Acadêmicos de Jornalismo realizam talk show sobre música e cultura serrana
31.10.2025
O curso de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) realizou, na noite de quinta-feira (30), uma parte do talk show “Não há quem Lead”, que levou ao palco uma conversa descontraída sobre licenciatura em música e música nativista serrana. A atividade integrou a programação acadêmica do curso e teve como objetivo valorizar a cultura regional e mostrar a relação entre a arte e a comunicação. Na sexta-feira (31), o evento continua com a segunda parte, que abordará psicologia, também com a participação de alunos do curso de Jornalismo.
O talk show foi apresentado pelos acadêmicos Matheus Schuerman e Leonardo Lima, ambos da 2ª fase de Jornalismo. Para Matheus, o evento foi uma oportunidade de aproximar o público da identidade cultural da Serra Catarinense.
“A música nativista é a identidade cultural da Serra, então nada mais justo que trazer visibilidade para algo tão amado e querido, que dá música à comunicação”, destacou.
Leonardo reforçou que o encontro também buscou esclarecer o papel da formação em Música, muitas vezes associada apenas ao fazer artístico.
“O curso de Música não é um curso para sair como artista, mas como professor. É um espaço de formação para quem ensina e transmite a arte da música”, explicou o apresentador.
Os convidados da noite foram a professora e coordenadora do curso de Música, Isabel Nercolini, a acadêmica Tainara Carvalho e os músicos Douglas Moraes, Gabriel Maculan e Éder Goulart. Cada um compartilhou experiências e reflexões sobre o ensino da música e o valor das expressões culturais regionais.
O músico e acadêmico Douglas Moraes, formado em Música pela Uniplac e atualmente estudante do 6º semestre de Jornalismo, falou sobre a importância da formação acadêmica na sua trajetória.
“Mesmo já tocando profissionalmente, percebi a necessidade de buscar a graduação. A licenciatura em Música abre caminhos, te dá a certificação para lecionar e se firmar como profissional”, afirmou.
Douglas também contou que sua vivência no curso o levou a ampliar horizontes e buscar novos conhecimentos:
“Trabalho na Rádio Clube de Lages, apresento um programa aos domingos e, por isso, vim fazer Jornalismo, para aprimorar o trabalho que já realizo com a comunicação”, completou.
Texto - Luana Moraes - CNU - Central de notícias Uniplac
Fotos - Beatriz Fernandes - https://drive.google.com/drive/folders/1lEqrboSXJMqwzSByVqTpHEi_qQMkLiBP?usp=sharing
Fotos Luana - https://drive.google.com/drive/folders/1f3iAuGhbdwpyURhR0TgVjn9Tq-WyG0_S?usp=sharing
Publicado dia 31/10/2025.
