Univali envia 24 acadêmicos ao Intercom Sul 2026 e disputa três prêmios regionais
08.06.2026
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) marca presença na vigésima quinta edição do Intercom Sul 2026 com uma comitiva de 24 estudantes das graduações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. O congresso regional de comunicação, realizado entre quinta-feira (4) e sábado (6) no município de Toledo, no Paraná, centralizou discussões de vanguarda e apresentou produções científicas e laboratoriais de instituições de ensino dos três estados do Sul do país.
A mobilização consolida o protagonismo da instituição no cenário acadêmico regional, inserindo futuros profissionais no epicentro do debate sobre as transformações da área.

Foto: Caio da Costa | #PraTodosVerem: Imagem de um grande grupo de pessoas sentadas e sorrindo nos degraus em frente a um edifício moderno com fachada de vidro azul.
Os acadêmicos partiram do campus Professor Edison Villela (Itajaí) na tarde de quarta-feira (3), enfrentando um trajeto rodoviário de 1,5 mil quilômetros para iniciar as atividades na manhã de quinta. O primeiro dia de programação envolveu a participação em sessões plenárias, atividades interativas e a defesa de projetos finalistas na Exposição Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2026), etapa que avalia e premia o desempenho acadêmico técnico do ano letivo de 2025.
Produção laboratorial e finalistas da Expocom
A instituição concorreu diretamente ao prêmio máximo regional em três categorias distintas da Expocom, refletindo a pluralidade prática dos eixos formativos. Na categoria de Produção Laboratorial em Jornalismo Digital, a estudante Luiza Gabrielly Canabarro Kramer defendeu o projeto “Feridas Que Não Cicatrizam: O Peso Psicológico Da Violência Contra Mulher Na Região Do Vale Do Itajaí”. No segmento de Aplicativos de Comunicação, o acadêmico Paulo Ricardo Machado Miorando concorreu com o trabalho “Work Balance”. Fechando os finalistas na categoria de Jingle, o estudante Andrei Wagner Fernandes dos Santos apresentou a peça publicitária “Vem viver – Beto Carrero World”.
“O Intercom ajuda nossos estudantes a perceber a importância da pesquisa, de compartilhar conhecimento, reconhecer o seu potencial e da instituição da qual fazemos parte”, afirmou a integrante da comitiva e docente da Univali, professora Vera Lúcia Sommer.

Foto: Caio da Costa | #PraTodosVerem: Imagem de duas mulheres com óculos olhando e analisando juntas algumas folhas de papel em um ambiente interno.
Prática em tempo real e articulação institucional
A delegação dividiu-se entre os debates científicos e a cobertura laboratorial em tempo real. Uma estrutura de redação integrada foi montada para registrar os desdobramentos dos fóruns de debate, jornadas de extensão, grupos de trabalho e oficinas técnicas de fotografia, branding e criação de conteúdo.

Foto: Caio da Costa | #PraTodosVerem: Imagem em primeiro plano de mãos segurando um celular que grava em vídeo pessoas trabalhando em um evento.
De acordo com a docente que acompanhou e orientou as atividades de campo, professora Sarah Zewe Uriarte, a dinâmica operou como um laboratório vivo de experimentação profissional. “Formamos um grupo de comunicação para entrevistar, fotografar e filmar toda a programação do Intercom. Eles produziram textos jornalísticos, conteúdos para as redes sociais dos cursos e colocaram em prática o que aprendem em sala de aula”, explicou.
A viagem foi organizada pelo Centro Acadêmico Integrado de Comunicação (Caicom) junto com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Daniella Rebelo, e com o coordenador dos cursos de Jornalismo e Produção Audiovisual, professor Robson Freire. A ação teve o apoio do diretor da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), professor Hans Behling. O projeto contou com 12 estudantes ingressantes na comitiva, promovendo a imersão na cultura de pesquisa logo no início do percurso universitário.

Foto: Caio da Costa | #PraTodosVerem: Foto de uma jovem sorridente sentada à mesa conversando com outras pessoas em um ambiente ao ar livre.
Sobre o Intercom
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), fundada em 1977, atua há quase cinco décadas no fomento à pesquisa, ao desenvolvimento científico e ao intercâmbio entre a academia e o mercado profissional no Brasil. Consolidado como o maior ecossistema de debate comunicacional da América Latina, o evento nacional desdobra-se em cinco edições regionais anuais. O Intercom Sul, especificamente, reúne tradicionalmente mais de mil congressistas a cada edição, congregando pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em torno de divisões temáticas e da avaliação da produção experimental de vanguarda na região.
