FCDU confirma a participação de 23 Instituições de Ensino Superior nos JUCs em Joaçaba
06.06.2023
A Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) já tem um panorama da 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que acontecem de 19 a 24 de julho, em Joaçaba. São 23 Instituições de Ensino Superior (IES) confirmadas no evento, que deve envolver aproximadamente 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e comissão organizadora.
A competição abrange 16 modalidades coletivas e individuais, sendo que três delas foram disputadas no mês de maio: futebol eletrônico (Fifa), League of Legends (LoL) e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Os dois melhores de cada categoria garantiram a participação na classificatória on-line nacional, que definirá os representantes à etapa presencial no mês de outubro.
Outra modalidade antecipada pela Federação é o futebol de campo, que será realizado de 29 de junho a 3 de julho, no Complexo Esportivo, no campus 2 da Unoesc. São oito times inscritos, sendo cinco no masculino e três no feminino, incluindo os atuais campeões brasileiros universitários da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Também para o mês de junho, está marcado o Congresso Técnico dos JUCs. A reunião será no dia 30, às 18h, na sala Unoesc Connect, localizada no Centro de Inovação Inovale, reunindo os responsáveis pelas delegações. Junto com as chaves e confrontos, eles conhecerão os locais de competições, alojamentos e refeições para o planejamento da logística.
— Além dos jogos eletrônicos e do futebol de campo, estarão em disputa os troféus do badminton, basquetebol, basquetebol 3×3, futsal, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, voleibol, vôlei de praia e xadrez. O vencedor, de cada naipe, se classifica aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Joinville, de 8 a 22 de outubro — ressalta o diretor técnico da FCDU e coordenador geral da 66ª edição dos JUCs, Emerson Vieira.
A comunidade de Joaçaba e região é convidada a prestigiar os duelos dos JUCs no Centro de Eventos e Complexo Esportivo da Unoesc, Colégio Frei Rogério, Ginásio Municipal Professor Edinho, quadra de areia do Parque Municipal Ivan Oreste Bonato, ginásio e quadra de tênis do Clube 10 de Maio. As entradas são gratuitas.
— A Unoesc sedia os JUCs pela terceira vez e a expectativa é para um grande evento. A Comissão Central Organizadora (CCO) trabalha há mais de 60 dias para a recepção das Instituições e para que, novamente, a principal competição do desporto universitário de Santa Catarina seja sucesso — destaca o presidente da CCO e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider.
Além da CCO formada na Universidade, a FCDU conta com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) na realização da 66ª edição dos Jogos. Eles estarão presentes em Joaçaba e auxiliarão, entre outras ações, no credenciamento dos atletas.
— Também temos uma importante parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e do Conselho Estadual de Esporte (CED), que possibilita a gratuidade das inscrições. Para as IES, os custos são apenas com o deslocamento e a alimentação — enaltece Vieira.
Homenagem
A IES campeã dos JUCs 2023 será contemplada com o Troféu Eficiência, que neste ano leva o nome do professor Edmar de Oliveira Pinto, o Edinho. Ele foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto e implantação do curso de Educação Física na Unoesc Joaçaba. Ainda teve grande representatividade no esporte e ocupou outros cargos importantes no município e no estado, como a vice-presidência da FCDU. Edinho faleceu em 2013.