• Plataforma ON
  • ACAFE
  • COMUNG
contato@comunitarias.org.br
Logo Logo
  • Home
    • ACAFE
    • COMUNG
  • Sobre
    • Apresentação
    • Como funciona
    • Equipe Técnica
  • Portfólio
    • Ensino
      • Graduação
      • Especialização
      • Mestrado
      • Doutorado
      • Técnico
    • Pesquisas
      • Grupos de Pesquisas
      • Linhas de Pesquisas
      • Projetos de Pesquisas
    • Extensão
      • Cursos de Extensão
      • Linhas de Extensão
      • Projetos de Extensão
    • Projetos e Inovação
      • Cultivares
      • Desenho Industrial
      • Projetos e Inovação
      • Projetos Técnicos
      • Registro de Software
      • Registros de Patentes
      • Topografia de Circuitos Integrados
    • Ambientes de Inovação
      • Agências de Inovação
      • Centros de Inovação
      • Geração de Empreendimentos
      • Institutos de Pesquisas Aplicadas
      • Núcleos de Inovação Tecnológica
      • Parques Científicos e Tecnológicos
      • Incubadas e Pré-incubadas
    • Prestação de Serviços
      • Serviços Laboratoriais
      • Atendimentos à Comunidade
      • Linhas de Consultoria
  • Instituições de Ensino
    • ACAFE
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
      • Matriz de Oportunidades
    • COMUNG
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
    • ABRUC
  • Notícias
  • Contato

Notícias

  • Home
  • ACAFE
  • unifebe
  • Notícias
Thumb

INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE INSPIRAM MOSTRA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DA UNIFEBE

25.09.2024

Games de tabuleiros, brinquedos e materiais pedagógicos feitos com itens reaproveitáveis foram exibidos, durante a mostra de trabalhos do Projeto Acadêmico Interdisciplinar (PAI), organizado pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE. Para as produções, acadêmicos da 2.ª fase tiveram como temas a sustentabilidade e a inclusão.

O Átrio do Bloco A da UNIFEBE foi o local escolhido para a mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto. Quem passava pelo local tinha a possibilidade de interagir com os brinquedos e jogos, além de conhecer detalhes sobre cada um dos itens e a sua aplicação no ambiente escolar.

As produções foram coordenadas e ocorreram sob a orientação do professor Alicio Schiestel, que salienta o papel das atividades na promoção da reflexão sobre os temas e a possibilidade de inclusão. “Os acadêmicos construíram, por meio de recursos sustentáveis que promovem a inclusão e aprendizado, materiais pedagógicos e ecológicos, sensoriais e adaptados às necessidades de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, descreve.

Segundo a coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, a mostra apresentou materiais ricos para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com TEA e representa um diferencial no Curso de Pedagogia, ao contemplar práticas alicerçadas nas teorias.

“Os jogos, todos de autoria dos acadêmicos, foram construídos com materiais sustentáveis, outro diferencial na formação dos futuros pedagogos, desenvolvendo a sustentabilidade, criatividade, o trabalho em equipe, o protagonismo, a inovação, entre outras competências. Cabe ressaltar que cada jogo proposto acompanhou uma ficha técnica com todas as orientações ao professor que vai aplicar contemplando ainda as habilidades da BNCC e os materiais utilizados. Parabenizo o professor Alicio pelo projeto da Mostra e aos acadêmicos da 2.ª fase pelos maravilhosos trabalhos apresentados”, afirma.

Criatividade e pesquisa
No projeto desenvolvido pelo grupo da acadêmica Bruna Fontana Vieira, tubos de papelão foram reaproveitados de uma tecelagem. O material também foi a base dos discos integrantes do projeto. A iniciativa, pensada para crianças acima dos três anos, trabalha a coordenação motora, incluindo na atividade aquelas com deficiências físicas ou mentais.

“A realização do trabalho foi muito divertida e satisfatória, pois no momento em que ficou pronto, ele fez mais sentido ainda para nós”, afirma. “Esse projeto foi de extrema relevância para minha formação, ao mostrar o lado prático e lúdico: como criar brinquedos que possam auxiliar meus alunos nas suas dificuldades? Toda a parte de produção envolveu muita criatividade e pesquisa para ver o que se adapta melhor para o público-alvo”, descreve a acadêmica.

Mais fotos

Buscar

Conteúdos recentes

  • Thumb
    Pesquisa avalia a gestão pública da preservação do direito ao conforto acústico em cidades do Brasil e da Espanha
    27.05.2025
  • Thumb
    Museu Weg Itinerante chega a Univali nesta quinta, 29
    27.05.2025
  • Thumb
    Estudantes da Unoesc visitam big techs como parte da premiação do programa Sandbox Amanhã
    26.05.2025
  • Thumb
    Abertas inscrições para programa de mobilidade com instituições da Europa
    21.05.2025
  • Thumb
    Pesquisadores da Univali conquistam Bolsas de Produtividade do CNPq
    19.05.2025
  • Thumb
    Estudantes de Pedagogia da Unoesc promovem contação de histórias para crianças e idosos atendidos pelo CRAS
    13.05.2025
  • Thumb
    Professor publica artigo sobre tecnologia de transferência de energia sem contato elétrico em revista internacional
    13.05.2025

Arquivos

  • 2025
  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2018
  • 2013
  • 0222
  • 0022
  • 0003

Sobre a Plataforma

A Plataforma ON é um ambiente dedicado à inovação, integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Universidades Comunitárias.

 

Fale conosco

Entre em contato:
plataforma@comunitarias.org.br

 

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Plataforma das Instituições Comunitárias

  • Login