Estudantes de Direito atuam em sessões de conciliação promovidas pelo Tribunal de Justiça de SC
28.09.2023
Os professores e estudantes do curso de Direito da Unoesc Joaçaba participaram, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, do Projeto “Além do Jogo”, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) em parceria com oito universidades do estado. A atividade consistiu na realização de sessões de conciliação em casos relacionados a litígio envolvendo companhias aéreas em trâmite no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).
Durante os três dias de realização do evento, 14 acadêmicos da nona fase do curso de Direito atuaram como conciliadores, realizando 23 sessões de conciliação por videoconferência, em processos oriundos de várias comarcas do Estado, sob a supervisão das professoras Magda Cristiane Detsch da Silva e Sarajane Candeia, com o apoio dos professores Márcia Marcondes Diniz Freitas e Paulo Junior Trindade dos Santos. O projeto visou estimular a conciliação entre as companhias aéreas (Gol, Azul e Latam) e o consumidor.
— O maior objetivo aqui, quanto às Instituições de Ensino Superior, é justamente qualificar a difusão da cultura da pacificação entre estudantes, envolvendo-os, engajando-os, mas também colocá-los na realidade das audiências conciliatórias — destacou o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Doutor Andre Alexandre Happke.
Além dos vários acordos que foram firmados, colocando fim a demandas que tramitavam no judiciário catarinense, o projeto oportunizou grande aprendizado.
— Iniciativas como essa são fundamentais para ampliar a experiência prática de nossos alunos, que puderam participar como conciliadores nestas audiências, favorecendo a aproximação das partes. Uma experiência muito rica e que ficará marcada nos estudantes — afirmou a professora e também coordenadora do curso, Magda Cristiane Detsch da Silva.