Curso de Arquitetura e Urbanismo implanta projetos de jardins sensoriais em escolas de Joaçaba
21.12.2023
Ao longo de 2023, os estudantes da quinta fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, no componente curricular de “Práticas Extensionistas Comunitárias”, desenvolveram projetos de jardins sensoriais em duas escolas do Município de Joaçaba. Eles foram orientados pelas professoras Gislaine Luvizão e Maiara Foiato.
No Centro Educacional Roberto Trompowsky (CERT), que recebe mais de 800 alunos do pré ao nono ano, os estudantes da Unoesc constataram que era necessário criar um ambiente interativo para as crianças poderem trabalhar as atividades motoras e os sentidos. Diante disso, no corredor perto da quadra de jogos e no portão secundário de entrada, as paredes receberam nichos fixos e dois móveis de materiais expostos possibilitando trabalhar o tato. Vasos de flores para trabalhar o olfato, além de varal e teia para trabalhar a coordenação motora e equilíbrio foram instalados. Por fim, foram pintadas brincadeiras no chão e instalados tubos de PVC com bolinha para estimular brincadeiras em grupo e a coordenação visomotora.
Foram apoiadores do projeto, doando materiais, as empresas: Bonato Materiais de Construção, Forte Madeiras e Materiais de Construção, Adelar Móveis Sob Medida, Floricultura Facin e RT Decorações.
Na Escola Nuperajo, que atende 250 estudantes em tempo integral e deve receber mais 200 alunos, o projeto será implantado em 2024 integrando o jardim sensorial e um pomar.
Saiba mais
Um jardim sensorial tem como objetivo estimular a realização de atividades que contribuem no desenvolvimento dos sentidos de quem usufrui do espaço. Possui papel extremamente significativo para crianças em fase de desenvolvimento, auxiliando no descobrimento de seus sentidos e estimulando a explorarem isso de maneira orgânica e em contato com o meio ambiente. Busca ainda a interação com a natureza, promovendo o contato com plantas que possuem aromas, texturas e sabores diversos.