Projetos de extensão da FURB promovem tecnologia e igualdade de gênero na comunidade do Fidelis
11.05.2023
Para promover o conhecimento sobre tecnologia e computação para crianças e jovens de comunidades vulneráveis, dois projetos de extensão da Universidade Regional de Blumenau estão realizando uma série de atividades no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Fidelis. O projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí, que busca empoderar mulheres no ambiente da tecnologia, e o projeto FURBOT, que desenvolve habilidades de pensamento computacional em crianças e jovens, trabalham juntos em uma abordagem colaborativa.
De acordo com a professora Luciana Pereira de Araújo Kohler, que é coordenadora do projeto FURBOT, o objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao pensamento computacional no publico atendido, ao mesmo tempo em que promove a aprendizagem mútua entre os envolvidos na produção de conteúdo.
Já a professora Andresa Sartori, coordenadora do projeto Meninas Digitais, comenta que a iniciativa busca aumentar a participação feminina em workshops e eventos relacionados à computação. Através dessas ações, a comunidade feminina pode entender melhor a área de tecnologia, abrindo novas oportunidades na carreira acadêmica e profissional para as meninas.
Para o professor Mauricio Capobianco, professor extensionista, a integração dos dois projetos de extensão traz diferentes benefícios para a comunidade, como o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional e a promoção da igualdade de gênero na área de tecnologia.
Entre as atividades previstas, está uma visita a uma empresa de tecnologia da informação para conhecer o dia a dia de um profissional de TI, oficinas de pensamento computacional por meio da ferramenta Scratch e capacitação para o pensamento computacional por meio de jogos com uso do FURBOT, com atividades plugadas e desplugadas. A integração desses dois projetos proporciona benefícios significativos para a comunidade, abrindo novas oportunidades de aprendizado e carreira para as meninas e jovens do bairro Fidelis.