O campo de atuação de Engenharia Civil é o que se destaca para a Egressa Marília.
03.03.2023
O resultado de testes vocacionais, a aptidão com as matérias de exatas e o amplo campo de trabalho foram algumas das principais motivações de Marília Raphalski para optar pela graduação em Engenharia Civil, ela conta que foi uma boa escolha, pois durante o curso sempre se identificou muito e compartilha que está realizada com a profissão. Que orgulho!
A Marília compartilhou algumas dicas sobre a carreira:
“Uma dica para os estudantes e futuros acadêmicos é exercitar a proatividade durante o curso por meio de participações em palestras, eventos e estágios. É importante sempre buscar network e novos aprendizados.”
“A engenharia civil tem uma ampla gama de áreas e campos de atuação. Após formado, recomendo realizar uma especialização, para deixar de ser generalista e sim, especialista. Há muitas áreas de atuação com déficit de profissionais técnicos.”
“Os principais desafios são obtidos durante a prática profissional, com o estudo e busca de soluções. A profissão demanda constante evolução e atualização.”
Se interessou pelo curso?
Aqui na Católica SC, oferecemos um currículo inovador para o curso de Engenharia Civil. As aulas aliam teoria e prática para formar profissionais aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias. Além das atividades regulares em sala de aula e laboratórios, há a ampliação da formação acadêmica por meio de palestras e visitas técnicas.
Os campos de atuação da Engenharia Civil são amplos, confira alguns:
- Construção civil: projeto, construção e reforma de prédios residenciais, comerciais, shoppings e aeroportos.
- Estruturas e fundações: projeto e edificação para fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto. Cálculo do material necessário para a obra e as dimensões.
- Gerência de recursos prediais: manutenção da infraestrutura por meio do estabelecimento de padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
- Hidráulica e recursos hídricos: projeto, gerenciamento e execução de obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e obras costeiras.
- Infraestrutura e transporte: projeto e construção de rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
- Saneamento: projeto e construção de redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.