Fotografia cega é tema de oficinas na Univali
31.03.2025
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Professor Edison Villela Itajaí, recebe entre os dias 15 e 17 de abril a 2ª edição do projeto “Olhar à Fotografia — Fotografia e Acessibilidade". Na ocasião, serão ofertadas duas oficinas gratuitas, sendo uma delas exclusiva para pessoas cegas. As vagas são limitadas e as inscrições abrem nesta segunda, 31, pela internet.
A primeira oficina, chamada “Um Outro Olhar", vai acontecer nos dias 15 e 16 de abril, no período da tarde. A atividade é exclusiva para pessoas cegas totais e será ministrada por Rejane Arruda e Renza Nascimento, da Escola de Fotógrafos Cegos, do Espírito Santo. Na ocasião, os participantes vão produzir imagens guiados por procedimentos que auxiliam a compreensão da poética visual e orientam o ato fotográfico.
A segunda oficina ocorre em 17 de abril e será aberta à comunidade em geral. A atividade vai abordar sobre materiais táteis, audiotáteis e sonoros discutindo conceitos de acessibilidade, introdução a materiais acessíveis e a tradução do visual para o tato e a audição. A prática será mediada pela professora Emilia Picelli Sanches, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisadora em design da informação e acessibilidade.
O projeto é coordenado pela professora Sarah Uriarte, que leciona no Colégio de Aplicação (CAU) e na Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da Univali, com produção da des editora. A programação é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, via Prefeitura Municipal de Itajaí, com fomento do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O evento é apoiado pela Univali e pela Violeta Alves Assessoria de Acessibilidade.
Veja como participar
As inscrições são realizadas pela internet e iniciam nesta segunda, 31. O prazo para se inscrever vai até 14 de abril, caso ainda haja vagas. O link para fazer inscrição será disponibilizado no site e perfil da des editora no Instagram.
Mais informações: Com a des editora - editorades@gmail.com / 47 99790-0770.