relacionais e operadores lógicos;
- Aula 05 – Laços de repetição (while, for);
- Aula 06 – Laços de repetição (do);
- Aula 07 – Vetores;
- Aula 08 – Vetores exemplo de ordenação;
- Aula 09 – Matrizes;
- Aula 10 – Funções sem parâmetro e sem retorno e funções com parâmetros;
- Aula 11 – Funções com parâmetros e retorno;
- Aula 12 – Ponteiros e Orientação a Objetos.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Apoio Psicossocial Remoto
O objetivo do curso é capacitar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para prestar apoio psicossocial remoto, como primeiros socorros psicológicos para situações de emergências humanitárias em que a atuação presencial está inviabilizada.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Aprenda a elaborar seu Currículo Lattes.
O Currículo Lattes é um currículo elaborado nos padrões da Plataforma Lattes, gerida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma Lattes é resultado da experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informação. O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro do percurso acadêmico de estudantes e pesquisadores do Brasil.
Atualmente é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. Deste modo a capacitação tem por objetivo explicar e exemplificar os campos do
currículo Lattes e como deve ser realizado o cadastro das informações dentro da plataforma.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
BNCC na prática
A BNCC é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. O curso busca detalhar o documento da Base Nacional Comum Curricular visando maior compreensão.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Carreira no século XXI e as Soft Skills
Compreende-se que desenvolver uma habilidade técnica é mais fácil do que uma habilidade comportamental, então percebe-se a necessidade de trabalhar isso nos profissionais, para que possam se desenvolver e atender as necessidades das empresas no contexto atual.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Ciclos de vida de projetos e os processos de gerenciamento
Gerenciamento de projetos
O objetivo do curso é possibilitar ao aluno compreender os ciclos de vida dos projetos e os principais processos para o gerenciamento de projetos. Considerando ciclos de vida dos projetos, fases e relacionamentos entre fases. Grupos de processos em gerenciamento de projetos: iniciação, planejamento, execução, encerramento, monitoramento e controle.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Como produzir vídeos com o celular.
Dicas de como produzir um vídeo utilizando um smartphone, dicas sobre roteiro, iluminação, áudio, cenário, figurino e enquadramento.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Conceitos Essenciais de Segurança da Informação e da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Principais características da Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos sobre as empresas e governo.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.
Vídeo oficina de Construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Coordenação Pedagógica e a Formação Docente
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) no processo de formação continuada dos profissionais da escola.
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I
- A escola como lócus privilegiado da formação docente;
- Concepções sobre formação continuada em serviço;
- O(a) coordenador(a) pedagógico(a) e a formação centrada na escola.
UNIDADE II
- O coordenador pedagógico e seus percursos formativos;
- Conhecimentos prévios e as necessidades formativas dos professores;
- A formação continuada e o trabalho colaborativo.
UNIDADE III
- A observação de aulas como estratégia de formação continuada de professores;
- A formação continuada e as reuniões pedagógicas;
- A pesquisa na formação e trabalho docente;
- O ato criativo do (a) coordenador pedagógico como elemento formativo na escola (exemplos de práticas).
Coordenação pedagógica e a gestão da prática pedagógica
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em relação
ao processo de gestão da prática pedagógica na escola.
Ministrante: Prof.ª Me. Priscila de Sousa
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: base conceitual – Coordenação pedagógica e a gestão das práticas escolares
- Coordenadores e a LDB;
- Concepções inerentes às práticas escolares;
- Dimensões imbricadas nas práticas escolares;
- Projeto político pedagógico (PPP) como produção coletiva e sua articulação com os demais documentos escolares;
- Coordenação e metodologia de ensino.
UNIDADE II: aprofundamento teórico/técnico – Coordenação pedagógica a gestão do currículo escolar
- Função formadora, articuladora e transformadora do coordenador pedagógico;
- Currículo: seleção de conteúdos e acompanhamento.
UNIDADE III: aplicações práticas – Coordenação pedagógica e as demandas cotidianas: oportunidades formativas
- Indisciplina, dificuldades de aprendizagem e inclusão: desafios ao(a) coordenador(a) pedagógico(a);
- O(a) coordenador(a) pedagógico(a) e a questão do registro e acompanhamento dos docentes e discentes;
- A coordenação das reuniões pedagógicas: oportunidade de comunicação e aprendizagem.
Coordenação Pedagógica e as Relações Família-Escola
Este curso tem por objetivo qualificar-se, teórica e metodologicamente, para intervir no âmbito da gestão pedagógica, com vistas ao fortalecimento das relações entre família e escola.
Ministrante: Prof. Dr. Odilon Luiz Poli
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: Família: conceito e transformações ao longo da história: elementos para a compreensão da família contemporânea
- Importância da participação dos grupos familiares no processo de educação escolar;
- Antecedentes históricos da família contemporânea;
- Elementos sobre o desenvolvimento da espécie humana e seus agrupamentos;
- O surgimento da família e suas transformações;
- A família na modernidade e no contemporâneo;
- Conceito de família, suas implicações e transformações recentes no Brasil;
- Transformações no conceito de família na história brasileira;
- Características da família contemporânea;
- Principais funções da família na atualidade.
UNIDADE II: Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares: sobre o papel da escola e da família no contemporâneo
- Novas dinâmicas familiares na família contemporânea;
- Implicações educativas e pedagógicas das novas dinâmicas familiares;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
UNIDADE III: Metodologias para a promoção da interação entre escola e família
- Elementos básicos de uma metodologia para promover a interação entre escola e família no processo de educação escolar;
- Indicações sobre o papel e as possibilidades de participação dos grupos familiares no acompanhamento do processo de educação escolar;
- Princípios pedagógicos essenciais para promover o engajamento da família no processo de educação escolar;
- O coordenador pedagógico e o gerenciamento da relação escola-família.
Coordenação pedagógica e as tecnologias digitais de aprendizagem
Este curso tem por objetivo interagir de forma crítica e criativa com as tecnologias digitais de aprendizagem a fim de reconhecer suas contribuições ao processo ensino-aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e colaborar para a formação continuada dos professores.
Ministrante: Prof.ª Me. Cristiane Oliveira Fiorentini
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Cultura digital
- O cenário atual da educação diante das tecnologias digitais;
- As TDIC como ferramentas de planejamento, registro e avaliação da ação pedagógica;
- Relação educador-educando via tecnologias;
- Vídeo (YouTube), Texto (E-book) e Audio (podcast).
UNIDADE II – Ambientes virtuais de aprendizagem
- Recursos e aplicativos da “família” Google;
- Redes colaborativas e a produção do conhecimento.
UNIDADE III – Educação midiática
- Redes sociais e educação;
- Realidade virtual e educação;
- Questões éticas e sociais que envolvem o uso das TDIC na educação básica.
Coordenação Pedagógica e o Projeto Político-Pedagógico da Escola
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) em relação ao processo de construção democrática do PPP da escola.
Ministrante: Prof.ª Fabíola Cardoso Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Projeto Político-Pedagógico: concepções e princípios norteadores
- Projeto Político-Pedagógico: origens, base histórica e documentos legais;
- Conceitos e Características do Projeto Político-Pedagógico;
- Princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico.
UNIDADE II – Projeto Político-Pedagógico: Construção coletiva e democrática
- Coordenação Pedagógica e a Gestão Democrática;
- Planejamento Participativo e Gestão Democrática;
- Os conselhos e órgãos colegiados da escola.
UNIDADE III – Projeto Político-Pedagógico e a Coordenação Pedagógica da escola
- Atribuições do Coordenador Pedagógico na construção do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a atualização do PPP;
- Coordenação Pedagógica e a mobilização da comunidade escolar.
Coordenação Pedagógica e o Trabalho Colaborativo na Escola
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) para desenvolvimento do trabalho colaborativo e do planejamento participativo na escola.
Ministrante: Prof.ª Ma. Ana Paula Dal Santo
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Emergência do conceito de trabalho colaborativo
- Fundamentos para um trabalho colaborativo;
- Coordenação pedagógica e o trabalho colaborativo na escola;
- As comunidades de aprendizagem profissional.
UNIDADE II – As relações interpessoais no cotidiano escolar
- O coordenador pedagógico e as relações interpessoais no ambiente escolar;
- Movimentos constitutivos da coletividade na escola;
- Expectativas dos sujeitos da comunidade escolar com relação à coordenação pedagógica.
UNIDADE III – O planejamento participativo
- Estratégias e itinerários metodológicos para o planejamento participativo na escola.
Coordenação pedagógica, planejamento e avaliação da aprendizagem
Este curso tem por objetivo subsidiar teórico-metodologicamente a atuação do(a) coordenador(a) pedagógico(a) com a finalidade de melhor orientar o planejamento educacional e as práticas de avaliação da aprendizagem na escola.
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
Módulo I – Conceitos e práticas de planejamento e avaliação formativa
- Conceitos e práticas de planejamento e avaliação educacional;
- Avaliação formativa: conceitos, princípios e procedimentos.
Módulo II – O planejamento pedagógico e a avaliação da aprendizagem
- Planejamento pedagógico e processo de avaliação da aprendizagem;
- Diversidade de instrumentos e critérios de avaliação.
Módulo III – Planejamento, Avaliação Formativa e o papel da Coordenação Pedagógica
- Conselhos de classe e o papel da coordenação pedagógica;
- Planejamento integrado e o papel da coordenação pedagógica.
Currículo do Ensino Fundamental (Áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – Área de Matemática e Ciências da Natureza
- A Matemática no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- As Ciências da Natureza no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE II – Área de Ciências Humanas
- As Ciências Humanas no Ensino Fundamental: competências específicas;
- A Geografia no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas;
- A História no Ensino Fundamental: competências específicas e unidades temáticas.
UNIDADE III – Área de Ensino Religioso
- O Ensino Religioso no Ensino Fundamental: histórico, competências específicas e unidades temáticas;
- Orientações para o planejamento e a avaliação a partir das habilidades da BNCC.
Currículo do Ensino Fundamental (áreas de linguagens)
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas para o ensino fundamental considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: O Ensino Fundamental no contexto da BNCC
- Elementos estruturantes do currículo segundo a perspectiva tradicional, progressista/crítica e da formação por competências;
- Conceito e componente das competências;
- Organização do Ensino Fundamental na BNCC.
UNIDADE II: Área de Linguagens na BNCC (Arte e Língua Portuguesa)
- Competências específicas da área de Linguagens;
- Arte no Ensino Fundamental;
- Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
UNIDADE III: Área de Linguagens na BNCC (Educação Física e Língua Inglesa)
- Educação Física no Ensino Fundamental;
- Língua Inglesa no Ensino Fundamental.
Currículo do Novo Ensino Médio
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar atividades pedagógicas no contexto do Novo Ensino Médio considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ministrante: Profª. Me. Adriamar Bez Batti Conteratto
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I – O Novo Ensino Médio no contexto da Educação Básica
- Aspectos legais e normativos do NEM.
UNIDADE II – BNCC e a reforma no Ensino Médio
- As novas DCN do Ensino Médio e seus desdobramentos.
UNIDADE III – As áreas do Ensino Médio: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Itinerários formativos, Projeto de vida, Componentes Curriculares Eletivos e formação técnica e profissional;
- Referenciais orientadores para elaboração de itinerários formativos.
Desenvolvimento de CRUD com Java e Angular
Esse curso tem por objetivo desenvolver aplicação Web com autenticação de login e senha e operações de cadastro, consulta, inserção, atualização e deleção utilizando JavaScript, Angular Framework e back-end com Java Spring Boot com banco de dados
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
O curso propõe-se a apresentar o desenvolvimento de um aplicativo web, com conceitos e tecnologias atuais utilizadas no mercado de trabalho, possibilitando a capacitação inicial necessária para atuar no desenvolvimento de software.
A partir do conteúdo ministrado no curso, você poderá realizar o desenvolvimento de software com as principais funcionalidades e características requeridas em softwares web como telas, banco de dados e regras de negócio.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Ferramentas e conceitos fundamentais;
- Aula 02 – Java Spring Boot, configuração e arquitetura do projeto;
- Aula 03 – Desenvolvimento da arquitetura de CRUD do back-end;
- Aula 04 – Back-end do cadastro de usuário e produto;
- Aula 05 – Autenticação JWT – JSON Web Token;
- Aula 06 – Projeto Front-end com Angular Framework;
- Aula 07 – Desenvolvimento da arquitetura do front-end;
- Aula 08 – Desenvolvimento da página de login do usuário;
- Aula 09 – Desenvolvimento da página de cadastro de produtos;
- Aula 10 – Listagem de cadastro de produtos;
- Aula 11 – Desenvolvimento do controle de acesso a páginas autenticadas;
- Aula 12 – Revisão do projeto e conceitos aprendidos.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Direito Processual Civil.
Traz as principais mudanças em vigor a partir do novo código de processo civil, novos procedimentos e posturas do sistema judiciário. Regulamenta o processo judicial civil do Brasil, no que se referem a prazos, recursos, competências e, tramitação. Neste curso a questão da mediação familiar é apresentada como, um novo modelo que vem conquistando espaço no sistema judiciário.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Diversidades e percurso formativo da Educação Básica
O objetivo do curso é compreender o percurso formativo como um continuum que se dá ao longo da vida escolar, enquanto um modo de considerar a singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos diferentes sujeitos
Conteúdo programático
- A diversidade como princípio formativo
- Educação e diversidade
- Educação Inclusiva/Educação Especial
- Educação e diferença: uma prática complexa
- O direito à diferença e à percursos formativos integrais na educação básica
- O direito à diferença
- O direito à igualdade de acesso ao conhecimento e permanência dos sujeitos na escola
- Desenvolvimento de percursos formativos integrais na educação básica
- A singularidade dos tempos e dos modos de aprender dos diferentes sujeitos
- Valorização das diferenças e a superação de perspectivas monoculturais, etnocêntricas e excludentes nos processos educativos
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Economia Comportamental.
O objetivo do curso é apresentar a ciência comportamental e fornecer insights que podem auxiliar agentes econômicos a aperfeiçoar o processo de tomada de decisão.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Elaboração de Currículos: aumente as suas chances profissionais
Este curso gratuito tem por objetivo capacitar os cursistas a desenvolver um currículo profissional atrativo, sem erros, que aumente as possibilidades de serem chamados para as vagas que desejam.
Ministrante: Profª. Me. Andrea Bencke Zambarda
Veja o que você vai aprender:
- A importância do currículo;
- A estrutura do currículo;
- Informações que não podem faltar no currículo;
- Informações desnecessárias;
- Os erros mais comuns;
- O layout e a formatação do currículo;
- Utilizando os modelos da ferramenta CANVA para elaboração do currículo.
Empreendedorismo e Inovação
Este curso tem por objetivo proporcionar reflexões acerca dos conceitos de empreendedorismo, intraempreendedorismo e inovação, bem como a importância e papel do empreendedor no ambiente organizacional.
Ministrante: Prof. Me. Marcos A. Buson
Veja o que você vai aprender:
- Conceitos sobre Empreendedorismo e intraempreendedorismo;
- Conceitos sobre Inovação, Startups e seu Ecossistema;
- Identificando Problemas e Mercados (Ideation) com foco em inovar;
- Validação de ideias inovadoras;
- Modelo de Negócios / Prototipagem e MVP;
- Pitch – Apresentação de um negócio / Alternativas de investimento.
Entrevista de emprego: seja assertivo na sua apresentação
OBJETIVO DO CURSO:
Capacitar os cursistas a participarem das etapas dos processos seletivos, em busca de colocações profissionais, potencializando sua imagem de forma que consigam demonstrar seu potencial, enfatizando as competências e com perfil alinhados com os propósitos das empresas.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Após a apresentação inicial do candidato para a empresa, que se dá por meio do currículo, almeja-se que o mesmo seja chamado para participar do processo seletivo, no qual será escolhido o novo contratado da empresa. Os processos seletivos podem variar de formato, no número de etapas, nas provas, mas o objetivo é o mesmo, conhecer as competências dos candidatos e compará-las às competências exigidas para o cargo.
Preparar o candidato a participar das etapas do processo seletivo pode trazer a segurança necessária ao mesmo, para que, durante as etapas do processo, se apresente de forma adequada e demonstre com tranquilidade as suas competências, respondendo aos questionamentos de forma assertiva e, com isso, aumentando as suas chances de ser selecionado.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Módulo I – Como ser assertivo na sua apresentação (com Profª Me. Rachel Quadros)
- Apresentação;
- A imagem gera experiência;
- Importância da imagem pessoal em entrevista de emprego;
- A construção de uma imagem com significado: estilo pessoal versus estilo profissional;
- Comunicação não verbal: o corpo fala;
- Exercício de minset para autoconhecimento e projeção da imagem pessoal.
Módulo II – Como ser assertivo em processos seletivos (com Profª Me. Andrea Bencke Zambarda)
- As etapas do processo seletivo;
- Técnicas de seleção mais utilizadas;
- Pontos chaves nos testes de conhecimento;
- Pontos chaves nas dinâmicas em grupo;
- Pontos chaves nas entrevistas.
Certificação de 4 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Etiqueta de Trabalho: a sinergia de seus talentos alinhados com seus propósitos profissionais.
A capacitação visa proporcionar a autovalorização dos talentos pessoais por meio de um conjunto de técnicas de autorreflexão (mindset) que evidenciam a sua trajetória profissional e potencializam as suas habilidades e competências no espaço de trabalho, assim reconhecer seu estilo pessoal e alinhá-los com seus propósitos e valores. Alguns exercícios diários são apresentados neste curso para aplicar técnicas de valorização da imagem e do comportamento profissional alinhando com os princípios profissionais.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Excel – Nível Básico
O objetivo é instrumentalizar o conhecimento do aluno de modo a auxiliar nas atividades cotidianas, bem como desenvolver habilidades básicas voltadas à utilização de planilha eletrônica – Excel, como construir planilhas de cálculo com fórmulas, etc.
OBJETIVO DO CURSO: O curso “EXCEL – NÍVEL BÁSICO”, tem por objetivo instrumentalizar o conhecimento do aluno de modo a auxiliar nas atividades cotidianas, bem como desenvolver habilidades básicas voltadas à utilização de planilha eletrônica – Excel, como construir planilhas de cálculo com fórmulas, funções lógicas, filtros, gráficos e outros diversos recursos disponíveis. Além disso, há várias dicas extremamente úteis que podem ser aplicadas imediatamente em suas atividades.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Descubra o poder do Excel Básico e capacite-se para enfrentar desafios do mundo moderno. Aprenda a criar planilhas, organizar dados e executar cálculos com facilidade. Este curso é a base para melhorar sua produtividade, otimizar tarefas cotidianas e ganhar vantagem competitiva. Invista no seu desenvolvimento e domine uma ferramenta essencial no mercado atual. Inscreva-se agora mesmo e comece a transformar sua maneira de trabalhar!
VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
- Módulo I – Conceitos e práticas básicas do Excel;
- Módulo II – Formato de números e fórmulas;
- Módulo III – Datas e fórmulas de intervalos;
- Módulo IV – Referências e Funções Matemáticas;
- Módulo V – Inserir Funções (Estatísticas e Data e Hora);
- Módulo VI – Inserir Funções (Texto) e Fórmulas com referências a outras planilhas;
- Módulo VII – Função lógica SE;
- Módulo VIII – Classificar e Filtrar;
- Módulo IX – Gráficos;
- Módulo X – Exibição e Impressão.
Instrutora: Edivane Márcia Terribille
Certificação de 16 horas.
Fake News e a formação de opinião na democracia.
Grandes empresas de tecnologia e informação, têm combatido a notícias falsas, outras estão sendo impelidas a fazer o mesmo. Pretende-se combater as coberturas e informações sem checagem, ofensivas e preconceituosas.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Finanças Corporativas
Este curso tem por objetivo propiciar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos conhecimentos relacionados às finanças como apoio à gestão empresarial e tomada de decisões.
Ministrante: Prof. Me. Fabiano Marcos Bagatini
Veja o que você vai aprender:
Módulo I – Juros Simples e Descontos
- Juros Simples: conceito, fórmulas básicas, cálculo do Valor Presente, Valor Futuro, taxa e período;
- Descontos: Racional ou por dentro; Comercial ou por fora e Bancário.
Módulo II – Juros Compostos, Estudo de Taxas Equivalentes e Fluxos de Caixa Uniformes
- Juros Compostos: conceito, fórmulas básicas, cálculo do Valor Presente, Valor Futuro, taxa e período;
- Estudo de taxas equivalentes: conceito, como tratá-las nas operações financeiras;
- Fluxos de caixa uniformes: conceito, com entrada e sem entrada.
Módulo III – Fluxos de caixa não uniformes, Equivalência de capitais, Tabelas de Financiamentos
- Fluxos de caixa não uniformes: conceito, taxa interna de retorno e valor presente líquido;
- Equivalência de capitais: conceitos e aplicabilidade;
- Tabelas de financiamentos: Price e SAC, principais características.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Fundamentos da Matemática - Parte 1
Esse curso tem por objetivo desenvolver habilidades relacionadas à matemática básica, mostrando as suas propriedades, a importância e a sua aplicabilidade.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Durante o curso, você irá explorar os conceitos fundamentais da matemática. O foco será no desenvolvimento de habilidades analíticas, resolução de problemas e raciocínio lógico, essenciais para diversas áreas de estudo e carreiras.
Além disso, o curso visa despertar o seu interesse pela matemática, demonstrando sua importância e aplicação prática em diferentes contextos da vida cotidiana e em outras disciplinas acadêmicas. Ao concluir o curso, você estará preparado para avançar em seus estudos matemáticos e aplicar seus conhecimentos de forma efetiva em diversas situações acadêmicas e profissionais.
VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
- Aula 01 – Conjuntos numéricos;
- Aula 02 – Expressões Numéricas: Regras Básicas Fundamentais;
- Aula 03 – Expressões Numéricas: Frações e operações com frações;
- Aula 04 – Potenciação e suas propriedades;
- Aula 05 – Radiciação e suas propriedades;
- Aula 06 – Aplicações com Potenciação e Radiciação;
- Aula 07 – Produtos Notáveis;
- Aula 08 – Fatoração;
- Aula 09 – Aplicações dos casos de Produtos Notáveis e Fatoração;
- Aula 10 – Equações do Primeiro Grau e Aplicações;
- Aula 11 – Equações do Segundo Grau: Parte 1;
- Aula 12 – Equações do Segundo Grau: Parte 2.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Fundamentos da Matemática - Parte 2
Este curso visa apresentar conceitos e resoluções relacionadas às equações biquadradas, fracionárias, irracionais e algumas aplicações, como equações modulares, definição de módulo, equações exponenciais, introdução a teoria dos logaritmos.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Durante o curso, você irá explorar os conceitos fundamentais da matemática. O foco será no desenvolvimento de habilidades analíticas, resolução de problemas e raciocínio lógico, essenciais para diversas áreas de estudo e carreiras.
Além disso, o curso visa despertar o seu interesse pela matemática, demonstrando sua importância e aplicação prática em diferentes contextos da vida cotidiana e em outras disciplinas acadêmicas. Ao concluir o curso, você estará preparado para avançar em seus estudos matemáticos e aplicar seus conhecimentos de forma efetiva em diversas situações acadêmicas e profissionais.
VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
- Aula 01 – Equações biquadradas e equações resolvida por produto nulo;
- Aula 02 – Equações Irracionais;
- Aula 03 – Equação Modular;
- Aula 04 – Equações Fracionais;
- Aula 05 – Equação Exponencial;
- Aula 06 – Equações Logarítmicas.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Fundamentos de UX: da experiência à inovação
Esse curso tem por objetivo fundamentar a experiência do usuário e introduzir os conceitos básicos de projeto, desde a pesquisa até a entrega.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
A experiência do usuário, ou UX, é uma profissão recente, que vem crescendo a cada dia, e é crucial no desenvolvimento e melhorias de um projeto de produto ou serviço.
A experiência de usuário gera valor para as pessoas, entendendo suas necessidades e ajudando elas a resolvê-las, equilibrando a usabilidade, segurança e experiência de forma sustentável, fazendo parte da estratégia de negócio e sendo um diferencial competitivo.
Além disso, a pesquisa e acompanhamento contínuos permitem melhorias em produtos e serviços existentes, permitindo que a empresa faça ajustes e melhorias para atender às necessidades e expectativas dos usuários.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Introdução ao UX;
- Aula 02 – 10 Heurísticas de Nielsen;
- Aula 03 – Documentação e o duplo diamante;
- Aula 04 – Escopo de projeto e por onde iniciar;
- Aula 05 – Introdução à pesquisa;
- Aula 06 – Design centrado no usuário;
- Aula 07 – Arquitetura da informação e escrita para software;
- Aula 08 – Acessibilidade;
- Aula 09 – Prototipando;
- Aula 10 – Design de interface;
- Aula 11 – Testes;
- Aula 12 – Entrega de projeto.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Fundamentos do Currículo
Este curso tem por objetivo conhecer os conceitos e fundamentos do currículo, as principais políticas curriculares contemporâneas e como estas afetaram a organização curricular da educação básica na atualidade.
Ministrante: Prof. Dr. Elcio Cecchetti
Veja o que você vai aprender:
Unidade 1 – Conceitos e fundamentos do currículo
– Currículo: aproximações conceituais
– Subsistemas que incidem no campo curricular
– Currículo: cruzamento de práticas diversas
– Poderes que incidem na produção curricular
– Principais teorias sobre o currículo
Unidade 2 – Políticas curriculares no Brasil contemporâneo
– Movimento global de internacionalização do currículo
– As reformas educacionais e a agenda transnacional de educação
– Políticas Curriculares no Brasil: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as
Diretrizes (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Unidade 3 – Organização curricular da educação básica na atualidade
– Currículo da Educação Infantil
– Currículo do Ensino Fundamental
– Currículo do Ensino Médio
Fundamentos do Gerenciamento de projetos
Gerenciamento de projetos e planejamento estratégico organizacional
O objetivo do curso é compreender os conceitos, utilização e aplicação do gerenciamento de projetos e sua relação com o planejamento estratégico organizacional. Com foco em projetos e gestão de projetos. O inter-relacionamento entre gestão de projetos e gestão de processos de negócio. Os projetos no contexto dos objetivos e estratégias organizacionais. Programas e portfólios. Gerente, patrocinador, equipe de gerenciamento, membros da equipe e outras partes interessadas nos projetos.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Gamefication Como Estratégia para Engajamento e Fidelização de Clientes
O objetivo do curso é apresentar os fundamentos da gamificação voltada à busca pelo engajamento e fidelização de clientes, bem como estudar sobre jogos e desafios que podem criar experiências positivas aos usuários/clientes
Conteúdo programático
- Como a gamificação pode contribuir para o engajamento e fidelização dos clientes.
- Fundamentos da gamificação. Jogos que geram engajamento.
- Técnicas de jogo: regras, desafios e bonificações.
- Como a gamificação pode melhorar o desempenho e possibilitar criação de experiências de aprendizagem engajadoras.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Gestão de carreira e plano de desenvolvimento individual
Diagnóstico individual e identificação de competências necessárias para cargos de gestão
O objetivo do curso é auxiliar o estudante no desenvolvimento do diagnóstico individual bem como incentivá-lo a refletir e elaborar seu plano de desenvolvimento individual, como parte de sua formação profissional. Com foco na responsabilidade do indivíduo no processo de construção de sua carreira, compreendendo a definição da visão, missão e valores, bem como o estabelecimento de estratégias e metas para o desenvolvimento individual.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Gestão e Análise de Dados
Esse curso tem por objetivo fornecer aos alunos as habilidades necessárias para coletar, transformar e visualizar dados de forma eficaz, a fim de obter insights valiosos e tomar decisões informadas no ambiente de negócios.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
A temática de Gestão e Análise de Dados com Power BI é relevante devido ao crescimento dos dados, a necessidade de tomar decisões baseadas em dados, a democratização da análise de dados, a agilidade e flexibilidade necessárias e a integração com outras ferramentas.
Dominar essa temática permite que os profissionais extraiam valor dos dados, impulsionem a eficiência operacional e obtenham vantagem competitiva em um mundo cada vez mais orientado por dados.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Gestão e Análise de Dados;
- Aula 02 – Business Intelligence (BI);
- Aula 03 – Microsoft Power BI;
- Aula 04 – Microsoft Power BI: Importando Dados;
- Aula 05 – Microsoft Power BI: Formatação de Consultas;
- Aula 06 – Microsoft Power BI: Ferramentas de Dados;
- Aula 07 – Microsoft Power BI: Relações;
- Aula 08 – Microsoft Power BI: Funções no Power BI DAX;
- Aula 09 – Microsoft Power BI: Medidas – Mais uma aplicação;
- Aula 10 – Microsoft Power BI: Relatórios;
- Aula 11 – Microsoft Power BI: Cartões, Mapas e Outras;
- Aula 12 – Microsoft Power BI: Indicadores, KPI, e Inteligência do Tempo.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Gestão Estratégica de Negócios
Planejamento e Gestão Estratégica
O objetivo do curso é apresentar uma visão sistêmica sobre o funcionamento das organizações e sua relação com o seu ambiente de mercado, fornecendo aos estudantes os principais conceitos e ferramentas do Planejamento e da Gestão Estratégica, como instrumentos para o alcance dos objetivos organizacionais.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Gestão Estratégica de Pessoas
O objetivo do curso é desenvolver a capacidade de analisar demandas estratégicas das empresas e alinhar com as estratégias da área de gestão de pessoas com princípios éticos e sustentáveis.
Veja o que você vai aprender
- A área de gestão de pessoas como força estratégica da organização e o papel do RH como consultor e as inovações na área de gestão de pessoas;
- A atração de pessoas: recrutamento e seleção de pessoas;
- Integração admissional;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Benefícios Sociais;
- Avaliação de Desempenho;
- Remuneração.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance Empresarial.
Os riscos pela inexistência de um programa de compliance estão relacionados com a restrição à participação em licitações, perda de participação nos mercados nacional e internacional, responsabilidade objetiva da empresa em processos decorrentes da lei anticorrupção, sanções administrativas, penalidades judiciais, vulnerabilidade a fraudes internas e a atos de corrupção, responsabilidade subjetiva dos dirigentes e administradores.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Green Belt Six Sigma
MÉTODO PARA MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS.
Sobre o curso: Metodologia criada pela Motorola na década de 80 e visa entre outras coisas, a eliminação de falhas e defeitos nos processos através da redução de variabilidade nos mais variados tipos de processos com foco no ZERO DEFEITOS. Considerada como uma estratégia de negócios, várias empresas dos mais diferentes segmentos de mercado já utilizam o Seis Sigma como um grande diferencial competitivo.
Age como um poderoso agente de mudança, pois muda a forma das pessoas compreenderem o que é qualidade.
- Horário flexível;
- 64 vídeoaulas;
- + de 900 slides de conteúdo;
- Vários exercícios práticos;
- Instrutor Master Black Belt.
Curso com certificação de 40h emitido em parceria com a RL&Associados, com reconhecimento internacional do Council for Six Sigma Certification (CSSC).
Valor do curso: de R$ 799,00 por apenas 399,00 em até 3x no cartão.
Instrutor: Ricardo Nagano (Master Black Belt, Diretor e Presidente da RL&Associados)
Público-alvo do curso:
Profissionais de todas as áreas da empresa tais como áreas de administração, contabilidade, engenharia, suprimentos, lideranças das áreas de produção, manutenção, logística, qualidade, entre outras. Assim como *universitários de qualquer graduação.
Conteúdo Programático:
- Amostragem
- Análise de Valor
- Benchmarking
- Box Plot
- Brainstorming
- Capacidade e Estabilidade
- Coleta de dados
- Controle Estatístico do Processo
- Correlação linear
- Custo da Qualidade
- Definição Operacional
- Desenvolvimento de indicadores
- Desvio Padrão
- DMAIC
- Diagrama de Dispersão
- FMEA
- Formação de Equipes
- Gerenciamento da Mudança
- Gráfico de Ishikawa
- Gráfico Sequencial
- Ganho Rápido no Projeto
- Índice Kappa
- Histograma
- Mapeamento de Processo
- Mutivotação
- Nº de Categorias Distintas
- Cálculo Nível Sigma
- Normalidade de dados
- Padronização
- Pareto
- Planejamento Estratégico
- Plano de Ação
- Plano de Controle
- Plano de Medição
- Plano piloto
- Precisão e Exatidão
- QFD
- Regressão Linear
- Repe&Repro
- SIPOC
- Sistema de Medição
- Team Charter
- Técnica dos 5 porquês
- Planejamento de Reunião
- Ténicas de Apresentação
- Teorema do Limite Central
- Teste de Hipóteses
- Tipos de Desperdícios
- Tipos de ganhos no Projeto
- Tipos de Processos e Sistemas
Por que você deve fazer esse curso?
Nesse Treinamento serão desenvolvidas as competências mais importantes:
- Trabalho em Equipe: Durante o treinamento serão abordados aspectos importantes de formação de uma equipe eficaz de trabalho e desenvolvidas várias dinâmicas para aplicação prática.
- Visão Estratégica: Você conhecerá aspectos de planejamento estratégico e como um projeto está relacionado com a estratégia da organização.
- Poder Investigativo: O Green Belt se torna uma pessoa com um senso de observação e de investigação muito alto. Você aprenderá a ter uma visão sistêmica de todo o processo.
- Pensamento analítico: A tomada de decisão baseada em dados e fatos se torna um norte importante para um Green Belt. Você aprenderá sobre a importância de possuir dados confiáveis e um pensamento lógico para a solução de problemas.
Não perca essa oportunidade, inscreva-se no curso agora mesmo!
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho
OBJETIVO DO CURSO:
Capacitar os cursistas a desenvolver capacidades socioemocionais no ambiente de trabalho, compreendendo os processos institucionais, as relações interpessoais, bem como estratégias que auxiliam na gestão e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
Ministrante: Prof. Me. James Antonio Antonini
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
A inteligência emocional no ambiente de trabalho é uma das competências essenciais para estudantes e profissionais que almejam desenvolver e crescer em suas carreiras.
O desenvolvimento desta competência auxilia a lidar com a pressão, conflitos nos relacionamentos, desafios do cotidiano, pressões e especialmente adaptar-se frente às mudanças rápidas, sendo capaz de tomar decisões acertadas, evitar a impulsividade e solucionar conflitos com mais facilidade. Reconhecer seus sentimentos, fraquezas e potencialidades, é um fator importante e talvez um dos primeiros passos para desenvolver a Inteligência Emocional, ou seja, é preciso conhecer as emoções para poder gerenciá-las.
Estudos indicam que cada vez mais as empresas contratam profissionais por competências técnicas, mas demitem por problemas comportamentais. Desta forma, desenvolver o autocontrole, gerenciar as emoções, saber trabalhar em equipe e comunicar-se com efetividade dentro do ambiente corporativo significa desenvolver um caminho profissional mais consistente, com possibilidades de maior sucesso e aprendizado.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Decisões efetivas utilizando a Inteligência Emocional: A Evolução do Conhecimento e a importância de entendermos as questões comportamentais e os desafios do ambiente de trabalho no relacionamento com os colegas;
- Aula 02 – Como desenvolver a Inteligência Emocional: Cinco passos para o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Inteligências Múltiplas.
Certificação de 4 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 60 dias.
Inteligência emocional: como lidar com emoções em épocas de crise.
O Coautor de Emotional Intelligence 2.0, Travis Bradberry explica que a inteligência emocional “é o outro tipo de inteligência”. É aquele “algo mais” intangível que nos ajuda a sintonizar as emoções humanas e que pondera o quanto somos capazes de adaptar nosso comportamento de acordo com o humor de um colega, parceiro, membro da família ou mesmo nossos próprios sentimentos internos. A inteligência emocional literalmente informa cada interação que temos. Como Bradberry explica em um artigo para a Forbes, “ela afeta como administramos comportamentos, navegamos nas complexidades sociais e tomamos decisões pessoais capazes de gerar resultados positivos”. É uma habilidade social particularmente importante para qualquer profissional e no momento que estamos vivendo torna-se essencial para enfrentar as incertezas.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Introdução a Banco de Dados
Esse curso tem por objetivo conceituar banco de dados, seus tipos e classificações, com enfoque no modelo entidade-relacionamento; conhecer os principais objetos de um banco de dados, operações DML, linguagem para criação e manipulação de bancos.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Bancos de dados são um componente essencial da vida na sociedade moderna. Por mais que não os enxergamos, a maioria de nós encontra diariamente diversas atividades que envolvem alguma interação com um banco de dados. Por exemplo, uma transação bancária, uma reserva de hotel, o acesso ao catálogo de uma biblioteca para buscar um livro ou quando compramos algo online, essas atividades muito provavelmente envolvem algum programa de computador que acessa um banco de dados, consulta, atualiza ou exclui dados. Até mesmo a compra em um supermercado atualiza o banco de dados que mantém o controle de estoque dos produtos.
Em todos os exemplos citados, os sistemas computacionais não atuam sozinhos, eles precisam de um local para armazenar os dados e buscá-los sempre que necessário. Esse local é o banco de dados e é imprescindível que o desenvolvedor de sistemas computacionais tenha conhecimento sobre ele. As linguagens de programação utilizadas para desenvolver os mais diversos sistemas e aplicativos de celular estão preparadas para se conectar com banco de dados que podem ser de vários tipos.
Por isso, deve fazer parte da formação de um programador e/ou analista de sistemas os estudos sobre banco de dados, os objetos que os compõem, as operações de criação desses objetos, as operações de consulta e manipulação de dados, entre tantas outras que brevemente abordaremos neste curso.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – BD e SGBD: Introdução e conceitos de banco de dados e SGBD;
- Aula 02 – Modelos e terminologias: Modelos de dados e terminologias de banco de dados;
- Aula 03 – BD relacionais: Modelo entidade-relacionamento (ER); álgebra relacional;
- Aula 04 – Objetos de BD: Objetos de Banco de Dados; usuários, esquemas, tabelas, índices, gatilhos, visões, procedimentos e funções;
- Aula 05 – Linguagem SQL parte I: Definição da SQL, operações DDL;
- Aula 06 – Linguagem SQL parte II: Operações DCL e DML.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
JavaScript para Web
O curso visa demonstrar conceitos iniciais da utilização de JavaScript para o desenvolvimento WEB.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Diversas pesquisas feitas por grandes empresas do ramo educacional de T.I destacam que o JavaScript é uma se não a linguagem mais influente do mercado. Devido ao avanço exponencial da tecnologia, o JavaScript acabou dominando a parte WEB sem nenhuma dificuldade.
O curso visa apresentar uma visão inicial sobre a linguagem, a mesma que muitas vezes falta no mercado presente, sendo que o JS em grande parte das vezes é o primeiro contato do desenvolvedor com um código, por conta de seu mercado vasto que sempre está em falta de profissionais qualificados.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Introdução conceitual ao JS, ao ambiente de trabalho e afins;
- Aula 02 – Introdução prática a sintaxe do JS, exemplificando;
- Aula 03 – Continuação: Estruturas de decisão;
- Aula 04 – Funções e Arrays;
- Aula 05 – Interação com Vetores / Sets;
- Aula 06 – Iniciando Com JSON;
- Aula 07 – Métodos do JSON, desestruturação;
- Aula 08 – A DOM: inicialização com JS no HTML;
- Aula 09 – Eventos, alterar informações de um elemento com JS;
- Aula 10 – Formulários, local/session storage, cookies;
- Aula 11 – Continuação: Formulários, local/session storage, cookies;
- Aula 12 – Iniciar um projeto de Todo’s.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Jornada de Finanças
Grande parte da população brasileira está endividada, desta forma, se torna imprescindível falar sobre organização financeira pessoal e familiar, principalmente no atual contexto econômico que estamos inseridos. Mudanças na previdência também levam a crer que podemos ter dificuldades para nos aposentar, desta forma pensar no futuro, ter uma reserva de emergência e fazer nosso dinheiro trabalhar por nos justifica a realização deste curso.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Legislação e Políticas da Educação Básica
Este curso tem por objetivo conhecer as principais normatizações da educação básica, bem como analisar os princípios que orientam as políticas públicas voltadas ao currículo na educação básica.
Ministrante: Prof. Me. Elcio José Bamberg
Veja o que você vai aprender:
Conteúdo programático
– A educação Básica na Constituição Federal.
– A educação Básica na LDB n. 9394/96.
– Educação Básica no Plano Nacional de Educação (PNE) e planos estaduais/municipais de educação.
– Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Libras básico.
Apresentar estratégias que facilitem a inclusão por meio da comunicação e interação à aprendizagem de vocábulos básicos da Língua de Sinais; Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, criando condições de comunicação nas diferentes situações do cotidiano para a qualidade da inclusão dos cidadãos surdos nos diferentes espaços, valorizando os aspectos socioculturais da língua.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Liderança na Enfermagem.
A enfermagem é uma profissão comprometida com a produção do cuidado a indivíduos, famílias e comunidades, em diferentes contextos sócio econômico cultural, atuando em todas as fases do ciclo vital do ser humano, tendo seu protagonismo facilmente percebido através de dimensões amplas e interdependentes de cuidado. Destas, a esfera gerencial constitui-se como um campo de trabalho permeado por mecanismos próprios e desafios vivenciais, que incluem o exercício da liderança, dada a projeção hierárquica do profissional nas instituições de saúde, além de responsabilidades com a equipe e gestão do cuidado.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Marketing e Pesquisa de Mercado
Discutir acerca da importância da pesquisa de mercado para a estratégia de marketing da organização, bem como compreender as principais estratégias para aplicação da pesquisa de mercado.
Ministrante: Prof. Gilseli Aparecida Molozzi
Veja o que você vai aprender:
Unidade 1
– Relevância do Marketing
– A Pesquisa de Mercado na definição de estratégias
Unidade 2
– O processo de segmentação, seleção e posicionamento
– A informação como fonte de conhecimento do ambiente mercadológico
Unidade 3
– Métodos de Pesquisa de Mercado
– Pesquisa de Mercado e inteligência competitiva – o resultado das pesquisas de mercado
Marketing Médico
Ofertar conhecimento prático sobre as principais estratégias de marketing médico para alavancar a carreira e os resultados dos profissionais.
Entre os anos de 2010 e 2020 a população de médicos no Brasil passou de 315.902 para 487.275 indivíduos e deve chegar a 815.570 médicos no ano de 2030, segundo estudo do Ministério da Saúde. Outro dado publicado pelo órgão governamental, em julho de 2021, é sobre a idade média do médico brasileiro, que vai decrescer, com mais jovens médicos integrando o mercado de trabalho, ou seja, teremos a cada ano mais médicos em início de carreira no mercado e que já são parte de geração que demanda mudanças na formação, incluindo o desenvolvimento de soft skills.
Em contrapartida, o paciente se tornou mais informado, conectado e seletivo, o mercado mais competitivo, muitas ferramentas como a telemedicina estão sendo implantadas, e se antes falávamos no êxodo de profissionais de cidades interioranas para grandes centros, hoje falamos em um atendimento sem limites territoriais.
Com esse cenário, as skills de empreendedorismo, gestão e marketing, são essenciais. O profissional que deseja ter uma carreira de sucesso e alcançar seus objetivos precisa conhecer e investir em ferramentas de marketing que, além de colaborar com o crescimento da carreira, façam jus ao juramento de promover a saúde e o bem estar do paciente, dentro das normas éticas do conselho, em todos os canais disponíveis.
- Aula 01 – Como o Marketing pode alavancar ou estacionar sua carreira;
- Aula 02 – Marketing ético e normas do CFM sobre publicidade;
- Aula 03 – Tendências de marketing na era do médico 5.0;
- Aula 04 – Branding: como posicionar sua marca desde as primeiras ações de marketing;
- Aula 05 – Escolha os melhores canais e crie uma boa fachada digital;
- Aula 06 – Estratégias de aquisição de pacientes;
- Aula 07 – Instagram Marketing: Táticas para maior alcance e engajamento;
- Aula 08 – Como gravar vídeos e fazer melhores fotos para as redes sociais;
- Aula 09 – Estratégias essenciais para aparecer no Google;
- Aula 10 – Atendimento converte e encanta.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Metodologias Ágeis
Esse curso tem por objetivo mostrar as principais diferenças entres as metodologias anteriores e as atuais no desenvolvimento de software, mostrar as diferenças entres as metodologias atuais e o que pode ser aproveitado.
OBJETIVO DO CURSO: Mostrar as principais diferenças entres as metodologias anteriores e as atuais no desenvolvimento de software, mostrar as diferenças entres as metodologias atuais e o que pode ser aproveitado e utilizado para uma melhor gestão e agilidade de software.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Softwares desenvolvidos sem a aplicação de metodologias de desenvolvimento geralmente enfrentam problemas, atrasos e maiores dificuldades do que o necessário. Por outro lado, a adoção de metodologias proporciona uma maneira eficaz de estabelecer padrões e boas práticas. Ao seguir metodologias adequadas, os desenvolvedores têm uma estrutura sólida para orientar o processo de criação do software, garantindo maior eficiência, qualidade e organização no desenvolvimento do projeto.
Durante o curso, você irá explorar os princípios fundamentais das metodologias ágeis, como Scrum e Kanban, aprendendo a aplicá-las em diferentes contextos de negócios.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Metodologias tradicionais X Metodologias ágeis (Parte 01);
- Aula 02 – Metodologias tradicionais X Metodologias ágeis (Parte 02);
- Aula 03 – XP e Scrum;
- Aula 04 – Kanban, Lean e Modelos Híbridos;
- Aula 05 – Documentação e métricas nas metodologias ágeis;
- Aula 06 – Modelos aplicáveis relacionados às metodologias ágeis.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Metodologias Ágeis para Gestão de Projetos
Metodologias ágeis para a gestão de projetos
O objetivo do curso é apresentar as principais metodologias ágeis para a gestão de projetos, através de vários componentes, como a Introdução ao método ágil para gerenciamento de projetos: princípios, valores e filosofia. Ferramentas para gerenciamento ágil de projetos: Scrum, Kanban, Lean, SMART e Canvas. Tendências na gestão ágil de projetos.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Meu primeiro negócio através do MEI.
O Brasil já ultrapassou a marca dos 10 milhões de microempreendedores individuais formalizados e ao mesmo tempo que isso é vantajoso, visto que há uma adesão significativa ao novo modelo de negócios, os microempreendedores que aderem à nova modalidade podem ter prejuízos por não saberem as suas particularidades. O curso Meu Primeiro Negócio Através do MEI tratará das características mais básicas até as que parecem ser mais complexas para quem está iniciando ou pretende aprender mais sobre o negócio, como por exemplo, saber fazer um controle financeiro adequado para cada tipo de atividade. Aqui você conhecerá um método simples e eficiente para o seu auxílio no planejamento e alavancagem do seu negócio.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Mídias Digitais – Instagram para engajar o público.
O Instagram é a mídia social com maior número de pessoas utilizando no mundo. Pessoas, marcas e produtores de conteúdo precisam estar conectados a essa mídia, e o curso busca explicar seu funcionamento, insights de publicações e ações, além de como acompanhar o desempenho do uso do Instagram.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Negociação.
Material compilado de diversos autores sobre negociação, buscando inspirar as pessoas a desenvolverem técnicas para a realização de bons negócios.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Noções básicas de Anatomia Humana
Curso online com objetivo de compreender os conceitos básicos da anatomia humana
Introduzir as principais estruturas do sistema musculoesquelético, cardiovascular e respiratório, neurológico, digestório, urinário e reprodutor. O ensino da anatomia humana tem um caráter interprofissional, já que está atrelado a diversas profissões da área da saúde e é base para que o discente consiga compreender os órgãos e estruturas encontrados no corpo humano, identificando suas correlações e padrões de normalidade.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Noções gerais de histologia e embriologia humana
Curso online com objetivo de conhecer e apropriar-se dos principais aspectos do desenvolvimento embrionário e das características celulares e morfológicas básicas dos quatro tecidos fundamentais do corpo humano.
Conteúdos
- Noções gerais sobre a sequencia das etapas de desenvolvimento humano. Gametogênese, fecundação, período embrionário e fetal;
- Introdução ao estudo da histologia humana: histórico e objeto de estudo. Noções de histogênese e diferenciação celular. Tecidos fundamentais;
- Características gerais, funções, classificação e exemplos de tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Curso desenvolvido em parceria com a Biblioteca Professora Oneida Maria Ragnini Belusso e o Núcleo de Apoio psicológico e pedagógico institucional (NAPI).
Este curso tem como intuito capacitar o aluno para compreender e aplicar as normas da ABNT em seus trabalhos acadêmicos, esclarecendo as principais dúvidas e gerando autonomia para que o aluno consiga planejar seu trabalho científico utilizando como padrão as normas vigentes da ABNT.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Novos Modelos de Fornecimento de Bens e Serviços
Estratégias para geração de novas formas de produção e oferta de produtos e serviços
O objetivo do curso é fornecer subsídios e ferramentas para a gestão de produção e operações em diferentes setores organizacionais, através de estratégias para geração de novas formas de produção e oferta de produtos e serviços. Apresentando a importância das parcerias estratégicas: outsourcing e desenvolvimento de fornecedores. Desenvolvendo mecanismos de controle e acompanhamento. Demonstrando como realizar a gestão da cadeia de suprimentos. Além de aspectos relacionados à produtividade e outras medidas de desempenho, just in time e as perdas nos processos.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Oficina de Execução Penal.
A Execução Penal é um dos temas mais importantes da atualidade, despertando interesse nos mais diversos campos do estudo jurídico, não apenas do direito em si, mas também da filosofia, da sociologia e antropologia. Esta oficina busca trazer tópicos elementos da disciplina, mesclando conhecimentos básicos com tópicos mais aprofundados, uma revisão geral ou sobrevoo sobre o tema.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Oficina ferramentas para ensino online.
Conteúdo extraído de oficina online: Ferramentas para ensino online (Realizado em 21/07/2020), pelo Núcleo de Inovação Acadêmica – NIA. Veja ferramentas como: Kahoot, Slido, Mentimeter, Socrative, Nearpod e código QR.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Organização Curricular da Educação Profissional
Este curso tem por objetivo conhecer, aprofundar e organizar currículos, abordagens e práticas educativas de educação profissional no contexto das políticas atuais de Educação Básica.
Ministrante: Prof.ª Dra. Marilandi Maria Mascarello Vieira
Veja o que você vai aprender:
UNIDADE I: A educação profissional na era digital
- O mundo do trabalho na atualidade;
- A reestruturação produtiva e as implicações para a educação profissional.
UNIDADE II: A educação profissional no Brasil
- Normatização da educação profissional na LDB;
- Currículo do itinerário formação técnico profissional.
UNIDADE III: Currículo da educação profissional e formação de professores
- Educação profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica e Referenciais Curriculares para a elaboração de itinerários formativos;
- Currículo integrado e práticas pedagógicas;
- A formação de professores para a educação profissional.
Perícia Criminal
Criminalística
A criminalística tem por finalidade precípua o reconhecimento e a interpretação dos vestígios materiais extrínsecos relativos ao crime e/ou à identificação do indivíduo autor do respectivo crime. Neste curso, serão estudados a evolução histórica da atividade pericial, a doutrina criminalista, os princípios e o enquadramento na legislação vigente, a conceituação e os elementos introdutórios sobre locais de crime e prova pericial.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Português para estrangeiros
O curso tem como objetivo apresentar estruturas gramaticais, vocabulário e usos mais recorrentes da língua portuguesa para falantes de outras línguas.
A promoção de um curso de português como língua estrangeira é de suma importância em uma universidade em processo de internacionalização, uma vez que deve ter preocupação com a integração dos novos estudantes. Este curso apresenta-se como um diferencial da Unochapecó para atrair novos intercambistas, pois há uma escassez de cursos de português voltado para falantes de outras línguas. Além disso, o curso poderá também ser adquirido por intercambistas optantes por outros destinos.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Prevenção de Golpes na Internet.
O vídeo visa apresentar técnicas de prevenção contra golpes apresentados na Internet e faz parte de um dos conteúdos produzidos e compartilhado pelo projeto de extensão Inclusão digital.
O projeto é um espaço articulador de ensino, pesquisa e extensão, que possibilita diminuir as desigualdades sociais através da democratização do acesso as tecnologias e também da permanência ao mundo digital. O objetivo do projeto de inclusão digital é promover a inclusão digital em comunidades carentes, de baixa renda em torno da Unochapecó, utilizando-se das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como instrumento para melhorar a educação, construção e o exercício da cidadania.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Primeiras palavras em Paulo Freire (COMBO).
: Curso sobre Paulo Freire: o curso introduz os interessados no vasto universo de um dos principais autores e pedagogos do Brasil e do Mundo. Utilizado como referência em universidades mundialmente conhecidas, como Harvard e Oxford, Paulo Freire é fundamental para estimular a pedagogia crítica na formação civil dos estudantes nas escolas.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Qualidade de vida e avaliação geriátrica.
O Projeto visa identificar e modificar situações que comprometem a qualidade de vida do idoso por meio de ações de educação em saúde e da aplicação de um instrumento de avaliação geriátrica. Além disso, busca desenvolver vídeos e outros conteúdos de mídia a fim de alcançar o público idoso para promover qualidade de vida. Esse material pode conter conteúdo sensível +18.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Redação Científica.
A escrita científica é uma produção textual produzida a partir de uma pesquisa científica que apresenta e discute ideias, métodos e resultados em diversas áreas do conhecimento. Nessa oficina você poderá desenvolver suas habilidades e técnicas de redação científica.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Redes de Computadores e a Internet
Esse curso tem por objetivo fornecer aos cursistas conhecimentos sólidos em infraestrutura de redes, protocolos de comunicação, administração de servidores e segurança da informação, a fim de otimizar as operações de empresas.
OBJETIVO DO CURSO: Fornecer aos cursistas conhecimentos sólidos em infraestrutura de redes, protocolos de comunicação, administração de servidores e segurança da informação, a fim de otimizar as operações de empresas de diversos tamanhos, garantindo qualidade e segurança no processamento e comunicação de dados essenciais para o funcionamento do negócio.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Você aprenderá a projetar, implementar e gerenciar redes locais e remotas, otimizando o fluxo de dados e garantindo a conectividade eficiente e segura entre dispositivos e sistemas.
Essa formação é de extrema importância no cenário atual, pois a conectividade é um elemento crítico para a eficiência dos negócios em um mundo cada vez mais digitalizado, sendo assim, torna-se relevante compreender e garantir o funcionamento adequado e seguro dos sistemas de comunicação em empresas de todos os segmentos.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Conceitos básicos de redes de computadores e internet;
- Aula 02 – Arquiteturas de redes, dispositivos e topologias;
- Aula 03 – Camada de Aplicação da Arquitetura TCP/IP;
- Aula 04 – Camada de transporte da Arquitetura TCP/IP;
- Aula 05 – Camada de rede: como endereçar dispositivos e encontrá-los na rede;
- Aula 06 – Projeto de Redes;
- Aula 07 – Conhecendo o simulador de redes – eNSP, dispositivos e funcionalidades;
- Aula 08 – Conhecendo interconexões e ligações entre dispositivos finais;
- Aula 09 – Aplicando conceitos de redes com classe (ClassFull) em LAN;
- Aula 10 – Utilizando e configurando uma rede local com roteamento;
- Aula 11 – Configuração de roteamento estático;
- Aula 12 – Protocolo de roteamento dinâmico: OSPF.
Certificação de 20 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Reforma da Previdência Social.
Possibilitar aos alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e público em geral uma compreensão das alterações nas regras previdenciárias do RGPS promovidas pela EC 103/2019, especificamente em relação às regras do RGPS.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Reorganização Curricular dos Estados e Municípios e Projeto Político Pedagógico
Este curso tem por objetivo compreender a relação entre BNCC e a reorganização curricular dos estados e municípios, evidenciando os impactos e desafios curriculares aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas.
Ministrante: Profª. Me. Lorita Helena Campanholo Bordignon
Veja o que você vai aprender:
- BNCC e o processo de elaboração dos currículos regionais.
- O Currículo Base do Território Catarinense.
- A (re)elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos.
- Articulação e implementação da reorganização curricular e os Projetos Políticos Pedagógicos escolares.
Saúde Mental e Medicalização.
A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição “oficial” de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a “saúde mental” é definida.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Segurança da Informação
Esse curso tem por objetivo conhecer os conceitos básicos de segurança dos sistemas computacionais, abordando suas vulnerabilidades, mecanismos de segurança e política de segurança.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
- Este curso visa prover habilidades e competências para proteger ambientes computacionais, considerando as características da infraestrutura de redes, software e hardware;
- Identificar invasões e tipos de vulnerabilidades de sistemas (redes, hardware e software);
- Identificar e gerenciar os riscos que podem estar envolvidos na operação de equipamentos de computação;
- Elaboração de políticas de segurança e mecanismos de segurança para proteger a informação.
VEJA O QUE VOCÊ VAI APRENDER:
- Aula 01 – Fundamentos de Segurança da Informação;
- Aula 02 – Vulnerabilidades / ameaças e ataques;
- Aula 03 – Mecanismos e serviços para controle da segurança da informação;
- Aula 04 – Apresentação da cartilha da CERT.br: Segurança na Internet;
- Aula 05 – Políticas de segurança;
- Aula 06 – Análise de riscos e plano de contingência.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
SQL para Banco de Dados
Esse curso tem por objetivo conhecer a linguagem SQL e, a partir dela, criar um banco de dados e seus objetos, tais como tabelas, restrições, índices, procedures; conhecer comandos de manipulação de dados nas operações DML.
POR QUE VOCÊ DEVE FAZER ESTE CURSO?
Os mais diversos sistemas computacionais e aplicativos de celular, utilizam-se de bancos de dados para organizar e armazenar os dados dos usuários. Esses sistemas não atuam sozinhos, eles precisam de um local para armazenar os dados e buscá-los sempre que necessário. Esse local é o banco de dados e é imprescindível que o desenvolvedor de sistemas computacionais tenha conhecimento sobre ele. As linguagens de programação utilizadas para desenvolver os mais diversos sistemas e aplicativos de celular estão preparadas para se conectar com banco de dados que podem ser de vários tipos.
Por isso, deve fazer parte da formação de um programador e/ou analista de sistemas os estudos sobre banco de dados, os objetos que os compõem, as operações de criação desses objetos, as operações de consulta e manipulação de dados.
Todas essas operações são realizadas por meio da linguagem SQL, que é dividida em tipos de acordo com a funcionalidade dos comandos. Ela contempla comandos do tipo DDL, para interagir com os objetos do banco de dados, e comandos do tipo DML, para interagir diretamente com os dados armazenados no banco de dados. Esses comandos e outros serão brevemente abordados neste curso.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
- Aula 01 – Introdução a SQL: Instalar o SGBD Oracle; configurações do ambiente Oracle; testes de conexão;
- Aula 02 – Operações DDL: Instalar SQL Developer; criar um BD, usuário e permissões; comandos DDL (criar, excluir, alterar, inserir objetos no banco de dados);
- Aula 03 – Restrições em SQL:Documentação SQL, not null, unique key, primary key, foreign key, tipos de dados;
- Aula 04 – Operações DML: Inserir, atualizar e excluir dados do banco de dados: operações DML;
- Aula 05 – Consultando dados:Consulta de dados, operadores aritméticos, junções (joins);
- Aula 06 – Outros objetos: Demais objetos: índices, sequências, views, functions e procedures.
Certificação de 10 horas.
*Período para acesso ao curso e conclusão: 90 dias.
Tecnologias digitais de aprendizagem.
Qualificar e potencializar a aprendizagem dos estudantes em seus diferentes contextos por meio da incorporação de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Contribuir para o desenvolvimento da competência geral estabelecida pela BNCC, qual seja: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Tópicos Avançados em Neurobiologia e Psicopatologia da
Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): Tópicos Avançados em Neurobiologia e Psicopatologia das Emoções.
Destinado a estudantes e profissionais interessados em saúde mental, este curso aborda tópicos avançados da Neurociência do TEPT: da neuroanatomia ao comportamento, do diagnóstico ao tratamento. Além de discutir os principais aspectos celulares e moleculares implicados nas diferentes fases da memória, será apresentado um modelo de intervenção clínica breve (psicológico e psicofarmacológico) baseado na hipótese de atualização da memória emocional mediante sua reconsolidação visando acelerar o processo de esquecimento – diferente dos protocolos clássicos cognitivo-comportamentais que normalmente utilizam a aprendizagem de extinção da memória como método terapêutico aplicado ao TEPT. De modo geral, este é o primeiro curso brasileiro abordando os mecanismos biológicos e comportamentais do modelo “retrieval-induced forgetting” como alternativa ao tratamento do TEPT.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.
Universidade Corporativa.
O objetivo do curso é apresentar um roteiro para a construção de um projeto de educação corporativa que possibilite a capacitação de clientes, fornecedores e colaboradores.
Clique aqui para saber mais sobre o Curso de Extensão.