Cross Country do Curso de Educação Física da Unoesc reúne mais de 60 atletas
05.06.2023
Integrando o componente curricular de Atletismo, os estudantes da 3ª fase do Curso de Educação Física da Unoesc São Miguel do Oeste vivenciarem a área de atuação profissional, promovendo o 3º Cross Country (corrida corta-mato), sob a supervisão da professora Marizete Arenhart Zuppa.
A prova contou mais de 60 atletas de vários municípios da região, nos naipes masculino e feminino, com percurso de 4.500 metros, envolvendo uma topografia geográfica magnífica com diferentes obstáculos a serem transpostos e contemplados pelos atletas como: ruas pavimentadas, relva, lama, mata e riacho, além de poder admirar a fauna e flora encantadora e preservada do local. O evento foi realizado na propriedade do estudante Laércio Rodrigo Lermen, na comunidade de Linha Liso Alto, em Guaraciaba, e contou com apoio da Cresol, Biotrop Soluções em Tecnologia, Revest Estofados e Salão de Beleza Danieli P. Lermen.
Em sala de aula, a turma foi organizada em grupos para compor as diferentes comissões e realização do evento, como: comissão central; marketing; inscrição e premiação; marcação da prova; cronometragem; apoio e alimentação. O valor da inscrição foi de R$ 15,00, mais 1 kg de alimento não perecível, que foram doados a uma família de Maravilha e entidade beneficente de São Miguel do Oeste.
No pódio, os atletas do 1º ao 5º lugar receberam medalha e troféu, sendo que o 1º lugar também recebeu a Coroa de Ramos de Oliveira (herança Grega que simboliza glória suprema esportiva).
Para a professora, essa atividade foi enriquecedora e contribuiu para a vivência e formação dos futuros profissionais de Educação Física.
— Iremos formar profissionais atuantes no mercado de trabalho, capazes de desenvolverem atividades de cunho desportivo, cultural e de lazer, por meio do esporte base atletismo, voltado à formação de sujeitos críticos e reflexivos engajados na transformação social, favorecendo a formação integral do ser humano — reforça Marizete.
O estudante, Laércio Rodrigo Lermen, destaca a experiência que obteve com essa atividade.
— Tendo em vista um olhar acadêmico sobre a proposta de organizar um evento, cujo objetivo era vivenciar a experiência de amplitude de conhecimento sobre uma área desconhecida, foi de grande valia, pois isso nos traz momentos de trocas sociais, culturais e esportivas e condiciona a modalidade atletismo ao futuro profissional da Educação Física — finaliza.