Acadêmicos de Psicologia realizam intervenções voltadas à valorização da vida
11.10.2023
A partir de dinâmicas sobre a jornada da vida e das relações interpessoais, os acadêmicos de Psicologia levaram os servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a refletirem sobre sua saúde mental. Em sete Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros de Atenção Psicossocial, os estudantes da 6ª e 8ª fase do curso, orientados pelos professores André Thieme, Simoni Urnau Bonfiglio e Gustavo Angeli, realizaram uma série de intervenções voltadas à valorização da vida e prevenção ao suicídio. As atividades foram desenvolvidas por meio da Curricularização da Extensão do curso, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental de Brusque, durante a campanha Setembro Amarelo.
O grupo da acadêmica da 8ª fase, Luciana Genehr, esteve no dia 27 de setembro, no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi). Lá, os estudantes aplicaram seus conhecimentos com o objetivo de contribuir para a prevenção da vida dos servidores. Além do Capsi, as equipes aplicaram as ações no CAPS ad – Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas, no Centro de Atenção Psicossocial – Caps 2, e nas UBSs dos bairros Águas Claras, Planalto, São Pedro, Maluche, Dom Joaquim, Limeira e São Luiz.
“É nessa interação com a comunidade que percebemos os desafios do desenvolvimento social e nos sensibilizamos acerca de nossa responsabilidade como agentes propagadores de conhecimento e de consciência social. Com isso, a UNIFEBE nos proporcionou uma relevante experiência de contato social, de promoção de medidas de saúde mental e de desenvolvimento de nossas habilidades profissionais”, destaca Luciana.
A importância da atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde é um dos intuitos das atividades desenvolvidas pelo curso na Curricularização da Extensão. “Essas ações marcam oficialmente a parceria entre o curso de Psicologia da UNIFEBE e a Coordenação de Saúde Mental de Brusque que, inclusive, abre portas para novas atividades e até campos de estágio que estão atrelados ao que estamos implantando”, comenta o coordenador da Curricularização da Extensão de Psicologia, professor André Thieme.
Ações em conjunto
Esta é apenas uma das ações que o curso tem desenvolvido em parceria com o poder público. Além das dinâmicas, os estudantes estão aplicando pesquisas com os servidores, para melhorar a saúde mental de quem atua na área da saúde pública. “Os impactos dessas atividades não vão se limitar somente ao aumento da qualidade de vida desses trabalhadores, mas melhorará a produtividade, o comprometimento e, consequentemente, o atendimento à população”, ressalta a coordenadora municipal de Saúde Mental, Inajá Gonçalves de Araújo.
Curricularização da Extensão
Realizada semestralmente com os acadêmicos dos cursos de Graduação, a Curricularização da Extensão prevê a realização de projetos, programas, oficinas, eventos e até prestações de serviços à comunidade, por meio da articulação do ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar. “Essas parcerias evidenciam as possibilidades de atuação profissional e os campos de intervenção que nossos estudantes podem experimentar ao longo da Graduação, tudo isso amparados por professores e profissionais da área”, evidencia a coordenadora do curso, professora Andréia Martins.
Por meio dessas vivências e problemáticas reais da sociedade, a Curricularização da Extensão visa proporcionar essa troca entre universidade, empresas, poder público e população em geral. “É esse integrar que transforma o aprendizado e torna possível que ele seja aplicado pelos nossos estudantes em diversas iniciativas em prol da sociedade”, conclui o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.