Livro de pesquisador da Univali é finalista do prêmio Jabuti Acadêmico
11.07.2024
O livro Medicamentos de origem natural: uma abordagem multidisciplinar, de autoria do pesquisador e reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Valdir Cechinel Filho, é finalista da primeira edição do prêmio Jabuti Acadêmico.
O Prêmio Jabuti, instituído em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é considerado o principal reconhecimento literário do Brasil.
Em sua primeira edição, o Jabuti Acadêmico é uma iniciativa que visa reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que impulsionam o avanço do conhecimento. O prêmio tem o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O prêmio Jabuti Acadêmico é dividido nos eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias específicas.
A obra do professor Valdir Cechinel Filho é finalista na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social. O livro, selecionado entre quase dois mil títulos das principais editoras brasileiras, apresenta a biodiversidade como fonte de medicamentos inovadores e eficazes.
Ao longo de dez capítulos, mostra as diferentes etapas para a obtenção de medicamentos de origem natural, abordando desde a prospecção de princípios ativos até a disponibilização do produto final no mercado farmacêutico. A obra apresenta as perspectivas da área, indica aos pesquisadores os melhores caminhos em relação à produção científica, ética na pesquisa, cooperação e interação com empresas, bem como discute a biodiversidade, novos agentes terapêuticos, procedimentos para obtenção de princípios ativos, aspectos mercadológicos, legislação e conduta científica.
A publicação também reúne estudos clínicos para exemplificar as etapas desde a prospecção de novas substâncias até a comercialização dos medicamentos. O apêndice apresenta imagens de 30 plantas medicinais brasileiras promissoras sob o viés químico-medicinal. O livro, publicado pela editora Artmed do Grupo A, foi lançado em 2023, durante a 10ª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais, realizada na Univali.
“É uma honra imensurável ser finalista deste respeitado e renomado prêmio. Como pesquisador sinto uma grande alegria em ver o prêmio Jabuti direcionando o olhar para a divulgação e a celebração da produção científica, técnica e profissional no Brasil. A premiação contribui diretamente para o fortalecimento da reputação internacional da produção acadêmica brasileira, além de estimular a colaboração e difundir o conhecimento científico para a sociedade. Estou muito feliz, honrado e grato também à editora Artmed pela oportunidade e confiança", afirma o professor.
O resultado do prêmio será divulgado no dia 18 de julho e a cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.