Univali é destaque no evento Itajaí Reconhece
28.11.2025
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi destaque, durante o evento Itajaí Reconhece: Selo Social, por cumprir 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. A cerimônia ocorreu na quarta (26), na sede do Itamirim Clube de Campo, e reconheceu 75 iniciativas presentes no município de Itajaí.
A solenidade foi organizada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e da Secretaria de Governo (Diretoria de Planejamento Estratégico), com envolvimento do Instituto Selo Social e instituições da sociedade civil.
Em 2025, foram 720 projetos inscritos, com 470 deles aprovados após etapas de capacitação, habilitação documental e submissão das práticas sustentáveis. A avaliação foi conduzida pelo Instituto Selo Social e pela Comissão de Avaliação do programa, formada por representantes de órgãos públicos e entidades do terceiro setor.
O projeto de extensão Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM) da Univali, que presta serviços de cidadania e assistência aos migrantes de forma especializada e gratuita, foi uma das cinco iniciativas destaque da cerimônia. O NAM foi homenageado com uma placa em reconhecimento às ações sociais desenvolvidas no município.
“Esse desempenho destaca a amplitude e consistência das ações realizadas pela instituição, tornando-a a organização com o maior número de ODS certificados em todo o ciclo 2025.”, afirmou a professora Mirian Terres, da diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social.
Para a diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, o reconhecimento demonstra o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.
“Essa conquista é resultado da atuação dos nossos professores, alunos e colaboradores que, com imensa dedicação, atuam para que estas práticas transformadoras, responsáveis e alinhadas ao desenvolvimento sustentável, se tornem possíveis. Esse prêmio valoriza o esforço da nossa comunidade acadêmica, mas beneficia a toda a sociedade.”, afirmou.
